Olá! Seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil. Vamos falar, neste artigo, sobre uma das coisas mais importantes em uma cozinha: o jogo de panelas. Esse é um dos itens essenciais para quem gosta de uma comidinha feita em casa. Afinal, comer fora é gostoso, mas aquele feijão fresquinho também é bom demais.

Com uma simples busca por panelas, você vai encontrar inúmeras opções. Há modelos de diversos materiais, cores e formas. Alguns jogos vêm com 4 peças, enquanto outros podem ter mais de 20. Há, ainda, diversos formatos de panelas que têm funções específicas.

Com toda essa variedade, pode ser difícil escolher o melhor jogo de panelas para você. Por isso, vamos falar sobre os melhores jogos no mercado, os diversos tipos de panelas e suas vantagens e desvantagens. Assim, você vai poder escolher com mais confiança.

Primeiro, o mais importante

  • Adquirir panelas novas não é uma tarefa simples. Existem jogos de panelas dos mais variados tipos, tamanhos e materiais. Nós vamos explicar as vantagens e desvantagens de cada um.
  • A opção mais barata não costuma ter o melhor custo-benefício. Vale a pena investir em um bom jogo, pois ele pode durar por muito mais tempo.
  • Algumas panelas podem até ser passadas por gerações. Porém, para isso acontecer, é necessário fazer a manutenção e limpeza apropriadas.

Você também pode gostar:

Ranking: Os 6 melhores do mercado

Um jogo de panelas pode ter muitas ou poucas peças, variando bastante também no tipo e tamanho das panelas que o compõem. Para te ajudar nessa tarefa, separamos os melhores do mercado para você:

1º – Jogo De Panelas 5 Peças – Tramontina

Ele vem com 3 panelas – sendo 2 de cabo comprido e 1 de alças -, 1 leiteira e 1 frigideira. Esse jogo de panelas é feito de alumínio com revestimento antiaderente, o que permite que as comidas não grudem. Por possuir um revestimento espesso, permite maior cozimento dos alimentos e o calor se espalha de forma uniforme e rápida.

Além disso, as alças possuem baquelite antitérmico resistente às altas temperaturas. Por possuir 5 peças, é mais indicado para pessoas que moram sozinhas ou possuem famílias pequenas.

2º – Jogo de Panelas 7 Peças – Tramontina

O conjunto de 7 peças Tramontina Paris é ideal para quem gosta de fazer refeições variadas. Porém, as panelas são pequenas, então não é ideal para famílias grandes. O jogo vem com 2 frigideiras, 1 fervedor, 2 panelas e 2 caçarolas.

Esse modelo é muito popular por seu design moderno. As panelas são feitas de alumínio, com revestimento interno e externo de antiaderente Starflon. São 5 camadas resistentes à abrasão. O revestimento interno conta com detalhes decorativos que deixam as panelas mais charmosas.

As tampas de vidro são super resistentes e com saída a vapor. As panelas proporcionam um cozimento rápido e possuem alças anatômicas, que facilitam o manuseio.

3º – Jogo de Panelas 7 Peças – Tramontina

O conjunto de panelas Tramontina Paris possui 7 peças e tem um design mais tradicional. Ideal para quem ama o estilo de “panelas de avó”. Assim como outros modelos populares da Tramontina, são feitas de alumínio com revestimento interno de Starflon.

O jogo conta com 2 frigideiras, 2 panelas, 2 caçarolas e 1 fervedor. Possuem capacidade de até 2,8L e seus tamanhos vão de 14 a 22cm. Suas tampas garantem alta resistência e as alças são anatômicas, facilitando o uso.

4º – Jogo de Panelas 5 Peças – Tramontina

Com um design mais moderno, o jogo de panelas Mônaco da Tramontina vem com 5 peças. Porém, o conjunto vem com apenas 1 frigideira, sendo ideal para quem não usa tanto esse utensílio. Além disso, acompanha 2 panelas e 2 caçarolas. Os produtos variam de 16 a 24cm.

O conjunto possui revestimento interno e externo em antiaderente Starflon Plus. A espessura grossa proporciona melhor cozimento e espalhamento uniforme e rápido do calor. Seus cabos são de aço inox e luva de silicone, proporcionando maior segurança durante seu manuseio.

5º – Jogo de Panelas 6 peças – Tramontina

Para quem prefere panelas mais tradicionais e está disposto a investir mais, o conjunto Solar da Tramontina é ideal. Ele vem com 6 peças e é feito de aço inox com fundo triplo. Possui 1 frigideira, 4 caçarolas e 1 assadeira.

Seu fundo triplo proporciona um cozimento uniforme e rápido dos alimentos, mas é necessário utilizar as panelas apenas em fogo médio ou baixo. Isso vai evitar que os alimentos grudem no fundo.

Esse tipo de panela necessita de um cuidado especial para que fique sempre bonita. A indicação é, após lavar com detergente e esponja, enxaguar com água quente e secar imediatamente. Isso faz com que o brilho original seja preservado.

6º – Jogo de penelas 5 Peças – Ceraflame

As panelas de cerâmica são indicadas para quem busca mais saúde e qualidade de vida, pois não soltam substâncias nos alimentos. Os modelos da Ceraflame são os mais populares. O conjunto duo+ possui um design mais rústico e tradicional. O jogo conta com 4 caçarolas e 1 frigideira.

Uma de suas vantagens é que as panelas de cerâmica podem ser armazenadas em qualquer superfície. É possível levar direto à mesa depois do fogão, armazenar na geladeira e até aquecer no micro-ondas. Para não queimar os alimentos, é necessário utilizar panelas de cerâmica sempre em fogo baixo. Porém, o cozimento da comida é muito rápido.

Guia de Compra

Esteja você fazendo o enxoval, procurando por um presente de casamento ou simplesmente querendo substituir as velhas companheiras de cozinha, já sabe a importância que um jogo de panelas tem em qualquer casa.

Se você quer mais detalhes sobre como escolher o jogo de panelas ideal para seu lar, continue lendo esse Guia completo.

Grupo de amigos cozinhando juntos.

Cozinhar com os amigos pode ser um momento bastante divertido, especialmente com um bom jogo de panelas. (Fonte: langstrup / 123RF)

Quais são as vantagens e desvantagens do jogo de panelas?

O jogo de panelas é um dos itens mais essenciais na hora de montar uma cozinha nova. Sem as panelas, fica quase impossível preparar uma refeição fresquinha e gostosa. Por isso, muitas pessoas, ao se mudarem, adquirem esse conjunto rapidamente.

Comprar um jogo completo ao invés de panelas soltas significa mais conforto, praticidade e economia. Uma única panela pode custar cerca de R$100, enquanto um conjunto completo com 5 itens custa em torno de R$300.

Possuir panelas em casa é muito prático e pode substituir aparelhos como o micro-ondas. Além de serem ideais para o preparo de refeições, também são perfeitas para aquecer comidas. Ao aquecer feijão em uma panela, por exemplo, ele fica tão bom quanto se estivesse fresquinho.

As poucas desvantagens de um conjunto de panelas é que a grande maioria deles são compostos por panelas pequenas. Ou seja, se você for cozinhar uma refeição para mais de 5 pessoas, uma panela de 25 cm pode não ser suficiente.

Outra possível desvantagem é para quem mora sozinho ou cozinha pouco. Por conter várias peças, pode ser grande demais para suas necessidades.

Vantagens
  • Praticidade
  • Melhor custo-benefício
  • Mesmo design em todas as panelas
Desvantagens
  • Costumam ser mais indicados para famílias pequenas
  • Necessita de mais espaço para armazenamento
  • Pode ser muito grande para quem mora sozinho

Como lavar meu jogo de panelas sem estragar?

Existem jogos de panelas de diversos tipos e materiais. Além disso, cada panela necessita de um cuidado específico para ser preservada e ficar boa por mais tempo.

Os principais tipos de panela são: alumínio, aço inox, cobre, barro, ferro, vidro e cerâmica. O modelo mais comum no mercado é o jogo de panelas de alumínio com revestimento antiaderente. Alguns são mais resistentes, outros, precisam de muito mais cuidado.

Prateleira com panelas de aço inox estilo caçarola.

Panelas de aço inox são duráveis e resistentes. (Fonte: cocoparisienne/ Pixabay)

Algumas panelas, se forem mal cuidadas e mal lavadas, podem soltar substâncias nocivas para sua saúde e estragar o gosto de alimentos.

Por isso, é necessário prestar muita atenção na qualidade do jogo e nos cuidados. Alguns materiais, como alumínio e inox, não podem ser lavados com a parte verde da bucha.

Esses são alguns cuidados que devem ser tomados para cada tipo de panela:

  • Alumínio: Para lavar, use sempre uma esponja macia e sabão de coco ou detergente. É necessário secar logo após a lavagem, para evitar manchas de água. Nunca utilize palha de aço para lavar esse tipo de panela, pois isso pode gerar resíduos de alumínio nos alimentos.
  • Aço Inox: Esse material não libera substâncias tóxicas, porém, evite usar palha de aço para lavá-la. Caso haja resíduos ou fundos queimados, coloque água com sal e vinagre na panela e ferva em fogo baixo. É importante nunca usar esse tipo de panela no fogo alto, pois sua superfície interna pode ficar queimada.
  • Cobre: As panelas de cobre duram anos e anos se forem conservadas da maneira correta. Isso deve ser feito diariamente, através de polimento constante. Prefira as panelas de cobre revestidas com material antiaderente, que não permite que o alimento fique com restos de cobre.
  • Barro: Assim como a de cobre, a panela de barro também pode durar por muitos anos. Porém, elas quebram facilmente se caírem, então é necessário cuidado dobrado. Para lavar, use esponja macia e detergente. Além disso, nunca coloque a panela quente em uma superfície fria, pois isso pode causar rachaduras.
  • Ferro: As panelas de ferro podem enferrujar, por isso, é essencial lavar logo após o uso e secar imediatamente na chama do fogão. Antes de guardar, passe uma camada fina de óleo, isso vai preservá-la por mais tempo.
  • Vidro: As panelas de vidro são fáceis de limpar, mas quebram com facilidade. Tome muito cuidado durante o manuseio e nunca leve a panela ao fogo sem nada dentro, pois isso pode deixar manchas pretas no fundo.
  • Cerâmica: As panelas de cerâmica não devem ser levadas ao fogo alto, pois podem ser danificadas e queimar as comidas. Antes de usá-las pela primeira vez, unte a parte interna com óleo e leve ao fogo médio por 2 minutos. Isso vai garantir que a cerâmica permaneça antiaderente.

Seguindo essas dicas, suas panelas permanecerão boas e potentes por muito mais tempo. Lembre-se sempre de investir em boas panelas, pois, com o cuidado certo, elas podem ser úteis por muitos anos.

Quanto custa?

Por existirem jogos de panelas de diversos tamanhos e materiais, há, também, diversas faixas de preço. A boa notícia é que com certeza haverá um tipo de conjunto que cabe no seu bolso e atende suas necessidades.

O material mais barato é o alumínio. É possível encontrar um jogo de panelas de alumínio de 5 peças a partir de R$100. Porém, é necessário manter em mente que os conjuntos mais baratos podem acabar saindo caro, pois geralmente não possuem boa qualidade.

Os jogos mais caros costumam ser os de cerâmica, que podem chegar a custar cerca de R$2.500. Conjuntos de inox de alta qualidade também possuem um preço mais elevado, saindo por volta de R$1.200 o jogo com 4 peças.

Onde comprar?

Jogos de panelas são super fáceis de serem encontrados. Qualquer loja que venda utensílios domésticos comercializa esse produto, desde uma lojinha de R$1,99, até grandes lojas de departamento.

As lojas físicas mais conhecidas onde você pode encontrar seu jogo são Extra, Carrefour, Lojas Americanas, Ponto Frio, Preçolandia, Magazine Luiza, entre outras. Muito provavelmente você encontrará um conjunto na sua loja favorita.

Se preferir adquirir online, há ainda mais opções. Além dos sites das lojas físicas, você pode encontrar um jogo de panelas na Amazon ou Mercado Livre. A facilidade de comprar online é não precisar bater perna e ainda receber o produto na porta de casa.

Critérios de compra: Fatores para comparar os modelos de jogo de panelas

Como você já deve ter notado, existe uma variedade imensa de jogos de panelas disponíveis no mercado. Desde valores bem acessíveis até altíssimos preços.

Materiais leves e pesados. Panelas que duram a vida toda e algumas que servem apenas para quebrar um galho.

Por onde começar a avaliar qual é o melhor jogo de panelas para você? Não se preocupe! Nós vamos te ajudar a decidir. Esses são os principais critérios que devem ser levados em conta na sua escolha:

  • Material
  • Itens do conjunto
  • Frequência e quantidade de refeições
  • Saúde e bem-estar

Vamos explicar um a um para você saber exatamente porque são importantes em sua decisão.

Material

Como mencionamos, há uma enorme variedade de panelas de diversos materiais. Cada um tem suas especificidades e são ideais para diferentes tipos de necessidades. Para ajudar em sua decisão, vamos explicar quais são as vantagens e desvantagens de cada material!

  • Alumínio: Essas são as panelas mais populares no Brasil. Por serem mais baratas, estão presentes na maioria das cozinhas. O modelo mais comum é o de alumínio antiaderente, revestido com material como o starflon. Porém, as panelas desse material podem ser nocivas para a saúde, por liberarem alumínio na comida.
  • Aço Inox: As panelas de aço inox costumam ser mais duráveis e resistentes, porém, necessitam de mais cuidado. É preciso cuidar delas com atenção, pois queimam com muita facilidade. Além disso, possuem um preço mais elevado que as panelas de alumínio.
  • Cobre: As panelas de cobre são tão duráveis que podem ser repassadas de pais para filhos e de filhos para netos. Porém, para que isso aconteça, é necessário cuidado constante. Entre suas desvantagens, estão os preços e peso elevados.
  • Barro: As panelas de barro são lindas e possuem um design mais rústico, com cara de comida de fazenda. Porém, é necessário manuseá-las com o máximo de cuidado, pois quebram facilmente. Além disso, precisam ser limpas com muita atenção, pois os resíduos de comida podem estragá-la.
  • Ferro: O ferro é um ótimo condutor de calor, ou seja, fica bem quente. Por isso, é mais indicado para o preparo de receitas que exigem um cozimento mais lento. Porém, mesmo com as altas temperaturas, raramente queima o alimento, pois o calor é uniforme e lento. Essas panelas são boas para a saúde, pois liberam ferro nos alimentos.
  • Vidro: As panelas de vidro são ótimas condutoras de calor. São, também, super fáceis de limpar, além de não pegar cheiro. Porém, não são resistentes, portanto, é necessário manuseá-las sempre com muito cuidado e atenção.
  • Cerâmica: São muito duráveis e práticas, além de uma ótima opção para quem busca refeições mais saudáveis. Elas aquecem rapidamente e são antitérmicas, podendo ser armazenadas em qualquer superfície. É um dos materiais mais caros, porém, podem durar por muitos anos se cuidadas corretamente.

Para facilitar essa comparação de vantagens de desvantagens de cada modelo, fizemos uma tabela:

Vantagens Desvantagens
Alumínio Preços acessíveis, costumam ter revestimento antiaderente e são leves e práticas Não duram muito tempo e podem liberar substâncias tóxicas na comida
Aço Inox Alta durabilidade, são melhores para a saúde e o alimento não gruda no fundo Preços elevados, queimam com facilidade e precisam ser secadas logo após a lavagem
Cobre Duram por gerações e o cozimento fácil e rápido Preços elevados, são pesadas e necessitam de cuidado específico
Barro Tem design charmoso, não eliminam resíduos e deixam a comida quente por mais tempo Preços elevados, material frágil e necessitam de limpeza profunda
Ferro Proporcionam altas temperaturas, não queimam os alimentos e liberam ferro na comida Preços elevados, são pesadas e precisam ser secadas logo após a lavagem
Vidro Ótimas condutoras de calor, fáceis de limpar e não liberam substâncias tóxica São muito frágeis e queimam com mais facilidade
Cerâmica Duram muito tempo, não liberam substâncias tóxicas e são antitérmicas Preços elevados e necessitam de cuidado especial

Itens do conjunto

Um jogo de panela pode ter de 4 até 20 ou mais peças. Antes de escolher o seu, é necessário levar em conta quais itens são mais essenciais para suas demandas na cozinha.

Se você costuma refogar alimentos e fritar filés, por exemplo, não é indicado adquirir um conjunto que não possua frigideiras. Caso esteja montando uma cozinha nova, pode aproveitar para comprar conjuntos maiores, que contam com colheres e conchas.

Para definir qual jogo de panelas é ideal para você, leve sempre em consideração os itens que você mais utiliza para preparar suas refeições.

Frequência e quantidade de refeições

É sempre importante considerar a frequência com que você cozinha e o número de pessoas que serão alimentadas.

Muitos conjuntos possuem apenas panelas pequenas, suficientes para um casal ou 3 pessoas. Caso tenha poucas pessoas em sua casa, panelas menores serão uma opção melhor e mais prática. Porém, se você costuma cozinhar para uma família grande, o ideal é optar por panelas maiores.

Outra coisa a se considerar é a variedade de alimentos que você costuma preparar em uma só refeição. Para quem gosta de fazer vários pratos para um só almoço, talvez seja melhor adquirir um conjunto com mais panelas. Se seu negócio é receita simples, 4 ou 5 peças já são suficientes.

Bancada de cozinha com várias batatas, uma panela de aço inox e potes com condimentos ao fundo.

Famílias grandes precisam de panelas maiores. (Fonte: congerdesign / Pixabay)

Saúde e bem-estar

Além das especificidades de cozimento e armazenamento, as panelas também influenciam em nossa saúde e bem-estar. Alguns materiais são mais suscetíveis a liberar substâncias tóxicas nos alimentos. Outros, garantem não liberar e até enriquecem as receitas.

A panela de alumínio é uma das mais nocivas para a saúde. Se não for utilizada corretamente, pode soltar alumínio nos alimentos e causar danos a longo prazo. Por isso, é essencial realizar a limpeza correta e manusear com muito cuidado.

Já materiais como a cerâmica e o vidro não soltam nada nas receitas, sendo opções melhores para a saúde. As panelas de ferro são as melhores nesse quesito, pois além de não serem tóxicas, ainda enriquecem as refeições com ferro. Leve sempre em consideração sua saúde e seu bem-estar!

(Fonte da imagem destacada: PublicDomainPictures / Pixabay)

Avalie esse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
41 Voto(s), Média: 4,98 de 5
Loading...