Foto de diversos jogos de pratos e xícaras vermelhos sobre mesa de madeira.

Olá! Seja muito bem-vindo ao ReviewBox Brasil. O artigo de hoje é dedicado a você que precisa de ajuda para escolher um produto que 100% das casas precisam ter: o jogo de pratos.

Um item básico em qualquer residência, o jogo de pratos é um produto usado todos os dias pela maioria das pessoas. Um belo jogo é capaz de dar outra cara até para as refeições mais simples. Campeão nas listas de casamento, chá de panela e chá de casa nova, o jogo de pratos é também uma excelente opção para presente.

Siga conosco nessa leitura e confira as melhores opções do produto, além das características para as quais você deve atentar para fazer a melhor escolha do jogo de pratos para usar ou presentear.

Primeiro, o mais importante

  • O jogo de pratos é um produto de necessidade básica em qualquer casa. Além de funcional, pode ter fator decorativo e de ornamentação em composições de mesas e eventos. Para garantir todos os benefícios que esse produto pode oferecer, a escolha acertada é essencial.
  • O modelo, design e material do jogo de pratos devem ser definidos com base nas necessidades da casa e no uso pretendido. A escolha será um fator determinante para a durabilidade e eficiência do produto.
  • Bastante fácil de ser encontrado, o jogo de pratos está à venda a partir de R$ 40 nos modelos mais básicos. Modelos mais sofisticados, com estampas trabalhadas e em materiais mais finos e especiais podem chegar a custar mais de R$ 1.000.

Você também pode gostar:

Ranking: Os 5 melhores modelos de jogo de pratos

Um jogo de pratos de qualidade é um extremamente valorizado e desejado por aqueles que gostam de montar belas mesas seja no dia a dia ou para receber convidados. Capaz de conferir charme e beleza a qualquer composição, um bom jogo de pratos é capaz de ser durável, funcional e belo ao mesmo tempo.

Se você também quer um jogo de pratos para chamar de seu, vamos apresentar os modelos mais interessantes do produto à venda no Brasil. Confira:

1º – Jogo de pratos Pomerode – Schmidt

Feito com a legítima porcelana Schmidt, tradicional desde 1945, esse conjunto alia qualidade, beleza e resistência. As linhas delicadas conferem às peças da linha Prisma um ar contemporâneo e jovem.

Os produtos podem ir à lava-louça, ao micro-ondas, e ao freezer. Jogo composto por 6 pratos rasos de 26 cm; 6 pratos fundos de 23 cm; 6 pratos de sobremesa de 19 cm; 6 xícaras de chá de 200 ml, 6 pires chá 14,5cm, 6 xícaras de café 70ml, 6 pires de café de 11,4 cm.

2º – Jogo de pratos rasos 6 peças – Oxford

Em cerâmica, esse conjunto vem com pratos com bordas decoradas em alto relevo, inspiradas nas belíssimas pinturas mehndi ou de henna, que são muito tradicionais na Índia.

A cor Marfim é básica e vai deixar o destaque da refeição para a comida servida. Um verdadeiro curinga para qualquer composição de mesa. Os pratos rasos têm 26 cm de diâmetro e são resistentes a micro-ondas e lava-louças.

3º – Jogo de pratos raso 6 peças – Germer

Feitos em 100% porcelana, o jogo de prato raso tassel tem 6 unidades de 26.5 cm de diâmetro e 3 cm de altura cada. Mais brancos e com bordas mais resistentes esse jogo de pratos é resultado do uso de matérias-primas de alta qualidade garantindo durabilidade sem comprometimento da beleza.

É resistente a micro-ondas e lava-louças. Especialmente desenvolvido para suportar a erosão das lavagens e o desgaste causado pelos talheres, o esmalte utilizado nas porcelanas Germer torna o produto mais durável ao criar camada que resulta em uma bela apresentação e vida útil prolongada.

4º – Jogo de pratos rasos 6 peças – Biona

O conjunto com 6 pratos rasos tem estampa de amor-perfeito, uma flor natural da Europa que hoje enfeita os jardins de vários lugares do mundo. Feitos em cerâmica, os pratos têm 26 cm de diâmetro cada, sendo do tipo raso. Podem ir à lava-louça e ao forno micro-ondas.

Na decoração Azul Perfeito, essa flor aparece em tons de azul para levar mais elegância para a mesa.

5º – Jogo de pratos Opal Raso – Casa Linda

Esse jogo combina a beleza e o brilho da porcelana com a praticidade, resistência e leveza do vidro. Produtos feitos em vidro temperado opaline, são diferenciados pelo seu design e requinte.

O vidro Opaline é o único vidro ideal para suportar altas e baixas temperaturas, devido sua composição química, sendo considerado um vidro mais nobre. As peças podem ser utilizadas em micro-ondas, freezer, geladeira e lava-louças. De formato quadrado, esse modelo é raso e liso e tem 28 cm de diâmetro.

Guia de Compra

Gostou do nosso Ranking com os modelos de jogo de pratos mais interessantes do mercado? Você pode deixar suas refeições mais lindas com pratos que tenham seu estilo e da sua família. Dos básicos aos coloridos, há o modelo certo para harmonizar com seu lar.

Para que você saiba fazer essa escolha, nesta sessão você terá acesso às informações mais relevantes sobre os jogos de pratos, como modelos e indicações de uso, vantagens e desvantagens, valores, onde comprar, etc.

Imagem de pessoas em mesa com seus pratos almoçando.

Existem modelos de prat para todos os estilos e gostos possíveis. (Fonte: IKO / 123RF)

O que é o um jogo de pratos?

O jogo de pratos, como o nome sugere, é o conjunto formado por alguns pares de pratos. Os jogos podem ser: de um tipo só de pratos, como um jogo de pratos rasos ou de pratos fundos; ou misto, com mais de um tipo de prato, como pratos fundos, rasos e de sobremesa, por exemplo.

Se você acredita que a função do jogo de pratos é simplesmente acomodar e servir refeições, se engana. O jogo de pratos está ganhando cada vez mais espaço como item de decoração, sendo destaque e peça chave para a composição de mesas nas refeições em família, com os amigos ou a dois.

Tradicionalmente côncavos e circulares, os pratos da atualidade estão disponíveis em uma infinidade de tamanhos, detalhes, acabamentos, formatos, texturas e materiais.

Quais suas vantagens?

O jogo de pratos é um item tão presente em nosso dia a dia que muitas vezes é fácil deixar de perceber como ele é fundamental para a rotina. A maior vantagem do jogo de pratos, além de permitir a composição da mesa padronizada, é a praticidade.

Afinal, o jogo congrega diversas peças em um kit, que estará apto a servir diversos pratos e refeições para sua família e amigos, em várias ocasiões. Existem no mercado diversas opções de jogos de pratos, com variações nos modelos, tamanhos, quantidades de peças e material, e também de todas as faixas de preço.

Versáteis, a maioria dos jogos de pratos, dependendo do material, pode ser usado em forno micro-ondas, lava-louças e na geladeira, sendo assim um excelente item para diversos fins e de fácil manutenção.

A desvantagem é que se você quebrar alguma peça, dificilmente conseguirá comprar em unidade. E mesmo que a fabricante produza em unidades, o modelo pode sair de linha, dificultando ainda mais a reposição da peça.

Vantagens
  • Existem modelos para todos os bolsos e gostos
  • Maioria dos modelos vai ao micro-ondas e lava-louças
  • Além de funcional é decorativo
Desvantagens
  • Modelos podem sair de linha, dificultando reposição de unidades

Qual a melhor opção?

A escolha do jogo de pratos ideal vai depender muito da sua necessidade, o perfil e tamanho da família e do estilo de mesa, caso você goste de mesa posta. Se você pode ou quer investir em apenas um jogo de pratos para a sua casa, o ideal é escolher um jogo que possa ser usado tanto no dia a dia quanto em ocasiões especiais.

Para este fim os modelos de uma cor só, com poucos detalhes ou neutros são sempre uma excelente opção. Assim você terá mais liberdade para montar mesas em diferentes estilos.

Imagem de prato branco em cima de souplat dourado com cupcake dentro.

Usando pratos de cores neutras você pode apostar em souplats coloridos. (Fonte: TerriC / Pixabay)

Com esses pratos mais coringa você pode ousar nos souplats, jogos americanos, guardanapos, porta guardanapos, talheres e demais adereços para definir o tom da decoração: clássico, despojado, romântico, moderno, etc.

Se você preferir que o jogo de pratos seja o destaque em sua mesa, opte por modelos mais coloridos e estampados, com riqueza der detalhes. Eles vão muito bem em composições mais elaboradas e descontraídas. Nesse caso, o ideal é combinar com acessórios mais neutros para evitar uma decoração muito carregada.

Qual o melhor material para um jogo de pratos?

Atualmente, a cerâmica e a porcelana são os materiais mais usados na produção de jogos de pratos, sendo ambas compostas por argila. A diferença entre os dois materiais se dá por conta dos outros materiais agregados e na forma de fabricação.

A porcelana imprime mais delicadeza e requinte, apesar de ser bastante resistente. Por não ser porosa é 100% impermeável. A porcelana legítima é branca e translúcida, sem sinal de poros na superfície.

Já a cerâmica também tem grande resistência, sendo um pouco mais pesada que a porcelana. O acabamento de cada modelo de prato de cerâmica pode proporcionar aspectos diferentes ao produto final, mas mesmo assim a porosidade se faz notável, bem como a permeabilidade da peça.

O tradicional prato de vidro também segue sendo popular. De conhecida durabilidade e resistência, os pratos de vidro simples tem excelente custo benefício, sendo básicos e ideais para o dia a dia.

Compare:

Porcelana Cerâmica Vidro
Resistência Delicado Resistente Muito resistente
Matéria prima Feldspato, Caulim, Quartzo e a argila Feldspato, sílica e argila Vidro
Peso Leve Mais pesada Mais pesado
Aspecto Fino e sofisticado Simples a sofisticado, dependendo do acabamento Simples
Custo Tipo mais caro do mercado Existem modelos caros e mais baratos também Tipo mais barato do mercado
Porosidade Nula Pode ser diminuída com acabamentos, mas está presente Nula

Quanto custa?

O preço de um jogo de pratos varia muito de acordo com a quantidade de itens, modelo, marca, material e detalhes do produto. É possível encontrar modelos básicos a partir de R$ 50. Já os modelos mais sofisticados, de marcas famosas com estampas, modelos e revestimentos especiais podem custar até R$ 1.000.

Depois de escolher o modelo desejado, use sites comparadores de preço para achar a melhor oferta. O preço de um mesmo produto pode variar muito de uma loja para outra.

Onde comprar?

Você pode comprar seu jogo de pratos em lojas físicas que vendem utensílios domésticos, como a Lojas Americanas, Havan, Etna, Walmart, dentre outras.

É possível, ainda, realizar a compra de seu jogo de pratos pela internet, aproveitando a comodidade dos sites de e-commerce como Amazon e Mercado Livre.

No caso de compras online, vale a pena atentar para os valores de frete cobrados pelas plataformas. Eles podem variar muito de acordo com a região de envio, tamanho e peso do produto. Por isso uma boa pesquisa é fundamental.

https://www.instagram.com/p/ByiSRezl7Gv/

Critérios de compra: Fatores para comparar os diferentes modelos de jogo de pratos

Qualquer um de nós está sujeito a fazer compras ruins de vez em quando. Mas é claro que se você acompanhou esse artigo até aqui é porque está interessado em fazer uma compra acertada, e escolher com maestria o seu jogo de pratos.

Após definir sua necessidade, pondere os seguintes aspectos para escolher o jogo que melhor lhe atenderá:

  • Tipo
  • Tamanho
  • Estilo
  • Quantidade de peças

A seguir, vamos apresentar detalhar essas características.

Tipo

Existem tipos de pratos adequados para cada ocasião, refeição e tipo de alimento. Eles variam entre si, principalmente, no tamanho e profundidade. Os principais tipos de prato são:

  • Fundo: Também chamado prato de sopa, possui uma concavidade maior no circulo interior, sendo ideais para caldos, sopas, massas, risotos e outras preparações com caldo ou molho. Seu formato mais fechado contribui para preservar a temperatura do alimento.
  • Raso: O mais comum e mais usado no dia a dia, é um pouco maior que o prato fundo e tem composição plana. Ideal para todos os tipos de refeições, como arroz, feijão, carnes, peixes, frango, etc.
  • De sobremesa: Geralmente tem 2/3 do tamanho do prato raso. Além de servir todos os tipos de doces como pudins, flans, tortas e bolos, o prato de sobremesa também pode ser usado para lanches, sanduíches e refeições matinais como omeletes, tapioca, dentre outros.
  • Prato de pão: Pouco maior que um pires, o prato de pão é mais usado em mesas postas e restaurantes, para acomodar pães servidos como entrada ou para acompanhar a refeição.
  • Prato de salada: Não muito popular no dia a dia, esse prato é geralmente usado em jantares sofisticados, com mesa posta e com uma sequência de pratos variados. É ligeiramente maior que o prato de pão, e também pode ser usado para frutas, aperitivos, queijos, e outros acompanhamentos.
Imagem de jogo de prato branco sobre mesa com talheres e guardanapo ao lado.

Existem vários tipos de prato, cada uma com uma função e podem ser comprados juntos ou separados. (Fonte: Alisa Tsygankova / 123RF)

Tamanho

O tamanho do prato deve sempre proporcional ao tipo de alimento ou refeição a que ele se destina. O tamanho de um mesmo tipo de prato pode variar de acordo com o modelo e com o fabricante da peça.

Mas basicamente, os padrões de medidas são:

Tipo Diâmetro
Raso De 25 a 30 centímetros
Fundo De 20 a 28 centímetros
Sobremesa De 18 a 22 centímetros
Pão De 14 a 17 centímetros

Mas isso pode variar. Defina suas necessidades antes da sua escolha. O tamanho é mais uma questão de estética do que funcional.

Estilo

O jogo de pratos pode ser liso ou estampado; de estilo clássico ou contemporâneo; com detalhes em alto relevo ou vazados; quadrado, redondo, sextavado, dentre diversas outras variáveis. Aqui a escolha poderá ser puramente estética.

O importante é que o seu jogo de pratos seja escolhido de forma coerente levando em consideração o estilo de decoração da casa e dos seus copos, taças, talheres, jogos americanos, souplats, etc.

Também considere as ocasiões em que o jogo será usado. Quanto mais versátil o estilo escolhido em mais situações e momentos ele será adequado ao uso.

Imagem de prato com guardanapo e flor em cima, talheres e copo ao lado.

Escolha um jogo de pratos que combine com os outros itens que você já possui. (Fonte: Alisa Tsygankova / 123RF)

Quantidade de peças

A quantidade de peças em um jogo de pratos vai depender do fabricante. Existem opções para 4, 6, 8 ou mais serviços.

O número de serviços corresponde à quantidade de pessoas que o jogo de pratos poderá atender. Por exemplo: um jogo de pratos de 6 serviços terá pratos o suficiente para seis pessoas.

Compre quantos jogos forem necessários para que você tenha, no mínimo, um prato fundo, um raso e um de sobremesa para cada habitante de sua casa. Os itens excedentes poderão ser calculados de acordo com a frequência e a quantidade de pessoas que você costuma receber como visita.

(Fonte da imagem destacada: StillWorksImagery / Pixabay)

Por que você pode confiar em mim?

Paula Diniz Jornalista
Paula Diniz
Brasiliense, é redatora, social media e inventora de moda nas horas vagas. Apaixonada por projetos DIY de moda e artesanato, é leitora voraz, fã de séries, atividades ao ar livre e jogos de tabuleiro. Expert em compras online, não fica de fora dos lançamentos e tendências de decoração, cuidados estéticos e com a casa.