Imagem mostra peças de um jogo de Rummikub, posicionadas na ponta do suporte e retratadas no foco seletivo.
Ultima atualização: 30 de novembro de 2019

Como escolhemos

6Produtos analisados

13Horas investidas

2Estudos avaliados

32Comentários coletados

Olá! Seja muito bem-vindo ao ReviewBox Brasil! Hoje falaremos sobre o jogo Rummikub, um dos jogos de mesa mais vendidos do mundo, uma diversão para todos os momentos e para todas as idades.

Com este artigo, queremos que você conheça mais sobre este jogo tão popular, das suas origens à sua dinâmica peculiar, passando pelas melhores edições e por dicas de compra exclusivas. Tudo para que você encontre o seu modelo ideal.




Primeiro, o mais importante

  • O Rummikub é uma versão de mesa de um antigo jogo de baralho alemão, também conhecido como rummy.
  • O Rummikub é jogado entre duas, três ou quatro pessoas.
  • Por conter elementos matemáticos e lógicos, o Rummikub é indicado para crianças maiores de oito anos.

Os melhores jogos Rummikub : Nossas escolhas

Entre caixas com designs, peças e acessórios diferentes, nós, da ReviewBox Brasil, escolhemos os melhores jogos de Rummikub, para ajudar (ou pelo menos inspirar) você a encontrar o modelo ideal.

O melhor jogo Rummikub nacional

A Grow é a única empresa no mercado nacional com a licença oficial do Rummikub. Ao invés, porém, de se acomodar com a marca exclusiva, a empresa lança caixas remodeladas, como esta. Com embalagem maior e novo visual, o Rummikub da Grow tem 106 pedras de poliestireno, sendo duas pedras-coringa, quatro suportes plásticos resistentes e ainda um folheto de regras completo e fácil de ler.

O melhor jogo Rummikub importado

Nada melhor que o original. O Rummikub da Pressman tem toda a qualidade e tradição de uma empresa pioneira no lançamento de um dos mais populares jogos de mesa do mundo. Os destaques ficam por conta do design original, como no "rosto" que estampa os coringas, e a qualidade das pedras, de fácil manuseio e fácil visualização, com cores contrastantes e fonte grande, fora os quatro suportes com o logo oficial Rummikub.

Guia de Compras

Um dos motivos que fazem do Rummikub tão popular é a sua combinação de jogo familiar - sistema para quatro jogadores e temática amigável - com uma dinâmica lúdica, que envolve planejamento, sequenciamento,  e reconhecimento de padrões.

Descendo neste Guia de Compras, você verá mais não só do jogo, suas regras e sua história, mas também do produto e suas edições, para que você possa se informar e encontrar a edição com a sua cara.

Imagem mostra três pessoas sentadas ao redor de uma mesa quadrada, jogando um jogo e manuseado fichas retangulares.

Com uma dinâmica lúdica e um estilo familiar, o Rummikub é atraente para todas as idades. (Fonte: Joey Huang/ Unsplash.com)

O que é o Rummikub?

O Rummikub é um jogo de mesa que combina elementos de baralho e dominó. Foi inventado em 1930 e lançado comercialmente em 1972, na Alemanha. Em 1977, ficou na primeira colocação em vendas  de jogos de mesa nos EUA. De volta à Alemanha, o "rummy" foi eleito jogo do ano em 1980, com direito a júri especializado e tudo.

foco

Você sabia? O inventor do jogo foi Ephraim Hertzano, um romeno radicado na Palestina, que fabricou as primeiras peças à mão, e vendeu as primeiras caixas pessoalmente.

Seu conjunto básico é formado por 106 peças, que são pedras similares às de dominó, numeradas de um a treze, com quatro variações de cores para cada número, assim como naipes de baralho.

Entre as centenas de peças, duas são peças-coringa, que são ilustradas com o rosto que hoje é a marca da Rummikub, e que no jogo podem valer qualquer valor associado à elas - de um à treze, é claro.

Tamanha é a popularidade do Rummikub, que ocorre, desde 1991, um Campeonato Mundial do jogo, com periodicidade de três anos. Uma brasileira já venceu a competição, a jogadora Andréa Papazissis, em 2009.

Imagem mostra um monte de peças de Rummikub, com foco seletivo em duas peças de número oito.

O Rummikub é dos mais tradicionais e populares jogos de mesa do mundo.(Fonte: Okan Akdeniz/ 123rf.com)

Como se joga o Rummikub?

O Rummikub pode ser jogado a partir de duas e até no máximo quatro pessoas. São quatorze peças para cada um. O objetivo de cada jogador é se livrar das peças que recebe antes que todo mundo.

O jogo é dividido em duas partes. Na primeira, cada jogador têm de formar sequências numéricas de peças de uma mesma cor ou uma sequência de peças com o mesmo número. A questão é que, para isso acontecer, seus valores, que têm o exato mesmo valor do número nelas estampado, devem somar trinta pontos.

A dinâmica do jogo abre inúmeras possibilidades de ações.

A partir daí, os jogadores podem descer peças no jogo de acordo com o que há disponível na mesa, podendo trocar peças dos adversários já dispostas na mesa, quebrando e emendando sequências para acomodar as suas peças, contanto que sigam a ordem numérica das peças.

Essa é a dinâmica que faz a fama do jogo, pois abre inúmeras possibilidades de ações, prendendo a atenção de todos os jogadores em cada rodada, e que, para ter um sucesso regular, isto é, que não dependa somente da sorte, requer planejamento e pensamento lógico apurado.

Se você está reconhecendo essas regras, é porque o jogo é de fato muito parecido com o "mau-mau", um dos jogos de baralho mais jogados no Brasil, uma versão brasileira do baralho alemão que chama-se, advinha, "rummy".

Imagem mostra um jogo de Rummikub montado sobre a mesa, com peças posicionadas nos suportes, e peças dispostas na mesa, ao centro do quadrado formado pelos quatro suportes alinhados.

O Rummikub é uma versão de mesa do jogo de baralho "rummy", aqui jogado sob a alcunha de "mau-mau".(Fonte: vvoennyy/ 123rf.com)

Porque comprar uma edição de luxo do jogo Rummikub?

Boa parte do sucesso do Rummikub se dá pela adaptação eficaz de um jogo de baralho para um jogo de mesa. Em outras palavras, muito dos pontos fortes do Rummikub residem na experiência do usuário, isto é, em dispor as peças nos suportes, em posicioná-las e reposicioná-las na mesa.

Adquirir, portanto, uma versão de luxo do jogo Rummikub é só potencializar essa boa experiência de usuário. Visuais elegantes, peças de bom manuseio e qualidade superior de material, suportes gravados com a marca Rummikub...vê onde estamos chegando? Até a descrição parece melhor.

Em termos mais objetivos, uma edição de luxo terá também maior durabilidade, da numeração e coloração das peças à integridade dos suportes, passando até pelo manual de instruções.

O contraponto é que, idealisticamente falando, é um jogo para ocasiões especiais, ou mesmo para coleção. Não é aquele modelo que você vai entregar para seus primos pequenos para matar um tempo.

Vantagens
  • Peças e acessórios de qualidade superior
  • Maior durabilidade
  • Melhor experiência de usuário
Desvantagens
  • Uso restrito
  • Maior preço

Onde encontrar um jogo Rummikub barato?

Pela sua quantidade de peças e acessórios, e pela certa escassez de modelos no mercado, o jogo Rummikub não é exatamente barato, com caixas novas saindo por volta dos R$ 120.

As melhores chances de encontrar modelos baratos são os usados ou edições antigas. Na maioria das vezes, são os dois. Eles podem ser encontrados em sebos ou em lojas especializadas em jogos de mesa.

Se você estiver procurando por uma caixa nova, mas mais em conta, vale a pena olhar na Amazon e na Amazon US por modelos que tenham custos um pouco abaixo da média do mercado.

Critérios de Compra: o que notar no seu jogo Rummikub

A seguir, você verá nossa lista exclusiva de critérios de compra. A ideia é que você tenha as ferramentas necessárias para escolher entre diferentes edições e caixas do jogo Rummikub, estejam elas nos sites ou nas prateleiras, e possa, enfim, fazer a melhor compra possível.

Usado

Uma das alternativas para a compra de jogos Rummikub, especialmente se busca edições mais antigas, é o mercado de usados. Você consegue encontrar uma grande variedade de caixas que já saíram de linha, tanto nacionais quanto importados.

O mais importante é que os modelos estejam em boas condições. Vale notar tudo, o estado de conservação da caixa, o número de peças, até se há o manual de instruções original. Qualquer conjunto que não tenha a possibilidade de um jogo correto não vale a pena, a não ser que você seja um colecionador.

Imagem  mostra uma pessoa manuseando três pequenas pilhas de fichas retangulares,  ilustradas com um padrão xadrez impresso.

Independente de qual seja a edição do usado, o importante é seu estado de conservação. (Fonte: Artem Beliaikin/ Pexels.com)

Nacional ou importado

Se for fazer suas compras online, uma escolha na qual você provavelmente recairá é entre modelos nacionais ou importados. Os modelos nacionais, como já foi apresentado, são feitos pela Grow, a única empresa brasileira a licenciar a marca Rummikub.

Entre as caixas importadas, a maioria provavelmente será americana, cujo mercado apresenta maior variedade de modelos e marcas, e alemã também, de onde saiu o jogo original.

Suporte e timer

Um ponto interessante de notar no seu modelo de Rummikub são os acessórios, basicamente o suporte das peças e o timer. A inclusão deste último não é padrão de todas as caixas, o que o faz  um bom critério de desempate, já que o jogo ganha em emoção e dinamismo com um limite de tempo para cada jogada.

No suporte, o melhor a se fazer é comparar seu material, que pode ser de madeira, mas normalmente é de plástico, e o encaixe das pedras, a maneira que são dispostas, etc.

Imagem mostra um suporte de peças de Rummikub com peças apoiadas. O quadro tem foco seletivo nas peças da ponta direita.

O suporte e o timer são os principais acessórios do jogo Rummikub. (Fonte: Okan Akdeniz/ Unsplash.com)

Edição

Outro ponto a ser notado é a edição do jogo, isto é, quando foi lançado, ou pelo menos sua cronologia (1ª edição, 2ª edição, 3ª, etc).

As edições costumam a apresentar visuais diferentes e até materiais diferentes nas pedras e nos suportes. Há também versões especiais ou temáticas de algum filme ou outro produto cultural.

(Fonte da imagem destacada: Okan Akdeniz/ 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?

Lucas Ayres Jornalista
Fanático por esportes e apaixonado por música, vive antenado às novas tecnologias e tendências da moda masculina. Escreve sobre os produtos que orbitam nesses assuntos, e outros que deixam a casa e o dia a dia mais fácil, prático e, além de tudo, saudável.