Imagem mostra uma televisão ao fundo e dois controles de Playstation erguidos segurados por duas pessoas.
Ultima atualização: 3 de setembro de 2020

Como escolhemos

15Produtos analisados

14Horas investidas

3Estudos avaliados

59Comentários coletados

Olá, este artigo é para você que adora videogame e gosta de jogar, principalmente, com mais uma pessoa! O tema de hoje no ReviewBox Brasil, seu Guia de Compra mais completo na internet, é jogos para dois.

Seja para PlayStation, Xbox e até mesmo Nintendo Switch, jogos com a possibilidade de jogar a dois são sempre mais divertidos. Nos títulos que vamos apresentar aqui, você pode fazer jornadas, construir coisas, competir e mais.

Quer algumas dicas para saber qual jogo comprar? Confira nosso artigo e veja algumas opções, além de preços, características, vantagens e onde comprá-los.




Primeiro, o mais importante

  • Os jogos para dois são ideias para quem quer dividir o sofá e se divertir jogando de forma conjunta. Assim como os jogos solo, eles existem em diversos tipos: jornada, puzzle, competições, corrida e muito mais.
  • São ótimos para aprimorar o trabalho em equipe, o espírito colaborativo e, até mesmo, a competição saudável.
  • Como costuma acontecer com os jogos de videogame, os preços são um pouco altos. Aqui listamos jogos para dois que custam entre R$ 100 e R$ 240.

Você também pode gostar:

Ranking: Os 6 jogos para dois mais legais

Jogar videogame é sempre divertido e melhor ainda se for em duas pessoas! Confira o nosso Ranking, conheça alguns dos títulos mais legais e faça sua escolha.

1º – Super Bomberman R para Xbox One

Este clássico de 1985 vem repaginado, mas traz as mesmas nostalgias de seu lançamento. Nele é possível batalhar com amigos seja tanto no modo local como on-line.

Há o modo de batalha para até oito jogadores e o formato história para até duas pessoas em modo cooperativo, com 50 níveis para enfrentar. Além disso, há uma nova regra cuja condição para limpar o mapa não é apenas eliminando os inimigos.

Com um gráfico muito bem feito, a franquia japonesa consiste em um jogo simples, porém estratégico, com novas regras e mapas em 3D e divertido para todas as idades.

2º – Dragon Ball Fighter Z para PlayStation4

Criado pelos mesmos desenvolvedores da série para TV, o jogo traz o melhor visual já visto na franquia.

Os modelos 3D utilizam um sistema que torna o game bastante fiel às animações originais em 2D, com muitos poderes e efeitos especiais, além de cenários coloridos e dinâmicos.

Você pode jogar o modo história sozinho ou batalhar com os personagens mais famosos em duas ou mais pessoas. A diversão é garantida.

3º – Just Dance 2019 para PlayStation 4

Quem nunca tentou seguir os passos de dança desse famoso jogo? Esta edição vem com mais de 400 músicas inclusas, com mais de 40 hits de artistas como Bruno Mars, Katy Perry, Calvin Harris, Sean Paul, entre outros.

Para ganhar pontos, você deve acertar os movimentos no tempo certo. E tudo o que você precisa para jogar é um celular para controlar os movimentos, usando o aplicativo gratuito Just dance Controller.

Além disso, este jogo aprende seus hábitos de dança e sugere conteúdo específico para os seus jogos. Ele permite jogar com até seis pessoas de modo offline e também online.

4º – A Way Out para PlayStation 4

Do mesmo diretor de Brothers: a Tale of 2 Sons, este jogo é exclusivamente de modo cooperativo, seja de sofá ou online. O jogador assume o papel de um de dois prisioneiros em uma fuga de uma penitenciária de segurança máxima nos anos 1970.

É uma experiência para dois jogadores, onde cada um controla um dos dois protagonistas, trabalhando juntos para escapar da prisão e continuar além, entrando na vida de cada um dos personagens.

Ele explora tanto a noção de confiança e traição, como também a necessidade de encarar as consequências de suas ações.

5º – Borderlands – The Handsome Collection para Xbox One

Esta edição de Borderlands inclui as versões definitivas de ambos os Borderlands 2 e Borderlands: The Pre Sequel, construído especificamente para consoles next-generation.

O jogo de tiro em primeira pessoa (FPS) com elementos de ficção científica e RPG eletrônico vem com mecânicas inéditas, incluindo combates em ambientes de baixa gravidade.

O título ainda traz ambientes já conhecidos pelos fãs e permite jogar com qualquer pessoa a qualquer momento on-line ou no modo cooperativo em tela dividida.

6º – FIFA 19 para PlayStation 4

O FIFA é um absoluto clássico, queridinho de muita gente. Esta versão conta com um sistema ativo de toque, que muda fundamentalmente a forma como você recebe e acerta a bola, permitindo melhor controle.

As táticas dinâmicas possibilitam configurações de equipe mais profundas e acessíveis e as batalhas 50/50 permitem maior fisicalidade e mais habilidade do usuário nas disputas por bolas perdidas.

Com as finalizações cadenciadas, o controle do usuário atacando é elevado e a evolução da tecnologia Real Player Motion continua a melhorar as personalidades dos jogadores com animações autênticas e realistas.

Guia de Compra

Jogar em duas pessoas é sempre mais dinâmico e divertido. E são muitas as opções e vários os estilos de jogos para dois, certo? Mas, como escolher? Qual título será o mais bacana para jogar em duas pessoas? Para ajudar a responder essas perguntas, não perca as nossas próximas dicas.

O nosso Guia de Compra vai tentar esclarecer as suas dúvidas quanto aos jogos para dois mais bacanas à venda no mercado. Confira!

Imagem mostra duas crianças sentadas no sofá com controles de PlayStation 4 nas mãos.

Jogar em duas pessoas é sempre mais divertido e arranca boas risadas e as opções de jogos para dois ou mais players são muitas (Fonte: Jessica Lewis / Pexels)

Qual a finalidade dos jogos para dois?

Quem gosta e costuma jogar videogame, sabe que existem milhares e milhares de jogos. Você até se perde entre tantas opções, que variam de jornadas e histórias, a jogos de tiros, corrida, campeonatos, luta e muito mais.

Existem aqueles games que só têm graça quando jogado por um único player, que acaba sendo envolvido na história, enfrentando desafios sozinho. E pode confessar: em alguns casos é até melhor.

Mas há também títulos que foram desenvolvidos especialmente para serem jogados em dois. É sempre muito divertido dividir o sofá com mais uma pessoa e completar fases complexas, resolver missões e derrotar vilões.

Além de a cooperação entre as duas pessoas ser fortalecida, jogos para dois possibilitam também um maior espírito de equipe. Claro que em alguns títulos os jogadores serão rivais, competindo entre si, mas em muitos deles eles precisarão realmente se ajudar para completar o jogo.

Imagem mostra pai e filha deitados de bruço jogando videogame e rindo.

Com jogos para dois é possível desfrutar momentos de muita diversão com amigos e familiares (Fonte: Alena Ozerova / 123RF)

Diversão, entusiasmo, colaboração, construção e camaradagem são apenas alguns dos elementos que os jogos para duas pessoas (e até mais) trarão. São diferentes dos jogos solo, proporcionando uma outra experiência, um outro estilo de jogo.

Se você cansou de jogar sozinho, de não dividir suas tarefas em um jogo com alguém, aposte em um game para dois players ou mais. Você terá uma partida mais elaborada, mais dinâmica, mais interessante e, com certeza, mais animada.

foco

Você sabia que os jogos cooperativos não foram inventados recentemente? Eles são uma essência das manifestações tribais, onde os integrantes se juntavam para comemorar a vida. E neste tipo de jogo, normalmente, quem perdeu ou errou não é excluído. O objetivo é justamente a aproximação das pessoas.

Jogos para dois: Como podem ser jogados?

Neste artigo, quisemos priorizar os games que podem ser jogados a dois no sofá, ou seja, não somente online.

E existem algumas opções para jogar em duas ou mais pessoas. Claro que o mais comum é fazer isso por meio de uma rede wi-fi, podendo conectar-se com pessoas do mundo todo, inclusive.

Mas é possível também jogar a dois no modo de tela dividida, com cada um tendo sua visão de jogo, ou também em uma mesma tela. O importante é notar que, neste modo, dois controles (ou mais, se for o caso) são usados.

E como se dá essa jogabilidade a dois em um game? Ela pode ser de diferentes maneiras. Você pode:

  • Compartilhar a história com um amigo, com cada um jogando do seu jeito;
  • De forma cooperativa, onde ambos precisam colaborar juntos para atingir o objetivo;
  • Competindo entre si, com cada um agindo de maneira separada, mas em busca do desfecho do jogo;
  • Cada player com uma missão específica, e muito mais.

A Malena é uma youtuber muito famosa de games, com 5,7 milhões de inscritos, e está sempre experimentando jogos. Neste vídeo ela testa o Just Dance com outra pessoa. Confira!

Como acertar na escolha dos jogos para dois?

Quando for comprar o jogo de videogame para duas pessoas, fique sempre atento se o produto é realmente original. Hoje em dia encontramos praticamente qualquer coisa falsificada e um jogo pirata danificará o seu console.

Outro fator que deve ser considerado é a classificação etária do game. Confira sempre a partir de que idade cada jogo é indicado. É muito importante estar atento à classificação indicativa na hora de jogar com uma criança ou adolescente, por exemplo, pois o conteúdo pode ser impróprio.

Imagem mostra dois amigos jogando videogame e se divertindo muito.

Você pode passar hora se divertindo com seus amigos jogando jogos para dois. (Fonte: Olena Yakobchuk / 123RF)

E, por fim, cheque todas as características do jogo em questão para saber se ele é jogado com outra pessoa dividindo a tela e o sofá, ou somente online. Alguns jogos permitem multiplayer, mas apenas pelo modo remoto.

O intuito dos jogos para dois neste Guia é realmente engajar as duas pessoas, fazer com que elas se divirtam juntas no mesmo ambiente, cooperando em busca de um mesmo objetivo no jogo.

Quais as vantagens e desvantagens dos jogos para dois?

Um dos pontos principais de se jogar em duas pessoas é que é sempre muito divertido, animado e garantia de boas risadas. Jogos para dois também possibilitam o trabalho em equipe, aumentando o espírito de cooperação, colaboração e solidariedade.

Jogar em duas pessoas pode ser um pouco mais fácil também, pois um jogador ajudará o outro quando ele estiver com dúvidas de como agir.

Além disso, muitos dos jogos para dois também permitem jogar com mais gente, podendo chegar até mesmo em seis jogadores.

Outro ponto positivo é que, além de funcionarem no modo tela dividida, com os jogadores no mesmo sofá, eles também podem ser jogados via online, com cada player em um lugar diferente.

Assista esse vlog do canal Brancoala, que tem mais de 5 milhões de inscritos, e veja como é divertido jogar em duas pessoas.

Como desvantagem está o fato de que, dependendo do game, pode haver algum tipo de rivalidade e competição negativa entre os jogadores. Fique atento para que o jogo seja sempre divertido e que não chegue nesse ponto.

Para facilitar a compreensão dos principais pontos positivos e negativos, veja na tabela a seguir as vantagens e desvantagens de forma comparativa.

Vantagens
  • Divertidos, animados e garantia de boas risadas
  • Possibilitam o trabalho em equipe, cooperação e colaboração
  • Trazem mais facilidade, pois um jogador ajudará o outro
  • Muitos podem ser jogados até mesmo em mais de duas pessoas
  • Funcionam no modo tela dividida, mas também via online
Desvantagens
  • Podem causar competição e rivalidade negativa entre os jogadores

Quais as diferenças entre os jogos para dois e jogos solo?

É óbvio que os games para se jogar sozinho são diferentes dos jogos para duas ou mais pessoas. Mais quais são as principais diferenças? Você já pensou no que eles podem apresentar de dessemelhança?

A tabela abaixo que elaboramos mostra de uma maneira mais clara e simplificada como esses dois tipos de jogo se distinguem em duas questões. Veja os principais pontos a seguir:

Jogos para dois Jogos solo
Características Estimular a colaboração, priorizando o trabalho em equipe e engajando ambos os jogadores Desvendar sozinho os principais desafios do jogo, enfrentando desafios sem a ajuda de outro player
Jogabilidade Em tela dividida ou ambos os jogadores utilizam a mesma tela Em uma única tela, caso não tenha a participação de jogadores on-line

Quanto custa?

Jogos de videogame possuem preços variados e não são muito baratos. O valor de cada um vai depender do fabricante, da plataforma para ser jogado, da franquia etc.

Este guia contém títulos que custam, pelo menos, R$ 100 e, no máximo, R$ 240. Lembre-se que a versão física acaba custando um pouquinho mais que a virtual, mas você sempre encontra jogos na promoção.

Onde comprar?

Você pode tanto comprar a mídia física, em CD para ser inserido no console, quanto em formato virtual, adquirido na loja de jogos do seu videogame. As versões em CD podem ser encontradas em lojas físicas e também online.

Se você preferir comprar os jogos para dois sem sair de casa, procure na Amazon brasileira, nas Lojas Americanas, no Mercado Livre e em sites de lojas para games, como a Rocketz Store e a Game Store.

Se você optar pela internet, fique atento quanto ao produto ser original, compre sempre em lojas confiáveis e verifique os comentários e reviews de quem já adquiriu o jogo em questão.

Critérios de compra: Fatores para comparar os diferentes jogos para dois

A quantidade de games disponíveis à venda no mercado é imensa! De diferentes fabricantes e para diferentes plataformas de videogame, as opções são praticamente infinitas.

Apesar disso, alguns critérios podem te ajudar e tornar essa escolha pelo jogo para dois ideal mais fácil. Confira abaixo a lista dos pontos para serem levados em consideração na hora da compra que elaboramos.

  • Estilo de game
  • Tempo de finalização do jogo
  • Plataforma
  • Jogabilidade

A seguir explicamos detalhadamente o que cada critério de compra significa. Lembre-se que eles podem ser um norte na sua busca por jogos para dois.

Estilo de game

Este provavelmente é o critério de compra mais importante. O tipo de jogo é um fator determinante e que influencia muito na hora da compra do jogo para duas pessoas.

Games de ação, corrida, jornada, luta, campeonato, tiro, puzzles... A decisão ficará por conta da sua preferência e gosto pessoal (e do outro jogador) ou até mesmo de acordo com a vontade de vocês no momento.

O estilo de game também pode estar relacionado ao propósito de jogo de vocês. Se vocês estiverem a fim de apenas se divertir e passar o tempo jogando, ou se vocês pretendem levar a um outro nível, treinando para se tornarem profissionais, por exemplo.

Imagem de sala com várias mesas de video games e pessoas jogando em duplas.

O estilo do game escolhido depende diretamente do seu gosto. Há opções para todos os estilos. (Fonte: Stem List / Unsplash)

Tempo de finalização do jogo

O tempo de conclusão de um jogo também pode ser um fator para ser levado em conta. Afinal, existem títulos rápidos, com histórias mais curtas, e outros bem longos, como as jornadas, que podem durar meses.

Jogos para dois podem ser encontrados dos dois tipos, tanto mais compridos como mais simples. No entanto, quando se joga em duas pessoas, o interessante é ter dinâmica, rapidez e agilidade.

Claro que uma jornada cheia de histórias e possibilidades também pode ser muito interessante para ser jogada a dois, mas cuidado para que a trama não seja cansativa e um dos dois acabe se entediando.

Imagem mostra duas pessoas de costas jogando em frente a dois monitores.

Os jogos podem levar apenas horas ou até mesmo meses (Fonte: Alex Haney / Unsplash)

Plataforma

Com certeza a plataforma do seu videogame vai ter importância no momento da compra de jogos para dois.

Cada console possui suas especificidades e jogos próprios. O Xbox One ou 360 é diferente do PlayStation 4, que é diferente do Wii e por aí vai.

O mesmo acontece com os jogos: nem todos estão disponíveis para as diferentes plataformas de videogame. Fique atento quanto à sua escolha de game, pois ela só funcionará se for compatível com o seu console.

Jogabilidade

O critério jogabilidade está relacionado ao modo como as duas pessoas vão jogar. Será por meio de tela dividida? Em uma única tela? Ou então por meio de compartilhamento de controle?

Além da possibilidade de se jogar com outras pessoas de modo online, onde cada um joga de lugares diferentes.

No entanto, o mais divertido dos jogos para dois é justamente isso: dividir o sofá, construir o jogo juntos, enfrentar as possibilidades de modo cooperativo, dividindo as reações entre si.

Seja um jogo colaborativo ou competitivo, existem diferentes opções de jogabilidade. O importante é que elas promovam o trabalho em equipe e, é claro, a diversão.

(Fonte da imagem destacada: JESHOOTS.COM / Unsplash)

Por que você pode confiar em mim?

Nicolas Pinto Gamer Profissional
Nicolas não é um gamer de um jogo só. Seja no CsGo ou no LoL, ele é capaz de dar trabalho até aos jogadores mais avançados. Sabendo que para alcançar seu sonho de disputar campeonato mundiais é preciso ter os melhores equipamentos, Nicolas se dedica a pesquisar e compartilhar conhecimento sobre o que há de mais inovador em Games, Jogos e Eletrônicos.