Imagem de PC gamer carregando uma partida de Fortnite
Ultima atualização: 27 de novembro de 2019

Como escolhemos

26Produtos analisados

20Horas investidas

2Estudos avaliados

103Comentários coletados

Seja muito bem-vindo ao ReviewBox Brasil, o site com as melhores análises de tecnologia da internet. Hoje vamos trazer para você uma análise completa sobre jogos para PC e como adentrar esse mundo.

O PC oferece configurações mais robustas, o que permite que os desenvolvedores levem seus jogos ao máximo quando se trata de mecânicas e gráficos. Acompanhe nosso artigo para entender um pouco mais sobre eles.




Primeiro, o mais importante

  • Os jogos de PC possuem um requisito mínimo de sistema para rodarem apropriadamente em seu PC, então confira essas informações antes de realizar a compra.
  • Quando se trata de jogos de PC, as mídias físicas estão praticamente extintas, dando espaço para as mídias digitais.
  • Alguns jogos mais antigos já não são mais compatíveis com os novos sistemas operacionais e pode ser necessário adaptações e softwares específicos para que eles possam rodar.

Você também pode gostar:

Os melhores jogos para PC: Nossas recomendações para todo tipo de gamer

Se formos puxar na história, desde o primeiro jogo que foi lançando para PC, o catálogo de títulos é absurdo, envolvendo todos os tipos de gêneros e narrativas. Dê uma olhadinha em alguns títulos que separamos.

O jogo para os fanáticos por luta

A franquia Mortal Kombat se estabeleceu entre os grandes quando se trata de jogos de luta, e nessa versão podemos encontrar os principais personagens, opções de customização nunca vistos antes e melhorias na mecânica de combate. Jogue sozinho no modo carreira, com seus amigos ou contra oponentes do mundo todo em partidas multiplayer.

Nossa recomendação para quem procura um RPG pós-apocalíptico

Já se imaginou no papel do Guerreiro da Estrada, Mad Max? Com uma história que aproveita o reboot das telonas, aqui você vai enfrentar todos os desafios das Wastelands, enfrentando inimigos, fazendo melhorias em seu carro e participando de corridas eletrizantes em cenários de tirar o fôlego nesse RPG de mundo aberto.

O jogo perfeito para apaixonados por super-heróis

Em Lego Avengers, você tem o melhor de dois mundos, com os principais super-heróis da Marvel e o humor e jogabilidade agradável que é marca registradas dos bloquinhos de montar. São horas de diversão, tanto para crianças quanto para os adultos.

Um dos simuladores mais aclamados entre os gamers

Desde o seu lançamento, The Sims tornou-se rapidamente um dos simuladores mais reconhecidos entre os gamers. Aqui, no quarto jogo da franquia, as opções são ainda mais vastas, com ferramentas de criação novas e melhoradas e mais sistemas de customizações, tudo para que você possa criar seus Sims de forma mais divertida e realista.

Guia de compra

Entre jogos exclusivos e multiplataforma, os PCs reinam absolutos quando se trata de quantidade e qualidade em seus títulos. É uma plataforma onde você pode encontrar excelentes RPGs, MOBAs, jogos FPS e de estratégia RTS.

Mas, com tantas opções disponíveis e cada vez mais launchers surgindo, adquirir, instalar e gerenciar os jogos está se tornando cada vez mais complicado. Veja mais dicas e informações com tudo o que você precisa saber em nosso guia de compra.

Imagem de criança jogando no PC

A possibilidade de realizar partidas online sempre foi um dos pontos fortes dos jogos para PC. (Fonte: ChristianaT/ Pixabay.com)

Como funcionam os launchers de jogos para PC?

Um launcher é basicamente um software para PC que funciona principalmente como distribuidor e loja de jogos, oferecendo algumas funções extras, como fóruns e comunidades de jogadores.

Diferente de antes, em que você tinha que adquirir uma mídia física para instalar o jogo, hoje você pode adquirir o jogo em um desses launchers, instalando e jogando através deles.

Com o sucesso da Steam, que foi um dos precursores dessa nova onda, muitas empresas desenvolvedoras lançaram seus próprios launchers, com seus principais títulos.

Dentre elas, podemos citar algumas como a EA Games, Ubisoft, Rockstar Games, dentre outros. A Epic Store também chegou com força ao mercado, assim como a Microsoft, com seu serviço de assinatura Game Pass, que funciona de forma similar a uma locadora.

Também vale notar que muitas empresas exigem que você instale seus launchers para que você possa executar seus jogos, então vale a pena conferir todas as configurações e personalizações para que eles não sobrecarreguem seu computador.

foco

Você sabia que a Valve lançou o Steam, um dos principais launchers do mercado, para ajudar na distribuição de jogos, oferecer preços mais competitivos e mais incentivo financeiro aos desenvolvedores?

Quais as vantagens e desvantagens de jogos para PC?

Principalmente quando comparados com os jogos de console, os de PC oferecem algumas vantagens. Na maioria deles, por exemplo, não é preciso pagar assinaturas extras para jogar online.

Você pode optar por várias opções gráficas, de acordo com seu PC. A variedade de mecânicas e temáticas também costumam ser bem maiores e diversificadas.

Garantindo horas sem fim de diversão, seja sozinho ou com amigos, os jogos ajudam a melhorar sua coordenação motora e cognitiva. E, além de tudo isso, muitos não exigem conexão com a internet.

No entanto, existem algumas desvantagens. Jogos antigos são mais difíceis de rodar em PCs modernos. Alguns possuem requisitos gráficos mais robustos, principalmente no caso de lançamentos.

E, por último, fatores como velocidade de conexão e até mesmo seu hardware podem atrapalhar o desempenho em partidas online, como os famosos lags.

Vantagens
  • Na maioria dos jogo, não é preciso pagar para jogar online
  • Você pode optar por várias opções gráficas de acordo com seu PC
  • É possível encontrar jogos com diferentes temáticas e mecânicas
  • Os jogos para PC ajudam a melhorar sua coordenação motora e cognitiva
  • Garantem horas sem fim de diversão, sozinho ou com amigos
  • Muitos jogos não exigem conexão com a internet
Desvantagens
  • Jogos antigos são difíceis de rodar em PCs modernos
  • Alguns jogos possuem requisitos gráficos mais robustos
  • Fatores como velocidade de conexão pode atrapalhar em suas partidas

Como instalar e desinstalar os jogos de PC?

Como explicamos sobre os launchers, agora existem diferentes maneiras de instalar e desinstalar um jogo. Antigamente, bastava colocar a mídia no computador e rodar o programa de instalação.

Isso ainda é possível, é claro, mas com a predominância dos launchers, ambos os processos podem ser feitos através deles e é muito fácil encontrar essas opções, com instruções passo a passo.

Caso o jogo não pertença a nenhum launcher, basta acessar sua pasta, a instalação geralmente recebe o nome de Setup ou Install.

Desinstalar segue o mesmo princípio. Uma vez instalados, você pode apagá-lo através do launcher , e ele continuará disponível em sua biblioteca caso você queira reinstalá-lo futuramente.

O jogo também cria uma pasta para si em seu computador. Muitos oferecem uma opção de desinstalação nessas pastas.

E, caso você queira ter certeza que o jogo foi completamente apagado, você pode optar pelo sistema de desinstalação de softwares do seu sistema operacional.

Imagem de criança jogando no PC com um headset

Os jogos estão ficando cada vez mais simples de instalar e você pode começar a jogar em questão de minutos. (Fonte: 11333328 / Pixabay.com)

Quais as categorias de jogos multiplayer para PC que estão em alta?

Atualmente, existem quatro categorias de jogo multiplayer que são uma verdadeira febre. Um dos primeiros a surgir, e também um dos mais emblemático, é o gênero FPS.

Conhecido como First Person Shooter, os famosos jogos de tiro em primeira pessoa revolucionaram a forma de jogar online, com temática de guerra e a disputa entre equipes compactas, variando de 5 a 15 jogadores em partidas rápidas e competitivas.

Mais recentes, os MOBAs têm entre seus jogos mais famosos o DOTA e o League of Legends, seguindo um estilo semelhante ao tower defense, onde as equipes, geralmente de 5 jogadores, duelam pela supremacia do mapa.

Outra experiência que explodiu entre os jogadores de PC foram os MMOs (Massive Multiplayer Online), onde os mundos eram repletos de jogadores disputando entre si ou contra a máquina, formando guildas e reunindo amigos em torno de um objetivo comum.

Com temáticas que vão de fantasia a Sci-fi e com a capacidade de jogadores limitada apenas pela potência dos servidores, essa categoria é até hoje uma das mais jogadas, com clássicos como Guild Wars 2, World of Warcraft, Eve Online e tantos outros.

Por fim, o estilo Battle Royale chegou com força total, com sua temática centrada em guerras e conflitos armados. O grande destaque aqui é a mecânica, já que as partidas costumam começar com 100 jogadores se enfrentando até restar um único vencedor.

FPS MOBA MMO Battle Royale
Temática Guerra Fantasia Fantasia/Sci-fi Principalmente guerra
Dinâmica A disputa é entre equipes Estilo tower defense entre equipes É possível jogar PVP e PVE Todos contra todos em um único mapa
Número de jogadores As equipes são mais compactas, variando de 5 a 15 jogadores As equipes geralmente contam com 5 jogadores Os MMOs são massivos e a quantidade depende muito da capacidade do servidor As partidas geralmente começam com 100 jogadores até restar apenas 1

Como ter certeza que um jogo rodará bem em meu PC?

Todo jogo de PC possui uma requisição mínima de sistema que engloba fatores como placa gráfica, memória RAM e poder de processamento. É uma questão de conferir se você tem o que é necessário.

Rodando nas requisições mínimas, você perderá uma série de elementos gráficos.

E, claro, rodando nas requisições mínimas, você perderá uma série de elementos gráficos que estarão configurados para rodar dentro das capacidades do seu hardware.

Nas mídias físicas, essas informações estão contidas na embalagem, enquanto nas mídias digitais, você pode encontrá-las no site do desenvolvedor ou no launcher de sua preferência.

O que é preciso para jogar online com meus amigos?

A grande vantagem dos jogos para PC é que você tem acesso aos servidores quase sempre sem ter que pagar uma assinatura para isso.

Uma das exceções são os MMOs, que possuem um sistema de assinatura mensal para que você tenha acesso aos seus servidores. Por outro lado, eles costumam oferecer atualizações gratuitas com novos conteúdos.

Deixando de lado agora a questão de software, é importante falar um pouco sobre o hardware. Além de atender a todos os requisitos mínimos, você também precisará de uma boa conexão com a internet para evitar os lags.

E, para jogar em um nível competitivo, você certamente precisará de um belo PC gamer, assim como periféricos que o ajudem a obter melhores resultados, como um bom monitor, headset para comunicação, mouse e teclado.

Por último, as empresas costumam segmentar seus servidores por continentes, dessa forma eles facilitam não só a questão da língua e da comunicação, mas também garantem que a conexão seja mais estável.

Critérios de compra: O que eu devo considerar antes de comprar um jogo para PC

Os jogos para PC permitem que as pessoas explorem mundos, temáticas e experiências que levam a horas de diversão, socialização e competitividade.

Agora temos um cenário de esportes eletrônicos que tem tudo para crescer, oferecendo melhores premiações a até mesmo a possibilidade de profissionalização.

Mas, em um universo repleto de opções, é preciso considerar alguns fatores antes de comprar um jogo para PC. Veja aqui alguns critérios que separamos para sua avaliação.

Tipo de mídia

Com o surgimento dos launchers e das mídias digitais, as mídias físicas estão cada vez mais sendo deixadas de lado, mas ainda é possível encontrá-las. E, elas ainda têm suas vantagens.

Além do colecionismo, belas embalagens e manuais, você tem certeza de que o jogo é seu, um medo que costuma aterrorizar os gamers mais jovens. Afinal, o que acontece se um dia a Steam desaparecer?

Mas, elas também têm suas desvantagens. Se você riscar, danificar ou até mesmo perder o jogo, será necessário adquirir uma nova cópia. Isso não acontece com as mídias digitais, é claro.

Uma vez adquiridas, elas estarão sempre em sua biblioteca para que você possa instalar e desinstalar sempre que desejar.

Aqui, ao invés de belos manuais, os desenvolvedores costumam oferecer brindes, como missões especiais ou skins únicos para atrair os jogadores.

Outro problema quando falamos das mídias físicas é que é cada vez mais raro encontrar computadores com leitores de CD/DVD/, o que pode significar um custo extra, principalmente nos PCs mais novos.

Imagem de jovem jogando no PC com um headset e três monitores

Apesar de serem uma excelente opção à primeira vista, com mais launchers, nós enfrentamos uma maior segmentação dos jogadores e comunidades. (Fonte: ExplorerBob/ Pixabay.com)

Tipo de jogo

Ao longo de nossa análise você já pôde conhecer algumas categorias de jogos, como o FPS, MOBAs, MMOs e os mais recentes Battle Royales. Mas os jogos não se limitam a isso. Veja aqui outras categorias bastante conhecidas:

  • Esportes: Essa categoria engloba as principais modalidades esportivas, como futebol, basquete, futebol americano, etc.
  • Corridas: Os jogos de corrida costumam se identificar como Arcade, onde a jogabilidade é mais divertida, e os Simuladores, que são mais realistas e procuram emular a vida real.
  • Simuladores: Falando em vida real, os simuladores permitem que você viva uma vida virtual, seja administrando uma fazenda ou a vida de personagens que você mesmo criou.
  • Construção e gerenciamento: Praticamente todo mundo conhece os famosos jogo de construção de cidade, de parques temáticos ou zoológicos. Aqui você é o administrador, responsável por gerir recursos para vencer os desafios.
  • RPG: O Role-Playing Game, ou jogo de interpretação de personagem, permita que você crie seu próprio herói ou vilão ou viva na pele de um, tomando decisões que afetam o jogo conforme você avança.
  • Luta: Os jogos de luta também são bastante famosos, com franquias como Mortal Kombate, Street Fighter e tantos outros. Eles são uma ótima opção para desafiar os seus amigos.
  • Plataforma: Um dos gêneros mais conhecidos, e um dos primeiros, os jogos de plataforma continuam em alta, seguindo a herança de títulos como Super Mario, Sonic e Mega Man.
  • Shooters: Os jogos de tiro podem ser em primeira ou terceira pessoa, englobando campanhas single ou multiplayer. Já os Shot’em ups seguem um modelo mais arcade, como nos games de plataforma, onde você deve surgir os desafios que vão surgindo na tela.
  • Puzzles: Nada melhorar do que um bom quebra-cabeças para desafiar suas habilidades lógicas. Esse é um gênero mais calmo e bastante explorado no PC. Um ótimo exemplo é a ótima série Portal.

Tamanho do jogo

Todo jogo ocupa um espaço físico em seu HD, e isso pode variar muito de acordo com seus elementos gráficos, tamanho do mapa e se a campanha é limitada ou se trata de um multiplayer massivo.

Enquanto os jogos mais antigos ocupavam um disquete, hoje a mídia digital se tornou a melhor forma de distribuição, já que mesmo quando falamos de Blu-Ray, alguns títulos precisariam de vários discos.

Você pode encontrar o tamanho total que o jogo ocupará nas especificações e durante a instalação.

Geralmente há uma pré-instalação, com os arquivos vitais, e então a instalação em si, quando esses arquivos são descompactados.

Então, antes de instalar o jogo, confira se há o espaço necessário em seu HD. Caso contrário, será necessário desinstalar alguns jogos ou softwares para finalizar o processo.

E, vale lembrar que os jogos recebem cada vez mais patches e atualizações para consertar bugs, o que vai acabar exigindo espaço extra.

Acessórios

Além do mouse e do teclado, existem outros acessórios que ajudam a melhorar a experiência geral e a jogabilidade em si.

Enquanto é mais difícil mirar com um controle tradicional, em jogos de corrida, o controle, ou mesmo um volante, são levam a diversão e a performance a um outro nível.

A maioria dos controles de consoles da nova geração são compatíveis com os PCs, sendo bem práticos de configurar.

O computador também oferece mais opções quando se trata de manches, volantes e até simuladores mais complexos, como aqueles que emulam a cabine de um avião.

E, com a realidade virtual caminhando a passos largos, os óculos VR também estão evoluindo e ganhando cada vez mais jogos desenvolvidos especialmente para ele.

Imagem de controle de Xbox One ao lado de um teclado, mouse e um action figure

O mouse e o teclado são ótimos, mas alguns jogos são melhores quando adaptados para os controles. (Fonte: FOX/ Pexels.com)

Expansões e DLCs

Como mencionamos anteriormente, muitos jogos contam com pacthes e atualizações para consertar bugs e melhorar a performance, mas isso não é tudo.

Cada vez mais os desenvolvedores estão apostando em expansões e DLCs, que são conteúdos adicionais que prolongam a vida útil do jogo, seja través de novas mecânicas, mapas adicionais e até mesmo segmentos inteiros de narrativa.

Eles podem ser vendidos através de assinaturas, como nos MMOs, ou de forma separadamente. E, fique atento no momento da compra, pois as expansões e DLCs precisam do jogo base para funcionar.

(Fonte da imagem destacada: jusuf111/ Pixabay.com)

Por que você pode confiar em mim?

Redatora e psicóloga, é uma entusiasta de gadgets, jogos e utilidades. Adora escrever e experimentar inovações que podem tornar a vida mais prática.