Imagem de pessoa jogando um jogo de corrida no Playstation 4 com controle DualShock
Ultima atualização: 20 de novembro de 2019

Como escolhemos

35Produtos analisados

25Horas investidas

4Estudos avaliados

213Comentários coletados

Com a nova geração de consoles em vista, podemos afirmar que passamos por uma época recheada de bons títulos, principalmente quando se trata de jogos do PS4. Veja a análise completa que o ReviewBox preparou para você.

Possuindo uma ampla gama de jogos exclusivos, o Playstation 4 tem uma base de fãs apaixonados. Não é à toa que ele continua sendo o console mais vendido de sua geração. E, felizmente, ele não vive só desses exclusivos. Confira!




Primeiro, o mais importante

  • Você pode optar por escolher entre mídias físicas ou digitais, porém ambas vão ocupar espaço no HD do PS4.
  • Infelizmente, o Playstation 4 não oferece a opção de retrocompatibilidade. Ao invés disso, eles investiram em remasterizações e remakes de suas principais franquias.
  • É possível adquirir jogos e expansões na loja virtual do PS4, a Playstation Store, utilizando um cartão de crédito ou gift cards (cartões de presente).

Você também pode gostar:

Os melhores jogos de PS4: Nossas recomendação para todo tipo de gamer

Com um catálogo imenso de jogos, tanto em mídia física quanto digital, não é de se estranhar que possa ser um verdadeiro desafio encontrar o título que mais se encaixa em seu perfil. Veja aqui alguns exemplos que separamos para você.

O exclusivo para quem procura uma aventura pós-apocalíptica

Em um mundo onde máquinas e homens lutam pela sobrevivência, você vai acompanhar a história de Aloy, uma habilidosa caçadora desafiando terríveis adversidades. Um RPG exclusivo para o Playstation 4 altamente aclamado entre a crítica e os fãs.

Uma das melhores remasterizações já feitas

Um dos grandes clássicos do Playstation 3 está de volta, totalmente remasterizado para o PS4. Em The Last of Us você vai explorar cidades que foram retomadas pela natureza e uma ameaça zumbi com personagens emblemáticos.

O melhor jogo do Cabeça de Teia já produzido

Com uma mecânica de combate aperfeiçoada, o Homem-Aranha volta ao Playstation 4 com belíssimos gráficos em uma Nova York recheada de referências ao universo Marvel. No comando de um Peter Parker mais experiente, você pode abusar de combos e gadgets para deter os inimigos.

A grande saga do Velho Oeste da Rockstar Games

Red Dead Redempetion 2 revisita o passado de personagens emblemáticos do primeiro jogo em uma história repleta de drama e reviravoltas. Nesse épico RPG de mundo aberto, você vai poder explorar, caçar, pescar e viver na pele as desventuras de Arthur Morgan. Esse é certamente um jogo imperdível disponível para o Playstation 4.

Guia de compra

Desde o seu lançamento em 15 de novembro de 2013, o Playstation 4 investiu pesado em garantir um grande número de jogos exclusivos e oferecer a maior variedade possível de títulos para seus jogadores.

São mais de 200 em catálogo, e outros certamente virão até o lançamento da próxima geração do console. Veja mais informações em nosso guia de compra.

Imagem de homem jogando uma partida de luta em um quarto com decoração gamer

Se há uma coisa em que os jogos dessa geração não decepcionaram foi na qualidade gráfica, levando o Playstation 4 ao seu máximo. (Fonte: StockSnap/ Pixabay.com)

Vale a pena investir no PS4 por seus jogos exclusivos?

Sim, afinal são mais de 20 títulos exclusivos disponíveis para o PS4, muitos deles não estando disponível nem mesmo para PC.

Dentre eles estão séries como Uncharted, God of War e o famoso jogo de corrida Gran Turismo. Não está satisfeito? Que tal Siperman ou o aclamadíssimo Bloodborne? Isso só para citar alguns.

Não há nenhum indício de que isso vai mudar, já que esse é um dos principais fatores que atraem uma legião de fãs para o lado do Playstation 4, principalmente quando a Microsoft demorou a investir em jogos exclusivos para justificar a compra de seu console.

E, se você é o feliz proprietário de uma TV 4K e um Playstation 4 Pro, você pode aproveitar esses exclusivos em uma qualidade gráfica ainda maior.

Imagem mostra um console e controle de PlayStation 4 sobre uma mesa de madeira.

10 de setembro de 2020

Imagem mostra controle em foco com smart tv ligada ao fundo.

4 de agosto de 2020

Quais as vantagens e desvantagens dos jogos de PS4?

Quando estamos falando de jogos de PS4, existem várias vantagens. Para começar, você pode optar entre uma mídia física ou digital. E, no caso da mídia digital, você pode obtê-la diretamente na Playstation Store.

Garantindo horas de diversão, cada vez mais títulos estão oferecendo a opção cross-plataform, onde você pode jogar partidas multiplayers que utilizam outras plataformas, como outros consoles e até mesmo contra jogadores de PC.

E, ao adquirir uma mídia física, você ainda pode recorrer a velha tática de emprestar para um amigo ou até mesmo vender caso você se canse do jogo.

Mas, é preciso estar atento a algumas desvantagens. No caso das mídias físicas, por exemplo, não há como fazer a revenda ou até mesmo emprestar.

E, infelizmente, a Playstation Store não faz parcelamento no cartão, então é preciso que você compre o jogo em seu valor cheio, à vista. O que é uma grande desvantagem levando em consideração o preço elevado dos games.

Vantagens
  • Você pode optar entre mídia física ou digital
  • É possível adquirir a mídia digital diretamente na Playstation Store
  • Alguns jogos já oferecem cross-plataform
  • Os títulos oferecem horas de diversão
  • É possível emprestar mídias físicas
Desvantagens
  • Não é possível emprestar mídias digitais
  • A Playstation Store não faz parcelamento dos jogos

O que é preciso para jogar os jogos de PS4 em partidas multiplayer?

O Playstation 4 tem uma série de jogos para dois jogadores, seja para jogar no modo versus ou então em partidas co-op, onde os dois jogadores trabalham em equipe para superar os desafios apresentados.

Porém, aqui vamos nos focar nos jogos que possuem a função multiplayer, onde você pode enfrentar amigos e oponentes de todo canto do mundo para testar suas habilidades.

Nesse caso, o primeiro passo é possuir uma conexão com a internet. E, quanto mais rápido ela for, melhor serão suas partidas, com menos lags e travadas.

Para melhorar ainda mais a conexão do seu servidor com o videogame, você pode usar um cabo de rede ou um bom roteador gamer, evitando assim alguns fios.

Imagem mostra uma televisão ao fundo e dois controles de Playstation erguidos segurados por duas pessoas.

3 de setembro de 2020

Na foto um menino de costas jogando em frente a um computador.

21 de setembro de 2019

Além disso, para a maioria esmagadora dos jogos, é preciso pagar um serviço de assinatura conhecido como Playstation Plus. Eles oferecem três planos: Mensal, semestral ou anual.

Através desse serviço, você pode acessar os servidores e jogar com outros assinantes do PS Plus.

Felizmente, o serviço costuma oferecer alguns títulos todos os meses para que você possa jogar enquanto estiver pagando por ele. Basta lembrar-se de adicioná-los à sua Biblioteca.

Imagem de dois jogadores disputando uma partida de futebol em um Playstation 4

Não há nada melhor do que disputar algumas boas partidas de futebol com os seus amigos. (Fonte: JESHOOTS.com/ Pexels.com)

Qual a média de tamanho dos jogos de PS4?

O tamanho dos jogos é uma preocupação constante, principalmente porque ele continua aumentando.

Com mundos abertos imensos e a qualidade gráfica que todo gamer deseja, é natural que o tamanho dos jogos tenha aumentado muito nos últimos anos. Se antes um jogo tinha de 2 a 5 GB, hoje a média está mais na casa dos 50 GB.

E, com patches e atualizações, muitos jogos ultrapassam essa média. Alguns chegam a ocupar mais de 100 GB do armazenamento interno.

Mesmo as mídias físicas não estão livres, já que grande parte do conteúdo ainda precisa ser instalado para que o jogo funcione.

Como as versões do Playstation 4 saíram com 500 GB e 1 TB, uma boa opção é investir um pouco em um HD externo, já que a capacidade total do console pode chegar até 4 TB.

Dessa forma você não precisa apagar uma porção de jogos para instalar aquele lançamento que você comprou na pré-venda e está morrendo de vontade de jogar logo.

foco

Você sabia que a versão completa de Red Dead Redemption com todas as suas atualizações ocupa mais de 100 GB do seu HD?

Como manter meus jogos de PS4 atualizados?

Se há uma vantagem dos nossos consoles estarem quase sempre obrigatoriamente ligados a internet é a possibilidade de receber as atualizações mais recentes do seu jogo favorito.

Infelizmente, muitos jogos recebem patches de atualização logo no dia do lançamento para consertar bugs ou realizar pequenos reparos.

E, depois disso, é natural que haja atualizações com novos mapas, missões, etc.

A não ser que essas atualizações façam parte de um DLC, elas são gratuitas e você pode optar por atualizar o jogo manualmente ou de forma automática. Para isso, basta que seu PS4 esteja conectado à internet.

Nessas situações, também não é preciso pagar pelo serviço de assinatura Playstation Plus.

É verdade que posso jogar os jogos de PS4 no PC?

Sim. Em 2014 a Sony anunciou um serviço de streaming chamado Playstation Now, permitindo a seus assinantes um grande catálogo de jogos de suas gerações anteriores, permitindo jogá-los no PC ou no PS4.

Infelizmente, até a data do lançamento da nossa análise, esse serviço ainda não está disponível no Brasil e não há ainda informações de que o serviço funcionará em escala mundial.

Critérios de compra: O que considerar ao escolher um jogo de PS4

Seja para os jogadores casuais ou os mais apaixonados, o Playstation 4 certamente tem um jogo que vai cair no seu gosto, afinal as opções são imensas, desde a RPGs a simuladores.

Porém, antes de fazer a escolha, é preciso entender um pouco mais alguns fatores que são determinantes para sua compra. Confira os tópicos que separamos para sua avaliação.

Depois de avaliar com cuidado cada um desses tópicos, você estará preparado para escolher os melhores jogos de PS4 e passar horas sem fim se divertindo, seja em partidas offline ou contra seus amigos, sem precisar sair de casa.

Compatibilidade

Para a infelicidade dos fãs do Playstation, essa geração não foi capaz de oferecer a opção de retrocompatibilidade, o que permitiria emular ou apenas rodar os jogos das gerações passadas.

O problema aqui ficou por conta da arquitetura de hardware do console, completamente diferente de suas versões anteriores. Isso limitou o PS4 ao seu próprio catálogo de games.

Mas, ainda resta uma esperança. Com o anúncio da próxima geração, é bem provável que o problema de retrocompatibilidade será resolvido, ao menos entre o PS4 e o 5.

Imagem de um Playstation 4 com controle DualShock

Uma recente pareceria com a Microsoft, a Sony promete aperfeiçoar seu serviço de streaming de jogos. (Fonte: InspiredImages/ Pixabay.com)

Tipo de mídia

Outro fator importante a se considerar antes de escolher um jogo de PS4 é o tipo de mídia, e aqui existem vantagens e desvantagens em ambos os casos.

No caso da mídia digital, você não precisa comprar o jogo em uma loja física. Basta baixá-lo diretamente da loja virtual, a Playstation Store.

Outra vantagem da mídia digital é que, uma vez adquirida, ela faz parte da sua biblioteca. Você pode apagar ou reinstalar o jogo sempre que desejar.

A grande desvantagem aqui é que, além de não poder emprestar ou vender o jogo, é que será sempre necessário baixar o jogo novamente, e o tempo pode variar muito de acordo com o tamanho do jogo e de seu plano de internet.

Isso já não acontece com a mídia física, que você pode comprar na loja de sua escolha e ainda realizar uma compra parcelada. O tempo de instalação aqui é ditado pelo hardware do console, e não da sua conexão.

Muitas mídias físicas também oferecem brindes, como mapas, posters e até códigos digitais para que você possa resgatar conteúdo extra exclusivo.

Caso você perca, risque ou danifique a mídia física, acabou.

Porém, caso você perca, risque ou danifique a mídia física, acabou. Você terá perdido seu jogo para sempre. Então, antes de realizar a compra, pense muito bem e considere os prós e os contras de cada mídia.

Horas de jogo

Não há como negar, os jogos custam caro. Então, quando fazemos um investimento assim, o mínimo que esperamos é poder gastar um bom tempo antes de esgotar todas as possibilidades do game.

E aqui, existem algumas opções. Os jogos com um forte elemento multiplayer caíram no gosto de jogadores e desenvolvedores por sua grande capacidade de jogar indefinidamente, até que os servidores morram.

Ainda assim, muitos ainda preferem as campanhas singleplayer, como os famosos RPGs de mundo aberto.

Enquanto alguns apostam em uma história compacta, que duram cerca de 10 horas, outros oferecem campanhas e missões secundárias que estendem o jogo por bastante tempo. Um bom exemplo é o famoso The Witcher 3, ou GTA 5.

Outros jogos levam a repetição a outro nível, como Nier: Automata, onde é preciso completar o jogo várias vezes para obter mais pedaços da história e até mesmo a assistir finais diferentes. E esse é apenas um exemplo.

Independente de qual seja seu gênero favorito, vale a pena levar em consideração o custo/benefício, onde muitas vezes o maior benefício é a duração e possibilidade de repetir a experiência sem se cansar.

 Imagem de uma pessoa segurando o controle DualShock do Playstation 4 diante de uma TV

Lembre-se sempre de fazer pausas regulares entre uma partida e outra para se alongar. (Fonte: JESHOOTS.com/ Pexels.com)

Acessórios

Assim como a maioria dos consoles, o Playstation 4 também investiu em novas tecnologias, fazendo testes e aperfeiçoando o que será o futuro dos jogos.

Podemos destacar aqui principalmente o Playstation Move, que são controle com sensores de movimento, e o VR, sua tecnologia de óculos de realidade virtual.

Imagem mostra um jogador em frente a um monitor de PC utilizando um headset gamer branco com iluminação laranja.

24 de julho de 2020

Com isso, surgiram muitos jogos específicos para essas plataformas, procurando explorar todo o seu potencial. Então, esteja atento para não comprar esses títulos se eles forem exclusivos para o Move ou para o VR.

Para jogar online, um bom headset também é essencial para a comunicação com outros jogadores.

E por fim, temos alguns acessórios que são licenciados, como os volantes, que permitem que você aproveite seus jogos favoritos de corrida em uma experiência mais próxima da realidade.

Imagem de um volante Logitech para Playstation 4

Já imaginou corres pelas principais pistas do mundo na frente de um volante? (Fonte: Lyrrad_Skynyrd/ Pixabay.com)

Remakes e remasterizações

Como tratamos em outros tópicos, o Playstation enfrentou um grande problema ao não conseguir oferecer a retrocompatibilidade, algo que se tornou um destaque de seu concorrente mais direto.

Para driblar esse problema, os desenvolvedores investiram em remakes e remasterizações, e é importante entender a diferença entre eles antes de realizar a compra.

No caso da remasterização, o jogo recebe apenas um tratamento gráfico e algumas melhorias mecânicas para funcionar no Playstation 4, aproveitando todo o potencial da nova geração.

Já o remake é um game reimaginado. Além das melhorias gráficas, eles quase sempre contam com mecânicas aperfeiçoadas, mudanças de câmera e até mesmo novos elementos na história.

Então, antes de comprar, fique atento se o jogo é um remake ou apenas uma remasterização.

(Fonte da imagem destacada: Jaroslav Nymburský/ Pexels.com)

 

Por que você pode confiar em mim?

Redatora e psicóloga, é uma entusiasta de gadgets, jogos e utilidades. Adora escrever e experimentar inovações que podem tornar a vida mais prática.