Imagem de uma jukebox.
Ultima atualização: 16 de agosto de 2020

Como escolhemos

14Produtos analisados

17Horas investidas

3Estudos avaliados

65Comentários coletados

Quem gosta de ouvir músicas selecionadas, deve investir em um aparelho de som vintage chamado Jukebox. Muito popular em lanchonetes mundo afora, hoje em dia é possível ter uma jukebox em casa e utilizar o aparelho para reproduzir seus discos e playlists preferidos.

O design da jukebox é o mesmo de antigamente, a diferença é que este aparelho de som oferece recursos tecnológicos que não estavam presentes nos modelos de antigamente. Continue a leitura para saber mais sobre o assunto.




Primeiro, o mais importante

  • Você pode ter uma jukebox em casa, mas tenha em mente que o aparelho é muito menor do que os modelos encontrados em lanchonetes, bares e restaurantes nas décadas de 1950.
  • Você pode escolher entre uma jukebox de chão ou de parede. Importante mencionar que você encontra um aparelho que possui o design de uma jukebox, mas é apenas uma caixa de som comum.
  • Para utilizar uma jukebox antigamente, era preciso inserir uma ficha, moeda ou cédula na máquina antes de reproduzir a música desejada. No entanto, a jukebox moderna não precisa disso, basta selecionar a música e dar play.
  • A Jukebox moderna pode reproduzir suas músicas preferidas através de um disco de vinil, CD ou playlists de serviços de streaming de música – quando conectado ao smartphone ou tablet.

Você também pode gostar:

As melhores Jukeboxes: Nossas recomendações de compra

Preparamos uma lista com os melhores modelos de jukebox a venda na Amazon Brasil e Americana, esperamos que goste:

A melhor caixa de som com design de jukebox

Essa caixa de som é ideal para quem procura um aparelho de som moderno com design vintage. A caixa possui um alto-falante com 35W de potência e reproduz músicas diretamente de rádio AM/ FM, cartão de memória, pen drive ou dispositivos móveis. Acompanha um controle remoto.

A jukebox clássica

Essa jukebox clássica reproduz músicas em rádio AM e FM, discos e dispositivos móveis – possui entrada USB para pen drive, smartphone ou tablet e leitor para cartão de memória. Acompanha controle remoto. O aparelho possui dimensões compactas e é perfeito para uso doméstico.

O modelo mais bem avaliado

Essa Jukebox possui design clássico dos anos 1950. Oferece um alto-falante embutido que reproduz músicas através de um dispositivo móvel conectado via Bluetooth a uma distância de até 10 metros. Além disso reproduz músicas de rádio FM. Conta com um tubo de luz LED que alterna em cinco tonalidades. Observação: O produto está disponível na Amazon internacional, mas é entregue no Brasil.

A jukebox com design divertido

Reunindo estilo clássico e tecnologia moderna, essa Jukebox transmite músicas de seus dispositivos preferidos como smartphone, tablet, MP3 player e outros, basta conectá-los via Bluetooth. Também conta com entrada auxiliar – cabo 3,5mm. Outro diferencial é a possibilidade de reproduzir rádio AM e FM. Possui luzes coloridas. Compra internacional entregue no Brasil.

Guia de Compra

Quem era jovem nas décadas de 1950 e 1960 deve se lembrar da Jukebox, um aparelho de som que reproduzia músicas dos discos de vinis, bastava selecionar a música que gostaria de ouvir e colocar uma moeda ou ficha para reproduzi-la.

Atualmente, o aparelho de som mantém o design vintage mas possui tamanho compacto e reproduz músicas de serviços de streaming de música, basta conectá-lo ao smartphone ou tablet via Bluetooth. Ficou interessado? Leia este Guia de Compra e saiba mais.

Imagem de uma garota posando em frente a uma jukebox.

A jukebox é um aparelho de som clássico. (Fonte: Cleiton Ewerton/ Pexels.com)

O que é uma Jukebox?

De modo geral, a jukebox é um aparelho de som com grande capacidade de armazenamento e execução de músicas e videoclipes musicais.

Esse equipamento de autosserviço tem funcionamento similar a de uma vending machine, ou seja, máquina de venda automática de salgados, doces, refrigerantes e outros, com a diferença que o equipamento está associado à cultura e entretenimento.

Para utilizar uma jukebox, basta colocar uma ficha, moeda ou cédula, escolher a música e aproveitar. São diversos discos de artistas e bandas de diferentes estilos musicais.

Atualmente, você ainda encontra a jukebox em estabelecimento comerciais, principalmente os que valorizam o estilo de decoração vintage, no entanto, você já pode comprar um aparelho desses para a sua casa.

Imagem de uma jukebox.

A jukebox é um aparelho de som retrô. (Fonte: Nuno_lopes/ Pixabay.com)

Quais são as tecnologias de uma jukebox?

A jukebox tradicional possui funcionamento eletromecânico e conteúdo musical composto por inúmeros discos – as mais antigas utilizam discos de vinil e as mais modernas utilizam CD.

Já a jukebox moderna possui tecnologia digital que reproduz musicas diretamente de dispositivos móveis, como smartphone, tablet e outros gadgets. Também reproduz músicas de cartão SSD ou dispositivos conectados via cabo USB.

Como utilizar uma jukebox?

Para navegar pela interface de uma jukebox, seja o modelo clássico ou moderno, você pode utilizar o teclado, botões ou controle remoto para selecionar músicas ou vídeos de sua preferência – você pode escolher faixa por faixa ou reproduzir uma playlist previamente criada.

Ambos os modelos possibilitam que você controle o volume da reprodução sonora, seja de modo automático ou manual – através de botões de volume do equipamento, controle remoto ou pelo dispositivo móvel conectado.

foco

Você sabia que a jukebox clássica possui controle de volume automático?

O recurso é previsto para respeitar a legislação de restrição de ruídos em horário diurno ou noturno. Desse modo, embora seja possível selecionar determinada faixa musical, não é possível aumentar ou abaixar o volume da música.

Quais são os diferentes modelos de jukebox?

Uma das maiores diferenças entre os modelos de jukebox são as variações de gabinetes. O modelo clássico é denominado jukebox de chão/ piso e consiste em um aparelho com sistema de som integrado, estrutura robusta e rodízios utilizados na movimentação.

A jukebox de parede geralmente é fixada à parede do estabelecimento comercial e possui caixas de som distintas – para melhor distribuição sonora e menor espaço para instalação.

A jukebox de uso doméstico possui design muito similar à jukebox de chão/ piso, com a única diferença de possuir dimensões reduzidas.

Qual é a história da Jukebox?

A primeira jukebox surgiu em 1890. O aparelho era enorme e precisava de uma sala cheia de fonógrafos para funcionar. Quando uma pessoa escolhia uma música, um desses fonógrafos reproduzia a faixa escolhida.

Nessa época, o aparelho recebia diferentes denominações: “fonógrafo”, “fonógrafo automático”, “fonógrafo automático operado por moedas” ou “fonógrafo operado por moeda”. O termo jukebox só surgiu décadas depois.

foco

Você sabia que o termo jukebox surgiu apenas na década de 1930?

Acredita-se que o nome foi dado porque as máquinas eram facilmente encontrados em juke points, pequenos estabelecimentos comerciais que ofereciam bebidas, músicas, danças e jogos como fontes de entretenimento.

Em 1918, Hobart C. Niblack desenvolveu o primeiro dispositivo sonora que trocava de faixa musical automaticamente, levando ao lançamento da primeira jukebox seletiva que seria introduzida no mercado em 1927 pela Automated Musical Instrument Company.

A partir do lançamento, a jukebox tonou-se ainda mais popular, alcançando o auge entre as décadas de 1940 a 1950.

Durante essas décadas, cerca de 75% dos lançamentos musicais norte-americanos ocorriam primeiro em uma jukebox, gerando uma receita significativa para as empresas produtoras de discos.

Com os anos, a jukebox se modernizou e ganhou um design parecido com o que conhecemos hoje, ou seja, gabinete de madeira nogueira, efeitos de luzes coloridas e diversos botões de comando. Inicialmente, comportava cerca de 20 discos, com o tempo, a capacidade subiu para 200 discos.

Após a década de 1960, com o lançamento de aparelhos de música portáteis, as jukeboxes começaram a desaparecer das lanchonetes, bares e restaurantes. Hoje em dia, o aparelho retornou com design clássico e funcionalidades modernas.

Imagem de um menino escolhendo uma música para tocar em uma jukebox.

Várias fases compõem a história da jukebox. (Fonte: Kelly Sikkema/ Unsplash.com)

Vale a pena ter uma jukebox em casa ou apenas em estabelecimentos comerciais?

As vezes ela passa despercebida, mas definitivamente adiciona um clima vintage aos estabelecimentos em estilo retrô ou com decoração inspirada no rock clássico, geração marcada por músicas de Elvis Presley e Roy Orbison. Estamos falando da Jukebox!

Para lanchonetes, restaurantes, bares e barbearias que mantém um estilo de decoração inspirado nos anos 1950, recomendamos a compra de uma jukebox clássica, de piso ou parede. O aparelho pode ser encontrado em lojas especializadas.

Mas se você aprecia bastante um aparelho de som singular, tanto no que diz respeito ao estilo de reprodução das músicas, quanto ao design clássico, recomendamos que você compre uma jukebox moderna e instale-a em sua casa.

Imagem de uma mulher dançando ao som de uma jukebox.

A jukebox compõe a decoração de estabelecimentos comerciais em estilo retrô. (Fonte: Victoria_Borodinova/ Pixabay.com)

Como funciona uma jukebox clássica?

A jukebox clássica é um equipamento sonoro que oferece aos usuários o acesso a um conjunto de discos com músicas em gêneros musicais variados.

O posicionamento dos discos é feito por um braço mecânico que percorre um trilho vertical. Quando posicionado em frente a bandeja que contém o disco selecionado, o braço coleta o disco e o coloca na unidade de leitura.

Os discos podem ser adicionados diretamente nas bandejas ou por meio do mailbox. Equipamentos como esse se dividem entre os que têm leitor de bandeja/ torre de discos e os que têm um leitor por CD.

Critérios de compra: Como comparar os diferentes modelos de jukebox

Pretende comprar uma jukebox para adicionar um toque vintage na decoração de seu estabelecimento comercial? Ou deseja comprar uma dessas pois aprecia a qualidade sonora e o estilo de funcionamento de uma jukebox?

Independentemente de sua resposta, sugerimos que você analise algumas características que mudam de um modelo para o outro e estão listadas abaixo:

Vamos detalhar cada um dos critérios de compra ao longo desta seção. Não deixe de compartilhar conosco suas histórias com uma jukebox na seção de comentários.

Reprodução das músicas

Uma das principais características que devem ser avaliadas ao escolher uma jukebox é o estilo de reprodução das músicas: Discos, rádio e/ou dispositivos móveis.

Tanto os modelos antigos, quanto os mais modernos, podem reproduzir as músicas através de discos de vinil ou CDs. Outros não possuem leitor de discos, mas reproduzem músicas diretamente de cartão de memória, pen drive, smartphone ou tablet.

Você também encontra modelos que reproduzem músicas de estações de rádio em frequências AM e FM. Além de poder ouvir seus programas favoritos, você sentirá como se estivesse voltado no tempo.

Conexões

Também é possível reproduzir as canções através de outros dispositivos móveis, basta conectar o aparelho através da entrada USB, RCA ou cabo auxiliar.

Para quem não gosta do excesso de cabos, sugerimos a escolha de um modelo de jukebox com tecnologia Bluetooth apenas.

Funcionalidades especiais

Você gosta muito das músicas que tocam nos discos de vinil de sua jukebox e gostaria de armazená-las em um dispositivo móvel? Saiba que alguns modelos de jukebox possuem função “Gravação”, que permite gravar as faixas diretamente do disco para um pen drive.

Você só precisará conectar a mídia à porta USB de sua jukebox, acionar o comando de gravação e reproduzir a(s) música(s) desejada(s). Bastante simples!

Imagem de uma jukebox.

A jukebox pode reproduzir músicas diretamente de discos de vinil. (Fonte: Pixabay/ Pexels.com)

Design e acessórios

Ao comprar uma caixa de som ou jukebox, significa que você aprecia o design vintage do aparelho de som, não é mesmo? Nesse sentido, avalie se o aparelho possui luzes que mudam de cor e piscam no ritmo das batidas das músicas.

Atente-se também aos acessórios que acompanham sua jukebox. Alguns modelos, por exemplo, acompanham controle remoto. Ao comprar um aparelho com esse acessório, você não precisa levantar-se do sofá para trocar de faixa, mudar de estação de rádio ou trocar o disco.

(Fonte da imagem destacada: Olegdudko/ 123RF.com)

Por que você pode confiar em mim?

Apaixonada por ler e escrever, empenha-se em produzir conteúdo relevante sobre áreas pelas quais tem muito interesse, como tecnologia, qualidade de vida, beleza e lazer.