Imagem mostra duas crianças praticando karatê junto a um adulto.
Ultima atualização: 23 de julho de 2020

Como escolhemos

13Produtos analisados

16Horas investidas

3Estudos avaliados

60Comentários coletados

Bem-vindo ao ReviewBox Brasil! Se você escolheu o karatê como atividade para que seu filho possa ter um ótimo desenvolvimento físico e mental, precisa garantir que ele conte com a indumentária adequada! Por isso, kimono de karatê infantil é o tema do nosso artigo de hoje!

O karatê é uma arte marcial com séculos de existência e estabelecida no mundo todo. A sua prática é fantástica para a saúde física e mental tanto de adultos, como de crianças. E o kimono, ou karategi, é fundamental! Fique conosco para aprender como adquirir a indumentária ideal para as suas crianças.




Primeiro, o mais importante

  • Os benefícios do karatê para as crianças são incontáveis. Eles aparecem tanto no desenvolvimento físico e mental, como na facilidade de defesa pessoal que surge desde cedo.
  • É importante que os kimonos de karatê infantis sejam ainda mais confortáveis e resistentes que os adultos, uma vez que crianças tendem a ser menos cuidadosas e a se incomodarem com maior facilidade.
  • Existem boas opções de tecidos de kimonos de karatê infantil, com os 100% algodão e os que misturam algodão e poliéster sendo os mais populares.

Você também pode gostar:

Os melhores kimonos de karatê infantis: Nossas recomendações

Kimonos infantis de karatê precisam ter um conforto extra e serem muito duráveis. Para te ajudar na escolha, selecionamos alguns modelos da mais alta qualidade, capazes de agradar tanto aos pais, como aos pequenos!

Um kimono de karatê infantil extra resistente

Para que a durabilidade seja garantida, um kimono infantil precisa ter investimento especial em resistência. A Keiko faz exatamente isso nesse modelo, que está disponível em cinco tamanhos diferentes. As costuras têm reforços extras e o material, sarja 100% de algodão, resiste aos mais diversos impactos e atritos.

Para quem busca uma marca consagrada

Quando procuramos por artigos esportivos, normalmente pensamos imediatamente na Adidas. A empresa alemã também capricha em seus kimonos de karatê infantis: Fabricado 60% em algodão e 40% em poliéster, tem costuras reforçadas. Outro diferencial é o elástico na cintura, que dá maior conforto e capacidade de ajuste.

O kimono de karatê infantil cor de rosa

Que tal investir em um kimono rosa muito bonito, desenhado especialmente para quem gosta da cor? Esse modelo da Keiko traz todas as tecnologias dos demais modelos, como a sarja de alta qualidade e as costuras reforçadas, mas acrescenta a beleza do design. Acompanha uma faixa e está disponível em cinco tamanhos.

Guia de compra

Você tem dúvidas sobre os benefícios que o karatê pode trazer para seus filhos? Ou já decidiu por esse esporte, mas ainda não sabe como escolher o melhor kimono?

De uma forma ou de outra, chegamos ao guia de compra, o setor que traz as mais completas respostas a todas as dúvidas sobre kimonos de karatê infantis!

Imagem mostra duas crianças treinando karatê lado a lado.

O karatê ajuda muito no desenvolvimento físico das crianças. (Fonte: ZyfHjvfyjdf/ Pixabay.com)

Quais os benefícios do karatê para crianças?

O karatê é uma arte marcial recomendada para todas as idades. Até mesmo crianças muito pequenas, com quatro ou cinco anos de idade, já podem praticá-lo: E ganhar muito com isso!

Há benefícios do karatê tanto no desenvolvimento físico, como no mental. Para o primeiro, questões como coordenação motora, equilíbrio, capacidade respiratória e capacidade vascular ganham reforços especiais. E estimular todas essas habilidades ainda na infância é muito importante!

Já no lado mental, podemos destacar a disciplina, que é um dos mantras do karatê, e o autocontrole. Além disso, a modalidade ajuda a evitar que transtornos como ansiedade e depressão se desenvolvam e melhora a capacidade de concentração.

Junto a tudo isso, ainda existe o benefício da criança crescer sabendo se defender, já que o karatê é uma excelente forma de defesa pessoal.

Veja na tabela a seguir as principais vantagens da prática do karatê para crianças:

Vantagens
  • Promove grande desenvolvimento físico
  • Ajuda a evitar transtornos mentais
  • Aumenta a disciplina
  • Garante maior autoestima e capacidade de concentração
  • Excelente forma de defesa pessoal
Desvantagens
  • Requer a compra da indumentária correta

Quais as características especiais dos kimonos infantis?

Sabemos que crianças são menos cuidadosas que adultos. Elas podem se engajar em brincadeiras diversas capazes de danificar um kimono como rolar no chão ou puxar e empurrar os colegas. Por isso, os modelos infantis precisam ter algumas características especiais.

A primeira coisa que faz a diferença é que kimonos infantis costumam ser mais reforçados. Tanto há tecidos mais fortes, como a sarja de algodão, como costuras feitas com atenção especial. É preciso garantir que a criança não irá inutilizar a indumentária logo após a aquisição.

Outra questão é a manutenção do tamanho. Como crianças crescem rápido e perdem roupas com incrível velocidade, os kimonos podem servir por pouquíssimo tempo se tiverem grande encolhimento. São mais usados os tecidos que sofrem menos com tal problema.

O conforto também é importante, já que crianças podem se sentir extremamente incomodadas caso o kimono não esteja totalmente adequado aos seus pequenos corpos. Você encontrará nos modelos infantis mais recursos como elásticos e cordões, um pouco raros nas indumentárias adultas.

foco

Você sabia que o karatê foi trazido ao Brasil por imigrantes japoneses no ano de 1908? A prática passou um longo tempo acontecendo de maneira informal até que em 1956 foi inaugurada a primeira academia no centro de São Paulo.

Por que optar por um kimono infantil de qualidade?

Como mencionamos acima, crianças tendem a participar de várias brincadeiras que podem danificar os kimonos. Caso a indumentária não seja de alta qualidade, ela pode se danificar rapidamente, levando a prejuízos financeiros.

Um kimono confortável aumenta as chances da criança gostar da prática do karatê.

A prática do karatê será muito mais divertida se feita com um kimono confortável, que não limite movimentos, nem cause incômodos. Assim, é possível que a criança sinta mais vontade de continuar seu caminho na modalidade e não desista com facilidade.

Também é importante optar por modelos que tenham resistência maior ao encolhimento, fazendo com que eles não sejam perdidos com facilidade para o natural crescimento das crianças.

Um bom kimono, resistente e durável, pode até ser reaproveitado por irmãos menores e ou outras crianças que também desejem praticar o karatê. Assim, é possível juntar o desenvolvimento infantil de seus filhos com solidariedade e amizade!

Quais os tamanhos de kimonos infantis?

Comprar o tamanho certo de kimono é fundamental, ainda mais quando falamos de crianças. Por isso, precisamos entender bem como funcionam as medidas.

Os kimonos infantis e juvenis são identificados pela letra M e pela numeração que vai de 0 a 4. Portanto, é possível comprar cinco medidas diferentes, que são M0, M1, M2, M3 e M4.

Ao escolher um kimono para seus filhos, busque sempre modelos indicados para altura e peso um pouco acima do que consta na tabela. Assim, levará mais tempo para que ele seja perdido pelo crescimento natural das crianças.

Preparamos uma tabela para que você entenda exatamente como funciona o sistema de medida de kimonos infantis e juvenis:

Medida do kimono Altura Peso
M0 Até 1,30 metro Até 30 kg
M1 1,25 até 1,35 metro Até 35 kg
M2 1,30 até 1,40 metro Até 40 kg
M3 1,35 até 1,45 metro Até 55 kg
M4 1,45 até 1,60 metro Até 60 kg

A partir de 1,60 metro de altura deve-se optar por modelos adultos.

Como cuidar de um kimono de karatê infantil?

Ao contrário do que diz o costume popular, kimonos devem sim ser lavados. O suor e as sujeiras podem prejudicar o tecido, além das óbvias questões de higiene envolvidas.

Lave o kimono sempre com água fria e sem produtos químicos.

Porém, lave o kimono sempre do avesso, com água fria e sem produtos químicos. Essa é a melhor opção para evitar um grande problema com essa indumentária que é o encolhimento, principalmente quando falamos de modelos infantis.

Também é ideal evitar que um kimono seja colocado ao sol, outra situação que pode colaborar com o encolhimento. Secadoras elétricas também não são uma boa opção. O melhor é escolher por uma secagem à sombra, mais lenta e mais segura.

Com os cuidados adequados, um kimono infantil pode ter uma longa durabilidade!

Quanto custa e onde comprar um kimono de karatê infantil?

As variações de preços em kimonos de karatê infantis acontecem principalmente de acordo com o tamanho e a marca. Os mais baratos, que já podem ter alguma qualidade, custam cerca de R$ 50, enquanto os mais caros, bastante reforçados, podem chegar a R$ 150.

Lojas especializadas em artigos esportivos e academias de artes marciais são boas opções para a compra de um kimono infantil. Você também pode optar por fazer a aquisição pela internet: A Amazon brasileira tem ótimas possibilidades, bem como Amazon internacional e Mercado Livre.

Critérios de compra: Fatores para a escolha de um kimono de karatê infantil

Além do que já discutimos, há alguns critérios técnicos que podem te ajudar bastante a escolher o kimono ideal para seus filhos. Selecionamos quatro quesitos importantes:

Abaixo, você descobre mais sobre cada um!

Conforto

Se nós adultos não gostamos de ficar desconfortáveis e nos sentimos muito incomodados quando tal coisa ocorre, com as crianças o problema é ainda maior. Por isso, um kimono de karatê infantil precisa oferecer um conforto bastante acima da média.

Dentre os recursos que um kimono pode ter para que o conforto seja de alto nível, é possível destacar o corte mais largo perto de regiões como axilas e joelhos, facilitando a movimentação, os elásticos e cordões na cintura, impedindo o aperto, e a boa qualidade das costuras, fazendo com que o corpo não seja machucado.

Quanto mais dessas características um kimono infantil tiver, melhor a criança se sentirá praticando o karatê!

Imagem mostra um treinamento de karatê com diversas crianças.

Há kimonos de karatê infantis ideais para todos os gostos! (Fonte: ionasnicolae/ Pixabay.com)

Material

Existem duas principais opções de materiais para kimonos de karatê: 100% em algodão ou mistura de algodão com tecidos sintéticos.

Os kimonos 100% algodão são ideais para quem tem alergia a tecido sintético.

Os modelos 100% algodão, que podem ser de brim ou sarja, são ideais para quem tem alergia a tecidos sintéticos ou busca um conforto acima da média. Os preços também podem ser mais elevados e existe uma dificuldade maior no momento da lavagem.

É mais comum encontrar kimonos que misturam algodão com tecidos sintéticos, como o poliéster. As grandes vantagens são os preços mais baixos e o menor encolhimento, mas não há nem tanto conforto, nem tanta durabilidade. De toda forma, as duas opções podem ser boas escolhas.

Design e corte

Eventualmente, uma criança ou principalmente um adolescente pode querer se sentir mais bonita ou representada em seu kimono. É possível escolher modelos ou com desenhos e logos mais chamativos, ou com cores especiais, como o rosa ou o azul.

Também existem tipos diferentes de corte de karategi: Olímpico, europeu e tradicional. O que varia aqui é o comprimento de mangas e pernas. Em ordem, o europeu é o maior, seguido pelo olímpico e o tradicional, que como o nome já diz é o mais comum de ser encontrado.

Caso você tenha à sua disposição modelos com mais de um corte, o ideal é escolher aquele que faz a criança se sentir mais confortável.

Durabilidade

Já comentamos sobre o quanto a hiperatividade infantil pode desgastar rapidamente um kimono de karatê. É por isso que você deve sempre optar por modelos de boa procedência, marcas de renome ou materiais de qualidade comprovada.

Por mais que um kimono infantil seja perdido rapidamente devido ao crescimento, é importante que um modelo possa acompanhar a criança pelo maior tempo possível e que, caso ainda esteja em condições, possa até servir como doação para familiares ou crianças que não podem pagar pela indumentária!

(Fonte da imagem destacada: PublicDomainPictures/ Pixabay.com)

Por que você pode confiar em mim?

Carlos Massari Jornalista
Jornalista especializado em esportes e podcaster. Apaixonado por cinema, literatura e artes em geral. Curioso nato, pesquisa e escreve sobre diversas áreas, principalmente tecnologia, ferramentas, artigos esportivos e objetos que tornam a vida e o cotidiano mais fáceis.