Imagem de carne temperada junto com kit de garfo e faca
Ultima atualização: 29 de março de 2020

Como escolhemos

8Produtos analisados

14Horas investidas

2Estudos avaliados

73Comentários coletados

Olá, seja muito bem-vindo ao ReviewBox Brasil. Hoje vamos falar sobre uma verdadeira paixão nacional e como você pode elevar a experiência utilizando um belo kit churrasco Tramontina.

Para fazer uma boa carne na brasa, uma boa faca e outros utensílios fazem toda a diferença. Em nossa análise vamos explicar tudo o que é preciso para fazer a melhor escolha e mudar a forma como você prepara seu churrasco.




Primeiro, o mais importante

  • É possível encontrar desde kits mais simples, com alguns poucos utensílios, até os maiores, com mais peças.
  • Antes de realizar a compra, verifique fatores como tamanho das facas, material do cabo e cuidados específicos para higienização.
  • A Tramontina produz kits com vários tipos de estilo. Procure aquele que mais combina com sua área de churrasco.

Você também pode gostar:

Os melhores kits de churrasco Tramontina: Nossas indicações

A Tramontina é uma marca forte e reconhecida dos brasileiros quando pensamos em facas e utensílios domésticos. Dê uma olhadinha em alguns kits que separamos para você.

Uma opção simples para quem está começando

Esse kit de quatro peças inclui duas facas com tratamento térmico para maior durabilidade, um garfo e uma chaira com haste de carbono, revestida de cromo-duro para afiação das lâminas. Os cabos são produzidos em polipropileno, fáceis de limpar.

Um dos kits mais práticos do mercado

Quer descomplicar seu churrasco? Tudo o que você precisa é de uma boa faca de aço inox, um garfo e uma tábua de corte de madeira de alta qualidade. Essas são as peças que compõe esse kit. Aqui os cabos são confeccionados com polywood tratado e rebites de alumínio.

Nossa recomendação para churrasqueiros mais exigentes

Para quem procura uma opção mais completa, esse kit Tramontina com 14 peças não deixa a desejar. São seis facas e garfos para servir, uma lâmina mais robusta para corte e um garfo mais alongado para manipular a carne. Tudo feito em aço inox de altíssima qualidade, com cabos de madeira polywood.

Guia de compra

Para a maioria dos brasileiros, o churrasquinho de fim de semana com a família e amigos é um verdadeiro ritual. E, tanto para facilitar sua vida e servir os convidados com o que há de melhor, investir em um bom kit Tramontina é essencial.

E as opções aqui são enormes, o que pode acabar dificultando um pouco a escolha. Para ajudá-lo nessa missão, não deixe de conferir nosso guia de compras para mais detalhes.

Imagem de pessoa manipulando a carne com um pegador metálico

Com um bom pegador você não precisa ficar mais longe da churrasqueira e manipular a carne com mais cuidado. (Fonte: kaboompics/ Pixabay.com)

Por que a Tramontina se destaca no mercado?

A marca nasceu em 1911, quando o filho de italianos Valentin Tramontina iniciou seus negócios de cutelaria no que viria a se tornar a cidade de Carlos Barbosa.

Hoje, são dez fábricas espalhadas pelo Brasil, responsáveis por um portifólio de 17 mil itens que são exportados para 118 países com itens de altíssima qualidade.

Isso é uma prova de como seus utensílios são confiáveis, com kits de churrasco que, bem cuidados, podem durar uma vida inteira. Veja mais vantagens e benefícios que destacam a marca no tópico abaixo.

foco

Você sabia que a Tramontina iniciou seus negócios produzindo e vendendo canivetes?

Quais as vantagens e desvantagens do kit de churrasco Tramontina?

A Tramontina se destaca no mercado porque suas facas produzidas em aço inoxidável possuem altíssima qualidade e você pode optar por cabos em plástico ou madeira.

E elas não são apenas práticas, mas bonitas também. Você pode escolher entre uma infinidade de estilos, cores e acabamentos. E, se a intenção é não gastar muito, é possível encontrar kits com número de peças variados, todos com alta resistência e durabilidade.

No entanto, é preciso ficar atento e cuidar bem das facas, já que elas costumam perder o fio ao longo do tempo. Outro fator que pode ser limitador é o preço, que costuma ser maior do que em talheres tradicionais.

Vantagens
  • Facas em aço inox de qualidade
  • Cabos em plástico ou madeira
  • Kits com vários estilos e número de peças
  • Alta resistência e durabilidade
Desvantagens
  • Com o tempo, as facas podem perder o fio
  • O preço é um pouco mais elevado

Quais as principais peças em um bom kit de churrasco Tramontina?

Outra vantagem dos kits de churrasco é que você não precisa comprar todas as peças de uma vez. É possível ir adicionando novos utensílios conforme sua necessidade, mas alguns deles são vitais:

  • Faca: Esse é certamente o mais indispensável, e uma boa faca faz toda a diferença para obtenção de cortes mais precisos. Existem até mesmo diferentes facas para cada tipo de carne.
  • Garfo: O garfo com dois dentes é o mais comum para manipular a carne que está na grelha. Opte por formatos mais alongados e com cabo com uma boa superfície de contato.
  • Pegador: Diferente do garfo, com o pegador é mais fácil manipular outros alimentos que estão na grelha ou pegar mais facilmente pedaços de carne maiores.
  • Tábua: Uma boa tábua de corte também é indispensável em um kit de churrasco. Ela pode ser produzida em vários materiais, estilos e tamanhos.
  • Chaira: A chaira nada mais é do que um amolador para suas facas. Com o tempo, esse é um item que pode se mostrar importantíssimo para a manutenção do seu kit de churrasco.

A Tramontina também oferece kits para servir, com facas e garfos com estilo mais robusto. Vale a pena dar uma conferida.

Que cuidados eu devo ter com o kit de churrasco Tramontina?

Apesar dos utensílios Tramontina serem resistente e duráveis, é preciso tomar alguns cuidados para aumentar sua vida útil. No caso das facas, por exemplo, é muito importante mantê-las sempre bem afiadas para não danificar a carne no momento do corte.

As tábuas, especialmente as de madeira, também precisam de higienização cuidadosa para não haver a transferência de germes e bactérias entre um churrasco e outro.

Como cada kit é confeccionado em materiais diferentes, especialmente nos cabos, consulte as recomendações do fabricante sobre a higienização e armazenamento das peças em seu jogo.

E, se você quer equipar sua casa com mais produtos Tramontina, veja esses itens que separamos especialmente para você.

Critérios de compra: O que analisar ao comprar um kit churrasco Tramontina

Já se acha pronto para escolher qual o kit Tramontina que vai incrementar seu churrasco? Calma. Com tanta variedade, é preciso ficar de olho em alguns critérios para fazer a escolha certa.

Nos tópicos abaixo separamos informações e detalhes úteis sobre o material, tamanho, número de peças e até como combinar o melhor estilo com os utensílios que você já possui. Depois disso, basta aproveitar uma bela carne na grelha.

Material

Um dos principais fatores a considerar antes de comprar um kit de churrasco é o material das peças. A Tramontina costuma utilizar o aço inoxidável em suas peças metálicas, como facas, garfos e pegadores.

O detalhe aqui fica por conta dos cabos, que podem ser de diferentes tipos de madeira ou de plástico, o que pode influenciar em fatores como conforto e higienização. Isso vale também para as chairas e tábuas de corte.

Imagem de faca junto de carne cortada sobre tábua de madeira

Uma boa faca faz toda diferença para obter um corte limpo e preciso sem “mastigar” a carne. (Fonte: felix_w/ Pixabay.com)

Número de peças

O número de peças também pode variar muito de um kit para o outro. Aqui, o mais importante é considerar quais são suas necessidades. O básico é começar com uma faca e garfo.

Muitos kits incluem a chaira, tábua de corte e pegador.

Agora, se você está disposto a investir em um conjunto mais completo, muitos kits incluem a chaira, tábua de corte e pegador. E, para experiência ficar realmente uniforme, alguns kits também oferecem uma variedade de facas e garfos para servir.

Analise o tamanho da sua família ou quantos amigos você costuma receber para seus churrascos para determinar qual a melhor opção.

Dimensões das peças

Outro detalhe ao qual você deve estar atento é o tamanho das peças. Quando falamos de utensílios de churrasco, os cabos costumam ser maiores para facilitar a manipulação dos alimentos na churrasqueira.

As facas também costumam ser maiores e mais robustas para facilitar o corte de pedaços maiores de carne. O importante aqui é escolher qual será o kit mais confortável para facilitar sua vida.

Imagem de faca junto de carne temperada sobre tábua de madeira

É importante escolher a faca certa para cada tipo de carne. (Fonte: Bru-nO/ Pixabay.com)

Design e estilo

Por último, a Tramontina não se destaca apenas pela qualidade de seus utensílios, mas também pelo estilo e design. Isso influencia tanto o formato quanto o material dos cabos, por exemplo.

A dica aqui é escolher um kit que combine com sua área de churrasco e os demais utensílios que você já possui. Pode parecer bobagem, mas até mesmo os pequenos detalhes fazem toda a diferença para elevar a experiência de um churrasco.

(Fonte da imagem destacada: RitaE/ Pixabay.com)

Por que você pode confiar em nós?

Paola Vieira Personal Cook
Ir à casa das pessoas e preparar um jantar especial é algo que Paola ama - e sabe muito bem - fazer. Formada em gastronomia, ela ganha a vida preparando menus especiais para ocasiões mais especiais ainda. E não pense que ela tem qualquer tipo de "preconceito gastronômico". Paola sabe cozinhar de tudo, e uma de suas especialidades é um bom churrasco.
Redatora e psicóloga, é uma entusiasta de gadgets, jogos e utilidades. Adora escrever e experimentar inovações que podem tornar a vida mais prática.