Na foto uma mesa com diversos produtos para as unhas como alicates, espátulas, lixas e amostras de esmalte.

Manter as unhas em bom estado é importante não somente para o visual, mas também para a saúde. Nessa parte do corpo podem se acumular sujeiras e até mesmo microrganismos que podem ser prejudiciais à saúde. Para resolver esse problema existe o kit manicure e é sobre ele que vamos falar hoje aqui no ReviewBox Brasil.

Disponível em versões para adultos e crianças, no kit manicure é possível encontrar diversos instrumentos para cortar, lixar e cuidar das unhas. Ele é ideal para ser mantido em casa e nesse artigo iremos te explicar tudo a respeito desse produto.



Primeiro, o mais importante

  • O kit manicure é encontrado em diversas conformações e existem opções com duas, três e até mais peças.
  • Esse produto pode ser comprado pronto ou então montado de acordo com as necessidades.
  • O kit manicure é uma boa alternativa para quem frequenta salões de beleza, mas não gosta de usar instrumentos compartilhados.

Você também pode gostar:

Os melhores kits manicure: Nossas escolhas

Ter um kit manicure é a melhor maneira de manter as unhas em dia sem precisar sair de casa. Por isso, é possível encontrar diversas opções desse produto para comprar. Dentre elas, algumas estão entre as mais bem avaliadas e você confere abaixo as melhores.

O kit manicure ideal para bebês

Essa versão de kit manicure é indicada para bebês e crianças pequenas. Ela conta com três peças, sendo uma tesoura de ponta arredondada, um cortador de unha e uma lixa suave. Esse produto é confeccionado na cor azul com detalhes em branco.

Uma opção de kit manicure para levar para todos os lugares

Esse kit manicure foi desenvolvido especialmente para os bebês e acompanha um estojo que o permite ser levado para todos os lugares. Essa opção é composta por três peças, sendo uma tesoura com ponta arredondada, uma lixa e um cortador de unha.

O melhor kit manicure para adultos

Essa versão de kit manicure é ideal para mulheres que não abrem mão de tirar suas cutículas. Ela é composta por um alicate, uma espátula e um estojo, que serve para acondicionar os instrumentos. As peças do kit são confeccionadas em aço inox, que não enferruja, e o estojo é em tecido e está disponível em diversas cores.

Guia de compra

Muitas pessoas não abrem mão de fazer suas unhas no salão, porém, diversas outras adoram cuidar delas em casa. Para fazer isso é fundamental ter as ferramentas certas e o kit manicure foi criado justamente para reunir todas elas em um só produto.

O kit manicure é encontrado em muitas versões. Existem as opções para adultos e para crianças e em cada uma delas diferentes instrumentos são encontrados. E há diversas vantagens em ter um desses em casa e nesse guia de compra você irá saber mais sobre todas elas.

Na foto uma mulher olhando para as suas unhas vermelhas.

Com o kit manicure é possível fazer as unhas em casa de forma bastante completa. (Fonte: picjumbo_com/ Pixabay)

O que vem em um kit manicure?

O kit manicure é um dos produtos encontrados com maior variação. Isso porque existem opções com diferentes números de peças e que servem para um uso mais básico ou mais profissional e para adultos e crianças.

A versões infantis sofrem pouca mudança e é muito comum que contenham tesoura com ponta arredondada, cortador de unha e uma lixa macia.

Quando se fala em kit manicure para adultos a variedade de itens é grande.

Já quando se fala em kit manicure para adultos a variedade de itens é grande. No geral, muitas opções contam com alicate de cutícula, espátula e lixas para unha.

Porém, existem versões mais avançadas e essas podem contar também com cortador de unha, tesoura e outros instrumentos mais profissionais.

É possível ainda encontrar opções de kit manicure para unhas gel. Nelas há todos os componentes necessários para desenvolver essa técnica.

Como montar um kit manicure?

Quando se pensa em ter um kit manicure existem duas opções: comprar um pronto ou criar o próprio. Se a escolha for por montar um kit manicure então alguns passos devem ser seguidos.

Para isso a primeira coisa é preparar a lista de produtos que devem ser adquiridos. Nessa lista devem estar itens como:

  • Cortador de unha ou tesoura pequena
  • Alicate de cutícula
  • Lixa de unha
  • Espátula
  • Palito de unha
  • Creme amolecedor de cutículas
  • Base para unhas
  • Esmalte nos tons preferidos
  • Base extra brilho
  • Algodão
  • Removedor de esmalte
  • Necessaire ou caixa para armazenar os instrumentos

Já se o desejo for por montar também um kit pedicure, deve-se somar à lista os seguintes produtos:

  • Creme esfoliante para pés
  • Lixa para pés
  • Separador de dedos

Com esses itens já é possível fazer as unhas de maneira muito completa e por último deve-se selecionar o local para armazenar o kit manicure. Nessa hora evite áreas com muita umidade ou presença de calor.

João Carlos SimãoMédico Dermatologista sobre os cuidados na hora de fazer as unhas

“É preciso tirar suavemente a cutícula, sem pressionar a matriz. É um movimento delicado que não causa traumas na unha, isso deixa a unha saudável.”

Vale a pena adquirir um kit manicure?

O kit manicure é um produto muito prático e que vale a pena ter em casa. A sua grande vantagem está em justamente reunir em um único produto diversas ferramentas para cuidar das unhas em casa ou profissionalmente.

Esse kit muitas vezes também tem um valor mais em conta. Isso porque nele são contidos diversos itens que se fossem comprados separados sairiam mais caro.

Outro ponto positivo é que diversas opções de kit manicure vem acompanhadas de um estojo para armazenar os instrumentos. Dessa forma, tudo já fica organizado e guardado em um mesmo lugar.

A desvantagem é que nem todas as versões de kit manicure encontradas para comprar contém todos os itens necessários para cuidar das unhas. Dessa forma, às vezes é necessário adquirir instrumentos de forma avulsa.

Vantagens
  • Reúne diversas ferramentas para o cuidado com as unhas
  • Possui um valor muito em conta
  • Muitas vezes acompanha estojo
  • É bastante prático
Desvantagens
  • Nem sempre vem com todos os itens necessários para fazer as unhas

Como esterilizar os produtos do kit manicure?

O kit manicure contém produtos muito úteis para cuidar das unhas, porém eles devem estar sempre limpos e esterilizados para não transmitirem doenças.

A limpeza é uma etapa fundamental.

A limpeza é uma etapa fundamental e ela é bem simples de ser feita. Para isso basta passar sobre os instrumentos uma escova com detergente neutro e enxaguá-los em seguida.

Já para esterilizar os itens do kit manicure, é possível usar dois métodos. Em ambientes profissionais existem as autoclaves, que aquecem os instrumentos e assim matam todas as bactéria. Essa ferramenta é muito eficiente e fácil de usar.

Caso você não tenha acesso a uma dessas, pode ferver os itens cortantes como espátulas, cortadores e alicates.

Quanto custa e onde comprar um kit manicure?

O valor de um kit manicure é bastante acessível, mas varia de acordo com o número de peças. Dessa forma, as versões menores custam menos do que as que contém mais instrumentos.

Com isso, é possível encontrar opções a partir de R$ 11 e as mais caras podem chegar a R$ 190, em média.

Para comprar um desses é muito simples. Esse produto pode ser encontrado em lojas de cosméticos, farmácias e as versões mais profissionais são vendidas nas que comercializam produtos para salão de cabeleireiro.

Critérios de compra: Como comparar as opções de kit manicure

Quem decide adquirir um kit manicure encontra diversas opções nas lojas. Isso faz com que a escolha por uma não seja simples e fácil. Mas seguindo alguns critérios é possível fazer a melhor compra e para te ajudar separamos todos eles abaixo.

Agora vamos te explicar com detalhes cada um desses fatores.

Número de peças

Conforme te dissemos mais acima, o kit manicure é encontrado com diferentes números de peças. Isso não somente altera o seu valor, como também faz com que ele seja menos ou mais completo.

As versões mais básicas são ideais para quem tem um cuidado mais simples com as unhas em casa. Isso porque elas contém poucos itens e não servem perfeitamente para uma manicure completa.

Já os kits com um número maior de instrumentos são a melhor opção para quem deseja fazer as unhas de forma mais efetiva. Eles são inclusive ótimos para as pessoas que trabalham nessa área.

Por isso, escolha as opções que acompanham todas as peças que você precisa.

Na foto um alicate, uma tesoura, lixa e espátulas de unha.

Quanto mais peças o kit manicure tiver, mais completo ele será. (Fonte: Prographer_ / Pixabay)

Material

O material em que o kit manicure é confeccionado faz toda a diferença na resistência e durabilidade desse produto.

Com relação as tesouras, alicates, espátulas e outros itens de metal, deve-se sempre dar preferência aos confeccionados em aço inox. Isso porque essa é uma matéria-prima bastante resistente e que não enferruja.

Os estojos costumam ser produzidos em tecido ou plástico. As versões de tecido tem uma durabilidade maior e podem sempre ser lavadas. Já as de plástico são uma boa opção porque conseguem proteger bastante os instrumentos graças a sua rigidez.

Infantil ou adulto

Outro ponto importante a ser analisado ao adquirir um kit manicure é se o uso será com bebês e crianças ou adultos.

As versões infantis possuem instrumentos com pontas arredondadas e são menos afiadas. Isso porque a unha dos bebês é menos rígida do que a de um adulto, sem falar que a pele deles também é mais sensível.

Já o kit manicure para adultos conta com peças mais fortes e resistentes. É essencial escolher a opção que se adeque exatamente a forma de uso, pois dessa maneira o kit durará por mais tempo e funcionará mais efetivamente.

Na foto uma mulher cortando a unha de um bebê.

O kit manicure infantil é ideal para bebês e crianças. (Fonte: stylephotographs/ 123RF)

Com estojo ou sem

Por fim, deve-se optar entre um kit manicure que acompanha estojo ou um que não contém essa peça.

Para quem está comprando esse produto pela primeira vez as versões com estojo são as mais indicadas. Isso porque elas já acompanham o recipiente para deixar os instrumentos armazenados.

Por outro lado, quem já possui um local adequado para guardar seus itens de manicure não precisa desse produto adicional. Inclusive, ao escolher uma versão sem estojo pode até mesmo economizar, já que elas costumam ser mais em conta.

(Fonte da imagem destacada: iakovenko/ 123RF)

Por que você pode confiar em mim?

Danielle Assis Jornalista
Dedica-se a produzir conteúdos interessantes e informativos. Apaixonada por viagens, moda, animais e adora dar presentes. A curiosidade é uma de suas características mais marcantes e está sempre em busca de produtos que tornam o dia a dia das pessoas mais prático e interessante.