Seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil! Hoje vamos falar de um item essencial para compor a cama montessori dos quartos infantis: o kit montessoriano. Formado, principalmente, por rolos de proteção e roupa de cama personalizados, o kit montessoriano ajuda a criar proteção e aconchego na caminha e a compor a decoração do quarto infantil.

Hoje em dia existem tantas opções com diferentes números de peças, material de fabricação e estilos que resolvemos criar este artigo com todas as informações que você precisará para escolher o melhor kit montessoriano.

Primeiro, o mais importante

  • O kit montessoriano é a forma mais prática e econômica de você compor a caminha das crianças com acessórios funcionais e lúdicos.
  • Com opções de rolos, roupa de cama, almofadas, bandeirolas e mosquiteiro, hoje é possível encontrar kits montessoriano para todos os gostos e bolso.
  • Neste artigo, vamos mostrar os fatores que diferenciam um kit de outro para que você possa tomar a melhor decisão ao investir nesse produto.

Você também pode gostar:

Os melhores kits montessorianos: Nossas recomendações

Quem procura pelo kit montessoriano busca pela combinação de qualidade, beleza e economia. Dessa forma, os fabricantes investem cada vez mais em opções variadas para agradar a todos. Por isso, a seguir, nós vamos apresentar para você os melhores modelos de kit montessoriano disponíveis hoje em dia no mercado.

Kit montessoriano ideal para mini cama

O kit montessoriano da Aime Baby é ideal para a mini cama montessoriana. Esse kit é composto por oito peças feitas com 100% algodão e enchimento de poliéster. São dois rolos compridos (70cm x 40cm x 13cm) e dois menores (1,30m x 40cm x 13cm), além de edredom, lençol (1,85m x 1,05m), fronha e varal com bandeirolas para decorar camas em forma de casinha.

Para quem gosta de cores fortes

O kit montessoriano Paloma da Bebê Enxovais é feito com 100% de algodão e tem revestimento em poliéster. Esse modelo é composto por oito peças. São dois rolos pequenos (90cm x 50cm x 15cm), para cabeceira e peseira; dois rolos grandes para a lateral da cama (160cm x 50cm x 15cm), um lençol, duas almofadas quadradas e uma em forma de gota.

O melhor custo-benefício

O kit Wish da Aime Baby é formado por oito peças, entre elas dois rolos pequenos (70cm x 40cm x 13cm), dois maiores (1,30m x 40cm x 13cm), edredom, lençol (1,85m x 1,05m), fronha e varal com bandeirinhas. Além disso, esse kit para a cama montessoriana é feito em 100% algodão e possui enchimento interno de poliéster.

Guia de Compra

Para escolher o kit montessoriano você precisa ir além das cores e da estampa. É preciso avaliar fatores que vão garantir não apenas a decoração, mas principalmente a segurança e o conforto da criança.

Por isso, criamos este Guia de Compra com todas as informações que você precisará para tomar a melhor decisão ao comprar o kit montessoriano.

Menino dormindo sobre lençol estampado.

O kit montessoriano traz conforto e segurança para a criança e charme para a decoração da cama. (Fonte: Anna Grigorjeva / 123rf)

O que é o kit montessoriano?

O kit montessoriano é um conjunto de peças usadas para decorar a cama das crianças que segue o conceito montessoriano.

Feitas sob medida para a cama montessoriana – que é caracterizada por um colchão no chão – as peças comuns ao kit são: rolinho de cabeceira e peseira, rolos laterais, lençol e fronha.

Mas, com a popularização das camas montessoriana, especialmente as em formato de casinha, outros itens também podem compor o kit para ajudar a decorar ainda mais o quarto infantil.

Assim, os kits mais completos trazem ainda edredom, luzes e varal decorativos, além de almofadas com formatos variados. Hoje é possível encontrar o kit montessoriano em diversos formatos, tamanhos, cores e estampas.

No entanto, mais do que decorar, o kit montessoriano também ajuda na proteção das crianças.

Isso porque, como a cama original do método montessori não possui grades de proteção, os rolos feitos com enchimento de espuma, evitam que as crianças rolem da cama para o chão.

Mas, como veremos a seguir, os rolos não são necessariamente indispensáveis na cama montessoriana.

Detalhe do kit de cama montessoriana.

O kit montessoriano inclui rolos de proteção, lençol, fronha, almofadas e até o mosquiteiro. (Fonte: Buenosia Carol / Pexels)

O que é o método montessoriano?

O método montessori foi desenvolvido por volta de 1907, por Maria Montessori, primeira mulher da Itália formada em Medicina.

Além de médica, Maria Montessori era educadora e seu método, difundido no mundo inteiro, propõe a criação de um ambiente de aprendizado adequado para o desenvolvimento da criança.

Ou seja, um ambiente que permite aos pequenos a livre expressão de suas capacidades sem a dependência dos adultos.

O objetivo é que as crianças se tornam capaz de aprender sozinhas por meio de suas próprias experiências, desenvolvendo-se de forma espontânea e criativa.

O método é utilizado em diversas escolas pelo mundo e também ganhou os lares. No quarto infantil, por exemplo, o berço e a cama tradicional são substituídos por um colchão no chão ou por uma cama bem baixa, para que a criança possa sair e voltar quando quiser.

Os brinquedos devem ficar sempre à mão, em uma altura que a criança consiga pegar com facilidade.

Confira a seguir, outras técnicas usadas no quarto infantil montessoriano:

  • Móveis pequenos, na altura da criança.
  • Espelho, bem fixo na parede, baixo, para que a criança possa se ver.
  • Barras na parede, para que ela possa começar a andar sozinha sem ajuda dos pais.

Apesar da eficácia comprovada do método, ainda existem muitos pais e mães que temem pela segurança dos filhos principalmente com relação à cama no chão.

O fato é que os riscos de queda com a cama montessoriana são muito menores do que com o berço e com a cama tradicional, justamente porque ela fica rente ao chão.

Ainda assim, os especialistas recomendam que você utilize um tapete ou colchonetes embaixo e ao redor da cama. Dessa forma, caso a criança role para fora da cama a “queda” será amortecida.

Mas alguns pais preferem garantir a máxima segurança, acrescentando os rolinhos, que vem no kit montessoriano.

Maria MontessoriMédica e criadora do método

“A tarefa do professor é preparar motivações para atividades culturais, num ambiente previamente organizado, e depois se abster de interferir.”

Como melhor usar o kit montessoriano?

O fato é que se você quer seguir à risca o método montessori, o kit com rolinhos não é essencial já que o fundamental é deixá-la livre para se movimentar na cama.

Mas, se você não quer abrir mão do kit você pode adotar algumas recomendações para ajudar a criança em seu processo de desenvolvimento:

  • Use apenas três rolos de proteção, deixando uma das laterais da cama livre.
  • Você também pode usar apenas um rolinho na cabeceira da cama montessoriana.
  • Além disso, você pode usar as almofadas no chão para amortecer uma possível queda da criança.

Quais as vantagens do kit montessoriano?

O kit é mais econômico, por incluir diversas peças.

O kit montessoriano tem inúmeras vantagens, a começar pela economia. Com o kit você adquire várias peças que sairiam mais caro se você fosse comprá-las separadamente.

Além disso, o kit é prático porque todas as peças já vêm com o mesmo tema, estampa e cores, o que facilita a decoração da cama infantil. Sem contar que os rolinhos que compõem o kit montessoriano podem agir como protetores.

Outra vantagem é que, atualmente, existem diversos tipos de kit, com peças diversas, de cores e estampas para todos os gostos.

Ainda assim, o kit montessoriano tem uma desvantagem. Como vimos, o conceito da cama montessoriana prevê a liberdade da criança, ou seja, sem grades de proteção e sem rolinhos.

Por isso, de certa forma, os rolos e almofadas, que vêm no kit, acabam sendo um obstáculo que dificulta a autonomia das crianças.

A seguir, você confere as principais vantagens e desvantagens do kit montessoriano:

Vantagens
  • Compõe a decoração
  • Protege contra quedas
  • Traz aconchego
  • Variedade de formas, tamanhos e cores
  • Mais econômico
Desvantagens
  • Rolos e almofadas não deixam o espaço livre para a movimentação da criança

Quanto custa um kit montessoriano?

O preço do kit montessoriano varia bastante em função da quantidade de peças, do material de fabricação, entre outros fatores. Por isso, você vai encontrar o kit montessoriano custando entre R$ 70 e R$ 500.

É claro que você não precisa comprar o mais caro. Mas vale pesar a quantidade de peças e a qualidade do material com a necessidade de uso na cama montessoriana.

Onde comprar um kit montessoriano?

Você vai encontrar o kit montessoriano à venda em lojas de departamento e hipermercados como Lojas Americanas e Extra.

Ainda assim, nós recomendamos que você realize a sua compra em lojas online como a Amazon Brasil. Dessa forma, você terá mais opções de modelos e ainda adquire o kit montessoriano do conforto da sua casa.

Critérios de Compra: Fatores a observar antes de escolher kit montessoriano

Hoje em dia, a variedade de kits é tão grande que você pode ter dificuldade em escolher o que será melhor para a criança.

Por isso, é importante que você entenda quais são as características que diferem um kit montessoriano de outro e analisar a sua necessidade de uso. Abaixo, nós listamos os fatores que você deve levar em consideração para comprar o kit montessoriano:

  • Material de fabricação
  • Peças
  • Tamanho
  • Temática
  • Extras

A seguir, vamos explicar cada um desses fatores para você tomar a melhor decisão e adquirir o kit montessoriano ideal.

Material de fabricação

O material de fabricação é um dos fatores mais importantes que você deve considerar. Afinal, a qualidade do tecido do kit montessoriano pode influenciar na saúde das crianças.

Os melhores modelos do kit montessoriano possuem peças confeccionadas com algodão e enchimento interno de poliéster.

Mas você também vai encontrar alguns kits feitos com tecido misto, uma mistura de algodão e poliéster, e ainda de tricô.

Os especialistas recomendam, porém, que se você puder opte pelo kit montessoriano fabricado com 100% algodão já que este material, apesar de mais caro, não causa alergias e é fácil de lavar.

Quarto infantil com cama montessori, com cores preto e branco.

O melhor material do kit montessoriano é o algodão. (Fonte: Katarzyna BiaÅ‚asiewicz / 123RF)

Peças

Também é importante que você observe a quantidade e o tipo de peças que compõem o kit montessoriano.

Você encontrará o kit contendo entre duas e 14 peças. O kit básico é o que vem com apenas dois rolos protetores. Mas você também vai encontrar kits que possuem: quatro rolos (pequenos e grandes), lençol, edredom, fronha e almofadas.

Além disso, em alguns kits montessorianos mais completos você encontra também o famoso varal de bandeirolas que enfeita a armação das camas de formato de casinha e cabana.

Tamanho

Em seguida, avalie as dimensões, tanto do lençol, que deverá caber no colchão da cama montessoriana, quanto dos rolos.

Em geral, os rolos vêm em dois tamanhos: os menores servem para proteger a cabeceira e a peseira da cama montessoriana. Os rolos maiores são utilizados nas laterais da cama.

Para acertar na escolha, tenha em mãos as medidas da cama da criança. Os kits são, em geral, dimensionados para caber na minicama montessoriana ou no tamanho tradicional de solteiro.

Temática

A temática, as cores e as estampas são outro fator que recomendamos que você observar antes de comprar o kit montessoriano.

Aqui a variedade é imensa. Você vai encontrar os populares kits de chevron, além dos que têm temática de floresta, safari, personagens infantis, além de nuvens, gotas, entre outros.

View this post on Instagram

Um dos maiores sucesso,que a nossa designer @lucentrone projetou e executou para o quartinho da Maria Flor filha da querida cliente Deborah Secco ! Fazemos o projeto e temos todas as peças para compor ambientes para quartos de bebês e crianças, para mais informações no (11) 98426.4652/(11)3088.8949 atendimento com hora marcada no bairro Brooklin em São Paulo! #gestantes #decora #design #arquiteto #arquiteta #designer #designdeinteriores #kidsgram #kidsroom #baby #babys #babygram #gravida #gravidas #enxovaldebebe #decoracao #decoração #arquiteturadeinteriores #bebe #quartodebebe #quartodemenina #quartosdecorados #papeldeparede #cama #montessori #camamontessoriana

A post shared by Baby e Kids por Lú Centrone (@mamalu_boutique_) on

Extras

Antes de comprar o kit montessoriano observe ainda quais são as peças extras incluídas.

Entre elas você poderá encontrar fios de luzes, que são aquelas luminárias de luzinhas que presas na cama montessoriana ajudam a dar um ar aconchegante.

Além disso, é possível comprar o kit montessoriano com mosqueteiro e/ou varal decorativo de bandeirinhas.

(Fonte da imagem destacada: Katarzyna Białasiewicz / 123rf)

Avalie esse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
30 Voto(s), Média: 5,00 de 5
Loading...