Foto de um hashi vermelho segurando uma peça de makimono, com diversas peças junto com um porta shoyu ao fundo, em blur.
Ultima atualização: 10 de junho de 2020

Como escolhemos

11Produtos analisados

15Horas investidas

2Estudos avaliados

55Comentários coletados

Seja bem vindo ao Review Box Brasil! Se você já se rendeu às delícias da culinária japonesa, vai se interessar pelo assunto de hoje, pois iremos conversar sobre o kit sushi.

Muito complexo para uns, bastante simplista para outros, o kit sushi esbanja elegância. Ele é a ferramenta principal durante uma refeição japonesa, sendo constituído por peças necessárias para o consumo dos alimentos.

Apesar de nem todos se darem bem logo de cara com o kit sushi, ele na verdade é bastante prático e essencial em um jantar ou almoço oriental. Trata-se de um artigo que tem ganhado cada vez mais espaço na cozinhas brasileiras.

Se você ainda não conhece muito bem as vantagens deste produto, confira o nosso guia que não vão te faltar informações.




Primeiro, o mais importante

  • O kit sushi é composto por um conjuntos de ferramentas que nada mais são do que os talheres e pratos necessários para comer os mais diferentes tipos de sushi.
  • A versão mais básica dos kits sushi são compostas por hashi e porta shoyu, no entanto, há aqueles que acompanham pratos, esteiras e descansos para hashi.
  • Eles são normalmente vendidos em dupla, ou seja, para servir duas pessoas.

Melhores kits sushi: Nossos favoritos

Kit sushi completo e funcional

Quem busca um kit completo, para duas pessoas, irá se interessar por essa opção. Além de super funcional, ela é elegante e possui cores discretas, que combinam em qualquer decoração de mesa.

O grande diferencial deste kit é que ele acompanha duas esteiras, itens utilizados no preparo do sushi. Além de comer as peças já prontas, você pode prepará-las em casa fazendo uso do seu kit. Além disso, ele é composto por dois hashis, dois descansos para hashi, dois porta shoyu e dois pratos.

Kit sushi especial para duas pessoas

Outra opção bastante legal para quem gosta de preparar a comida japonesa em casa, é esta da marca Espressione Japanese. O kit composto por 10 peças não dispensa a esteira, utilizada para enrolar makimonos e uramakis.

Ele também acompanha dois hashis, dois descansos para hashi, dois porta shoyu e dois pratos. Fabricado em melamina e madeira, o conjunto é dotado de beleza oriental, uma vez que tem design todo em preto e vermelho.

Kit sushi com excelente custo benefício

Esse kit sushi com 11 peças contém moldes de arroz para montagem de peças de vários estilos. A superfície lisa facilita a limpeza e não deixa cheiro. São oito moldes, uma faca, uma espátula e uma colher, feitos de plástico e na cor preta.

Guia de compra

A comida japonesa está cada dia mais em alta não só nos restaurantes, mas também nos jantares em casa.

Receber amigos com uma mesa oriental é sofisticado, agradável e muito saboroso, mas pra isso, você irá precisar do seu próprio kit sushi.

Foto de cinco pessoas segurando hashis e pegando diferentes sushis em um prato, que está em cima de uma mesa. Nesta mesma mesa, nota-se a presença de outros pratos, além de um porta shoyu.

Um jantar japonês pode ser uma ótima ideia de reunião entre amigos. (Fonte: Rawpixel.com/ Pexels)

O que é um kit sushi?

Assim como no Brasil nós temos os nossos próprios talheres para alimentação, pessoas no Japão (e em outros países orientais) possuem os deles. Neste caso, nós os conhecemos como kit sushi, um conjunto de peças utilizado para o consumo de comida japonesa.

O kit é composto por tudo aquilo que é imprescindível para comer os mais diferentes tipos de sushi, como o hashi e o porta shoyu.

O hashi é o item principal. Trata-se de um dupla de palitos usados para pegar as peças e trazê-las até a boca. Ele deve ser manuseado entre os dedos polegar, indicador e anelar.

O porta shoyu se assemelha com um pequeno prato fundo individual, utilizado para colocar shoyu, molho tarê, ou qualquer outro molho de sua preferência.

Muitos kits são compostos por outros itens, como o prato, utilizado para apresentação das peças, e a esteira, que deve ser usada no preparo das peças, para enrolá-las.

Trata-se de um kit super necessário para quem possui o hábito que se deliciar com a culinária oriental, e que apesar de parecer bastante diferente dos nossos hábitos, não é tão difícil de ser manuseado.

Quais as vantagens do kit sushi?

A grande vantagem do kit sushi é que ao adquirir um desses você não terá dificuldades em degustar comida japonesa em casa. Ele é bastante completo e oferece as ferramentas necessárias para uma refeição oriental.

Os talheres tradicionalmente ocidentais como faca e garfo, não devem ser usados no consumo da culinária japonesa, uma vez que podem acabar estragando o formato das peças, e dificultando que você as coma.

Além disso, o kit sushi te permite degustar pratos das culinárias chinesa e coreana, que também não dispensam o hashi e o porta-shoyu. Quem não ama experimentar diferentes tipos de comida?

Kit sushi com ou sem esteira?

A esteira para enrolar sushi é um grande aliada do sushiman, uma vez que é indispensável para o seu trabalho.

Trata-se da uma pequena esteira feita de palitos de madeira, usada para enrolar peças de uramaki e makimono, as mais conhecidas e adoradas da gastronomia oriental.

Alguns kits são bastante completos e acompanham a famosa esteira para sushi, o que te permite não só comer este tipo de comida em casa, mas também prepará-la em sua própria residência.

Ou seja, se você sabe e curte fazer o seu próprio sushi, os kits com essa opção são uma excelente ideia.

Vale lembrar que por ser um elemento extra, ela acaba encarecendo um pouco o preço do produto, ok?

Kit sushi com esteira Kit sushi sem esteira
Quando usar Para fazer as peças de sushi e comê-las Para comer as peças de sushi
Funcionalidade Alta Alta
Preço Baixo a médio Normalmente baixo

Quanto custa um kit sushi?

Agora que você já conhece todos os benefícios de um kit sushi, vamos falar sobre o seu preço. Assim como a maioria dos itens domésticos voltados para a cozinha, o seu material e a sua marca influenciam muito.

Se comparado com kit de talheres ocidentais, o kit sushi vai parecer um pouco caro, uma vez que normalmente é vendido o conjunto somente para duas pessoas.

Mas, de maneira geral, e por se tratar de um produto bem específico, seu preço não é tão alarmante e vale a pena. O custo varia, em média, entre R$70 e R$180.

Foto de um hashi segurando um tradicional tipo de sushi, o niguiri. Ao fundo, outros alimentos.

Ter o kit sushi em casa é uma ótima opção aos amantes da culinária japonesa. (Fonte: Pixabay.com / Pexels)

Onde comprar um kit sushi?

Por estar se tornando cada vez mais popular em nosso país, há muitas lojas que vendem o kit sushi, majoritariamente as lojas de casa e decoração, como a Camicado, a Etna e a Tok & Stok.

Em cidades maiores você poderá encontrar locais especialmente dedicados à culinária oriental, que vendem não só seus alimentos, mas também kits sushi e outras ferramentas usadas nesse tipo de cozinha.

Você também pode comprar seu produto em algumas lojas de departamento, como as lojas Americanas, e pela internet, nos sites da Amazon, o Mercado Livre, do Submarino e do Buscapé. Opção é o que não falta, né?

Critérios da compra: como comparar os kits de sushi

Apesar do kit sushi ser um artigo simples, é importante que você fique de olho em todos os detalhes antes de comprar o seu. Abaixo, listamos alguns fatores que devem ser considerados:

Agora, vamos explicar um pouco melhor cada um deles.

Material

Os kits sushi podem ser feitos de materiais diferentes, e isso faz toda diferença. Opte por modelos que sejam resistentes, duráveis e que possuam hashis que não lasquem.

Com relação aos próprios hashis, os melhores são feitos de bambu ou madeira, e quando o assunto é porta shoyu, a cerâmica e a madeira são boas escolhas.

Os kits inteiramente fabricados em plástico são muito frágeis e nem sempre apresentam boa durabilidade.

Elementos do kit

Quantos elementos você acredita que sejam necessários em seu kit? Além do porta shoyu e do hashi – que são essenciais – você também encontra opções mais completas, com pratos, esteiras e descansos para hashi.

Quanto mais completo, mais interessante a experiência, mas também mais caro o conjunto total.

Serve quantas pessoas?

A grande maioria destes produtos são vendidos em duplas, ou seja, para servir duas pessoas. Porém, apesar disso, existem as opções para grupos de quatro ou seis.

Caso você busque kits sushi para um número mais abrangente de pessoas, vale a pena dar uma olhadas nos conjuntos para grupos maiores, de forma a comparar preços.

Design

Como já dissemos, os kits sushi são charmosos, elegantes e embelezam uma mesa de jantar. Para garantir que o momento seja perfeito, vale a pena optar por um kit com design interessante, que te chame atenção e combine com o estilo da sua casa.

(Fonte da imagem destacada: Foodie Factor/ Pexels)

Por que você pode confiar em mim?

Paola Vieira Personal Cook
Ir à casa das pessoas e preparar um jantar especial é algo que Paola ama - e sabe muito bem - fazer. Formada em gastronomia, ela ganha a vida preparando menus especiais para ocasiões mais especiais ainda. E não pense que ela tem qualquer tipo de "preconceito gastronômico". Paola sabe cozinhar de tudo, e uma de suas especialidades é um bom churrasco.