Chá verde na xícara.
Ultima atualização: 25 de janeiro de 2020

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Se você está com dificuldades para se acalmar ou ter boas noites de sono, seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil! No artigo de hoje, vamos tratar de um suplemento alimentar que está se tornando cada vez mais popular, o L-Teanina.

O L-teanina é um aminoácido que além de ter ação calmante ainda atua na proteção do cérebro. Por isso, hoje é possível encontrar diversos tipos de suplemento com essa substância. E nós vamos mostrar o que você deve analisar para escolher o melhor.




Primeiro, o mais importante

  • Com ação direta sobre o sistema nervoso central, a L-teanina pode melhorar o sono, a concentração, o relaxamento e ainda proteger o cérebro.
  • É possível encontrar suplementos com L-teanina em conjunto com outras substâncias igualmente benéficas.
  • Mas é preciso atenção na dosagem e o ideal é que o consumo seja feito com acompanhamento médico.

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O ideal para reduzir a ansiedade

A L- Teanina da Bronson é um suplemento em forma de cápsulas. No total, a embalagem conta com 120 comprimidos. Cada cápsula, que é a recomendação diária de consumo da fabricante, contém 200 mg de L-Theanine, além de 50 mg de Passiflora.

O melhor suplemento como um todo

O LTO3 é uma combinação de L-Teanina com outras vitaminas, além de ômega 3. No total são 90 comprimidos. A fabricante recomenda a ingestão de três cápsulas por dia. Cada uma contém 3 mg de Vitamina C, 450mg de oléo de peixe e 300 mg de L-teanina. Esse produto é vendido pela Amazon Americana.

Guia de Compra

Antes de iniciar a ingestão de um suplemento alimentar é fundamental que você entenda como a substância funciona e irá reagir no seu organismo. O mesmo vale para a L-Teanina.

Ainda que seja uma substância natural e segura, é preciso atenção na composição dos diferentes suplementos com L-teanina, a forma de uso e a dosagem. Para ajudar você a entender tudo sobre a L-teanina, nós criamos esse Guia de Compra. Confira.

Menina deitada na cama com as pernas para cima, na parede.

A L teanina é um calmante natural. (Fonte: Free-Photos / Pixabay.com)

O que é L-teanina?

Descoberta em 1949, a L-Teanina é um aminoácido presente nos chás derivados da Camellia sinensis, também conhecidos como chá branco, verde e preto, além de também estar presente em alguns cogumelos.

A L-teanina estruturalmente semelhante com a Glutamina e outros neurotransmissores que são produzidos a partir dele, e é conhecida por ter ação positiva no nosso sistema nervoso central.

Isso porque ela estimula a produção da atividade das ondas cerebrais alfa, o que faz com que as pessoas se sintam calmas e, ao mesmo tempo, focadas.

Mulher sentada no chão com as mãos no rosto.

O consumo de l teanina ajuda a reduzir o estresse e a ansiedade. (Fonte: Priscilla Du Preez/ Unsplash.com)

Além disso, a L-teanina também reduz a atividade das ondas beta associadas ao nervosismo e hiperatividade. Por isso, a L-teanina é conhecida por ser eficaz no combate ao estresse e a ansiedade.

Mas a principal característica da L-teanina é de fato relaxar, mas sem o efeito sedativo.

foco

Você sabia que a L-teanina é um ingrediente muito popular em alimentos e bebidas funcionais no Japão?

Os estudantes japoneses costumam consumir bebidas e pastilhas enriquecidas com L-teanina para diminuir o estresse e a ansiedade, e aumentar a atenção.

Para que serve a L-teanina e quais os seus benefícios?

Como vimos, a L-teanina tem diversas funções no nosso organismo, e todas levam a uma qualidade de vida.

Para você entender mais a fundo sobre como a L-teanina pode atuar em sua vida, confira a seguir os principais benefícios desse aminoácido:

Controla a ansiedade

Como age diretamente no sistema nervoso, desencadeia as seguintes respostas no cérebro:

  • Afeta as ondas alfa associadas ao estado de vigília e relaxamento.
  • Aumenta os níveis de dopamina, o neurotransmissor que atua sobre as emoções, humor e a atenção.
  • Em alguns casos pode aumentar os níveis de serotonina, o neurotransmissor da “felicidade” responsável pela melhoria do humor positivo.
  • Quando associado à cafeína melhora a memória e tempo de reação.

Protege o Sistema Nervoso Central

Estudos indicam que a L-teanina também pode proteger o cérebro. A proteção das células do Sistema Nervoso Central pode ter efeito importante em doenças como, por exemplo, a doença de Alzheimer.

Melhora o sono

Com a L-teanina o corpo e a mente se acalmam, mas não ocorre o sintoma da sonolência. Ou serja, a L-teanina não é responsável por induzir o sono.

No eanto, justamente por provocar o relaxamento, essa substância é capaz de atuar na qualidade do seu sono.

Pesquisas indicam que o relaxamento pré-sono é extremamente eficaz contra a insônia, por exemplo. Não à toa, a L-teanina é prescrita por médicos como uma alternativa para melhorar as horas de sono.

Protege o fígado

A L-teanina também é conhecida por atuar no fígado. Estudos mostraram que o consumo de L-teanina foi capaz de reduzir os níveis de álcool no sangue e de reverter o dano causado pelo álcool  no fígado.

Atua no Sistema Cardiovascular

Por conter L-teanina, o chá verde e preto são conhecidos por estimular a produção de óxido nítrico. O óxido nítrico dilata os vasos sanguíneos, aumentando o fluxo do sangue.

Com isso, o óxido nítrico acelera a recuperação muscular e o ganho de massa magra, força e resistência.

A L-teanina parece promover a formação de óxido nítrico tendo efeitos benéficos protetores do sistema cardiovascular.

Qual a diferença entre L-teanina e outros calmantes?

Alguns dos suplementos naturais que tem ação parecida com a L-teanina são: Gaba, Glutamina e Triptofano.

Porém a ingestão desses suplementos tem eficácia somente durante o sono, por isso é preciso ingeri-los antes de dormir.

Já a L-teanina promove o relaxamento instantâneo. Mas a principal diferença da L-teanina em relação a outros remédios calmantes é o fato de que a teanina não tem efeito sedativo, o que permite usá-la mesmo em situações que demandam foco e atenção, como na hora de estudar e trabalhar.

L-teanina e café: Porque essa mistura é boa?

As propriedades relaxantes da L-teanina também minimizam os efeitos estimulantes como do café, de bebidas energéticas, refrigerantes e chocolates, por exemplo. Mas o fato é que, não raro, a L-teanina é usada em conjunto com a cafeína.

Isso porque, com o uso da cafeína, por exemplo, nós tornamos alertas. Mas ao final é possível sentir efeitos de ansiedade e estresse, o que pode atrapalhar a qualidade do seu sono.

Em alguns casos, o uso excessivo de café e bebidas energéticas pode, inclusive, causar falta de atenção, tremores musculares entre outros sintomas.

Pessoa escrevendo no caderno sobre mesa com notebook, celular e xícara de café.

O café é um estimulante que, combinado com L teanina, pode ter efeito mais benéfico para a saúde. (Fonte: Pixabay/ Pexels.com)

Por isso, o efeito calmante a L-Teanina reduz os efeitos negativos da cafeína mas, ao mesmo tempo, atua em conjunto com o estimulante promovendo o foco e a retenção das informações pelo cérebro.

No entanto, antes de ingerir a L-teanina em conjunto com a cafeína é fundamental que você tenha um acompanhamento médico.

Qual a dose recomendada de L-teanina?

A L-teanina possui ação rápida, e os efeitos podem ser sentidos em cerca de 30 minutos. Além disso, os efeitos podem durar até 12 horas.

Por isso, não é preciso consumir doses altas. De maneira geral, a L-teanina é efetiva em doses que variam entre 50 mg e 200 mg.

E ainda que a L-teanina seja segura, especialistas recomendam não ingerir mais de 600 mg dentro de um período de seis horas.

Qualquer pessoa pode usar L-teanina?

Ainda que não existam estudos que comprovem efeitos colaterais ou contra indicações com o uso da L-Teanina, é de senso comum que esse suplemento alimentar não deve ser consumido indiscriminadamente por todos.

Mulheres grávidas, que estejam durante o período de amamentação e menores de 18 anos não devem fazer uso desse aminoácido sem orientação e acompanhamento médico.

Quais as vantagens e desvantagens da L-teanina?

São muitas as vantagens da L-teanina em nosso organismo. A principal é que esse aminoácido induz o relaxamento e sem dar sono.

Além disso, a L-teanina estimula um sono de melhor qualidade, reduz a ansiedade e diminui o nervosismo.

O resultado de todas essas ações é que a L-teanina combate o estresse do dia a dia promovendo uma melhora na saúde e na qualidade de vida.

Mulher dormindo na cama.

Ainda que não induza o sono, a l-teanina promove o relaxamento necessário para uma noite bem dormida. (Fonte: bruce mars/ Pexels.com)

Sem contar que esse aminoácido ainda ajuda a melhorar o foco, a atenção e a memória, e ainda tem a capacidade de diminuir a Tensão Pré Menstrual (TPM).

Por outro lado, como desvantagem está o fato de que nem todas as pessoas podem usar essa substância sem o acompanhamento médico.

Assim, de modo geral, confira abaixo a tabela que mostra as principais vantagens e desvantagens da L-teanina.

Vantagens
  • Relaxa, acalma, melhora a qualidade do sono
  • Aumenta foco, concentração e melhora a memória
  • Diminui os sintomas da TPM
  • Não vicia e não faz mal
Desvantagens
  • Nem todas pessoas devem usar

Onde comprar e quanto custa a I teanina?

A L-teanina em forma de suplemento pode ser encontrada em farmácias, lojas de departamento e até em grandes redes de supermercado como, por exemplo, Lojas Americanas e Carrefour.

Recomendamos que você opte por comprar a L-teanina em lojas online como a Amazon.

No entanto, se você busca por preços mais atrativos, nós recomendamos que você opte por comprar a L-teanina em lojas online como a Amazon.

De modo geral, você vai encontrar a L-teanina custando entre R$25 e R$200. O preço costuma variar dependendo da marca, da dosagem e da quantidade de cápsulas.

Critérios de Compra: Como comparar os suplementos de L-teanina

Na hora de escolher o melhor suplemento de L-teanina, é preciso levar alguns fatores que influenciam não apenas no preço, mas no efeito que você deseja ter em sua saúde.

Por isso, sugerimos que você considere os seguintes critérios antes de comprar a L-teanina.

A partir daqui vamos explicar detalhadamente cada um desses tópicos.

Chá ou suplemento

O primeiro fator que você deve considerar antes de iniciar a ingestão da L-teanina é a forma como você fará isso.

Como vimos, a L-teanina é proveniente do chá, em especial o verde. No entanto, de acordo com especialistas uma xícara de chá verde possui apenas 1% da quantidade diária recomendada de L-teanina.

Por isso, se você busca por um melhor resultado na diminuição da ansiedade e do cansaço, o ideal é optar pelos suplementos de L-teanina.

Prateleira de farmácia com vários potes de suplementos.

O suplemento alimentar de l-teanina é mais eficiente para quem precisa de doses maiores. (Fonte: moakets/ Pixabay.com)

Isolado ou composto

Na hora de escolher o melhor suplemento de L-teanina é preciso que você analise também a composição do produto. Isso porque você pode encontrar suplementos com a L-teanina tanto de forma isolada quanto acrescida de outros compostos.

Não raro, você vai encontrar suplementos que contam com doses de cafeína, para aumentar a concentração e melhorar a memória.

Outra opção é o suplemento de L-teanina misturado com passiflora, para potencializar o efeito de relaxamento.

Dosagem

Outro critério que você deve verificar é a dosagem recomendada pela fabricante do suplemento. Você poderá optar por suplementos de L-teanina cuja dose diária pode variar entre 50 e 300 mg.

Quantidade

Considere também a quantidade de cápsulas que vem no frasco do suplemento. Leve em conta o período que você pretende utilizar para comprar o necessário.

(Fonte da imagem destacada: appledeng/ Pixabay.com)

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Gustavo Conceição Nutricionista
Na escola, Gustavo participava de todas as modalidades. Ele acabou não se tornando atleta profissional, mas manteve-se próximo do universo esportivo cursando nutrição e, depois de graduado, prestando consultoria a atletas de várias modalidades e clubes de futsal e vôlei pelo país. Pós-graduado em suplementação, compartilha online seu conhecimento sobre o que há de melhor em complementos alimentares.
Izabel Toscano Jornalista
Nômade digital, jornalista, leitora e questionadora compulsiva. Já trabalhou em jornais diários e sites de notícias no Brasil, e em plataformas online na Irlanda e na França. Hoje, roda o mundo escrevendo sobre temas variados, sempre atenta às novas tecnologias e a tudo que surge para trazer leveza à vida.