Bem-vindo ao ReviewBox Brasil que hoje vai trazer tudo sobre a lâmpada automotiva. Hora ou outra é necessário trocar este acessório, só que para substituir com qualidade é necessário saber comprar a melhor opção.

O Guia de Compras de lâmpada automotiva a seguir serve como um documento profissional e gratuito. Ele tem a utilidade de orientar você a comprar os melhores produtos, sem puxar sardinha para uma ou outra marca.

Vamos conhecer a grande parte dos segredos que existem por trás de uma boa compra de lâmpada automotiva. Aproveite também para conhecer um pouco sobre este produto, afinal, mais informação é sempre útil na vida de consumidores conscientes.

Primeiro, o mais importante

  • Lâmpadas automotivas de LED são conhecidas por serem potentes na iluminação e porque não esquentam durante o uso.
  • Você deve comprar uma lâmpada automotiva que se encaixa de forma perfeita nas entradas do farol.
  • Lâmpadas automotivas xênon apenas estão permitidas para quem já têm elas instaladas de fábrica no carro.

Você também pode gostar:

Ranking: As 3 melhores lâmpadas automotivas

Abaixo você conhecerá ofertas de lâmpada automotiva que fazem sucesso atualmente. Sabendo detalhes técnicos de cada uma delas já dá para conhecer mais ao certo o que se deve procurar ao pesquisar pelas melhores promoções.

1° – Lâmpada automotiva Multilaser

Entre as produções 100% nacionais esta lâmpada automotiva se destaca no mercado. O produto vem em pacote de 1 par e trabalha com 55W, o que se equivale a baixos gastos de bateria do carro.

Esta é uma lâmpada com a tonalidade super branca, perfeita para usar nas estradas pouco iluminadas. A versão custa preços convidativos e cada unidade não pesa mais do que 100 gramas.

2° – Lâmpada automotiva AVX

A lâmpada automotiva AVX vem em unidade e é muito bem avaliada no site da Amazon. Do modelo H27-1 880, ela possui 27W e 12V. Esse é um modelo de aplicação universal com um preço bastante acessível.

3° – Lâmpada automotiva Tech One

Essa lâmpada automotiva da Tech One é de encaixe H3, tem tensão de 12V e potência de 36 Watts.

É do tipo LED, super branca, com 7400 lumens. Esse é justamente seu diferencial, são 3700 lumens por lâmpada, o que confere um poder de iluminação similar ou superior ao do xenon.

Guia de Compra

O seu desejo é encontrar uma lâmpada automotiva capaz de iluminar toda a pista e não apenas aquela pequena parte reta? Ou, quem sabe o seu negócio seja achar uma lâmpada potente que não consome excesso de bateria automotiva?

Muitas são as razões para comprar lâmpadas automotivas, só que existe apenas uma forma de realizar a compra sem chances de erro. Como? Simples, leia nosso Guia de Compras e saiba escolher a melhor lâmpada para seu veículo por conta própria.

Um mecânico mexendo no farol de um carro preto.

Uma lâmpada automotiva de qualidade oferece mais segurança nas estradas. (Fonte: NejroN / 123RF)

O que é a lâmpada automotiva?

A lâmpada automotiva se trata de um acessório indispensável para veículos. Ela tem como função iluminar parte do ambiente no qual trafegam carros, motos, entre outros automóveis.

Este é um tipo de produto que deve ser instalado na parte da frente e atrás do veículo. A produção se caracteriza por ter uma intensa luz branca e forte que ilumina tanto no lado vertical como horizontal.

As lâmpadas automotivas devem ser utilizadas com ajuda dos faróis para intensificar os resultados da iluminação.

Lâmpadas automotivas estão compostas em diversas variações de potência e duração. Existem algumas versões que são proibidas, como, por exemplo, a lâmpada xenon, que só pode estar presente nos veículos que já vem com ela na forma de acessório de fábrica.

Quando a lâmpada automotiva é fabricada ou instalada de forma errada no carro, ao mesmo tempo pode gerar uma cegueira momentânea nos outros motoristas da pista, algo que ocasiona sérios problemas nos fluxos do trânsito.

Diversos cuidados necessitam ser colocados em prática para a fabricação das lâmpadas automotivas. Por exemplo, o bulbo precisa ter posicionado o filamento de modo correto com objetivo de assegurar uma luz com a projeção perfeita.

Além de iluminar os ambientes, a lâmpada automotiva possui o objetivo de gerar uma iluminação que facilita a visão das placas de aviso e do acostamento.

A grande parte das lâmpadas automotivas em oferta nos dias de hoje possui uma luz LED, que tem certa quantidade de unidade de medida de fluxo luminoso, ou, lúmens.

A lâmpada automotiva consome bateria do carro?

Uma regra é certa: quando você gira a ignição e as lâmpadas acendem no automático há desgaste excessivo da bateria. Este gasto pode ser menor quando elas já vêm de fábrica, mas mesmo assim acontece o consumo um pouco elevado.

Não podemos esquecer que se a lâmpada consome muita energia pode fazer com que aumente também o consumo de combustível.

Como instalar uma lâmpada automotiva?

A instalação não exige nenhum tipo de adaptação no automóvel, o que ajuda para quem busca instalar com mais rapidez e menos chances de erros. Porém, é mais indicado fazer o serviço utilizando a assistência de instaladores especializados.

Mas, se você está com disposição de fazer a instalação, sem problemas. Veja no vídeo abaixo como instalar uma lâmpada automotiva:

Quais as vantagens e desvantagens da lâmpada automotiva?

Para fazer as melhores escolhas de lâmpada automotiva é preciso conhecer algumas vantagens e desvantagens.

Positivamente podemos dizer que existem diferentes tipos de lâmpadas automotivas, sendo que cada uma serve para certas necessidades. Este produto além de iluminar os ambientes de tráfego também é útil para a iluminação de placas e do acostamento.

É um típico produto barato, disponível nos mais diversos preços para se encaixar no orçamento de qualquer motorista. Para instalar existe bastante facilidade, além de que as versões LED gastam muito pouco da bateria do automotivo.

Por outro lado, podemos afirmar que erros na instalação geram uma luz que ofusca a visão dos outros motoristas na pista. Isto ocorre principalmente quando a versão da lâmpada automotiva possui muitas quantidades de lumens.

Se você possui um carro que liga as luzes com o acionamento da chave na ignição não tem jeito, com certeza a lâmpada gera bastante consumo energético.

Outro ponto negativo é que as siglas de encaixe (H1, H2, H3, etc.) podem confundir os clientes desavisados que acabam comprando um produto impossível de instalar no carro.

Para fixar melhor na mente os prós e contras da lâmpada automotiva veja a tabela mais à frente.

Vantagens
  • Ilumina ambientes e também a placa dos veículos
  • Há versões dos mais diferentes preços
  • Não é difícil instalar
  • Modelos led consomem menos bateria
Desvantagens
  • Enganos na quantidade de lumens
  • Instalação errada pode gerar ofuscamento da visão
  • Certas versões gastam bastante bateria do automotivo
  • O encaixe das lâmpadas pode enganar os consumidores

Quais os diferentes tipos de lâmpada automotiva?

Entre as diversas versões disponíveis no mercado é difícil até aos especialistas fazerem uma escolha. Por este motivo você precisa conhecer quais são os 4 principais tipos de lâmpada automotiva:

Lâmpada automotiva halógena

Estas são as lâmpadas mais populares nos carros ao redor do mundo, seja pelos preços baixos ou pela facilidade de encontrar no mercado. O filamento metálico precisa ser aquecido para o produto funcionar perfeitamente. Esta lâmpada possui um tom que se aproxima ao amarelado. A versão não apresenta muita resistência contra colisões leves ou vibrações.

Lâmpada automotiva super branca

Para usar a lâmpada super branca é necessário ter autorização do DETRAN. Ela também funciona com aquecimento de filamento metálico. A luz tem um tom mais branco. Escolha uma versão semelhante à potência das lâmpadas originais.

Lâmpada automotiva xenon

Com um tom azul e branco, oferecendo bastante intensidade no brilho da luz, a lâmpada automotiva funciona à base de gás xenônio e descargas elétricas. Embora sejam resistentes e intensas na iluminação estas opções são permitidas apenas quando instaladas na fábrica fabricante do veículo.

Carro em movimento em estrada com farol ligado.

A lâmpada automotiva xenon tem tom azulado e é proibida por lei. (Fonte: man64 / 123RF)

Lâmpada automotiva LED

Esta lâmpada de intensa luz oferece uma iluminação quase 80% superior do que as versões halógenas e super brancas. Ela dura 6 vezes mais na comparação com os modelos xenon.

Além de ser resistente contra os impactos leves, a lâmpada automotiva LED também não esquenta durante a utilização. É mais flexível porque pode ser usada também em painel, teto, entre outros pontos do veículo.

Veja as características dos 4 tipos de lâmpada automotiva:

Lâmpada automotiva halógena Lâmpada automotiva super branca Lâmpada automotiva xenon Lâmpada automotiva LED
Consumo de energia Médio Médio Médio Baixo
Brilho da luz Médio Médio Alto Alto
Durabilidade Baixa Baixa Média De média para alta
Resistência a impactos e vibrações Baixa Baixa Média Alta
Aquecimento durante o uso Sim Sim Sim Não
Flexibilidade Baixa Baixa Baixa Alta
Cor Amarela Branca Azul / branca Branca

Quanto custa?

Em média os valores das lâmpadas automotivas podem ir de R$ 20 a até R$ 150 ou um pouco mais. As marcas famosas custam preços superiores, principalmente quando possuem muitas quantias de lumens.

Por ordem de versões mais caras temos: lâmpada LED, lâmpada xênon, lâmpada super branca e lâmpada halógena. No mercado online os preços estão 20% abaixo do que a média da precificação das lojas de rua.

Onde comprar?

Walmart, Lojas Americanas e Magazine Luiza são três lojas famosas do comércio nacional que oferecem promoções de lâmpada automotiva. Contudo, na compra tradicional pode ser difícil encontrar mais variedades de versões.

Amazon Brasil, Submarino, Connect Parts e Tuning Parts são lojas online confiáveis para comprar lâmpadas automotivas. Ao realizar a sua compra online no conforto de casa você pode encontrar centenas das mais diferentes versões.

foco

O uso da luz azul (xenon), exceto aos veículo que já possuem o acessório de fábrica, está proibido. Quem descumpre a regra recebe uma infração de trânsito que se equivale a 5 pontos na carteira e a retenção do automotivo até a regularização.

Critérios de compra: Fatores para comparar as ofertas de lâmpada automotiva

A seguir veja quatro critérios de compras indispensáveis para quem quer aprender a encontrar as melhores ofertas no mercado. Tenha menos chances de ser enganado por vendedores ao considerar os seguintes pontos:

  • Encaixe
  • Manual
  • Durabilidade
  • Certificado

Veja o significado de cada critério:

Encaixe

Ao pesquisar pelo produto no mercado você encontrará siglas como H1, H2, H3, entre outras. Ao contrário do que algumas pessoas pensam, elas não se referem à potência, mas sim ao encaixe.

Compre uma versão que se encaixe no carro perfeitamente. Para isso, confira no manual do seu veículo.

Mecânico mexendo em farol de carro.

A letra H seguida de um número indica o encaixe da lâmpada automotiva, compre o modelo que seja compatível com seu veículo. (Fonte: NejroN / 123RF)

Manual

É mais indicado comprar produtos que vêm com manual em português. Desta maneira você pode saber quais são as melhores indicações de uso e ao mesmo tempo usar o acessório sem exagerar no consumo de energia.

O manual é também fundamental para quem deseja instalar a lâmpada automotiva por conta própria.

Durabilidade

As lâmpadas podem durar até 600 horas ou mais. Se você usa o veículo quase sempre nos períodos noturnos é melhor comprar as versões que possuem uma duração superior.

É possível encontrar essa informação na embalagem ou descrição do produto. Vale dizer que quanto maior a duração, mais cara ela pode ser. Tente achar um bom equilíbrio para suas necessidades e orçamento disponível.

Imagem de carro branco com farol ligado a noite.

As lâmpadas duram, em média, 600 horas ligadas. Essa informação está disponível na embalagem do produto. (Fonte: xusenru / Pixabay)

Certificado

Qualquer lâmpada automotiva à venda no Brasil precisa ter a certificação do INMETRO. Apenas desta forma você possui a certeza de que usa um produto de qualidade que não vai parar de funcionar com pouco tempo de uso.

Certifique-se de conferir que a lâmpada que você está adquirindo tenha essa certificação. Caso você não encontre essa informação, desconsidere o produto.

(Fonte da imagem destacada: Kapa65 / Pixabay)

Avalie esse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
25 Voto(s), Média: 4,52 de 5
Loading...