Imagem mostra lâmpadas inseridas do espaço do farol de um carro.
Ultima atualização: 7 de agosto de 2020

Como escolhemos

16Produtos analisados

31Horas investidas

6Estudos avaliados

80Comentários coletados

Bem-vindo ao ReviewBox Brasil! O assunto do artigo de hoje é lâmpada H7! Se você precisa fazer a manutenção dos faróis de seu veículo ou se pretende conseguir uma iluminação mais potente para ele, chegou ao lugar certo!

Os encaixes H7 estão entre os mais usados pelas montadoras. Por isso, opções de lâmpadas compatíveis são muitas. Há várias características que você pode escolher para melhorar a sua segurança e, por que não, a estética de seu veículo. Fique conosco para conhecer todos os detalhes e fazer uma ótima compra!




Primeiro, o mais importante

  • A nomenclatura “H7” diz respeito ao tipo de encaixe das lâmpadas nos faróis. Esse é um dos mais usados pelas montadoras.
  • Todos os tipos de lâmpadas automotivas, seja halógenas, super brancas, xenon ou LED, são facilmente encontrados com o encaixe H7.
  • A medida mais importante para entender a capacidade de iluminação de uma lâmpada é a luminosidade, mas ela deve ser combinada também com a potência e a temperatura de cor.

Você também pode gostar:

As melhores lâmpadas H7: Nossas recomendações

São tantas lâmpadas H7 no mercado que é possível até ficar confuso. Felizmente, algumas são de qualidade bastante distinta. Nós fizemos uma pequena seleção de modelos que saltaram aos nossos olhos:

Para quem deseja lâmpadas comuns

Se você quer pagar pouco em lâmpadas automotivas e manter um modelo igual ao de fábrica, pode optar por esse da Multilaser. Com 55 W de potência e 12 V, ele não tem características luminosas especiais, mas faz um serviço de iluminação muito eficiente sem pesar no bolso.

A melhor lâmpada H7 super branca

Lâmpadas super brancas melhoram muito a capacidade de iluminação de um veículo. Indicada para carros e motos, essa da Multilaser tem um ótimo custo-benefício. Ela possui 55 W de potência e voltagem de 12 V, mas torna a segurança e a dirigibilidade, principalmente à noite, superiores.

As lâmapdas automotivas do futuro

É cada vez mais conhecida a capacidade de iluminação das novas lâmpadas halógenas: Em veículos, elas conseguem melhorar em cerca de 100% a visibilidade noturna mesmo com potência similar. Optar por esse modelo da Hella, que possui certificado de segurança do Inmetro, faz com que você se sinta mais seguro!

Guia de compra

São muitas as perguntas que você pode ter sobre lâmpadas H7. Qual a diferença delas para as demais? E quais os tipos disponíveis no mercado? Há vantagens de um sobre outro?

Não se preocupe! O guia de compra é o setor que responde a todas as dúvidas!

Imagem mostra um mochileiro andando à noite em uma rua ao lado de um táxi com farol aceso.

Boas lâmpadas automotivas melhoram muito a segurança da condução noturna. (Fonte: StockSnap/ Pixabay.com)

O que é uma lâmpada H7 e o que a diferencia das demais?

Quando falamos em lâmpadas automotivas, precisamos entender que há questões de compatibilidade. Cada veículo vem de fábrica com um encaixe padrão, que só pode ser trocado se todo o sistema for também substituído. Esse encaixe recebe nomenclaturas variadas, como H1, H4, H7 e HB4.

H7, portanto, é um dos encaixes usados pelas montadoras nos faróis. Ele está presente não apenas em veículos de passeio, como também em motocicletas, caminhões e outros.

Além da questão do tipo de encaixe, não há muitas diferenças entre H7, H4 e outros formatos. Todas as principais lâmpadas, como as super brancas, halógenas e xenon, estão disponíveis. É aí que você realmente pode personalizar o farol de seu veículo!

foco

Você sabia que a primeira montadora a usar um sistema elétrico completo em um automóvel foi a Cadilac? Em 1912, com auxílio da Delco, pôde fazer funcionar com excelência tanto a ignição, como as lâmpadas.

Quais as vantagens das lâmpadas H7?

Não existem muitas diferenças reais entre lâmpadas H7 ou outros tipos, uma vez que o que muda é apenas o encaixe no automóvel ou motocicleta. Porém, podemos dizer que você tem um pouco de sorte se elas são usadas em seu veículo.

Isso porque o encaixe do tipo H7 é bastante comum e usado por várias das grandes montadoras, o que faz com que seja muito mais fácil encontrar lâmpadas de qualidade compatíveis com ele. Não só há mais marcas que trabalham com esse tipo, como também a variedade é alta.

Se você deseja colocar lâmpadas normais em seu veículo, ou de qualquer outro tipo, com luminosidades e temperaturas de cor diferentes, poderá encontrar modelos compatíveis com o encaixe H7. As dificuldades são maiores se o automóvel usa um outro tipo não tão difundido.

Veja abaixo uma tabela com vantagens e desvantagens das lâmpadas H7:

Vantagens
  • Tipo de encaixe muito usado na indústria automobilística
  • Grande gama de modelos disponíveis
  • É possível ter boa variação de tipos de lâmpadas e características
  • Preços acessíveis
Desvantagens
  • Não há grandes diferenças para outros tipos de encaixes

Que veículos usam lâmpadas H7?

A lista de veículos que vêm de fábrica com encaixe para lâmpadas H7 é extensa.

No farol baixo, ela é mais rara, estando presente apenas em alguns modelos de veículos como Ômega, Passat, Fusion, Fluence e C3. Apenas a montadora coreana Hyundai a usa com mais frequência nessa categoria.

Mas é quando falamos em farol alto que o encaixe H7 realmente se destaca: Ele aparece em muitos modelos de montadoras como Chevrolet, Fiat, Ford, Volkswagen, Renault e, mais uma vez, Hyundai. Quase metade dos veículos vendidos no Brasil segue tal padrão.

Vale lembrar que o encaixe H7 é usado também em motocicletas, caminhões, ônibus e outros veículos terrestres com farol.

É possível tornar meu veículo compatível com lâmpadas H7?

Se você está insatisfeito com o tipo de encaixe do seu veículo ou se comprou uma lâmpada errada e não deseja fazer outra aquisição, pode se perguntar se é possível fazer a modificação dessa característica do automóvel.

Não é recomendado tentar trocar o encaixe original do farol de um veículo.

Por mais que algumas pessoas tentem, não é recomendado. Seria preciso trocar todo o farol ou fazer modificações grandes demais no sistema elétrico e na quantidade de entradas. O risco de danos é alto e o benefício é quase inexistente.

Considerando que as lâmpadas disponíveis para todos os tipos de encaixe são muito parecidas, não existem reais motivos para tentar fazer essa troca que pode comprometer o seu veículo e até fazer com que garantias de fábrica sejam perdidas.

Quais os tipos disponíveis de lâmpadas H7?

Falamos que encaixes H7 têm uma grande variedade de opções de lâmpadas. Que tal então conhecê-las melhor?

  • Halógena: As lâmpadas automobilísticas de fábrica são halógenas, tipo barato e com iluminação suficiente. Porém, há modelos mais modernos sendo fabricados que são capazes de oferecer ainda mais segurança e iluminação que qualquer outro tipo.
  • Super Branca: São muito procuradas atualmente. Oferecem um brilho muito intenso e grande capacidade de iluminação, o que faz com que sejam as preferidas de muitos motoristas. Os preços são acessíveis.
  • LED: Lâmpadas de LED possuem um sistema bem diferente dos demais, e por isso a troca é bastante complexa, precisando até mesmo ser indicada nos documentos do veículo. Elas têm excelente capacidade de iluminação e durabilidade.
  • Xenon: Gerando a iluminação através de gás xenônio, as lâmpadas Xenon possuem um efeito estético que agrada a muitas pessoas, mas a iluminação e o custo-benefício são inferiores às dos demais tipos.

Confira a seguir uma tabela que compara os quatro tipos:

Halógena Super Branca LED Xenon
Vantagens Preço acessível, iluminação satisfatória, novos modelos de qualidade Grande capacidade de iluminação sem preço alto Maior capacidade de iluminação e maior durabilidade do mercado Efeito estético agrada a muitas pessoas
Desvantagens Modelos simples de fábrica têm baixa capacidade de iluminação Custo maior que o das lâmpadas halógenas Custo mais alto, burocracia para instalação Não tem a mesma capacidade de iluminação, nem a mesma durabilidade das demais

Quanto custa e onde comprar uma lâmpada H7?

Lembre-se que lâmpadas automobilísticas precisam sempre ser compradas em pares. Os valores para duas unidades podem variar bastante, desde R$ 15 (halógenas amarelas simples) até R$ 150 (LED, ainda sem contar o valor da instalação).

Lojas especializadas em autoelétrica e oficinas mecânicas em gerais são ótimas opções para a compra de lâmpadas H7. Se você pretende fazer a instalação sozinho, pode adquiri-las pela internet: Recomendamos Amazon brasileira, Amazon internacional e Mercado Livre.

Critérios de compra: Fatores para a escolha de uma lâmpada H7

Existem muitas especificações técnicas que envolvem lâmpadas automobilísticas. Para te ajudar a comprar o modelo ideal, vamos te ajudar a entender melhor quatro delas:

Abaixo vamos te explicar detalhadamente cada um desses tópicos.

Voltagem

A voltagem de uma lâmpada automotiva tem a ver com a compatibilidade com o sistema elétrico de um veículo. Apesar desse ser o nome que usamos popularmente, seria mais correto falar em tensão elétrica.

A maior parte dos carros usa uma tensão elétrica de 12 V, e por isso esse deve ser o mesmo número especificado pela lâmpada. Porém, pode haver também sistemas de 24 V, que pedem pela aquisição correta. Motos, caminhões e outros veículos também devem receber os modelos indicados.

Imagem mostra lâmpadas automotivas em detalhe.

Light bulbs for car lamps. Automotive part in Silvery metallic and black color with wires and connecting elements

Potência

Quando falamos na potência de uma lâmpada automotiva, estamos falando na energia que ela consome para funcionar. Outros quesitos como luminosidade são mais importantes para entender a capacidade de iluminação que ela possui.

Menos potência e mais luminosidade é a escolha ideal.

Não costuma existir grande variação de potência nas lâmpadas automotivas, mas saiba que o ideal é que, dentre dois modelos com luminosidade igual, você escolha o com a menor potência, gerando assim menos trabalho para a bateria do veículo.

Existem limites definidos por lei, como de no máximo 60 W de potência para sistemas elétricos de 12 V.

Luminosidade

Aqui, sim, temos a especificação que se refere à capacidade de iluminação de uma lâmpada. Medida em lúmens, ela indica a emissão de luz de cada modelo.

Lâmpadas halógenas amarelas costumam oferecer entre 800 e 1650 lúmens, enquanto uma de xenon pode chegar a mais de 3000 lúmens. A variação é grande e interfere diretamente na importância que você dá para a qualidade da iluminação.

Temperatura de cor

Também é importante entender como funciona a temperatura de cor das lâmpadas automotivas. Quanto mais baixo o número, normalmente perto de 2000 K, mais amarela é a luz emitida, e quanto mais alto, chegando perto de 7000 K, mais branca.

A tendência no mercado é optar por luzes cada vez mais brancas, e portanto com números mais altos. Elas permitem uma visibilidade maior sem depender tanto da luminosidade e sem exigir uma potência tão grande.

(Fonte da imagem destacada: mironovm/ 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?

Carlos Massari Jornalista
Jornalista especializado em esportes e podcaster. Apaixonado por cinema, literatura e artes em geral. Curioso nato, pesquisa e escreve sobre diversas áreas, principalmente tecnologia, ferramentas, artigos esportivos e objetos que tornam a vida e o cotidiano mais fáceis.