Ultima atualização: 12 de agosto de 2021

Como escolhemos

13Produtos analisados

24Horas investidas

5Estudos avaliados

87Comentários coletados

Olá! Bem-vindo ao Reviewbox. Todo profissional de som bem versado pode lhe falar sobre os benefícios das lâmpadas em sistemas de áudio, como elas melhoram o som, amplificam-no e lhe dão um tom muito distinto e desejável, e é por isso que, apesar dos anos, elas ainda são uma tecnologia muito procurada.

Escolher lâmpadas pode ser um pouco confuso, porque embora todos lhe digam como elas são boas, poucos lhe dizem como começar a usá-las, então se você está comprando lâmpadas para reparar um sistema eletrônico, ou para dar um toque pessoal ao seu amplificador de guitarra, neste guia você aprenderá como comprar as melhores lâmpadas do mercado.

Para este guia, nós da Reviewbox.com.mx pesquisamos as características mais procuradas das lâmpadas, prestamos muita atenção às revisões dos modelos mais populares e depois pesquisamos onde você pode comprá-los e o preço que você deve esperar pagar por eles.




O mais importante

  • As lâmpadas são componentes eletrônicos que fazem parte de vários dispositivos elétricos, cujo papel é amplificar e modificar os sinais elétricos. Hoje eles fazem parte de sistemas de som high-end, tais como equipamentos de áudio e amplificadores para vários instrumentos musicais.
  • Há uma multiplicidade de modelos de lâmpadas e todos eles desempenham o mesmo papel de amplificar e modificar sinais, mas diferem em seus tamanhos e desenhos. Não há um modelo de lâmpada que seja melhor que outro, pois todos eles fornecem sons característicos que podem ou não apelar para diferentes ouvintes.
  • Se você estiver comprando uma lâmpada para uso em um sistema de som, é recomendado que você assista a vídeos de pessoas usando o modelo que você está interessado para ver se você vai gostar do som da lâmpada ou não. Se você estiver comprando uma lâmpada para substituir uma lâmpada danificada em um equipamento cuja finalidade não seja a reprodução de áudio, tente comprar uma que seja conhecida por ser durável.

Lâmpadas: nossa recomendação dos melhores produtos

Guia de compra: O que você precisa saber sobre lâmpadas

Nesta seção nós o ajudaremos a descobrir para que servem as lâmpadas, também quais são os diferentes modelos de lâmpadas que existem, bem como os preços aos quais elas são normalmente encontradas. Todas essas informações o ajudarão a tomar uma melhor decisão de compra quando você for comprar lâmpadas novas.

Nenhum modelo de lâmpada soa exatamente igual, mesmo entre modelos similares da mesma marca. (Foto: Liu Fuyu / 123rf.com)

O que é uma lâmpada e quais são suas vantagens?

Uma lâmpada, também chamada de tubo de vácuo ou válvula de vácuo, é um dispositivo usado para modificar o fluxo de corrente elétrica em vários dispositivos eletrônicos. Eles foram um componente importante dos sistemas eletrônicos desde seu início no início do século 20, até seu eventual desuso devido ao advento dos transistores.

Eles tiveram um ressurgimento em sistemas de áudio de alta qualidade devido à contribuição auditiva que eles fornecem, especialmente naqueles utilizados em sistemas de som de teatro, também em amplificadores de guitarra e baixo, pois seus tons são considerados superiores aos produzidos pelos transistores e conseqüentemente mais agradáveis ao ouvido humano.

Vantagens
  • Tons agradáveis
  • Som claro
  • Proteção curta
  • Bom som em baixo volume
Desvantagens
  • Vida útil variável
  • Superaquecimento
  • Caro
  • Use muita energia

Lâmpadas tipo 12AX7, 6L6, 6V6, EL34, EL84- A que você deve prestar atenção?

O número de tipos de lâmpadas disponíveis no mercado é realmente alto, o que pode ser intimidante se você não souber qual é a certa para você. Nesta seção vamos explicar brevemente sobre as lâmpadas mais usadas em sistemas de áudio, especialmente aquelas usadas em amplificadores de baixo e guitarra. É importante notar que se você estiver substituindo uma lâmpada é preferível substituí-la pelo mesmo modelo, caso contrário você pode acabar com uma lâmpada que seja incompatível ou prejudicial ao seu equipamento. Para isso recomendamos consultar um profissional, pois eles poderão lhe dizer quais lâmpadas seu equipamento precisa e instalá-las com segurança.

Lâmpada 12AX7: Também chamada de ECC83, é uma lâmpada que é normalmente usada na seção pré-amplificadora dos amplificadores, por isso é freqüentemente chamada de tubo pré-amplificador. É uma das mais utilizadas no mercado, portanto há muitas variações de modelos e empresas que a fabricam.

Lâmpada 6L6: Esta é uma grande lâmpada usada para alimentar os grandes amperes de design clássico americano de décadas passadas. É bem conhecido por manter sons limpos de modestos tons médios e graves com presença. Faz parte dos amplificadores de guitarra de sucesso desde os anos 50.

6V6 Bulb: Conhecido como o "irmãozinho dos 6L6". É outra lâmpada que tem presença nos amplificadores estilo americano, pois tem um som muito equilibrado. É muito procurado porque consegue sons distorcidos muito característicos do rock pesado.

EL34: É o bulbo estrela do rock britânico, pois tem sido parte dos amplificadores usados pelos artistas que iniciaram essa cena. É amado pelos guitarristas por causa de seu som ligeiramente sujo, meio pesado que se torna crocante quando distorcido, o que qualquer guitarrista que seja fã de bandas clássicas européias vai adorar.

EL84: O EL84 é para o EL34 o que o 6V6 é para o 6L6. É uma lâmpada semelhante ao EL34, mas com dimensões menores. É conhecido por seu tom alto e brilhante que, como o EL34, se torna nítido quando sobrecarregado. Devido ao seu maior ganho, tende a retornar um tom sujo quando usado com uma guitarra elétrica.

12AX7 6L6 6V6 EL34 EL84
Característica notável Altamente fabricada Som limpo Fácil Overdrive Som forte de médio alcance Som quente
Uso principal Lâmpada pré-amplificador mais usada Amplificadores grandes estilo americano Pequenos amplificadores estilo americano Pequenos amplificadores estilo britânico Amplificadores estilo britânico

As lâmpadas são amplamente utilizadas porque facilitam um som único e poderoso. (Foto: Zvonko Djuric / 123rf.com)

Critérios de compra

Comprar lâmpadas pode ser muito complicado se você nunca comprou lâmpadas antes, pois à primeira vista todos os modelos de lâmpadas são similares. Para ajudá-lo a comprar lâmpadas nós reunimos os fatores mais importantes que devem influenciar sua compra, assim você pode sair e comprar lâmpadas que atendam às suas expectativas.

Requisitos do seu sistema de som

Antes de comprar um novo conjunto de lâmpadas você deve conhecer os requisitos do sistema onde você vai instalá-las, porque se você comprar um modelo de lâmpada diferente do que o seu sistema de som exige, você pode acabar com uma lâmpada inutilizável ou pior, danificar seu equipamento eletrônico.

Muitos amplificadores de guitarra e sistemas de som Hi-Fi têm seções para lâmpadas a serem usadas como amplificadores ou pré-amplificadores, estes têm requisitos de lâmpadas que podem fazer diferença tanto no tom quanto no volume.

Lâmpadas amplificadoras: Estas são as que tiram o sinal da fonte para aumentar o volume final. Você pode controlá-los usando o botão de volume em seu sistema de som bulbo, ou em seu amplificador de guitarra. Eles influenciam mais a sensação do som do que o tom do som. Se o seu sistema de som usa lâmpadas 6L6 em sua seção de ampère de lâmpada, é preferível comprar apenas 6L6 lâmpadas ou lâmpadas de design muito semelhante, como a KT88.

Se você tentar instalar um modelo de lâmpada muito diferente, por exemplo, um EL84, muito provavelmente ele nem caberá no soquete da lâmpada do seu equipamento. O que você pode fazer é substituir um modelo de lâmpada por uma lâmpada semelhante fabricada por uma empresa diferente, o que estranhamente pode levar a mudanças de tom, já que cada empresa tem um processo de fabricação diferente que acaba influenciando o tom final que cada lâmpada gera.

Lâmpadas pré-amplificadoras: Estas são ligeiramente menores que as ampolas, e são usadas para capturar o sinal da fonte para amplificá-lo antes de ser enviado para as ampolas. É discutível que eles são responsáveis pelos efeitos de distorção dos amplificadores de guitarra bulbo e pedais. Se o seu amplificador tem uma seção de lâmpadas de pré-amplificador, você pode combinar lâmpadas de pré-amplificador de diferentes modelos.

Se, por exemplo, você tiver um amplificador que usa 2 lâmpadas 12AX7 pré-amplificador e um estiver danificado, você pode substituir o danificado por um 12AT7. Isto influenciará o som resultante.

Durabilidade

É difícil quantificar a vida útil de uma lâmpada, pois isto não só varia entre modelos, mas também pelo equipamento em que elas são usadas. Por exemplo, uma lâmpada EL34 tem uma vida média de 2500 horas de uso, mas se elas forem usadas em amplificadores e sistemas de som menos exigentes elas durarão mais. A melhor maneira de saber se suas lâmpadas estão perto do fim da vida delas é adquirir lâmpadas novas ou levemente usadas e substituir as velhas.

Se você notar uma mudança drástica na qualidade do som, é hora de substituí-las, se você não o fizer, devolva as lâmpadas antigas à sua posição original. Isto porque com o tempo a eficiência com que as lâmpadas trabalham tende a diminuir, fazendo com que tanto a potência de saída de som quanto o tom das mesmas se desbotem gradualmente.

Portanto, se você é um guitarrista e depende muito do seu amplificador de lâmpada a vácuo, é melhor manter as peças sobressalentes à mão.

Overdrive

Quando se diz que uma lâmpada tem bom overdrive, isso significa que ela é capaz de obter um som distorcido que é agradável ao ouvido humano, o que acontece devido a uma sobre-amplificação que ocorre na corrente de saída. Existem amplificadores e pedais de baixo e guitarra que utilizam tubos de vácuo para conseguir isso.

Por exemplo, quando um guitarrista aumenta o volume em seu amplificador de tubo o sinal é distorcido, fazendo com que ele reproduza o áudio com um tom muito característico das bandas de rock e blues. É por isso que as lâmpadas 12AX7, EL34, El38, 6L6 e 6V6 têm tanto sucesso, pois permitem sons limpos e decentes e overdrive.

Ruído

Algumas lâmpadas são capazes de captar sons externos da mesma forma que os microfones, portanto, se você estiver usando um conjunto de lâmpadas para uso em seu sistema de som, certifique-se de que elas não sejam microfônicas, caso contrário elas afetarão negativamente a qualidade de áudio do seu sistema de som.

(Foto da imagem em destaque: chva / 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas