Foto focada nos olhos castanhos de uma mulher, que usa lápis de olho, sombra escura e máscara de cílios.
Ultima atualização: 15 de dezembro de 2019

Como escolhemos

13Produtos analisados

17Horas investidas

4Estudos avaliados

71Comentários coletados

Seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil! Hoje nós iremos conversar sobre o lápis de olho, artigo de maquiagem usado por mulheres no mundo todo, conhecido por sua capacidade de destacar os olhos.

Versátil e prático, o lápis de olho é um cosmético poderoso que proporciona efeitos diferentes de acordo com o local de aplicação. No guia abaixo iremos te mostrar todas as formas de usá-lo para valorizar a sua make. Vamos lá?




Primeiro, o mais importante

  • O lápis de olho pode ser aplicado de diferentes formas no olho.
  • Existem lápis de diferentes cores, sendo que, algumas cores possuem objetivos específicos, como o branco e o nude, que abrem e aumentam o olhar.
  • Nunca compartilhe o seu lápis de olho com outras pessoas, principalmente se você o utiliza na linha d’água, pois há grande risco de troca de bactérias e contaminação.

Você também pode gostar:

Os melhores lápis de olho: As nossas escolhas

Escolher o lápis de olho perfeito nem sempre é fácil, afinal, as opções e marcas são muitas, e nem sempre a qualidade é como o esperado. Para te ajudar nessa decisão, selecionamos alguns dos melhores modelos disponíveis no mercado:

O melhor lápis de olho como um todo

Referência quando o assunto é cosmético de boa qualidade, a Bourjois Paris não decepciona em seu lápis de olho. O Contour Clubbing é um lápis delineador à prova d’água, altamente pigmentado e com fórmula de longa duração. Tem textura macia, e é facilmente misturado na sombra para garantir o esfumado perfeito.

O melhor lápis de olho para quem gosta de traçado bem escuro

O Colossal Kajal da Maybelline é a escolha ideal se você gosta do traço bastante escuro e pigmentado. Com textura suave e cor marcante, ele possui até seis horas de duração intacta, sem borrar. É resistente, de fácil aplicação e pode ser usado de diferentes maneiras, valorizando diferentes áreas dos olhos.

O melhor lápis de olho para quem busca preços mais acessíveis

Este lápis de olho da marca Marchetti se destaca pela textura confortável, tonalidade opaca e ótima preço. Ele possui pigmentação na medida e possui estrutura em madeira, sendo facilmente apontável. Perfeito para diferentes ocasiões, ele não borra e tem média durabilidade.

Guia de compra

A maquiagem perfeita é composta por diversas etapas, e o lápis de olho é uma dessas que não pode faltar. Ele valoriza o olhar e é super versátil, podendo seu usado para diferentes objetivos.

No guia abaixo iremos tirar todas as suas dúvidas sobre o produto e te mostrar porque ele é indispensável em sua nécessaire.

Foto de maquiador esfumando o lápis de olho na linha d’água dos olhos de uma moça loira, com a ajuda de um pincel.

O lápis de olho pode ser usado para diferentes objetivos. (Fonte: Gleb TV/ 123RF)

Quais as diferentes formas de aplicação do lápis de olho?

Uma das principais vantagens do lápis de olho é que se trata de um cosmético que te permite abusar da criatividade, uma vez que pode ser aplicado em diferentes pontos do olho, com diferentes fins.

Abaixo, te apresentamos as maneiras de aplicação mais comuns, junto de algumas dicas sobre cada uma delas:

Na linha d’água

O uso mais comum do lápis de olho é esse. Na linha d’água, é provável que o resultado seja uma linha bem marcada e fina, que garante um olhar sensual e misterioso.

O ideal é que esta proposta seja usada em makes mais pesadas, com sombras escuras e rímel. Vale lembrar que este tipo de aplicação, quando no preto ou marrom, diminui o olhar, não sendo a melhor escolha para pessoas com olhos pequenos.

Abaixo da linha d’água

Usar o lápis abaixo da linha d’água é uma forma de crescer o olhar. O ideal aqui é que você não esqueça de esfumar, deixando a produção menos marcada e mais leve. Indica-se que esta aplicação seja feita em casos de maquiagens com sombra.

Rente aos cílios

Se preferir uma produção mais leve e delicada, pode aplicar o lápis de olho bem rente aos cílios, com um sutil esfumado, escurecendo levemente a região. Esta é uma proposta ideal para o dia.

Acima dos cílios

A dica para quem não gosta do delineado feito com delineador, é fazê-lo com o lápis de olho. Além de ser mais fácil, ainda há a possibilidade de esfumar junto a uma sombra, dando um efeito incrível e poderoso ao olhar.

Para olhos pequenos, prefira um traço mais fino, para olhos grandes, opte pelo mais grosso.

Na linha d’água Abaixo da linha d’água Rente aos cílios Acima dos cílios
Como usar Traço bem marcado Esfumado Traço fino e leve Como um delineado
Quando usar Em maquiagens pesadas Em maquiagens com sombra Em maquiagens leves Em maquiagens elaboradas

O lápis de olho escuro é indicado para pessoas com olhos pequenos?

Quem tem olhos pequenos deve ter um pouco mais de cuidado ao usar lápis de olho em tons de preto e marrom, isso porque dependendo do local de aplicação, ele pode diminuir ainda mais o seu olhar.

Nunca use um tom escuro na linha d’água.

Se este é o seu caso, nunca use um tom escuro na linha d’água, deixe essa região para os tons claros. Prefira aplicar o lápis escuro abaixo da linha d’água, acompanhado de um esfumado, pois dessa forma você irá criar uma impressão de olhos maiores.

Caso você queira um delineado, opte por traços mais finos, pois eles também contribuem para “aumentar” o olhar.

Quando usar o lápis de olho branco ou bege?

Muita gente nem o conhece, mas o lápis de olho em tom claro é perfeito para abrir o olhar. No branco ou no nude, use este cosmético sempre na linha d’água, pois garante um efeito de olho maior.

Ele pode ser usado sozinho, ou junto de um lápis escuro abaixo da linha d’água, esfumado, para intensificar ainda mais o efeito.

É uma ótima escolha para pessoas com olhos pequenos, mas também para pessoas que simplesmente querem dar um efeito de destaque aos seus olhos. Demais, né?

Como garantir a boa durabilidade no efeito do lápis de olho?

Na hora de aplicar um lápis de olho, você deve saber que existe um truque simples e fácil que garante que ele permaneça intacto por mais horas no olho.

No caso da aplicação abaixo da linha d’água ou como delineado, a dica é bem simples! Por cima do lápis, com a ajuda de um pincel ou cotonete, aplique uma sombra da mesma cor e esfume-a.

A sombra contribui para a fixação, além de evitar e disfarçar os possíveis borrões. A má notícia, no entanto, é que caso vá aplicar na linha d’água, a sombra não é bem-vinda, uma vez que pode ter contato direto com o seu globo ocular e provocar irritação.

O lápis de olho pode causar irritação?

Ao contrário da maioria dos produtos de beleza, o lápis de olho muitas vezes entra em contato direto com seus olhos, principalmente quando é aplicado na linha d’água.

Este contato pode causar irritações e até inflamações mais graves, como a blefarite, uma vez que o globo ocular é uma região bastante sensível.

Sabendo disso, recomenda-se seguir uma série de cuidados básicos para garantir que a saúde dos seus olhos não seja afetada:

  • Não compartilhe. Nunca, em hipótese alguma, compartilhe o seu lápis de olho com outras pessoas. Essa é a principal causa de inflamações nos olhos, pois é um prato cheio para troca de bactérias e contaminação.
  • Armazenamento. Armazene seu lápis de olho em local limpo, sempre tampando ou protegendo a ponta.
  • Retire diariamente. Retire 100% da maquiagem diariamente.
  • Produtos testados. Compre somente produtos oftalmologicamente testados.
  • Marcas. Prefira marcas conhecidas e com boas referências.

Quanto custa e onde comprar um lápis de olho?

Não é novidade nenhuma que no universo da beleza os valores estão super atrelados às marcas, né? E é exatamente isso que acontece com o lápis de olho, apesar de não ser considerado um artigo caro.

Em média, um lápis de olho poderá custar de R$ 10 a R$ 80, no caso das marcas de maior renome.

Quanto ao local de compra, opções não irão te faltar. Se você busca loja física, te indicamos a Sephora, a The Beauty Box e as próprias unidades de marcas conhecidas, como MAC, Quem disse Berenice, Maybelline, Natura, O Boticário e Contém 1g. Além disso, redes de farmácias também são boas escolhas.

No entanto, se você é um adepto da compra online, sites como Beleza na Web, Amazon, Buscapé, Mercado Livre irão dar conta do recado.

Foto de uma mulher de cabelo preso, roupa com plumas, uma das mãos no pescoço e maquiagem pesada.

O lápis de olho branco ou nude deve ser usado para aumentar o olhar, na linha d’água. (Fonte: Pixabay/ Pexels)

Critérios de Compra: Como comparar os modelos de lápis de olho

Antes de comprar qualquer cosmético é importante que você esteja atenta aos detalhes e observe algumas questões valiosas, como:

A seguir, iremos detalhar cada um desses pontos.

Cor

Muito se engana quem pensa que existem lápis de olhos somente em preto. Modelos em marrom, branco, nude e até em tons coloridos estão se tornando cada vez mais populares.

A escolha da cor irá variar de acordo com o seu objetivo. Se você busca opções mais clássicas, que te permitam muitas possibilidades, aposte no preto ou marrom.

Se você busca uma opção que aumente e valorize seu olhar, os clarinhos, como branco e nude, irão funcionar.

Mas, se o seu negócio é inovar e usar a criatividade na hora de se produzir, se jogue nas opções coloridas!

 Foto de uma mulher loira, em meio a um arbusto, usando maquiagem alaranjada nos olhos.

Além dos lápis em tons clássicos, existem também os coloridos. (Fonte: Sharon McCutcheon/ Pexels)

Textura

É muito importante que o seu lápis de olho tem uma textura confortável, que não te arranhe, nem cause nenhum incômodo ao deslizar pela pele.

Quanto mais macia a ponta, melhor e mais fácil será a aplicação, portanto, este é um fator a ser observado.

Resistência à água

Existem os lápis de olho à prova d’água e os não à prova d’água. Como você já deve estar imaginando, o primeiro não sai em contato com a água e necessita da ajuda de um demaquilante na remoção, já o segundo é facilmente removido com água e sabonete.

O ideal é que você tenha um de cada em casa, para usar de acordo com a situação, no entanto, se preferir por um só, escolha aquele cujo tipo de remoção mais te agrada.

Marca

Assim como qualquer outro artigo de maquiagem, é sempre aconselhável que você compre o seu lápis de olho de uma marca de confiança.

Devido à enorme popularização do produto, muitas marcas o produzem, aumentando o risco de comprar um produto de baixa qualidade. Por isso, sempre opte por marcas conhecidas e de sua confiança, ok?

(Fonte da imagem destacada: Sergeyp/ 123RF.com)

Por que você pode confiar em mim?

Anna Liz Melo Personal Stylist
Formada em moda e prestes a concluir o curso de cosmetologia e estética, Anna Liz tem no currículo experiência suficiente para aconselhar qualquer pessoa sobre o look certo para qualquer ocasião. A experiência de dois anos em Paris ajudou muito, mas seu feeling é o que faz dela a pessoa certa para te ajudar a escolher a roupa, o perfume e os acessórios certos para cada compromisso.