Imagem de uma lava e seca.
Ultima atualização: 25 de dezembro de 2019

Como escolhemos

12Produtos analisados

18Horas investidas

4Estudos avaliados

78Comentários coletados

Seja bem-vindo! O assunto de hoje é a lava e seca, um eletrodoméstico fundamental para quem não tem espaço estender as roupas lavadas, mas também não dispõe de uma lavanderia ou área de serviço ampla para acomodar uma lavadora e uma secadora – a lava e seca desempenha ambas as funções.

Para encontrar a melhor lava e seca para sua casa, você deve conhecer mais sobre o eletrodoméstico, suas funcionalidades, principais tecnologias e os melhores modelos das principais marcas. Aprenda tudo isso e um pouco mais em mais um artigo do ReviewBox Brasil. Boa leitura!




Primeiro, o mais importante

  • A lava e seca oferece cuidado completo com suas roupas, da lavagem à secagem – alguns modelos são tão modernos que entregam as peças quase passadas.
  • Há bastante variedade de modelos de lava e seca. Esses equipamentos variam nas funcionalidades, dimensões, capacidade, consumo de água e energia elétrica, abertura da tampa, preço e marca.
  • Você encontra opções de lava e seca de excelentes marcas como Brastemp, Samsung, LG, Electrolux, Philco e Midea. Os preços variam de R$2.000 a R$8.000.

Você também pode gostar:

Melhores modelos de lava e seca: Os favoritos da redação

Decidiu comprar uma lava e seca para sua casa? Então confira uma lista com os melhores modelos em 2020. Para montar essa lista, analisamos as configurações técnicas de cada aparelho, avaliações de consumidores e recomendações de especialistas.

A lava e seca que deixa as roupas menos amassadas

Esta lava e seca da LG tem capacidade para lavar 11Kg e secar 6Kg. Tem sensor inteligente, que reconhece todos os tipos de tecido, e pode completar uma lavagem em menos de uma hora. Com a tecnologia STEAM+, as roupas saem da máquina até 30% menos amassadas.

Uma lava e seca compacta por fora e grande por dentro

A lava e seca Storm Wash da Midea é ideal para quem precisa de uma máquina com grande capacidade (lava 10,2Kg e seca 7Kg) mas tem pouco espaço para acomodá-la – esse modelo possui 85cm de altura, 59cm de largura e de profundidade. A lava e seca conta com 16 programas de lavagem, tambor 4D de alta rotação que elimina até as sujeiras mais difíceis (com o auxílio da água quente) e programa especial para lavar tênis.

O único modelo que permite adicionar peças durante o ciclo

Tecnológica, a lava e seca AddWash da Samsung oferece a possibilidade de adicionar peças após o início da lavagem, através da porta de mesmo nome – a capacidade de lavagem é de 11Kg e de secagem 6Kg. Outro diferencial é a tecnologia EcoBubble que transforma o sabão em bolhas para uma limpeza eficaz sem danificar o tecido. Também possui ciclos de lavagem a seco.

Guia de Compra

Não tem sensação mais gostosa do que vestir uma roupa limpa e cheirosa, não é mesmo? Para cuidar de suas peças, utilize uma lava e seca.

Este eletrodoméstico reúne duas funções importantes: Lavar e secar as roupas. Com isso, traz bastante praticidade ao cotidiano. Para encontrar o modelo ideal para sua casa, leia o conteúdo que preparamos neste Guia de Compra.

Imagem de uma mulher recolhendo as peças de roupa de uma lava e seca.

A lava e seca entrega roupas limpas e cheirosas. (Fonte: Evgeny Atamanenko/ 123RF.com)

Por que comprar uma lava e seca?

A lava e seca é uma evolução da máquina de lavar e da secadora, pois reúne as funcionalidades desses dois eletrodomésticos e oferece cuidado completo com as roupas, deixando-as sempre limpas, secas, macias e cheirosas.

A lava e seca otimiza é fundamental para quem não tem muito tempo para realizar as atividades domésticas por causa da rotina agitada. Também é ideal para quem tem pouco espaço na área de serviço e não conta com um varal.

E mesmo quem tem uma ampla área de serviço, sabe que nem sempre é possível contar com a secagem natural, principalmente nas estações mais frias como outono e inverno, principalmente quem mora em regiões em que não faz muito sol.

Imagem de uma lavadora.

A lava e seca é um eletrodoméstico útil em todas as estações do ano. (Fonte: Stevepb/ Pixabay.com)

Quais são as vantagens e desvantagens de comprar uma lava e seca?

Assim como qualquer eletrodoméstico, a lava e seca oferece vantagens e desvantagens. Conheça os principais prós e contras do equipamento e decida se você precisa de uma lava e seca ou se deve investir em uma lavadora e secadora.

A lava e seca oferece recursos que você não encontra nas lavadoras e secadoras comuns. Um desses recursos é a lavagem com água quente – a temperatura pode ultrapassar os 50ºC.

No modo esterilização, a lava e seca elimina microrganismos causadores de doenças e alergias. No modo pré-lavagem, elimina manchas e sujeiras difíceis dos tecidos. Outro recurso interessante é a lavagem a seco, ideal para tecidos delicados.

A lavagem a seco também ajuda a manter roupa de cama, como mantas, edredons e cobertores livres de ácaros por mais tempo.

E todas essas funções são realizadas com o máximo de eficiência e o mínimo de consumo, tanto de energia elétrica e água, quanto do sabão e amaciante, pois a lava e seca dissolve os produtos em uma espuma antes da lavagem.

O painel da lava e seca é digital e com poucos toques você consegue selecionar o tipo de lavagem, nível da água, temperatura na lavagem e forma de secagem.

Para simplificar ainda mais a rotina, você encontra lava e seca que pode ser controlada pelo smartphone através da conexão via Bluetooth ou rede Wireless. Geralmente, modelos com esse recurso são mais caros, mas vale a pena pela praticidade.

Por reunir as funções de dois aparelhos em apenas um (lavadora e secadora), podemos considerar a lava e seca compacta e ideal para apartamentos menores. Mas igualmente compatível com apartamentos de tamanho médio ou grande.

Conheça mais algumas vantagens e desvantagens da lava e seca na tabela abaixo:

Vantagens
  • Reúne as funções de uma lavadora e uma secadora em um só aparelho
  • Você encontra opções de excelentes marcas
  • Design moderno e várias opções de cores: Branco, preto, chumbo e prateado
  • Otimiza o espaço da lavanderia ou área de serviço
  • Promove economia de tempo, pois as roupas já saem lavadas e secas da máquina
  • Alguns modelos indicam no painel quando a máquina precisa ser higienizada internamente
  • A maioria das marcas oferecem até 10 anos de garantia ao motor
Desvantagens
  • O preço é relativamente maior
  • Todos os modelos possuem abertura Front Load, portanto você deve abaixar para colocar as roupas e não pode acrescentar outras peças depois que iniciar a lavagem
  • O excesso de funções pode confundir quem não tem intimidade com a tecnologia
  • Alguns modelos de lava e seca não realizam a lavagem da roupa de cama
  • Algumas marcas oferecem apenas 2 anos de garantia ao motor

Em relação as desvantagens, não podemos deixar de mencionar que os modelos de lava e seca compactos não realizam a lavagem de roupa de cama, dessa forma você deverá lavar essas peças em uma lavanderia comercial.

Quais são as funções de uma lava e seca?

Você conhece todas as funções de uma lava e seca? Então confira uma lista com os principais recursos.

  • Sistema Fast Fill promete encher a máquina com água até três vezes mais rápido do que uma lavadora comum.
  • Ciclo rápido ou Fast Cycle lava as roupas mais rapidamente e promove economia de água e energia elétrica.
  • Eco enxágue utiliza menos água no enxágue das peças e possibilita o armazenamento do volume utilizado, ideal para dar descarga, lavar o quintal ou a calçada.
  • Diferentes movimentos de lavagem como tombamento, agitação, oscilação, fricção, rotação e compressão aumentam a eficiência da lavagem.
  • Sensores inteligentes podem indicar o volume de peças (em quilos) colocada no tambor para dosar a quantidade de água, sabão e amaciante que serão utilizados durante o ciclo.
  • Ciclo tira-manchas geralmente utiliza água quente para remover manchas, sujeiras mais difíceis e eliminar microrganismos sem danificar o tecido.
  • Turbo performance proporcionar maior agitação na centrífuga para que as peças saiam menos molhadas ao final do ciclo – dessa forma, secará mais rapidamente.
  • Lavagem a seco ou desodorização é realizada quando a lava e seca utiliza ar quente no processo de lavagem e secagem das peças.

Além disso, uma lava e seca realiza lavagens com água fria ou quente, possui ciclo para lavar um pequeno volume de peças em 30 minutos e um grande volume em cerca de uma hora e customização dos ciclos de lavagens.

Quais são as melhores marcas de lava e seca?

A LG sai na frente e oferece a lava e seca Prime, uma máquina inteligente, com diferentes programas para lavagem e secagem de roupas – são 14 ciclos e é possível adicionar ou remover funções pelo painel digital.

Um dos diferenciais do modelo da LG é que o tambor possui sensores que detectam o volume de carga e ajustam o nível de água e tempo de funcionamento para aquela quantidade de roupa.

Já a tecnologia exclusiva 6 Motion consiste em seis movimentos realizados pelo tambor – oscilação, agitação, tombamento, fricção, rotação e compressão – para realizar uma lavagem adequada a diferentes tipos de tecidos.

Na área inferior da lava e seca Prime, há um compartimento onde ficam armazenados itens que as pessoas esquecem dentro dos bolsos das calças ou jaquetas como chaves e moedas.

Outro recurso importante é a trava de segurança, que garante o fechamento da tampa e impede que alguma pessoa possa abri-la durante o funcionamento da máquina.

A lava e seca LG também conta com a função Smart Diagnosis que promove diagnóstico remoto da máquina para identificar possíveis problemas no funcionamento do equipamento.

Essa lava e seca possui as seguintes dimensões: 60cm de largura, 83cm de altura, 68cm de profundidade e 85Kg. Temos um artigo falando especificamente sobre os modelos de lava e seca LG, confira abaixo:

A Electrolux oferece modelos de lava seca para todas as necessidades, desde o modelo compacto, com capacidade para 3/1Kg, opção de tamanho médio com capacidade para 8/5Kg e opção para famílias com capacidade para 11/7Kg (capacidade de lavagem e secagem, respectivamente).

A lava e seca Mini Duo pode ser instalada na parede do banheiro, basta ter um ponto de entrada e saída de água e uma tomada. O aparelho lava um ciclo de roupas em 15 minutos e possui funcionamento silencioso. Oferece painel touchscreen e dispenser interno.

Os demais modelos oferecem tecnologias voltadas ao cuidado durante a lavagem e secagem das roupas (SensiCare e AutoSense). A tecnologia VapourCare reduz os amassados das roupas em até 30% e facilita na hora de passar o ferro. Ah, você pode adicionar peças por até 15 minutos depois do início do ciclo.

Imagem de uma mulher recolhendo as roupas da lava e seca.

A lava e seca oferece cuidado com as roupas. (Fonte: Andriy Popov/ 123RF.com)

A Brastemp oferece a lava e seca Ative! que possui capacidade para lavar 10Kg e secar 6Kg. A máquina oferece 10 programas de lavagem: Branco mais Branco, cores mais vivas, dia a dia, delicado, tira-manchas, cama e banho, edredom, antialérgico, silencioso e autolimpeza.

O início da lavagem pode ser programado pelo timer e adiado por um período de até 12 horas. A função Pronto para Vestir lava e seca peças de roupas em até 1H – mas apenas roupas pouco sujas.

Outro recurso interessante é o pós-lavagem, que acrescenta até oito horas de giros periódicos para evitar amassados e maus odores, ideal quando você não pode esvaziar a máquina ao fim do procedimento.

A Lava e Seca Brastemp tem eficiência energética, 12 meses de garantia (e 10 anos de garantia ao motor) e está disponível em três opções de cores: Branco, preto e prateado.

Imagem de uma lava e seca.

Você encontra excelentes opções de lava e seca das principais fabricantes de eletrodoméstico. (Fonte: choreograph/ 123RF.com)

Outra marca bem avaliada pelos consumidores é a Samsung. A marca oferece bastante variedade de modelos, com recursos exclusivos como Air Wash, que oferece lavagem a vapor e autodispenser que libera automaticamente sabão e amaciante de acordo com o volume de roupas e deve ser reabastecido mensalmente.

Para otimizar suas lavagens, utilize a função Smart Things que recomenda diferentes ciclos de lavagem, ajuda a planejar os melhores horários para iniciar o ciclo e a solucionar problemas a distância.

Outro recurso exclusivo da lava e seca Samsung é a gaveta AddWash, que permite que você adicione itens à máquina durante o ciclo.

foco

Você sabia que os modelos de lava e seca da Samsung possuem exclusivo sistema Eco Bubble? A tecnologia auxilia no momento da lavagem, pois transforma o sabão em bolhas que higienizam as roupas profunda e delicadamente.

As marcas Philco, Mueller e Midea também oferecem bons modelos de lava e seca, vale a pena conferir essas opções.

Critérios de compra: O que comparar nos diferentes modelos de lava e seca

A lava e seca é um eletrodoméstico revolucionário. Mas para aproveitar ao máximo as funcionalidades deste equipamento é importante encontrar um modelo que satisfaça suas necessidades.

Para encontrar a melhor lava e seca para sua lavanderia ou área de serviço, é importante avaliar algumas características que mudam de um modelo para o outro. Listamos as mais importantes abaixo:

Vamos detalhar esses critérios ao longo da seção. Qualquer dúvida, deixe um comentário. Compartilhe este conteúdo com seus amigos e familiares.

Volume de lavagem e secagem

Você encontra modelos de lava e seca com diferentes capacidades. A escolha está relacionada a quantidade de pessoas que moram na casa e à frequência de uso – depende se roupa é lavada em quantidades menores durante a semana, ou se você acumula um volume maior para lavar de uma vez.

Mas atente-se a um detalhe importante: A capacidade de lavagem não é igual a de secagem. Geralmente o volume de secagem representa de 65 a 70% o volume de lavagem (essa é uma característica comum nos aparelhos de todas as marcas).

A razão para a capacidade de secagem ser menor é que o ar quente que circula pela máquina para secar as roupas precisa de um espaço maior para se movimentar e alcançar todas as peças.

As opções começam com uma lava e seca compacta (como o modelo Mini Duo da Electrolux) que tem capacidade para apenas três quilos, ideal para quem mora sozinho e não tem área de serviço ou espaço para varal.

Para famílias com até três integrantes, uma lava e seca com capacidade para 6 a 9Kg é ideal. Equipamentos nessa categoria oferecem uma variedade maior de funções.

Quem tem área de serviço maior pode apostar em uma máquina lava e seca com capacidade maior – 10, 11, 14, 16 ou 17Kg. Alguns modelos lavam e secam duas cargas de roupas ao mesmo tempo em diferentes compartimentos.

Ainda está em dúvida sobre qual é a melhor opção para você? Confira a tabela comparativa abaixo:

Diferencial Para quem é indicada Frequência de uso
3Kg Pode ser instalada em qualquer cantinho da casa Quem mora sozinho Poucas peças, diariamente
10Kg Compatível com apartamentos pequenos Casal ou quem mora sozinho Durante o fim de semana
11 ou 12Kg Mais possibilidades de uso Famílias pequenas com até quatro integrantes Lavagem de uma a três vezes por semana
13 a 17Kg Lava roupa de cama Famílias maiores Lavagem diária

Sistema de abertura

A maioria dos modelos de lava e seca possuem abertura Front Load, ou seja, a tampa fica na frente da máquina e o eixo é horizontal. A grande vantagem desta tecnologia é a economia de até 50% de água e 40% de energia elétrica.

A lava e seca front load promove um desgaste muito menor nas roupas

No entanto, se você prefere o modelo com abertura Top Load, tampa por cima e eixo vertical, você também encontra algumas opções. A grande vantagem deste sistema de abertura é a possibilidade de adicionar peças durante o ciclo de lavagem ou secagem.

Outra diferença entre esses modelos, é que a lava e seca front load utiliza sistema de tombamento, ou seja, a roupa se move para cima e para baixo no tambor, enquanto a máquina top load utiliza agitação circular com pás – que causa atrito com os tecidos.

Não é difícil concluir que a lava e seca front load promove um desgaste muito menor nas roupas quando comparado com o modelo top load.

Capacidade de centrifugação

A eficiência de centrifugação é proporcional às rotações por minuto
(RPM) realizadas pelo motor.

É possível verificar essa capacidade antes da compra, graças ao Programa de Etiquetagem Nacional do Inmetro, que indica dados resultantes dos testes realizados pelo órgão. Um desses dados indica a eficiência de centrifugação nos níveis A, B, C, D ou E, sendo A mais eficiente e E pouco eficiente.

Tempo de lavagem e secagem

O tempo de lavagem e secagem devem ser analisados no momento da compra, pois está relacionado ao tempo que você deverá aguardar para recolher suas peças limpas e secas.

Esse fator também está relacionado ao consumo de água e energia elétrica, pois quanto mais tempo a máquina utiliza para concluir esses processos, maior é o gasto com tais recursos.

Imagem de uma mulher carregando agasalhos de lã.

O tempo de secagem deve ser ajustado de acordo com o tecido das peças. (Fonte: Dan Gold/ Unsplash.com)

Consumo de energia e água

Embora investir em uma lava e seca proporcione economia – já que o equipamento realiza os processos de lavagem e secagem das roupas – é importante analisar o consumo de energia elétrica e água.

O consumo de água está relacionado com a capacidade da lavadora. Outra característica que influencia diretamente nesse fator é o tipo de abertura da tampa.

Modelos com abertura front load e capacidade menor (de 6 a 8Kg) utilizam de 70 a 90L de água por ciclo, enquanto os modelos maiores (com 10Kg ou mais) gastam de 100 a 130L.

Já os modelos com abertura top load com capacidade menor consomem de 90 a 120 litros, enquanto modelos com capacidade maior, consomem de 130 a 200 litros por ciclo.

Confira a média de litros utilizados a cada quilo de roupa.

Veja também a média de litros de água utilizados a cada quilo de roupa. Geralmente, essas informações estão disponibilizadas na ficha técnica da máquina e na etiqueta do Procel.

Nessa mesma etiqueta é possível verificar o consumo energético de cada ciclo, medido em Quilowatts/ hora. Recomendamos que você encontre um equipamento mais econômico, nas categorias A e B.

Lembrando que os equipamentos que realizam lavagem e secagem com água quente consomem mais energia elétrica, principalmente os que precisam aquecer a água antes de usá-la.

Movimentos e programas de lavagem

A diversidade de movimentos e programas de lavagem indica o quanto a lava e seca estará preparada para lidar com diferentes tipos de tecidos. Os resultados de lavagem são melhores quando há uma boa performance de movimentos.

Os programas incluem lavagens especiais para roupas brancas, coloridas, delicadas – algumas incluem opções para peças íntimas e roupa de bebê – roupa de cama, banho, encardidas, manchadas, entre outras.

Você também encontra máquinas que oferecem ciclos especiais com lavagem antialérgica, lavagem a seco e desodorizadora (para remover maus odores das roupas). Outras incluem a lavagem de calçados.

Imagem de um cesto com pares de tênis.

Alguns modelos de lava e seca realizam a higienização de calçados.(Fonte: Pixabay/ Pexels.com)

Dimensões

Geralmente, quem investe em uma lava e seca tem pouco espaço na casa ou apartamento. Por essa razão, é importante analisar as dimensões do equipamento antes de comprá-lo.

Como esses números variam de um modelo para o outro, listamos medidas aproximadas para você ter uma noção do espaço que deve reservar em sua área de serviço ou lavanderia. Mas não esqueça de verificar as medidas da lava e seca que você pretende comprar antes de efetuar o pagamento.

  • Altura: 83 a 94cm
  • Largura: 59,5 a 64,5cm
  • Profundidade: 59 a 77cm

Acabamento

A lava e seca possui um design moderno em diferentes opções de cores. Para quem é tradicional, a melhor opção é investir em uma lava e seca branca. Para uma área de serviço com decoração moderna, opte por uma lava e seca preta, chumbo ou prateada, opções que carregam elegância e charme.

Avalie também o material utilizado no revestimento externo da lava e seca. Você encontra opções em epóxi, aço pintado e aço escovado. Essa característica influencia no valor final do equipamento, mas encare como um investimento e não como um gasto.

(Fonte da imagem destacada: Evgeny Atamanenko/ 123RF.com)

Por que você pode confiar em mim?

Apaixonada por ler e escrever, empenha-se em produzir conteúdo relevante sobre áreas pelas quais tem muito interesse, como tecnologia, qualidade de vida, beleza e lazer.