Ultima atualização: 8 de outubro de 2021

Bem-vindo ao nosso grande teste de máquina de lavar louça 2021. Aqui nós apresentamos todas as máquinas de lavar louça que testamos em detalhes. Nós compilamos informações detalhadas e adicionamos um resumo das opiniões dos clientes na Internet.

Nós gostaríamos de facilitar a sua decisão de compra e ajudá-lo a encontrar a melhor máquina de lavar louça para você. Você também encontrará respostas às perguntas mais freqüentes em nosso guia. Se disponível, nós também oferecemos vídeos de teste interessantes.

Além disso, você também encontrará algumas informações importantes nesta página que você definitivamente deve prestar atenção se você quiser comprar uma máquina de lavar louça.

Índice




O mais importante

  • Uma máquina de lavar louça é um aparelho usado para limpar louça suja usando água quente e um detergente dissolvido na mesma. Isso lhe poupa muito tempo e esforço.
  • As máquinas de lavar louça diferem fundamentalmente na forma como são integradas à sua cozinha. Cada tipo tem suas próprias vantagens e desvantagens.
  • Ao comprar uma máquina de lavar louça, você deve prestar atenção ao consumo de energia e água, ao volume e aos programas de lavagem. Além disso, um sistema aquatop deve estar disponível em qualquer caso.

lava-louças nossa recomendação dos melhores produtos

Guia: Perguntas a se fazer antes de comprar uma máquina de lavar louça

Que benefícios eu posso esperar ao comprar uma máquina de lavar louça?

O benefício mais convincente de uma máquina de lavar louça é o tempo que você economiza. Ao invés de passar horas lavando a louça, você pode perseguir um hobby, ler ou assistir TV. Comprar uma máquina de lavar louça também tornará sua cozinha muito mais arrumada, pois não haverá mais utensílios de cozinha sujos ou louças ao redor, como pratos, torradeiras ou até mesmo pratos de fondue.

Vantagens
  • Economia de tempo
  • Neutro
  • Sem tensão na pele

Sem mencionar que suas mãos não serão constantemente expostas à água com sabão e têm muito menos probabilidade de secar.

Quais tamanhos existem e o que é um conjunto de lava-louças?

A largura média das lava-louças é de 60 cm. Entretanto, há também modelos mais estreitos com uma largura de 45 cm. Como já mencionado, também há máquinas de lavar louça de mesa. 60 cm e 45 cm são as dimensões padrão. No entanto, os fabricantes oferecem máquinas de lavar louça em muitos tamanhos diferentes.

Há máquinas de lavar louça com dimensões de 50 ou 55 cm, mas também há aparelhos XXL com dimensões superiores a 60 cm. A capacidade de uma máquina de lavar louça pode ser medida pelo número de posições. Em geral, há espaço para 6 a 13 lugares em uma máquina de lavar louça. Estes números não incluem tachos e panelas. Um local com um prato de sopa, um prato de sobremesa, um pires, um copo, um copo para beber, uma faca, um garfo, uma colher de sopa, uma colher de chá e uma colher de sobremesa.

10-13 lugares cabem em uma máquina de 60 cm de largura. Estes modelos são mais adequados para famílias devido à sua grande capacidade. As máquinas mais estreitas (45 cm) podem normalmente manter 8-9 posições.

Este tipo de lava-louças é recomendado para residências de casal ou solteiros. As máquinas de lavar louça de mesa podem limpar de 3 a 7 lugares em um ciclo de lavagem. Estes também são recomendados para residências individuais ou para apartamentos com cozinhas pequenas.

Quais conexões eu preciso?

Para poder conectar sua nova máquina de lavar louça, você deve ter certeza de que sua cozinha tem um dreno de água e uma linha de abastecimento de água. Você também deve ter uma tomada elétrica gratuita.

No entanto, se a sua cozinha não tiver nenhuma conexão, é possível que ela seja colocada por especialistas. Ao conectar a máquina de lavar louça, você deve conectar as mangueiras aos tubos de abastecimento e drenagem usando grampos e conectar a máquina de lavar louça à rede elétrica.

Quais são as classes de energia?

As novas classes de eficiência energética variam de A+++ a D. A++++ é o mais eficiente, D o pior. Desde 2010, os fabricantes têm dispensado as antigas classes E-G, já que estas podem não ser mais produzidas de acordo com as diretrizes da UE.

O consumo anual ponderado de energia é baseado em 280 ciclos de lavagem padrão. Aqui, o fabricante indica o consumo de energia arredondado para cima que ocorre com o uso médio. O consumo real de energia depende do uso do aparelho.

Para economizar eletricidade, você deve usar programas ecológicos e só ligar a máquina de lavar louça quando ela estiver realmente cheia. Isto pode reduzir seus custos de eletricidade quase pela metade.

Qual a quantidade de água que uma máquina de lavar louça usa?

Uma máquina de lavar louça usa em média cerca de 10 a 13 litros por lavagem. As máquinas de lavar louça mais econômicas usam cerca de 7 litros por ciclo de lavagem, enquanto as piores usam até 16 litros. As novas máquinas mostram um consumo significativamente menor de água. Eles usam 40% menos água do que os modelos de 10 anos atrás.

Esta redução significa que as novas máquinas de lavar louça usam tanta água quanto quando lavadas à mão. Assim como o consumo de eletricidade, o consumo de água também é dado em classes de A+++ a D. A melhor classe aqui é A++++. A melhor classe aqui é A++++ com um consumo anual de água de 1960 litros. Na verdade, recomenda-se lavar louça com um consumo de água de 7 a 10 litros.

Você também pode economizar muita água e dinheiro no consumo de água se você usar programas ecológicos e só ligar a máquina a cada dois dias

.

Como posso dizer a eficiência da limpeza e secagem?

Como no consumo de eletricidade, a eficiência de limpeza e secagem é dada nas classes de A a G. Novamente, A é a melhor e mais eficiente. Novamente, A é o melhor grupo e G é o pior. A grande maioria das máquinas de lavar louça no mercado são agora classe A para limpeza e classes A e B para secagem.

Apenas as máquinas de lavar louça de mesa geralmente ainda têm as classes B ou C em ambas as categorias. Quando se trata de eficiência de limpeza, a primeira coisa a ser verificada é a limpeza visível.

Mas os resíduos químicos e microbiológicos dos agentes de limpeza também são examinados. A eficiência da secagem testa como o conteúdo enxaguado se torna seco. Quanto mais seco, menor é o risco de bolor na máquina.

Quão barulhenta é uma máquina de lavar louça?

Uma máquina de lavar louça média é cerca de 44 decibéis (dB) barulhenta. Em geral, quanto mais baixo o nível de decibel, mais silenciosa é a máquina de lavar louça. As máquinas mais silenciosas têm 40 dB de barulho, mas custam um pouco mais. Há também modelos no mercado com 50 dB+. 5 dB a mais significa cerca de uma duplicação do ruído de fundo.

A maior parte do ruído é causada pela água sendo puxada para dentro e bombeada para fora. Portanto, se seu quarto ou sala de estar estiver próximo à cozinha, você deve considerar um modelo mais silencioso para que você não seja muito incomodado.

Para reduzir um pouco o nível de ruído, certifique-se de que a água dos braços de pulverização não atinja grandes aberturas. Grandes vazios causam a reverberação do ruído. Portanto, certifique-se de que sua máquina de lavar louça seja a mais compacta possível.

Você sabia que você deve sempre enxaguar seus pratos antes de colocá-los na máquina de lavar louça? Isso evita que os resíduos de alimentos fiquem com crosta e permite que a máquina de lavar louça limpe seus pratos de forma otimizada. Geralmente é o suficiente para colocar a louça sob a torneira por um curto período de tempo.

O que é Aquastop e por que eu preciso dele?

Aquastop, Wasserstop, Aquacontrol e co. são sistemas de segurança que interrompem automaticamente o fornecimento de água quando a água se esgota. A grande vantagem destes sistemas é que você pode deixar sua máquina de lavar louça funcionando sem ter que se preocupar com os danos causados pela água na sua cozinha no momento.

Alguns modelos também possuem uma bandeja inferior que imediatamente captura o vazamento de água. Tal sistema é definitivamente recomendado, e você também pode ter tais mecanismos instalados mais tarde.

Decisão: Que tipos de máquinas de lavar louça existem e qual é o mais adequado para você?

As máquinas de lavar louça podem ser divididas em 6 categorias

  • Livre
  • Aparelho de subconjunto
  • Aparelho parcialmente integrável embutido
  • Aparelho embutido decorável
  • Aparelho totalmente integrado integrado
  • Lava-louças de mesa

O que é uma máquina de lavar louça independente e quais são as suas vantagens e desvantagens?

Aparelhos de instalação livre podem ser colocados em qualquer lugar da sala. Por esta razão, estes modelos também são chamados de aparelhos solitários ou freestanding. Eles têm uma cobertura para aparelhos pesados que pode ser removida se necessário. Este tipo de aparelho pode ser "sub-construído". Isto significa que se você quiser integrar a máquina de lavar louça sob sua bancada, você tem que remover a tampa do aparelho para que ele caiba embaixo.

Vantagens
  • Pode ser instalado em qualquer lugar da sala
  • Cobertura do aparelho carregável
  • Pode ser integrado
Desvantagens
  • Sem rebaixo para o rodapé
  • Opticamente não adaptável

A desvantagem deste grupo de aparelhos é que a base do aparelho é fixa e não há possibilidade de integrar o rodapé contínuo da sua cozinha. Além disso, a frente do aparelho não pode ser adaptada ao visual da cozinha. A maioria das máquinas de lavar louça independentes estão disponíveis em branco. No entanto, você também pode comprá-los em aço inoxidável.

O que é um aparelho minado e quais são as suas vantagens e desvantagens?

Os eletrodomésticos de baixo custo têm que ser integrados sob a bancada da cozinha. Eles não podem ser adaptados ao visual da sua cozinha. A vantagem é o recesso para o rodapé contínuo em sua cozinha. Isto significa que estes modelos podem ser melhor adaptados à cozinha do que as máquinas de lavar louça de chão.

Vantagens
  • Pode ser integrado
  • Recesso para rodapé
Desvantagens
  • Sem capa de aparelho portador de carga

  • Visualmente não adaptável

Ao contrário das máquinas independentes, este grupo de aparelhos não tem uma capa de aparelho portador de carga, e é por isso que a integração sob a bancada de trabalho é obrigatória aqui.

Este tipo de aparelho está normalmente disponível em aço inoxidável, marrom ou branco. Assim, você pode escolher um aparelho que combine aproximadamente com a sua cozinha.

O que é um aparelho semi-integrável embutido e quais são as suas vantagens e desvantagens?

Um aparelho embutido semi-integrável pode ser instalado sob a bancada e adaptado visualmente à cozinha. A frente original da cozinha pode ser montada na porta do aparelho. Isto tem a vantagem de que a sua nova máquina de lavar louça não interrompe o design da sua cozinha. Por favor, note que a capa não está incluída com a máquina de lavar louça, você mesmo terá que fazê-la.

Vantagens
  • Pode ser integrado
  • Opticamente adaptável
  • Projeto original da cozinha
  • Recesso para rodapé
Desvantagens
  • O projeto deve ser feito separadamente

  • Painel de controle ainda visível
  • Superfície do aparelho sem carga

O painel de controle ainda é visível nesses aparelhos. Dependendo do gosto, isto pode ser uma vantagem ou desvantagem. Alguns compradores acham isso mais fácil de usar.

Outros são incomodados pelo painel de controle visível. Mais uma vez, o recesso para o rodapé contínuo da sua cozinha é uma vantagem. As máquinas de lavar louça semi-integráveis não têm uma tampa com capacidade de carga.

O que é uma máquina de lavar louça embutida compatível com a decoração e quais são suas vantagens e desvantagens?

Com as máquinas de lavar louça compatíveis com decoração, você pode deslizar nos painéis de decoração através de uma moldura de montagem. Desta forma, você pode combinar a sua máquina de lavar louça com o estilo da sua cozinha. Os painéis de decoração estão disponíveis em diferentes cores. Por favor, note que você mesmo tem que encomendá-los, eles geralmente não estão incluídos na entrega.

Vantagens
  • Quadro de fixação para painéis de decoração
  • Opticamente adaptável
  • Pode ser integrado
  • Recesso para rodapé
Desvantagens
  • Não o projeto original da cozinha
  • Os painéis de decoração devem ser encomendados separadamente
  • Controles ainda visíveis
  • Superfície do aparelho sem carga

Similar aos modelos parcialmente integráveis, os controles ainda são visíveis. Estes aparelhos têm um recesso para o rodapé, mas não têm superfície superior que suporte carga.

O que é um aparelho integrado totalmente integrável e quais são suas vantagens e desvantagens?

Você pode encaixar uma máquina de lavar louça totalmente integrada perfeitamente no design da sua cozinha. Os controles não são visíveis nesses modelos. Com estes modelos, você pode prender a frente original da cozinha incluindo a alça à frente da máquina de lavar louça. O painel de controle está na parte superior da porta e, portanto, perfeitamente escondido. Você pode, portanto, operar a máquina após abri-la.

Vantagens
  • Adaptação perfeita ao design da cozinha
  • Totalmente integrável devido a elementos operacionais ocultos
  • Recesso para rodapé
Desvantagens
  • O design deve ser feito separadamente
  • Nenhuma superfície de suporte de carga do aparelho

Um aparelho totalmente integrável deve ser integrado sob a bancada da cozinha porque não tem uma superfície de suporte de carga. Novamente, há um recesso para o parapeito na parte inferior da máquina.

O que é uma máquina de lavar louça de mesa e quais são as suas vantagens e desvantagens?

Como o nome sugere, você pode colocar uma máquina de lavar louça em cima da mesa em sua cozinha. Eles são aparelhos muito pequenos com algumas economias em sua função e eficiência de limpeza. A vantagem aqui é que eles ocupam muito pouco espaço. Eles são perfeitos para solteiros com poucos pratos para lavar.

Vantagens
  • Pode ser colocado em qualquer lugar da sala
  • Economia de espaço
  • Para solteiros com poucos pratos
  • Fácil de transportar
Desvantagens
  • Economia em funções
  • Menor eficiência na limpeza
  • Não pode ser integrado

Você também pode transportar máquinas de lavar louça de mesa com muita facilidade. Você pode levá-los com você para uma casa de férias, por exemplo, para tornar suas férias mais fáceis. Esses aparelhos precisam de um sistema de abastecimento de água e drenagem.

Por esta razão, eles geralmente não são destinados a acampar. Como os aparelhos são muito compactos, você também pode colocá-los em seu armário de cozinha. Isso economiza muito espaço para você.

Critérios de compra: Você pode usar estes fatores para comparar e avaliar máquinas de lavar louça

Na seção seguinte, gostaríamos de mostrar claramente o que você deve procurar ao comprar uma máquina de lavar louça. Você pode usar estes critérios para comparar e avaliar diferentes modelos. Isto esperançosamente tornará sua decisão muito mais fácil e ajudará você a encontrar o produto certo para você Em resumo, estes são os critérios mais importantes ao comprar uma máquina de lavar louça

  • Tipo de instalação
  • Dimensões
  • Capacidade da máquina de lavar louça
  • Consumo de energia
  • Consumo de água
  • Eficiência de secagem
  • Volume
  • Aquastop
  • Fechadura para crianças
  • Programas de enxágüe

Tipo de instalação

Nós entramos em detalhes sobre os diferentes tipos de instalação de máquinas de lavar louça na parte superior desta página. No entanto, este critério é o mais importante de todos, então você deve definitivamente olhar para os diferentes tipos. Ao comprar uma máquina de lavar louça, você precisa pensar em como você quer integrar o aparelho à sua cozinha. Isso depende do seu gosto.

Tipo de instalação Prioridade
Freestanding Posição flexível
Undermountable Sem necessidade de fabricação adicional
Parcialmente integrável Visualmente atraente, amigável
Decorável Custos reduzidos
Totalmente integrável Elegante
Máquina de lavar louça de mesa Economia de espaço

Se você não tem mais espaço para uma máquina de lavar louça em sua cozinha, você deve considerar um modelo independente com uma superfície de aparelhos que suportam carga. Você pode colocá-lo em qualquer lugar da sala, mas você também pode colocá-lo sob sua bancada de cozinha, se necessário.

Se você definitivamente quer integrar a máquina de lavar louça sob sua bancada e a máquina de lavar louça não precisa necessariamente combinar com o design de sua cozinha, então nós recomendamos um aparelho montado sob a bancada. Com estas máquinas de lavar louça, você não precisa ter seu projeto original de cozinha feito. Se você preferir adaptar a máquina de lavar louça ao visual da sua cozinha, dê uma olhada nas máquinas semi-integráveis. Aqui, apenas os painéis de controle são visíveis.

Isto pode ser bastante fácil de usar. Se você só quer comprar uma máquina de lavar louça que combine aproximadamente com sua cozinha, então os modelos decorativos são provavelmente a escolha certa para você. Você pode variar o revestimento da máquina com painéis decorativos coloridos. Se, no entanto, você dá grande importância a um design uniforme para sua cozinha, então você deve focar sua busca em máquinas de lavar louça totalmente integráveis.

Com estes modelos, a frente se mistura completamente com o visual da sua cozinha. Entretanto, se você tem muito pouco espaço e não tem muito para lavar, considere a compra de uma máquina de lavar louça de mesa.

Dimensões

As dimensões também são muito importantes quando você compra sua nova máquina de lavar louça. Como já mencionado, as dimensões padrão são 45 cm e 60 cm. No entanto, existem também outras dimensões. Portanto, antes de decidir por um aparelho, certifique-se de medir o espaço disponível em sua cozinha.

É melhor pegar uma fita métrica e um assistente útil. Se uma segunda pessoa verifica as medidas, nada pode dar errado. Uma vez que você tenha tomado as medidas, você pode reduzir muito melhor sua busca e evitar compras apressadas e ruins.

Capacidade da máquina de lavar louça

A capacidade da máquina de lavar louça lhe diz para quantas pessoas a máquina de lavar louça é adequada. Isto também ajuda você a decidir que tamanho sua nova máquina de lavar louça deve ter. Se você comprar uma máquina de lavar louça que tenha uma capacidade muito grande para seus hábitos de lavagem, pode facilmente acontecer que sua máquina esteja apenas meia carregada o tempo todo.

Neste cenário, um ciclo de enxágüe não vale a pena e você tem que esperar mais alguns dias antes de finalmente poder usar suas xícaras de café favoritas. Além disso, o bolor pode se formar em seus pratos nesse ínterim. Também pode acontecer que você escolha uma máquina que seja na verdade muito pequena para seus hábitos de lavagem.

Neste cenário, você tem que constantemente ligar a máquina, esvaziá-la e colocá-la nos novos pratos sujos. Isto leva muito tempo e esforço. Portanto, certifique-se de escolher uma máquina que se adapte aos seus hábitos de lavagem. Aqui está um guia para o número de lugares adequados para cada tamanho de casa:

Number of persons Place settings
1 person 3 - 6
2 - 3 pessoas 8 - 9
From 4 persons Minimum 12

Consumo de energia

Ao decidir qual aparelho comprar, veja também o consumo de energia. Você pode economizar muito dinheiro por ano com um aparelho energeticamente eficiente (A+++). Estes aparelhos podem economizar até 50% de energia em comparação com as máquinas A+. Geralmente, aparelhos com uma maior eficiência são um pouco mais caros.

Mas a economia anual de energia faz com que valha a pena comprar uma máquina A+++ a longo prazo. Além das aulas, você também recebe um valor em kilowatt-hora (kWh). Os valores de cerca de 190 kWh são muito bons. Se estes valores não significam nada para você, apenas concentre-se nas classes de eficiência energética. Estes categorizam os modelos de acordo com as quilowatts-horas.

Kenny SchmahlHaushaltsmagazin
Ao comprar uma nova máquina de lavar louça, você deve sempre prestar atenção especial à eficiência. Novos modelos com a mais alta eficiência energética têm um enorme potencial de economia.

O consumo de água pode ser reduzido em até 70 por cento e o consumo de eletricidade em até 50 por cento. (Fonte: haushaltstipps.net)

Consumo de água

Semelhante ao consumo de energia, máquinas eficientes economizam muito dinheiro no longo prazo. É por isso que você também deve prestar atenção ao bom consumo de água. Embora também existam classes nesta categoria, o consumo é normalmente dado em litros por ano e por ciclo de lavagem. Particularmente bons são 1960 litros por ano ou 7 litros por ciclo de lavagem. Se você escolher uma máquina eficiente, você irá proteger o meio ambiente e sua carteira.

Eficiência de secagem

Isso já aconteceu com você? O ciclo de lavagem está terminado, você abre a máquina, mas o conteúdo ainda está molhado. Isto é muito irritante e pode ser evitado. Portanto, ao comprar uma máquina, observe também a eficiência de secagem. Desta forma, você evita comprar uma máquina com desempenho decepcionante. Esta propriedade também é descrita por classes. Toda máquina decente já tem uma eficiência de classe A (melhor classe).

Volume

Máquinas de lavar louça que são muito barulhentas podem ser muito irritantes. Especialmente aos domingos e seus dias de folga, você provavelmente quer ler um livro ou assistir suas séries favoritas em paz. Se sua nova máquina de lavar louça estiver fazendo ruídos altos, você não poderá relaxar. Talvez você goste de deixar a máquina de lavar louça ligada durante a noite para esvaziá-la na manhã seguinte.

Aqui, uma máquina de lavar louça muito barulhenta também pode ser muito irritante. Para evitar estes cenários, você deve dar uma olhada no valor de decibel (dB) dos modelos. Os aparelhos mais silenciosos operam a um volume de 40 dB. Eles são adequados para pessoas sensíveis ao ruído ou compradores cujo quarto está bem ao lado da cozinha.

Os valores padrão estão em torno de 44-48 dB. Estes valores são perfeitamente satisfatórios para a maioria dos compradores. Entretanto, o seu novo aparelho não deve exceder 50 dB.

Aquastop

O cenário de horror: você liga rapidamente a máquina de lavar louça, vai trabalhar e quando você volta, sua cozinha está completamente inundada. Ótimo, a máquina de lavar louça vazou. Para dissipar seus medos de tal ocorrência, você deve estar atento à palavra inconspícua "Aquastop". Estes sistemas impedem exatamente isso. Eles param o fornecimento de água quando notam vazamentos. Nós definitivamente recomendamos que você compre uma máquina com Aquastop.

Trava de segurança para crianças

Se você tem crianças pequenas, você deve certificar-se de que sua nova máquina tenha uma trava de segurança para crianças. Você provavelmente sabe tudo muito bem: as crianças adoram rasgar os armários e descobrir o conteúdo. As máquinas de lavar louça geralmente não são diferentes.

Se seu filho agora pode abrir a máquina de lavar louça sem qualquer problema, há alguns perigos escondidos lá dentro. Aqui está um cenário a ser ilustrado: A máquina está no meio da fase de limpeza. A maioria das máquinas trabalha com temperaturas acima de 50 graus.

Se seu filho abre a máquina, ele ou ela pode ser escaldado pela água quente. Mas também pode ser perigoso quando a máquina não está em uso. Seu filho abre a porta da máquina e encontra lâminas cortantes afiadas nas quais ele ou ela pode se machucar. Por estas razões, um cadeado de segurança infantil faz todo o sentido.

Máquinas de lavar louça com fechaduras para crianças estão disponíveis para lares com crianças pequenas.

Programas de lavagem Outro fator na decisão de compra são os programas de lavagem de uma máquina.

Geralmente existem programas padrão, programas automáticos, programas curtos, programas de higiene, programas suaves, programas intensivos, programas econômicos e programas de pré-lavagem.

Os programas e funções adicionais variam de acordo com o modelo e o fabricante. Portanto, antes de escolher uma máquina, você deve se perguntar quais programas você valoriza particularmente. Na tabela a seguir resumimos os programas de lavagem mais comuns.

Programa Descrição Duração
Programa padrão Este programa é adequado para uso diário e lavagem de louça insensível a uma temperatura de 50 a 60 °C 80 - 120 minutos
Programa automático Detecta automaticamente quão cheia está a máquina de lavar louça e quão suja está a louça. Isto permite ajustar o consumo de água e eletricidade 40 - 170 minutos
Programa intensivo O programa intensivo deve ser usado para pratos muito sujos. Este programa tem um consumo particularmente baixo de água e eletricidade 190 - 300 minutos
Programa suave O programa suave pode ser usado para lavar pratos muito delicados. 50 - 120 minutos
Programa curto Pode ser usado quando apenas pratos ligeiramente sujos precisam ser lavados o mais rápido possível 30 - 60 minutos
Programa de higiene A uma temperatura de aproximadamente 75 °C, todos os germes e bactérias são removidos aqui. Isto torna o programa de higiene adequado para pessoas muito sensíveis, tais como alérgicos 80 - 120 minutos
Pré-lavagem No programa de pré-lavagem, os pratos são enxaguados brevemente em água fria. Deve ser usado antes de você estar ausente por um período de tempo mais longo, mas um ciclo de enxágüe não vale a pena alguns minutos

.

Os diferentes programas podem ter grandes vantagens. Se você está particularmente preocupado com o meio ambiente, sua nova máquina de lavar louça deve definitivamente ter um programa de economia.

Se você tem uma criança pequena e muitas vezes tem que lavar mamadeiras, um programa de higiene é obrigatório. Então, pense em seus hábitos de lavagem. Isso certamente tornará sua decisão mais fácil.

Fatos que vale a pena conhecer Quais programas de lavagem de louça existem e para que devo usá-los?

Os programas de uma máquina de lavar louça geralmente podem ser distinguidos pela duração do ciclo de lavagem e pela temperatura da água. Você deve escolher o programa de acordo com o tipo de pratos e o grau de sujeira. Os programas são especificados para temperatura, pressão de pulverização e tempo de enxágüe.

Você também pode selecionar funções especiais, por exemplo, se você quiser que seus óculos brilhem particularmente, se você precisar de mais higiene ou se você quiser mudar ligeiramente a temperatura. Os programas mais importantes hoje são os seguintes: Programas padrão, programas automáticos, programas intensivos, programas econômicos, programas suaves e curtos, assim como programas de higiene e pré-lavagem, se necessário.

Programa padrão

O programa padrão é adequado para pratos não-sensíveis e com uma média de sujeira. Estes programas normalmente funcionam de 80 a 120 minutos a temperaturas de 50 a 60 graus. Os programas padrão são perfeitamente adequados para o uso diário. Entre outras coisas, eles são os quadros de referência para o consumo de eletricidade e água.

Programa automático

O programa recebe seu nome da detecção automática da carga da máquina e da sujeira do conteúdo. Isto é determinado com a ajuda de sensores e o programa de lavagem é perfeitamente adaptado a ele. Uma vez que o consumo de água e eletricidade é melhorado aqui, você pode economizar um pouco nos custos operacionais.

Dependendo do que está em sua máquina, os programas podem durar de 40 minutos a 170 minutos. Um programa automático pode ser muito conveniente e definitivamente deve ser incluído em sua nova máquina.

Programa intensivo

Se você já tiver pratos muito sujos, você pode usar o programa intensivo. Aqui a máquina usa temperaturas de 65 a 75 graus por um período de tempo maior (aproximadamente 130 a 190 min). Isto significa que mesmo panelas com resíduos de batata ou massa estarão limpas em pouco tempo.

Programa de economia

O objetivo dos programas de economia é reduzir o consumo de água e eletricidade e assim fazer algo bom para o meio ambiente e sua carteira. Os programas econômicos têm nomes diferentes, dependendo do fabricante: Programas eco, eco ou bio. Como regra, o tempo de lavagem é ligeiramente maior do que o normal, ou seja, aproximadamente 190 a 300 min. Como os programas padrão, ele é adequado para pratos sujos e mistos.

Programa gentil

Você pode usar programas gentil para seus itens delicados. Óculos finos ou porcelana sensível ao calor podem ser limpos com baixas temperaturas e pressão de enxágüe. Programas suaves geralmente duram entre 50 e 120 minutos.

Programa curto

Se você tiver falta de pratos para um jantar e quiser lavar algo rapidamente, você pode usar o programa de spa. Estes duram aproximadamente 30 a 60 minutos e podem limpar rapidamente pratos ligeiramente sujos. Sua noite está salva!

Programa de higiene

Com a ajuda de programas de higiene, o conteúdo da sua máquina é limpo de forma particularmente higiênica. Em lares com bebês, alérgicos e idosos, a máquina de lavar louça deve ter definitivamente um programa de higiene. Temperaturas de cerca de 75 graus removem até 99% das bactérias e germes das tábuas de corte, das mamadeiras e das bandejas de cozimento.

Pré-lavagem

Durante a pré-lavagem, a carga é enxaguada com água fria. Estes programas são adequados para operadores que estão frequentemente ausentes por um período de tempo mais longo ou têm pouco tempo para se lavarem. Portanto, se um ciclo de enxágüe não valeria a pena, o pré-enxágüe removerá aproximadamente os resíduos de alimentos e assim evitará o bolor.

Tabs, pó ou gel: Quais são as vantagens e desvantagens?

Você pode usar tanto abas, pó ou gel para limpar seus pratos. Cuidado. Nunca use detergente para lavar a louça à mão em sua máquina. O uso de detergente para lavar louça à mão cria muita espuma que pode sair da máquina e inundar a cozinha. Se a espuma atingir a fonte de energia, ela pode causar estragos em sua cozinha.

Tabs

As abas para lava-louças podem ser divididas em Classic Tabs e Multitabs. As abas clássicas contêm apenas o detergente especial para a sua máquina. Como eles não contêm ingredientes especiais, eles são compatíveis com praticamente todos os modelos. As abas clássicas são destinadas para a fase de limpeza e, portanto, entregam pratos limpos.

Multitabs, por outro lado, também contém sal especial e enxaguante para limpar a máquina e evitar manchas na sua louça. O nome vem da sua multifuncionalidade. Por exemplo, eles dão um brilho de alta qualidade ao aço inoxidável ou realizam funções adicionais de secagem.

Vantagens
  • Fácil de usar
  • Com multitabs você pode fazer sem enxágüe e sal especial
Desvantagens
  • Dosagem fixa
  • Ruas devido ao excesso de detergente
  • Embalagens individuais não ecologicamente corretas

Em geral, as vantagens das abas são que elas são fáceis de usar. Tudo que você precisa fazer é colocá-los no compartimento pré-determinado e ligar a máquina de lavar louça. Multitabs também economiza passos, já que o enxaguador e o sal especial já estão integrados. Se a água for particularmente dura, no entanto, você deve considerar o uso de sal adicional na máquina de lavar louça.

Você pode descobrir se a sua água é dura usando tiras de teste. Uma desvantagem das abas é a dosagem fixa do detergente. Por exemplo, em programas curtos, nem toda a aba é usada, o que pode levar a estrias na sua louça e também é um desperdício de detergente. Além disso, as abas embaladas individualmente podem ser ruins para o meio ambiente.

Pó de lavar louça

A maior vantagem do pó é que você pode dosá-lo individualmente. Isto significa que você pode variar a quantidade de pó dependendo do programa e sobreviver por mais tempo com um pacote de pó. Isso economiza muito dinheiro e também protege o meio ambiente. A desvantagem do pó convencional é a falta de sal especial e de abrilhantador na composição. No entanto, há multi-poderes especiais que também os contêm.

Vantagens
  • Dosagem individual
  • Menos caro
  • Mais amigável ao meio ambiente
  • Também disponível em multipó
Desvantagens
  • Muitas vezes sem enxágüe e sem sal especial
  • Enchimento sem enxágüe
  • Pedaços quando molhados

O enchimento no pó pode ser muito pesado e, portanto, pode ser visto como uma desvantagem. No entanto, você pode remediar isso com dispositivos de derramamento. Se você usa pó, certifique-se de armazená-lo em um local seco. A umidade pode fazer com que o pó forme grumos.

Gel

O gel pode ser adquirido em garrafas ou pequenos blocos. Eles também contêm enxaguante e outras substâncias especiais. Portanto, as vantagens aqui são semelhantes àquelas das Multitabs.

Vantagens
  • Fácil de usar
  • Substâncias especiais contidas
Desvantagens
  • Má eficiência de limpeza
  • Tremor colorido do aço inoxidável
  • Dose parcialmente fixa devido à almofada

As desvantagens, no entanto, podem ser encontradas na eficiência de limpeza. Eles limpam mal a louça e dão um brilho colorido ao aço inoxidável após vários enxaguamentos.

Para que eu preciso de agente de enxágüe e como eu o encha na máquina?

O agente de enxágüe garante que seus pratos não apresentem manchas após o ciclo de enxágüe. Para preenchê-lo, procure por uma tampa com um símbolo do sol na parte interna da porta. Aqui é onde você preenche o agente de enxágüe até que ele não funcione mais e define a quantidade de agente de enxágüe que deve ser usada por ciclo de lavagem.

Se seus pratos têm manchas, você precisa aumentar a dosagem. Se estiver mais manchado, diminua a dosagem do enxaguante. Se você optou por multi-tabs ao invés de pó, você pode dispensar totalmente o enxaguador.

O que eu posso colocar na máquina de lavar louça e qual é a melhor maneira de guardá-la?

Você pode colocar nova porcelana na máquina de lavar louça. O plástico deve ser sempre colocado no topo para evitar deformações e descolorações. O calor é mais baixo no topo. É melhor lavar a porcelana velha à mão, pois a borda de ouro das placas muitas vezes sai. Evite também colocar madeira na máquina de lavar louça.

As altas temperaturas dissolvem a cola e criam rachaduras que são suscetíveis a bactérias. Você também deve lavar a prata e facas afiadas à mão para evitar o desgaste. Basicamente, você deve sempre guardar a máquina para que nada vacile ou objetos sejam bloqueados por outros e assim permaneçam sujos.

Se você tem filhos pequenos, sempre guarde os talheres com as pontas pontiagudas para baixo por razões de segurança. Se este não for o caso, é aconselhável lavar os talheres com as pontas voltadas para cima, pois isso o torna mais limpo. Antes de ligar, certifique-se de que não haja copos com a abertura voltada para cima e que os braços de pulverização possam se mover livremente.

Quem pode consertar minha máquina de lavar louça e onde posso obter peças de reposição?

Basicamente, você pode primeiro tentar consertar a falha você mesmo. Se isso não funcionar, ligue para o serviço ao cliente do fabricante ou para um centro de serviço autorizado. Você também pode solicitar peças de reposição no centro de serviços do fabricante.

Antes de chamar ajuda profissional, verifique se os braços de pulverização estão sujos. Se este for o caso, você pode desatarraxá-los e limpá-los. Você também deve verificar se sua mangueira de entrada tem uma dobra e se o coador está limpo. Você pode encontrar alguns vídeos no YouTube que podem ajudá-lo a consertar sua máquina de lavar louça.

Se você precisar ligar para o atendimento ao cliente, dê-lhes o número de série e o tipo de sua máquina e descreva seu problema em detalhes. Você encontrará as informações na placa de características em sua máquina.

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas