Imagem de lavatório portátil preto
Ultima atualização: 2 de março de 2020

Como escolhemos

11Produtos analisados

16Horas investidas

3Estudos avaliados

67Comentários coletados

Olá, seja muito bem-vindo ao ReviewBox Brasil. Você possui um salão de beleza, está reformando ou pretende entrar para o ramo? Se esse é o caso, é hora de conhece todos os benefícios do lavatório portátil.

Desenvolvidos para que o cabeleireiro possa lavar o cabelo do cliente, os modelos portáteis se destacam principalmente por sua mobilidade. Confira nosso artigo para incorporá-los ao seu negócio.




Primeiro, o mais importante

  • Os lavatórios portáteis custam mais barato do que as cadeiras com modelos incorporados.
  • A maioria dos modelos possui rodinhas, facilitando a movimentação e permitindo que você libere mais espaço quando ele não está sendo usado.
  • Outra grande vantagem é o sistema de regulagem, que permite que você ajuste a altura conforme for necessário.

Você também pode gostar:

Os melhores lavatórios portáteis: Nossas indicações

Quem trabalha no ramo sabe quão caras podem ser as cadeiras com lavatórios fixos, e em muitos casos eles nem são utilizados. Para obter mais versatilidade, veja alguns exemplos de modelos portáteis que separamos especialmente para você.



A melhor opção para salões com pouco espaço

Esse modelo de lavatório portátil da Lorben possui pés fixos, evitando que ele escorregue ou deslize durante a utilização. Outra vantagem é que ele é muito fácil de desmontar, permitindo que você o guarde quando você não está utilizando. Ele conta com mangueira para escoamento da água e altura regulável que varia de 55 a 85 cm.

O lavatório portátil para quem quer mais mobilidade

Prático e fácil de mover conforme sua necessidade, o lavatório da Dompel possui pés com rodinhas e ducha adaptável a todo tipo de torneira. Ele é totalmente desmontável, possui regulador de altura e uma bacia funda e larga que ajuda a facilitar o trabalho.

A recomendação da redação

O lavatório portátil da Santa Clara é completo, com ducha de fácil encaixe, mangueira de descarte de água e reservatório embutido para shampoo ou condicionador. Seu pés fixos oferecem mais estabilidade e a regulagem de altura permite que você o adapte facilmente a todo tipo de cadeira.

Guia de compra

Os lavatórios portáteis são uma verdadeira mão na roda, tanto para cabeleireiros que trabalham em salões mais amplos quanto para os que estão iniciando ou não dispõe de muito espaço.

Em nosso guia de compras você vai encontrar informações mais detalhadas sobre o produto, todas suas vantagens, benefícios e como você pode utilizá-los para maximizar a eficiência do seu serviço.

Imagem de cabelereiro lavando o cabelo do cliente em lavatório portátil

Os lavatórios portáteis são uma ótima opção para barbearias. (Fonte: Lenar Nigmatullin/ 123RF.com)

Como funciona o lavatório portátil?

Uma das grandes vantagens do lavatório portátil é que ele é muito fácil de utilizar. Tudo o que você vai precisar é de um acesso a água, como uma torneira e um recipiente ou sistema para evacuação através da mangueira de despejo.

E não se preocupe, ainda vamos falar da instalação de forma mais detalhada.

Uma vez que ele esteja funcionando, basta posicioná-lo atrás da cadeira e utilizar a ducha para lavar o cabelo do cliente, seja para prepará-lo para o corte ou retirar os produtos utilizados no procedimento.

Depois de utilizar, basta afastá-lo para que você tenha mais espaço para continuar com o trabalho sem inconvenientes. Isso acaba liberando mais espaço e pode até ajudá-lo a poupar um pouco, já que não é preciso comprar várias cadeiras com lavatórios embutidos.

foco

Você sabia que o Brasil figura em segundo lugar quando se trata de cuidados com o cabelo? Esse mercado consome cerca de 2% do orçamento da população e o número só aumenta.

Quais as vantagens e desvantagens do lavatório portátil?

Os lavatórios portáteis certamente se destacam por sua maior mobilidade. A maioria dos modelos é totalmente desmontável e possuem mangueiras de fácil encaixe.

Outro benefício é que eles possuem regulagens de altura, permitindo que você os adapte a todo tipo de cadeira, oferecendo mais conforto ao cliente e mais facilidade para que você possa trabalhar.

A maior desvantagem é que você precisa de uma instalação hidráulica adequada e acessível, o que pode ser um complicador nos modelos que não possuem rodinhas.

Vantagens
  • Maior mobilidade
  • A maioria dos modelos é desmontável
  • Mangueiras de fácil encaixe
  • Regulagem de altura
Desvantagens
  • Alguns modelos não possuem rodinhas
  • É preciso de instalação hidráulica adequada

Como instalar o lavatório portátil?

O lavador portátil possui duas mangueiras principais: Uma para a ducha e outra para o escoamento de água.

A maioria dos modelos possui um conector adaptável a todo tipo de torneira.

O primeiro passo é ligar o conector da ducha em uma torneira. A maioria dos modelos possui um conector adaptável a todo tipo de torneira, mas vale a pena ficar de olho nesse fator antes de realizar a compra.

No caso da mangueira de escoamento, a situação pode se complicar um pouco, já que você vai precisar de um recipiente para a coleta da água.

De preferência, o lavatório deve ser instalado próximo a uma pia para facilitar o descarte.

Quais os cuidados eu devo ter com meu lavatório portátil?

O primeiro cuidado que você deve ter ao utilizar um lavatório portátil é que ele esteja montado da forma correta, oferecendo mais estabilidade enquanto você está trabalhando.

Embora os modelos com rodinhas facilitem a movimentação, há sempre o risco de ele escorregar ou se mover durante a utilização, o que pode causar acidentes. Se o piso é muito escorregadio, opte pelos modelos com pés fixos.

Para realizar a limpeza, use sempre uma bucha macia e detergente neutro.

Outra preocupação que você deve ter é com a higienização. Para realizar a limpeza, use sempre uma bucha macia e detergente neutro. Evite o uso de produtos químicos muito fortes ou abrasivos, já que isso pode danificar a pintura.

Por fim, é importante verificar se todas as mangueiras estão bem conectadas, evitando vazamentos durante a utilização. O ideal é que as mangueiras nunca fiquem muito esticadas para não as danificar.

Agora que você sabe tudo o que é necessário para utilizar seu lavatório portátil com a máxima eficiência, dê uma olhadinha em outros produtos que podem facilitar e levar seu trabalho a um outro nível.

Critérios de compra: O que observar antes de comprar um lavatório portátil

O mercado de serviços associados a beleza é exatamente rentável no Brasil e não há sinal de que a demanda vai diminuir. Muito pelo contrário, ela só aumenta.

Porém, quem trabalha no ramo sabe que o investimento inicial não é baixo. É aqui que os lavatórios portáteis se destacam como uma opção não só mais barata, mas também muito mais prática e versátil.

Mas, para ter certeza de que você está adquirindo o melhor modelo, é preciso estar atento a algumas especificações técnicas. Analisando com cuidado os tópicos abaixo, as chances de cometer erros será bem menor.

Material

O lavatório portátil é um investimento, então é preciso tratá-lo como tal. Levando isso em consideração, você quer que ele seja o mais resistente e durável possível para evitar quebras e diminuir a necessidade de manutenção.

Então, verifique se a bacia é construída em um bom plástico, assim como todas as partes móveis. O ideal é que ele possua uma haste metálica para suportar melhor o peso da água.

Também é importante verificar as mangueiras, se elas são feitas de um material maleável, mas que seja forte o suficiente para evitar vazamentos.

Imagem de lavatório portátil metálico com regulagem para movimentação

Posicionando bem o lavatório, é possível utilizá-lo em mais de uma cadeira sem precisar mudá-lo de lugar. (Fonte: Mariamichelle/ Pixabay.com)

Altura

Outro fator essencial antes de realizar a compra é verificar a altura máxima e mínima do lavatório.

Como não existe um padrão para as cadeiras de cabelereiro, é essencial que o modelo se encaixe perfeitamente, evitando incômodos para o cliente.

O ajuste de altura também facilita o trabalho do profissional, melhorando o serviço como um todo.

Tamanho da bacia

A bacia é certamente uma das partes mais essenciais do lavatório portátil, já que é nela que o cliente vai debruçar a cabeça e onde você vai manipular o cabelo e a ducha.

Felizmente, existe uma grande variedade de modelos, desde aqueles com bacias mais fundas até as mais rasas.

Nossa dica aqui é observar o espaço que você tem disponível no salão e qual tipo de tratamento você costuma realizar em seus clientes.

Então, antes de comprar, verifique as especificações do produto e fique atento a largura, comprimento e principalmente a profundidade da bacia.

Imagem de bacia de lavatório portátil

Bacias muito rasas podem dificultar o manuseio do cabelo. (Fonte: DONIYER YAKHSHIBAYEV/ 123RF.com)

Conexões

Como você pôde ver ao longo de nosso artigo, os lavatórios possuem duas mangueiras: Uma para a ducha e outra para o escoamento da água. Cada uma delas possui um tipo diferente de conector.

E, com tantos tipos diferentes de torneiras, é preciso ficar atento se a conexão é adequada para evitar vazamentos. Alguns lavatórios, por exemplo, possuem conectores universais, mas nem sempre é esse o caso.

Já a mangueira de escoamento costuma ser mais grossa. Caso você pretenda conectá-la diretamente ao sistema hidráulico, vale a pena conferir se há compatibilidade antes de realizar a compra.

Regulagens

Por último, outra grande vantagem dos lavatórios portáteis é seu sistema de regulagem que permite ajustar a altura. Algumas possuem até sistemas extras para inclinação da bacia.

O ideal é que eles sejam de fácil acesso e mantenham bem o peso da bacia e da água para evitar acidentes durante a utilização.

Outro benefício é que a maioria dos modelos é completamente desmontável, permitindo que você guarde o produto quando ele não está sendo usado, liberando mais espaço no salão.

(Fonte da imagem destacada: DONIYER YAKHSHIBAYEV/ 123RF.com)

Por que você pode confiar em nós?

Jaqueline Aguiar Esteticista
Cuidar das outras pessoas é o que Jaqueline mais ama fazer. E ela faz isso de duas maneiras: em sua clínica, através de procedimentos estéticos, e pela internet, aconselhando mulheres e homens sobre os melhores produtos do ramo. Com o tempo que sobra, ela também gosta de compartilhar conhecimento sobre seu outro hobby: o apimentado universo dos sex shops.
Redatora e psicóloga, é uma entusiasta de gadgets, jogos e utilidades. Adora escrever e experimentar inovações que podem tornar a vida mais prática.