Imagem de cosméticos.
Ultima atualização: 23 de outubro de 2019

Como escolhemos

12Produtos analisados

16Horas investidas

3Estudos avaliados

62Comentários coletados

Seja muito bem-vinda ao ReviewBox Brasil. Hoje vamos falar sobre o leave-in, o cosmético queridinho das vaidosas. Este produto trata o cabelo, enquanto protege os fios dos agentes externos e ajuda a dar forma às madeixas.

Você encontra opções em diferentes texturas, para fios lisos, ondulados, cacheados e crespos. Se você quer adicionar o leave-in em sua rotina de cuidados com o cabelo, contamos tudo o que você precisa saber sobre o produto neste artigo.




Primeiro, o mais importante

  • Você encontra opções de leave-in em diferentes texturas: líquida, fluida ou cremosa. A escolha do produto está relacionada ao seu tipo de cabelo: Liso, ondulado, cacheado, crespo ou com química.
  • O produto está disponível em tamanho pocket, versão home care e para uso profissional. Independentemente do tamanho da embalagem, o produto deve ser usado na proporção correta.
  • Você encontra opções de leave-in destinadas a diferentes necessidades: Hidratação, nutrição e reconstrução. Os efeitos do leave-in são observados a longo e médio prazos.

Você também pode gostar:

As melhores opções de leave-in: Nossas recomendações

Difícil selecionar algumas sugestões de compra quando consideramos a variedade de produtos fabricados por diferentes marcas. Por isso recorremos à lista de produtos mais bem avaliados na Amazon Brasil para ajudá-la a encontrar o melhor leave-in para as suas madeixas.

O favorito das vaidosas

O leave-in Uniq One da Revlon promete dez efeitos em um só produto, os principais são: Reparação de fios ressecados e danificados, controle do frizz, desembaraço, proteção térmica e proteção da coloração. O produto está disponível na versão original, Coconut e Flor de Lótus.

A melhor opção para quem faz escova

O leave-in Nutritive Nectar Thermique da Kérastase é ideal para quem faz escova modeladora, pois além de oferecer proteção térmica, o produto é formulado com ativos que facilitam a secagem, alisamento e modelagem e que são ativados com o calor do secador. Este leave-in promove brilho da raiz às pontas.

O preferido dos profissionais

O leave-in Fluidissime da Kérastase tem como princípio-ativo a morfo-queratina, um ativo que penetra na fibra capilar e ajuda a disciplinar os fios, amenizar o frizz e deixá-lo maleável sem alterar sua densidade. Você pode usar o produto antes do secador ou para secar o cabelo naturalmente. O produto possui textura fluída, ideal para quem tem cabelo liso e fino.

O produto ideal para cabelo coloridos

O leave-in Vitamino Color da L’oreal protege a coloração enquanto proporciona desembaraço, brilho e maciez aos fios . Os principais ativos do produto são: Neohesperidina (ativo antioxidante), Tocoferol e D-Pantenol.

Guia de Compra

Para manter o cabelo bonito e bem tratado, há uma grande variedade de cosméticos disponíveis: shampoo, condicionador, máscara de tratamento, ampola, produto finalizador, entre outros.

Um dos principais finalizadores é o leave-in, ideal para a rotina da mulher moderna. Para saber tudo sobre este produto, como aplicá-lo e quais são os resultados esperados, continue lendo este Guia de Compra.

Imagem de uma pessoa aplicando produto nas mãos.

O leave-in é um produto usado na etapa de finalização dos cuidados com o cabelo. (Fonte: The Honest Company / Unsplash)

O que é um leave-in e como usá-lo?

O leave-in é um creme sem enxágue que deve ser aplicado nos fios após a lavagem. Você encontra este produto em diferentes texturas, das fluídas às cremosas – indicadas para diferentes tipos de fios.

O grande diferencial do leave-in, é que o produto tem ação rápida, deixa os cabelos macios, comportados, com brilho e sem frizz instantaneamente. Além disso, os efeitos de hidratação, nutrição ou reconstrução são observados com o uso regular.

O leave-in pode ter diferentes funções.

O mais interessante, é que existem produtos com diferentes funções: Tratamento, protetor térmico, controle do frizz, redutor – ou doador – de volume, protetor da cor, definidor de cachos e que ajuda a alisar.

Mas atenção, o leave-in deve ser usado na proporção correta, caso contrário, o cabelo pode adquirir um aspecto oleoso e pesado. Dica: Nunca use o produto próximo ao couro cabeludo, aplique somente no comprimento e pontas.

Quer conhecer todas as vantagens – e algumas desvantagens – do produto? Analise a tabela abaixo:

Vantagens
  • A maioria dos produtos oferece proteção térmica, que protege os fios do calor do secador, chapinha e babyliss
  • Produto em diferentes texturas
  • Você encontra o produto em frascos com diferentes tamanhos
  • Alguns produtos oferecem proteção solar
Desvantagens
  • Quando usado em excesso, confere aspecto pesado aos fios
  • O produto deve passar longe do couro cabeludo
  • Quanto mais funcionalidades, mais caro é o produto

Quem tem cabelo curto pode usar leave-in?

Quem tem cabelo curto não só pode, como deve usar um leave-in. Você deve escolher um produto adequado ao seu tipo de cabelo e aplicar uma pequena quantidade, mas evite aplicar o produto no couro cabeludo.

Nossa recomendação para quem ostenta cabelo com corte “Joãozinho” é escolher um leave-in para cabelo fino, liso e oleoso, para evitar entupimento dos folículos. Também vale a pena comprar um leave-in com proteção solar, para proteger o couro cabeludo dos raios solares.

Leave-in ou creme de pentear: Qual é a melhor opção?

Na hora de finalizar o cabelo, é normal que surjam algumas dúvidas, principalmente se levarmos em consideração a variedade de produtos com essa proposta.

Uma dúvida recorrente é qual a diferença entre o leave-in e o creme para pentear.

Embora ambos produtos sejam usados na finalização dos fios, a finalidade do creme para pentear é desembaraçar os fios após a lavagem com shampoo e condicionador.

Mas isso não impede que o produto seja usado no cabelo seco, principalmente no dia seguinte à lavagem, por mulheres com cabelos cacheados ou crespos. A textura é cremosa e o produto deve ser usado com moderação.

Já o leave-in é um produto indicado para tratamento dos fios, modelagem das madeixas, controle do frizz e proteção térmica. Ainda com dúvidas? Veja uma comparação entre os produtos na tabela abaixo:

Leave-in Creme para pentear
Tipo de fio Todos os tipos de fios Cacheados ou crespos
Indicação de uso É recomendado para o tratamento dos fios É ideal para ajeitar os fios no dia a dia
Efeitos Fios mais resistentes a médio e longo prazos Fios hidratados e sem frizz instantaneamente
Como deve ser usado Com os fios úmidos, antes de secar e escovar Fios molhados, úmidos ou secos, para finalizar o penteado
Evite Reaplicá-lo em camadas Usá-lo antes de secar e modelar os fios (não oferece proteção térmica)
Proteção térmica

Critérios de compra: Fatores para comparar as diferentes opções de leave-in

Para escolher o melhor leave-in para o seu cabelo, analise a textura dos fios e o tratamento que você precisa no momento. Existem opções para cabelos lisos, ondulados, cacheados, crespos, com química, coloridos, descoloridos etc. Depois, avalie e compare as características listadas abaixo:

  • Tipo de cabelo
  • Componentes
  • Textura do produto
  • Quantidade em ml
  • Proteção térmica

Vamos explicar cada um dos critérios ao longo desta seção.

Tipo de cabelo

Quem tem cabelo liso deve investir em um leave-in que priorize o selamento das cutículas, a redução de frizz – muito aparente em fios com essa textura – e que doe brilho e maciez.

Mulheres com cabelos ondulados, cacheados ou crespos, devem investir em um leave-in com ativador de cachos, para garantir ainda mais definição aos cachos. Para criar volume, aplique o produto “amassando” os fios.

Você também encontra produtos específicos para cabelos com química, descoloridos e coloridos. O leave-in para cabelos loiros, por exemplo, além de deixar os fios macios, hidratados e brilhantes, é antioxidante e matizante, ou seja, evita que os fios loiros adquiram uma tonalidade amarelada ou alaranjada.

Imagem de uma mulher loira.

Você encontra opções de leave-in próprias para cabelo loiro. (Fonte: Mark_Mook_Fotografie / Pixabay)

Componentes

Como já mencionamos anteriormente, o leave-in pode auxiliar na hidratação, nutrição ou reconstrução dos fios. Para escolher o produto ideal para as suas necessidades, avalie a recomendação de uso na embalagem e analise os princípios-ativos na fórmula.

  • Hidratante: Vitaminas, D-Pantenol, Biotina, Semi di Lino etc.
  • Nutritivo: Óleo de argan, óleo de coco, óleo de Ojon, jojoba, silicones, manteiga de Karité etc.
  • Reconstrutor: Creatina, aminoácidos, queratina, ceramidas, ácido hialurônico, colágeno, geleia real etc.

Textura do produto

Quem tem cabelo liso, fino, misto ou oleoso deve apostar em um leave-in com textura líquida ou fluída. Produtos mais suaves evitam que o cabelo fique com aspecto pesado e oleoso.

Mulheres com madeixas onduladas, cacheadas ou crespas devem investir em um leave-in com textura cremosa. O produto deve ser aplicado com a técnica de amassamento dos fios, para proporcionar volume e definição dos cachos. Outra técnica muito utilizada é de fitagem.

Quantidade em ml

Você está procurando um leave-in para deixar na necessaire, para colocar no box do chuveiro ou precisa de um produto para uso profissional?

As respostas a essas perguntas são importantes, porque você encontra o leave-in em embalagens com diferentes tamanhos, desde a versão pocket, com 50ml, opções para home care com 150 a 400ml a opções de uso em salão com 1L.

Proteção térmica

Quando for escolher um leave-in, observe se o produto oferece proteção térmica, ou seja, proteção contra o calor do secador, chapinha e babyliss. Também é importante avaliar qual temperatura máxima de proteção (mas nem sempre essa informação é descrita na embalagem).

Mas tome cuidado para não confundir “proteção térmica” com “termoativado”, o segundo termo indica que os ativos do cosmético são ativados pelo calor do secador ou ferramenta modeladora.

foco

Você sabia que além da proteção térmica, alguns modelos de leave-in oferecem proteção solar?

Uma boa pedida para todos os tipos de cabelo, em qualquer época do ano. Os raios solares – UVA e UVB – são responsáveis pelo ressecamento, opacidade e desbotamento da cor.

Você também encontra algumas opções de leave-in próprias para usar no verão.

Marcas

Inúmeras marcas de cosméticos oferecem opções de leave-in, em linhas de uso pessoal ou profissional. Para encontrar o produto ideal você deve seguir as dicas que preparamos ao longo desta seção e escolher um produto de boa marca. Listamos as melhores opções na tabela abaixo:

Uso pessoal Uso profissional
Yenzah Kérastase
L’Oreal Paris L’Oreal
Novex Revlon
Salon Line Inoar
Haskell C. Kamura
Eico Lowel
Seduction Amend

Dica: Os produtos de uso profissional podem ser comprados pelo consumidor comum. E embora sejam mais caros, vale a pena o investimento, pois são infinitamente melhores – as marcas investem em pesquisa e tecnologia.

(Fonte da imagem destacada: The Honest Company / Unsplash)

Por que você pode confiar em mim?

Apaixonada por ler e escrever, empenha-se em produzir conteúdo relevante sobre áreas pelas quais tem muito interesse, como tecnologia, qualidade de vida, beleza e lazer.