Imagem de um suplemento de lecitina de soja em cápsulas.
Ultima atualização: 26 de fevereiro de 2020

Como escolhemos

10Produtos analisados

25Horas investidas

6Estudos avaliados

87Comentários coletados

Os benefícios do suplemento alimentar de lecitina de soja, para a saúde de homens e mulheres de todas as idades, foram comprovados por inúmeros estudos científicos nos últimos anos. Entre seus componentes estão ácidos graxos, vitaminas e minerais.

A lecitina de soja tem várias finalidades, pode ser usada como suplemento nutricional, componente em cosméticos e em receitas culinárias. Conheça mais sobre o suplemento do momento neste artigo.




Primeiro, o mais importante

  • A lecitina traz inúmeros benefícios para o organismo. Por isso o consumo do suplemento em cápsulas, pó ou líquido é recomendado para crianças, adolescentes e adultos.
  • Recomenda-se o consumo de 500mg a 2000mg de lecitina de soja diariamente, mas você deve seguir a recomendação de consumo na embalagem do suplemento.
  • A lecitina de soja é extraída do óleo vegetal da soja em um processo químico ou mecânico. Recomenda-se a compra de suplemento derivado de matéria-prima orgânica.

Você também pode gostar:

Os melhores suplementos de lecitina de soja: Nossas recomendações

Para ajudar você a encontrar um suplemento de lecitina de soja, selecionamos os melhores produtos em 2020. É importante mencionar que nossas sugestões de compra não substituem o aconselhamento de um nutricionista.

Lecitina de soja granulada

A lecitina de soja granulada da Grings é completa, pois fornece ácidos graxos – gorduras saudáveis – como os ômegas 3 e 6, fósforo e colina (440mg por porção). Por ter sabor neutro, pode ser consumida pura ou adicionada ao leite, iogurte, vitamina, suco, entre outras bebidas. O produto não tem adição de corantes, aromatizantes ou conservantes artificiais. Cada embalagem vem com 100g de lecitina de soja.

A melhor lecitina de soja em cápsulas

Você prefere consumir a lecitina de soja em cápsulas? Então recomendamos a compra do suplemento Phos da Essential Nutrition. Rico em colina (134mg por porção), vitaminas do complexo B, vitamina C, vitamina E e clorofila, atua diretamente na saúde do fígado. Recomenda-se o consumo de uma cápsula, duas vezes ao dia. O frasco vem com 60 cápsulas.

Lecitina de soja enriquecida com vitamina E

O suplemento de lecitina de soja da Vitafor fornece alta concentração de fosfatidilcolina, associado a clorofila e vitamina E. O fabricante recomenda o consumo de duas cápsulas, duas vezes ao dia. O frasco vem com 60 cápsulas.

Um suplemento de lecitina de soja derivado de matéria-prima importada

A lecitina de soja da Naturalis é extraída de matéria-prima natural que passa por um processo especial que preserva seus componentes. Cada cápsula fornece 16% de fosfatidilcolina, 14% de fosfatidiletanolamina, 9% de fosfatidilinositol e 1% de fosfatidilserina. Recomenda-se a ingestão de uma cápsula, três vezes ao dia. Cada pote contém 100 cápsulas.

Guia de Compra

A lecitina de soja é uma substância bastante versátil, pois pode ser utilizada como suplemento alimentar, em receitas culinárias ou como componente de medicamentos e cosméticos. Mas afinal, para que serve a lecitina de soja?

Vamos discutir as características, propriedades benéficas e recomendações de uso da lecitina de soja neste Guia de Compra. Boa leitura!

Imagem de frascos de suplementos.

A lecitina de soja traz inúmeros benefícios para o organismo. (Fonte: True of life seeds/ Pexels.com)

O que é lecitina da soja?

A lecitina da soja é um lipídio/ gordura boa extraída do óleo de soja. Essa substância é rica em nutrientes como colina, serina e inositol que formam a fosfatidilserina, fosfatidilcolina e fosfatidilinositol.

Outros nutrientes presentes na lecitina de soja são minerais como cálcio e fósforo, ácidos graxos como Ômegas 3 e 6 e a vitamina E. Conheça o perfil nutricional da lecitina de soja abaixo:

  • 33 a 35% de óleo de soja
  • 20 a 21% de fosfatidilinositol
  • 19 a 21% de fosfatidilcolina
  • 8 a 20% de fosfatidiletanolamina
  • 5 a 11% de outros fosfolipídios
  • 5% de carboidratos
  • 2 a 5% de esteróis
  • 1% de umidade

A lecitina de soja atua na prevenção de doenças cardiovasculares?

O principal benefício da lecitina de soja é reduzir o mau colesterol (LDL). Isso ocorre pois a lecitina da soja age como emulsificante, dissolvendo as placas de gordura das veias e artérias.

A lecitina de soja também ajuda a reduzir os níveis de triglicérides. Outro benefício é que a lecitina de soja é fonte de ácidos graxos, portanto ajuda a aumentar os níveis do colesterol bom (HDL).

É verdade que a lecitina de soja auxilia no bom funcionamento do cérebro?

O principal nutriente fornecido pela lecitina de soja é a fosfatidilcolina, uma substância que compõe a membrana das células cerebrais.

Estudos científicos recentes demonstraram que a lecitina de soja é muito benéfica para a recuperação da estrutura dos nervos cerebrais e formação de acetilcolina, um neurotransmissor responsável pela retenção de conhecimento e prevenção da perda de memória associada ao envelhecimento.

Algumas pesquisas indicam que o uso da lecitina de soja pode prevenir o surgimento ou avanço de doenças neurodegenerativas como o Mal de Alzheimer, demência, amnésia, entre outras doenças.

Imagem de um casal idoso abraçado.

O suplemento de lecitina de soja afasta doenças neurológicas degenerativas. (Fonte: 13107714/ Pixabay.com)

Como a lecitina de soja auxilia no emagrecimento?

Conforme mencionamos anteriormente, a lecitina de soja atua como emulsificante, portanto auxilia na redução da gordura e estimula o emagrecimento. A lecitina da soja também é considerada um termogênico natural, pois é capaz de acelerar o metabolismo. Como resultado, há maior gasto calórico.

Mas se você deseja emagrecer pratique atividades físicas regularmente e mantenha uma alimentação balanceada, pois a lecitina de soja é apenas um complemento.

Imagem de uma mulher cortando frutas.

Associe o suplemento de lecitina de soja com uma alimentação balanceada e a prática de exercícios físicos. (Fonte: Nathan Cowley/ Pexels.com)

É verdade que a lecitina da soja reduz os efeitos do consumo de bebida alcoólica?

A lecitina de soja atua como protetora do fígado, melhora o funcionamento hepático e evita os danos causados pelo consumo de bebidas alcoólicas – recomenda-se o consumo do suplemento em doses maiores antes e depois do consumo de álcool.

Além disso, o suplemento possui efeito detox, pois estimula a eliminação de toxinas pelo fígado. Esse benefício é muito importante para quem toma muitos medicamentos diariamente.

O suplemento também contribui para a melhora na digestão, pois quebra as partículas de gorduras no organismo, diminuindo o trabalho do sistema digestório.

Quais são os benefícios da lecitina de soja para a saúde da mulher?

A lecitina de soja é importante para a saúde da mulher, pois ajuda a minimizar os sintomas da menopausa. A substância ajuda a regular a produção de estrogênio, um importante hormônio feminino.

O suplemento também ajuda a regular a menstruação, amenizar as cólicas do período menstrual e outros sintomas da TPM.

Imagem de uma mulher sorrindo.

A lecitina de soja traz inúmeros benefícios para a saúde da mulher. (Fonte: Dalila Dalprat/ Pexels.com)

Quais são os benefícios estéticos da lecitina da soja?

Novamente, como consequência da quebra de partículas de gordura, a lecitina de soja ajuda a eliminar as impurezas absorvidas pela pele. Dessa forma, reduz o excesso de oleosidade e diminui a acne.

A lecitina de soja também pode ser utilizada para tratar eczema, dermatite de contato e pele seca. Nesses casos, recomendamos a procura por cosméticos com a substância na formulação.

Conheça mais algumas vantagens e desvantagens da lecitina de soja na tabela abaixo:

Vantagens
  • Promove inúmeros benefícios para a saúde de homens e mulheres de todas as idades
  • Disponível nas versões em cápsulas, pó ou líquida
  • A lecitina em soja ou granulada não tem sabor, portanto pode ser adicionada a qualquer bebida
  • Grande variedade de opções a preços acessíveis
Desvantagens
  • É necessário consumir uma grande quantidade de cápsulas diariamente

Lecitina de soja em cápsulas ou pó?

A lecitina de soja em pó ou granulada possui várias utilidades. Pode ser utilizada como suplemento nutricional, devido ao seu alto teor de ácidos graxos, vitaminas do complexo B e minerais como ferro e colina.

Você pode consumi-la pura ou adicionar uma ou duas colheres em um copo de leite, suco, iogurte, vitamina, salada de frutas e refeições – a lecitina de soja em pó não possui sabor.

A lecitina de soja em pó também pode substituir o ovo em diversas receitas culinárias como pães, bolos, tortas, massas, biscoitos e mais. Isso também vale para a lecitina de soja líquida.

Já a lecitina de soja em cápsulas é a alternativa mais pratica para consumir o suplemento no cotidiano. A concentração varia de 500 a 1200mg por cápsula e a dose diária recomendada varia de duas a quatro cápsulas.

Imagem de uma mulher praticando exercícios físicos.

O suplemento de lecitina de soja pode ser consumido por homens e mulheres de todas as idades. (Fonte: Tree of life seeds/ Pexels.com)

Quais são os efeitos colaterais da lecitina de soja?

O consumo exagerado da lecitina de soja pode causar alguns efeitos colaterais indesejados como dor abdominal, diarreia, náusea, acúmulo de gases e alteração nos níveis de alguns hormônios.

Pessoas alérgicas a soja não devem consumir o suplemento. Em caso de reação alérgica procure auxílio médico imediatamente, os sintomas são dificuldade para respirar, inchaço na garganta ou vermelhidão.

Mulheres grávidas e lactantes não devem consumir lecitina de soja, pois não há estudos sobre os possíveis efeitos colaterais nessas mulheres e possíveis danos ao feto ou bebê.

Critérios de compra: Encontre o melhor suplemento de lecitina de soja

Comprar um suplemento de lecitina de soja online pode resultar em economia, mas em nenhuma hipótese pode representar riscos para a saúde. Para ajudá-lo a encontrar um bom suplemento, preparamos uma lista com as características que você deve analisar no momento da compra:

Vamos detalhar cada um dos critérios ao longo da seção. Qualquer dúvida, deixe um comentário.

Apresentação e preço

Na versão em pó ou granulada, a lecitina da soja pode ser consumida pura ou adicionada a uma bebida de sua preferência.

A fórmula é rica em ácidos graxos, vitaminas e minerais. Você pode comprar o suplemento de lecitina de soja em pó em embalagens industrializadas ou a granel. O preço varia de R$10 a R$40 – para cada 100g.

Se preferir, pode comprar o suplemento em cápsulas. A concentração de nutrientes é menor e você deve consumir uma quantidade maior de pílulas para atingir a dose diária recomendada.

Os preços variam de acordo com a concentração de nutrientes, quantidade de cápsulas, matéria-prima utilizada e marca e custam entre R$15 e R$250.

Imagem de uma tigela com sementes de soja.

O suplemento de lecitina de soja está disponível em diferentes apresentações. (Fonte: Bigfatcat/ Pixabay.com)

Matéria-prima utilizada

Antes de comprar um suplemento de lecitina de soja, procure por informações relativas à matéria-prima utilizada na fabricação do suplemento.

Devido ao cultivo indiscriminado de soja, recomendamos a compra de um suplemento extraído da soja orgânica, pois a matéria-prima é natural, saudável e sustentável.

Outros componentes

Preste atenção à composição do suplemento de lecitina de soja. O ingrediente em maior concentração na composição do suplemento é o primeiro da lista e assim sucessivamente.

  • Vitamina E atua como antioxidante, ou seja, neutraliza os radicais livres e retarda o envelhecimento precoce da pele. Também atua como vasodilatador, ajudando a melhorar a circulação sanguínea e prevenindo doenças cardiovasculares como hipertensão e aterosclerose.
  • Clorofila atua como alcalinizante, ou seja, reduz a acidez do sangue. Também estimula o processo de desintoxicação, pois ajuda a eliminar toxinas do organismo através do fígado.
  • Ômegas 3 e 6 são ácidos graxos. O ômega 3 auxilia no fortalecimento do sistema cardiovascular, aumenta a imunidade e estimula a atividade cerebral. O ômega 6 regula a pressão arterial, fortalece o sistema imunológico e atua na atividade hormonal.
  • Vitamina C fortalece o sistema imunológico, atua como antioxidante, protege o sistema cardiovascular contra inúmeras doenças, diminui o risco de doenças oftalmológicas, afasta o risco de derrame cerebral, impede o avanço de tumores, estimula a formação de colágeno e promove a absorção de nutrientes.

Quantidade de cápsulas

Você encontra o suplemento de lecitina de soja em frascos com 45, 60, 90, 100 ou 120 cápsulas. Enquanto a dose diária recomendada varia de duas a seis cápsulas, depende do produto.

Para encontrar o suplemento com melhor custo benefício, divida a quantidade total de cápsulas pela dose diária recomendada, depois, divida o valor do produto pela quantidade de doses.

(Fonte da imagem destacada: Pixabay/ Pexels.com)

Por que você pode confiar em nós?

Gustavo Conceição Nutricionista
Na escola, Gustavo participava de todas as modalidades. Ele acabou não se tornando atleta profissional, mas manteve-se próximo do universo esportivo cursando nutrição e, depois de graduado, prestando consultoria a atletas de várias modalidades e clubes de futsal e vôlei pelo país. Pós-graduado em suplementação, compartilha online seu conhecimento sobre o que há de melhor em complementos alimentares.
Apaixonada por ler e escrever, empenha-se em produzir conteúdo relevante sobre áreas pelas quais tem muito interesse, como tecnologia, qualidade de vida, beleza e lazer.