Ultima atualização: 31 de agosto de 2021

Como escolhemos

12Produtos analisados

24Horas investidas

5Estudos avaliados

77Comentários coletados

Com tantos produtos e informações, é muito fácil perdê-los de vista. No entanto, foram desenvolvidos dispositivos que são tão fáceis de usar que esta tarefa foi simplificada em larga escala. Neste artigo vamos responder as perguntas mais importantes sobre leitores de código de barras.

Leitores de código de barras são dispositivos que decodificam e interpretam uma seqüência visual, geralmente linhas. Isto é transmitido para um computador, que identifica os dados e produz informações sobre o produto. Desde o preço, até a descrição ou localização dos itens.




Mais importante

  • Os leitores de código de barras tornaram possível agilizar o trabalho de inventário em quase todos os estabelecimentos. Neste artigo nós lhe mostraremos onde você pode comprar seu equipamento, seja em uma loja física ou digital.
  • Também explicaremos brevemente o que são.
  • Você pode encontrar quatro tipos diferentes de leitores de código de barras.
  • Cada um é distinguido pelo seu sistema de leitura. Eles variam de lasers, como pontas e pistolas, a sistemas de LED, como os CCDs. Cada um irá lhe oferecer certas características que explicaremos nas seções seguintes.
  • Finalmente, mostraremos alguns dos principais fatores de compra a serem considerados.
  • Quer seja o tipo de conexão sem fio ou o tipo de código que você quer decodificar, eles o ajudarão a tomar a melhor decisão de compra.

Leitor de código de barras: nossa recomendação dos melhores produtos

Guia de compra: o que você precisa saber sobre leitores de código de barras

Agora que você conhece os melhores modelos de leitores de código de barras, você precisa conhecer alguns fatores. Isto o ajudará a aprender mais sobre o escopo, operação e detalhes gerais deste produto.

Os scanners de código de barras são perfeitos para acompanhar qualquer tipo de produto, desde mercearias até amostras de laboratório. (Foto: auremar / 123rf.com)

O que é um leitor de código de barras?

Um leitor de código de barras é um dispositivo eletrônico capaz de interpretar códigos ou padrões visuais. Tal scanner coleta dados por meio de um laser, depois decodifica e envia as informações para um computador, tablet ou interface. Isto através de uma conexão com ou sem fio.

Acelera o trabalho de inventário e catalogação

Graças a eles é possível acelerar o trabalho de inventário, assim como catalogar e organizar nossos produtos de uma maneira melhor. Os leitores de código de barras são governados pela interpretação de dois tipos de códigos, que iremos explorar mais tarde: 1D e 2D.

Leitor de código de barras: CCD, Stylus, Omni-direcional laser ou Pistol laser - a que você deve prestar atenção?

Os leitores de código de barras podem ser divididos em 4 classificações diferentes. Eles se distinguem um do outro pela natureza de seu leitor. Eles podem variar de laser convencional ou variantes com sistemas de LED conectados. Cada um oferecerá vantagens de leitura em contextos particulares.

  • CCD. Ele se tornou um dos leitores mais eficientes, pois substitui o sistema laser por um sistema LED. Eles se distinguem por sua alta capacidade de leitura, pois interpretam códigos danificados ou desfocados sem qualquer problema. Como eles não dependem inteiramente do contato físico com o código, o risco de desgaste é reduzido.
  • Stylus. Eles se distinguem pelo fato de serem usados principalmente para códigos 1D. Seu uso requer a melhor precisão por parte do operador. Sua grande vantagem é seu custo reduzido e a conveniência que oferecem, devido ao seu tamanho, semelhante ao de um lápis. No entanto, eles são muito frágeis e devem ser aproximados do código, aumentando o risco de desgaste.
  • Laser Omnidirecional. Estes são os leitores mais comuns nos supermercados. A grande vantagem desses leitores é que nós não temos que nos preocupar com o ângulo de leitura, já que eles cobrem uma área maior. Isto é graças ao seu sistema de espelhos, que "ricocheteiam" o laser em diferentes direções, além de serem os leitores mais rápidos.
  • Pistol laser. O que distingue este tipo de leitor é a possibilidade de controle que ele oferece. Sua ativação depende inteiramente de nós, evitando leituras acidentais. Ele combina o sistema de espelho do modelo omnidirecional, portanto não é necessário escanear toda a área coberta pelo código.
CCD Stylus Laser Omnidirectional Pistol laser
Sistema LED Laser Laser Espelhos laser Laser e espelhos laser
Acessibilidade Fixo ou móvel Móvel Fixo Móvel
Distância máxima de leitura Até 30 centímetros Contacto físico com o código Contacto directo com o código De 20 cm a mais de 5 metros
Tipo de código mais comum 1D e 2D 1D 1D 1D 1D 1D e 2D

Critérios de compra

Finalmente, apresentaremos os fatores mais importantes antes de escolher seu próximo leitor de código de barras. Mantendo cada uma delas em mente ajudará você a tomar a melhor decisão de compra. Uma que vai além do custo e da marca. Ser capaz de focar na funcionalidade e eficiência.

Uso

A primeira coisa a considerar é o uso que você quer dar, referindo-se principalmente à freqüência. Em estabelecimentos como supermercados ou lojas, os leitores exigirão uso constante devido à demanda dos clientes. Ao contrário do uso intermitente, focado em tarefas de inventário.

  • Contínuo. Nós recomendamos um leitor omnidirecional ou CCD fixo se você precisar de um uso ininterrupto. Estes lhe oferecerão a grande vantagem de uma leitura rápida, que não requer trocar a bateria ou mover o dispositivo de um lugar para outro. As pistolas laser com fio são o complemento perfeito para este tipo.
  • Intermitente. Se você está procurando o melhor leitor para o inventário ou trabalho de registro de dados, uma arma ou estilete é o melhor. Especificamente os modelos sem fio, pois eles lhe dão mais controle, pois você determina quando digitalizar.

Mobilidade

Você precisa se perguntar se a natureza do trabalho que você quer fazer vai exigir que você se mova de um ponto para outro. Com isto em mente, você será capaz de selecionar o melhor tipo de leitor de código de barras. De fixo, como é o caso da maioria dos leitores de códigos de barras omnidirecionais, a leitores de códigos de barras móveis, como leitores de códigos de barras portáteis.

  • Fixo. A vantagem dos leitores fixos é a sua velocidade. Isto porque a maioria deles são omnidirecionais, embora nós também possamos encontrar CCDs. Eles nos dão a vantagem de uma leitura contínua e uma gama maior, por isso é necessário apenas passar os produtos. Perfeito para caixas de supermercados ou lojas de auto-atendimento.
  • Mobile. Eles são recomendados para trabalhos de inventário, pois permitem que nos movimentemos por todo o espaço. Eles nos oferecem maior controle de leitura, pois cabe a nós decidir qual item irá passar pelo scanner. Os modelos Stylus e laser gun são os mais comuns.
    Você sabia que o princípio básico de funcionamento de um leitor de código de barras é a luz? A luz salta das partes brancas, enquanto as partes pretas a absorvem, criando um padrão que o sensor decodifica como dados numéricos.

Conexão

Existem dois tipos de conexões para nossos leitores de código de barras. Cada um oferecerá vantagens específicas, que podemos aproveitar ao máximo, dependendo de nossas necessidades. A conexão irá variar desde a transmissão de dados até a energia ligada.

  • Com fio. Os leitores com fio oferecem a segurança de operação contínua e captura de dados sem interferência. Nós recomendamos este tipo se você estiver procurando por leitores fixos ou leitores que não requerem longas distâncias. Ao mesmo tempo, a saída de dados dependerá da conexão física ao seu computador ou dispositivo por meio de um cabo USB.
  • Wireless. A grande vantagem disso é sua mobilidade. Eles nos permitem levá-los conosco para todos os lugares, porém devemos considerar que eles precisarão ser cobrados após um certo tempo de uso. Se você está procurando acelerar a captura de dados em tempo real via Bluetooth ou Wifi, esta é a recomendação.

Nos supermercados é comum ver dois leitores de código de barras: um fixo omnidirecional complementado por uma pistola laser. (Foto: Dean Drobot / 123rf.com)

Código

Finalmente, você precisa se perguntar que tipo de código você precisa decodificar. Lembre-se que existem dois: 1D; o clássico código de barras e 2D que engloba a leitura do QR e até do formato PDF 417.

  • 1D. Se você está procurando por um leitor básico que leia o código linear universal, esta é a recomendação. A grande maioria dos leitores tem esta função integrada. Eles oferecem informações básicas tais como preço ou localização do produto. No entanto, eles não armazenam muitas informações.
  • 2D. Estes são os modelos mais caros, embora eles tenham começado a ganhar popularidade. Normalmente este tipo de leitor tem uma função dupla, pois também detecta 1D. Se você está procurando um leitor mais completo, que interprete códigos carregados com mais informações, esta é nossa recomendação.

(Foto da imagem em destaque: Dmitrii Shironosov / 123rf.com)

Por que você pode confiar em nós?

Resenhas