Ultima atualização: 7 de outubro de 2021

Como escolhemos

4Produtos analisados

45Horas investidas

13Estudos avaliados

215Comentários coletados

O leitor de livros eletrônicos é uma das formas mais populares de leitura. Você pode carregar toda a sua coleção de livros com você neste pequeno e prático dispositivo. Tanto a tecnologia quanto a gama de mercados de livros eletrônicos estão constantemente melhorando.

Hoje, leitores de ebook oferecem a você mais recursos do que nunca! Com nosso grande teste de leitura de ebook 2021 nós ajudamos você a encontrar o eReader perfeito para você. Nós comparamos os diferentes modelos e analisamos suas vantagens e desvantagens.

Com nosso guia, nós respondemos todas as suas perguntas antes de você comprar seu leitor de ebook.




Os mais importantes

  • As telas dos leitores de livros eletrônicos utilizam papel eletrônico. Estes displays não iluminados mostram o texto de uma forma que economiza energia. Eles são fáceis para os olhos e não refletem na luz do sol.
  • Os leitores de livros eletrônicos estão disponíveis como dispositivos clássicos em preto-e-branco ou com displays coloridos. Estes últimos são adequados para a leitura de revistas e histórias em quadrinhos. Alternativamente, existem aplicativos de leitura de ebook para o seu tablet.
  • A maioria dos leitores de ebook só suporta certos formatos de arquivo. Certifique-se de considerar como você quer obter seus ebooks e certifique-se de que seu dispositivo possa ler estes formatos.

Leitor de ebook: as melhores bem quentes

Critérios de compra e avaliação para leitores de ebook

Encontrar o leitor de ebook certo para você não é fácil. Há um grande número de modelos, cada um com suas próprias vantagens.

Para ajudá-lo a encontrar o seu caminho através desta seleção esmagadora, nós resumimos os critérios de avaliação mais importantes para os leitores de ebook. As características que você pode usar para comparar leitores de ebook são:

Nas seções seguintes, nós explicamos o que é importante nos critérios de compra individual.

Mostrar

Papel eletrônico, também conhecido como e-ink, é usado para a exibição de leitores de ebook. Tal tela não precisa de luz de fundo. O texto é exibido pelo reflexo da luz. Assim, o leitor de ebook não consome nenhuma eletricidade para a exibição do texto.

As baterias são necessárias apenas para virar as páginas. Esta tecnologia é fácil para os olhos durante a leitura prolongada. Estes displays quase não refletem nenhuma luz, o que significa que eles podem ser usados ao ar livre sem nenhum problema.

Entretanto, o e-ink há muito tempo foi desenvolvido além de sua função original. Atualmente existem também modelos com displays coloridos e retroiluminação opcional, para leitura no escuro, que ainda têm as vantagens habituais do papel eletrônico.

Se você gosta de ler quadrinhos ou outros textos com ilustrações, você deve definitivamente obter um dispositivo com um display colorido. Ao comprar um leitor de ebook, a primeira coisa em que você deve pensar é no tamanho da tela.

O tamanho de tela mais comum para leitores de ebook é de 6 polegadas. Este tamanho se assemelha muito ao dos romances e também resulta em um dispositivo prático e leve. Para dispositivos com tela colorida, uma tela maior é muitas vezes a melhor escolha para ver o conteúdo de cores em toda a sua glória.

Os dispositivos maiores são particularmente adequados para pessoas com deficiência visual. Com isso, o tamanho da fonte pode ser aumentado e ainda manter uma página clara.

Outro fator importante na sua decisão é a densidade de pixels da tela. A densidade de pixels fornece informações sobre a nitidez do conteúdo mostrado no display e geralmente é dada em ppi, a abreviação de "pixels per inch".

Geralmente, uma densidade de pixels de 300 ppi é recomendada para leitores de livros eletrônicos. Abaixo deste valor, o texto exibido muitas vezes aparece enrugado e embaçado.

Para modelos com display colorido, muitas vezes vale a pena comprar um dispositivo com maior densidade de pixels para exibir o conteúdo em toda a sua glória.

Se você gosta de ler à noite antes de ir para a cama, você deve considerar um modelo com um filtro de luz azul, muitas vezes chamado de função de luz noturna. Fontes de luz com alto conteúdo de luz azul fazem com que seu corpo libere menos melatonina do hormônio do sono.

Isto torna mais difícil adormecer e também pode ter um impacto negativo sobre a qualidade do seu sono. É por isso que existem leitores de ebook que filtram grande parte da luz azul, para que você possa ler sem se preocupar antes de ir para a cama.

Design e mão-de-obra

O design e, portanto, a aparência do seu eReader é um grande fator na decisão de compra. Afinal de contas, você estará usando e carregando seu dispositivo por um longo tempo, então ele deve ser visualmente atrativo.

O design também é crucial para a facilidade de uso. A grande maioria dos leitores de ebook disponíveis vem em preto, muitas vezes com uma cor de acento selecionável. Alguns fabricantes também oferecem modelos brancos como uma alternativa.

Se você quiser algo mais colorido, a escolha será muito pequena e você pode ter dificuldade em encontrar um modelo que atenda tanto às suas exigências visuais quanto técnicas.

Neste caso, nós recomendamos que você compre um leitor que ofereça as funções que você deseja e o equipe com uma capa protetora em um design que lhe convém.

A próxima pergunta que você deve fazer a si mesmo ao escolher o modelo certo é se você quer botões de rotação de página. A sensação dos botões facilita para a maioria dos leitores o controle de seu dispositivo, especialmente ao virar várias páginas ao mesmo tempo.

Dica para esquerdinos: Antes de comprar um leitor com botões de página, certifique-se de que a tela gira quando você vira o dispositivo para que você também possa usar os botões com sua mão esquerda.

Outro critério no trabalho de seu leitor de ebook é as margens da página.

Margens muito grossas geralmente tornam seu dispositivo pesado e fazem com que a tela pareça menor. Entretanto, as margens são necessárias para segurar o leitor confortavelmente.

Por esta razão, alguns fabricantes oferecem modelos com margens muito estreitas, onde a margem é mais larga em um dos lados. Isto torna o dispositivo fácil de segurar e também facilita a fixação dos botões de navegação.

Na maioria dos casos, os leitores de ebook com bordas estreitas são mais caros porque o processamento é mais caro devido à compressão do funcionamento interno.

Peso

O peso do seu leitor de ebook determina quanto tempo você pode segurá-lo confortavelmente. Em média, a maioria dos modelos pesa em torno de 300 gramas. A maioria dos leitores encontra essa luz o suficiente para ler por longos períodos de tempo. Em geral, quanto mais leve, melhor!

Para comparação: um romance de 350 páginas em formato de brochura pesa cerca de 200 gramas.

No entanto, mesmo pequenos aumentos de peso são claramente perceptíveis. Dispositivos pesando mais de 400 gramas são mais difíceis de segurar a longo prazo. É por isso que as mãos tendem a afundar no colo quando lêem, criando uma postura ergonomicamente pobre na coluna cervical.

Memória

Por padrão, a maioria dos leitores de ebook tem 4 GB de memória. Isto é suficiente para armazenar até 3000 livros no dispositivo. No entanto, com conteúdo multimídia, como quadrinhos ou livros de áudio, você ficará rapidamente sem memória.

Os modelos modernos, especialmente aqueles com displays coloridos, têm, portanto, mais memória. Os principais dispositivos no mercado têm até 32 GB de memória. Alguns leitores de ebook permitem que você expanda a memória com um cartão SD.

Isto lhe dá controle e lhe permite escolher a memória disponível de acordo com suas necessidades. Com um cartão SD, você pode facilmente transferir todos os seus livros e outros conteúdos para um novo dispositivo.

Alguns provedores de leitores de ebook dão a você armazenamento adicional na nuvem com sua compra. Esta é uma maneira conveniente de fazer backup dos livros que você já leu sem usar a capacidade de armazenamento do seu dispositivo.

Resistência à água

Bookworms querem ser capazes de usar seu leitor de ebook em qualquer situação. Um dispositivo à prova d'água é, portanto, indispensável.

Seja junto à piscina, na chuva ou na banheira, um modelo à prova d'água faz uma leitura relaxada. Ao escolher seu leitor de ebook, você deve conhecer os diferentes termos usados para descrever a resistência à água e o que eles significam

  • Impermeável: Um dispositivo à prova d'água é completamente selado por fora e não permite que a água entre dentro da caixa. Esses leitores de livros eletrônicos podem, portanto, sobreviver a uma queda em uma piscina. No entanto, você deve abster-se de levar esses leitores para a água. Mesmo os melhores modelos geralmente são projetados para sobreviverem apenas meia hora na água.
  • À prova d'água ou resistente à água: Um dispositivo descrito com estes termos repele a água na superfície, mas não é completamente protegido contra a penetração de água. Estes leitores podem assim sobreviver à chuva ou outros salpicos de água. Entretanto, uma queda em águas profundas pode significar o fim para o leitor de livros eletrônicos.

Ao escolher seu leitor de ebook, considere se você gosta de ler perto da água. Se você gosta de aproveitar seus livros à beira da piscina ou na banheira, um dispositivo à prova d'água é a sua melhor aposta.

decisão: Que tipos de leitores de ebook existem e qual é o mais adequado para você?

Ao comprar um leitor de ebook, há três alternativas para escolher. A seguir, nós explicamos todas as vantagens e desvantagens de cada opção.

Klassischer ebook Reader

Leitor de ebook clássico

Se você só quer ler romances e não precisa de nenhuma outra função, um leitor de ebook clássico é perfeito. Estes dispositivos têm uma tela e-ink em preto e branco. Isto não é reflexivo e fácil para os olhos.

O papel eletrônico é muito eficiente em termos energéticos, e é por isso que normalmente é suficiente para carregar o leitor a cada poucas semanas. Isto faz com que modelos deste tipo sejam perfeitos para leitura.

Vantagens
  • Display de leitura amigável
  • Economia de energia
  • Mais barato que alternativas
Desvantagens
  • Limitado à leitura de ebooks
  • Muitos modelos não têm backlight

Entretanto, estes dispositivos não podem fazer mais do que ler ebooks. Mesmo quando lendo arquivos pdf, alguns modelos têm problemas. Muitas funções adicionais só podem ser realmente apreciadas depois de experimentá-las pela primeira vez.

Portanto, antes de comprar, pense cuidadosamente se você quer que seu dispositivo ofereça funções que vão além da simples leitura.

Desde que leitores de ebook deste tipo estão no mercado há muito tempo, estes modelos com funcionalidade reduzida estão normalmente disponíveis a um preço muito baixo. Além disso, você não precisa de muito espaço de armazenamento, pois você só tem arquivos de texto no dispositivo.

Mesmo 4 GB devem ser suficientes para a maioria dos usuários. Uma coisa que você deve ter em mente nas ofertas de baixo preço é se o dispositivo que você quer tem um display retroiluminado. Sem iluminação de fundo, a leitura não só é impossível à noite, como também pode ser difícil usar o leitor de ebook em condições de iluminação precárias.

Ebook Reader mit Farbdisplay und Multimedia Funktionen

Ebook Reader com display colorido e funções multimídia

Já há algum tempo, existem displays e-Ink que podem mostrar cores. Estes ainda oferecem as vantagens usuais do papel eletrônico. Se você quiser ver quadrinhos, romances com ilustrações ou fotos em seu leitor de ebook, dispositivos deste tipo são perfeitos para você.

Entretanto, se você está esperando assistir vídeos em seu leitor com um display colorido, você normalmente ficará desapontado. Para a maioria dos dispositivos disponíveis, a taxa de atualização da tela não é alta o suficiente para exibir vídeos suaves.

Vantagens
  • Perfeito para quadrinhos e ilustrações
  • arquivos Pdf fáceis de ler
Desvantagens
  • Vídeos na maioria das vezes não jogáveis
  • Caro em comparação com alternativas

Estes dispositivos também são muito adequados para a leitura de arquivos pdf. Por causa da melhor e mais colorida tela, gráficos e imagens podem ser exibidos sem problemas.

Entretanto, ao comprar, certifique-se de que o dispositivo escolhido suporta arquivos em formato pdf! Em termos de preço, estes leitores não podem competir com os leitores de ebook clássicos devido à funcionalidade adicional.

Muitos dos modelos no mercado custam similar aos PCs tablet. Isto frequentemente levanta a questão de se não seria mais apropriado comprar um tablet, já que estes oferecem total funcionalidade multimídia.

Tablet mit ebook Apps

Tablet com aplicativos ebook

Tablet PCs também são adequados para o prazer da leitura eletrônica, graças à grande seleção de aplicativos ebook. Você pode escolher entre aplicativos de provedores estabelecidos, como o Amazon Kindle, ou de desenvolvedores independentes que suportam todos os formatos comuns de ebook.

Sua escolha de dispositivo não é, portanto, limitada pela seleção de ebooks disponíveis. Há uma enorme escolha de dispositivos neste segmento. Quase todos os comprimidos são adequados para leitura.

Sua decisão deve, portanto, ser baseada nas funções adicionais que você deseja. Seja reprodução de vídeo, aplicativos de escritório ou jogos de vídeo, há um tablet perfeito para todos os perfis de usuários.

Vantagens
  • Ampla gama de recursos
  • Compatível com todos os formatos de arquivo
  • Ampla escolha
Desvantagens
  • Tela menos adequada para leitura
  • Preço médio a alto, Duração inferior da bateria

A maior desvantagem de um tablet em comparação com um leitor de ebook tradicional é a tela. O brilho das telas LCD e LED é significativamente pior para os olhos no longo prazo do que uma tela e-Ink.

Muitos comprimidos têm uma opção de redução de luz azul, o que ajuda um pouco neste ponto. No entanto, tal tela não pode alcançar a facilidade de leitura do papel eletrônico.

Se você decidir comprar um tablet, você também deve estar preparado para carregá-lo significativamente mais vezes do que um leitor de ebook clássico.

Guia: Perguntas freqüentes sobre leitores de ebook respondidas em detalhes

Como funciona um leitor de ebook?

A característica especial dos leitores de ebook é a exibição do e-Ink. Isto é freqüentemente chamado de papel eletrônico. Aqui, o texto é mostrado no display sem backlighting.

Isto torna estas telas particularmente fáceis nos olhos e elas não refletem na luz do sol. Você geralmente pode baixar seus ebooks para o seu dispositivo de duas maneiras.

Se o provedor do seu leitor tem sua própria loja de ebooks, você pode comprá-los diretamente lá e baixá-los para o seu dispositivo. Alternativamente, se o seu leitor escolhido suportar, você pode obter seus livros de terceiros e transferi-los para o seu dispositivo você mesmo.

Que tamanho de leitor de ebook eu devo comprar?

A maioria dos leitores de ebook vem com uma tela de 6 polegadas como padrão. Este é o tamanho mais próximo de um livro de bolso padrão.

Se você tem uma deficiência visual e prefere ler um texto maior, um dispositivo maior é melhor exibi-lo claramente. Dispositivos com uma tela maior também são adequados para conteúdo com ilustrações, tais como quadrinhos.

A maioria dos leitores de ebook com uma tela grande tem uma tela diagonal de 8 polegadas.

Quais formatos um leitor de ebook pode ler?

Os formatos de arquivo que seu leitor de ebook pode ler depende do fabricante. Nós resumimos os provedores mais comuns para você

  • Amazon Kindle: Os leitores da Amazon podem abrir o formato auto-desenvolvido AZW, TXT e vários formatos de imagem. O formato padrão aberto EPUB não é suportado pela Amazon.
  • Tolino: Os leitores da Thalia suportam os formatos EPUB, PDF, ACSM, TXT e os livros protegidos por Adobe DRM. Livros da Amazônia (AZW) não podem ser lidos.
  • Tablets: Como nos tablets você tem livre escolha de qual aplicativo você usa para ler seus ebooks, você pode abrir todos os formatos. Entretanto, mesmo em tablets, os arquivos AZW só podem ser abertos através do aplicativo Kindle da Amazon.

Como eu uso Onleihe e Skoobe com meu leitor de ebook?

Onleihe é um serviço digital que permite que as bibliotecas disponibilizem suas coleções online. Você tem que se registrar com os dados do usuário de seu cartão da biblioteca. Depois disso, você pode emprestar ebooks online como os livros normais.

Você pode completar este processo diretamente no seu leitor ou baixar os livros do seu PC para o seu dispositivo. Onleihe só funciona com dispositivos que suportam o formato EPUB e a proteção contra cópia da Adobe.

A série Kindle da Amazon não pode, portanto, ser utilizada. Skoobe é um serviço pago onde você pode ler quantos ebooks quiser por uma taxa mensal. Tudo que você tem que fazer é baixar o aplicativo Android ou iOS correspondente em seu dispositivo.

Skoobe, portanto, só funciona em tablets ou leitores de ebook baseados em Android. A maioria dos modelos Kindle e Tolino não se enquadram nesta categoria.

Quais são as alternativas para um leitor de livros eletrônicos?

Tablets são uma boa alternativa aos leitores tradicionais de livros eletrônicos. Eles permitem que você compre e leia seus ebooks diretamente no dispositivo através de uma ampla gama de aplicativos.

No entanto, as telas dos tablets são muito menos adequadas para leitura do que o papel eletrônico usado nos leitores de livros eletrônicos. Você pode saber mais sobre o uso de tablets como leitores de ebook na seção de decisão do nosso teste.

Ebook Reader-1

É claro, você também pode usar aplicativos de leitura de ebook em seu smartphone.
(Fonte de imagem: unsplash.com / Jenny Smith)

Livros em papel de verdade também são, naturalmente, uma alternativa. Entretanto, o leitor de ebook oferece a grande vantagem de que você pode carregar todos os seus livros com você em apenas um dispositivo.

Um leitor de ebook é adequado para crianças?

Os leitores de livros eletrônicos são muito adequados para crianças. Especialmente os modelos com display colorido e funções multimídia oferecem aos jovens leitores muitas possibilidades de entretenimento. Entretanto, há alguns fatores que você deve considerar ao comprar um leitor de livros eletrônicos para crianças.

  • Resistência a quedas: As crianças frequentemente deixam cair um dispositivo de suas mãos. Assim como os smartphones, a maioria dos leitores de ebook tem uma tela de vidro, que pode ser facilmente quebrada se cair. Portanto, adquira um dispositivo para o qual as coberturas de proteção apropriadas estejam disponíveis ou faça um seguro adicional no momento da compra.
  • Controle dos pais: A maioria dos leitores de ebook permite que você compre livros e navegue na internet diretamente no dispositivo. Portanto, você deve ter certeza de que seu dispositivo de escolha tem a opção de bloquear estas funções.
  • Tablet como leitor de ebook: Muitas pessoas escolhem um tablet ao invés de um leitor de ebook clássico porque ele oferece um monte de funções adicionais. Especialmente para crianças, entretanto, essas funções adicionais rapidamente se tornam uma distração. Se o dispositivo for usado principalmente para a leitura, é melhor comprar um leitor clássico.

Existem leitores de livros eletrônicos com funções de áudio ou de leitura em voz alta?

Alguns leitores de ebook podem tocar livros de áudio. No entanto, a maioria dos modelos não tem alto-falantes embutidos, então a audição só é possível através de fones de ouvido.

Alguns modelos não possuem uma tomada de fone de ouvido e dependem apenas de Bluetooth. Então pense antecipadamente sobre como você quer ouvir seus áudio-livros e escolha um dispositivo com as características apropriadas.

Seu smartphone é geralmente mais adequado para audiolivros do que um leitor de ebook. Há uma grande variedade de aplicativos disponíveis para você baixar e ouvir os seus audiolivros.

Há alguns anos, também existem leitores de livros eletrônicos com uma função de leitura em voz alta. Isto pode ser usado com qualquer livro carregado no dispositivo.

Entretanto, deve ser dito antecipadamente que a qualidade não é a mesma de um audiolivro. Por melhor que a tecnologia seja, a voz gerada por computador lê o texto sem emoção e com uma voz genérica.

Fonte da imagem: autor/ 123rf.com

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas