Olá! Seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil. Você sabia que o lençol da sua cama influencia na qualidade do seu sono? Ele não serve apenas para proteger o colchão, é um elemento essencial para o seu conforto também. No artigo de hoje falaremos sobre lençol.

Escolher com carinho a sua roupa de cama é essencial, afinal, segundo especialistas, passamos quase um terço da nossa vida dormindo. O lençol é parte importante para dormirmos feito anjinhos e encararmos o dia com mais humor.

Chegar em casa e ver a cama arrumada com aquele lençol cheirosinho é muito convidativo. No texto abaixo vamos te ajudar a escolher o melhor lençol para a sua cama. Vem com a gente e acompanhe as nossas dicas.

Primeiro, o mais importante

  • O lençol é item fundamental na cama. Dentre outras funções, ele serve para proteger e ajudar a conservar o seu colchão, garantindo sua durabilidade e evitando desgastes, manchas e proliferação de bactérias.
  • Usar lençol é essencial para a higiene. Ele ajuda a manter a sua saúde em dia, na hora de dormir. Ele pode ser usado tanto naqueles dias mais quentes, já que consegue segurar o ar mais fresco, como nos dias mais frios, ajudando a manter o calor do corpo.
  • Encontrado em diferentes tipos de tecidos, o lençol mais popular é o 100% algodão. Estar atento ao material que o lençol é feito é importante e ajuda na sua decisão na hora de investir no melhor para você.

Você também pode gostar:

Ranking: Os 3 melhores lençóis para a sua cama

Na hora de comprar um lençol, atente-se ao material do qual ele é feito. Os três jogos abaixo são os melhores e mais vendidos atualmente no mercado. Confira o Ranking que selecionamos para você e siga lendo nosso Guia de Compras.

1º – Lençol avulso solteiro – Artex

Encontre esse produto em Amazon.com.br

Um lençol básico e bem prático. Este modelo específico para camas de solteiro, da Artex, é de percal, produzido em algodão 180 fios.

Com 90cm x 190m, o lençol possui estrutura de elástico, ele fica perfeito no colchão, sem escapar na hora de dormir. É possível encontrar o lençol na cor bege e também na cor rosa.

2º – Lençol com elástico casal – Santista

A linha royal da Santista tem um estilo bem clean. Por ser liso, sem nenhuma estampa, ele pode ser combinado com diferentes tons. Este lençol é ideal para camas de casal, que possuem colchões com até 30 cm de altura.

Feito em 100% algodão, o modelo é macio e possui elástico. Ele pode ser encontrado em diversas cores, como branco, azul, rosa claro, rosa escuro, índigo, turquesa e bege.

3º – Lençol com elástico – Buddemeyer

Sofisticação é a palavra-chave deste lençol feito com 100% algodão de fio penteado, um percal de 200 fios que proporciona maciez e conforto ao toque. Feito para camas tamanho king, o lençol de elástico fica perfeito em colchões com até 40 cm.

Um lençol simples, porém, muito elegante. A peça da Buddemeyer faz parte da coleção Basic Premium e pode ser encontrada nas cores branco e bege.

Guia de Compra

Não há nada mais agradável do que uma cama confortável, limpa e cheirosa depois de um dia intenso. E o lençol também é protagonista desse cenário. Ele pode até mesmo interferir na qualidade no nosso sono.

Agora que você já sabe a importância do lençol e conheceu alguns dos melhores do mercado, vamos falar um pouco mais sobre algumas características que vão te ajudar a escolher o melhor lençol para a sua cama.

Imagem de mulher sentada em cama com lençol.

Saiba tudo que você precisa antes de investir no melhor lençol para sua cama. (Fonte: Free-Photos / Pixabay)

Quais são as vantagens e desvantagens do lençol?

O lençol é um item fundamental na cama. Ele serve não apenas para proteger, mas também para ajudar a conservar o seu colchão, garantindo sua durabilidade e evitando desgastes, manchas e proliferação de bactérias.

O lençol é essencial também para manter a higiene na hora de dormir e deixar a sua saúde em dia. Pode ser usado tanto naqueles dias mais quentes, conseguindo segurar o ar mais fresco, como nos dias mais frios, ajudando a manter o calor do corpo.

Os lençóis em algodão costumam ser antialérgicos e a melhor opção para quem sofre com alergias tanto respiratórias, como coceiras. Além disso, eles costumam ser bem fresquinhos.

Para manter a higiene, o lençol precisa ser trocado semanalmente, no mínimo e no máximo a cada duas semanas. No entanto, você pode trocá-lo conforme sua necessidade.

O ideal é lavá-lo bem e guardá-lo em local adequado. Desta forma, ele continuará cumprindo o papel de manter sua saúde em dia e proteger seu colchão.

Vantagens
  • Protege o colchão
  • Higiênico se bem cuidado
  • Ajuda a manter a sua saúde em dia
  • Existem opções antialérgicas
  • Conserva a temperatura do corpo nos dias mais frios
  • Nos dias mais quentes, mantém-se fresquinho
Desvantagens
  • Precisa ser trocado a cada sete dias
  • Lavar adequadamente e manter em local arejado

Como cuidar do seu lençol?

Lavar seus lençóis com frequência é muito importante para mantê-lo em dia. Assim como roupas delicadas, o seu lençol também precisa de um cuidado especial na hora da lavagem.

Nada de tirar tudo da cama, fazer aquele montinho embolado e jogar na máquina de lavar. Isso não é legal. Para garantir uma boa limpeza é importante tomar alguns cuidados. Tais como:

  • Lençóis acumulam germes, suor e oleosidade do seu corpo, o ideal é trocá-lo semanalmente ou no máximo a cada duas semanas;
  • Se ele estiver com alguma mancha, invista em um produto específico para isso e deixe-o de molho antes de colocar na máquina;
  • Algumas máquinas de lavar possuem a função roupa de cama, ou roupas delicadas, selecione esta opção para lavar seus lençóis;
  • A temperatura da água ajuda a deixá-lo mais limpo, verifique na etiqueta do lençol qual a temperatura recomendada;
  • Após seco, antes de guardar, o ideal é sempre passar o lençol. Verifique as instruções do fabricante, antes de usar o ferro de passar;
  • Por fim, dobrar o lençol direitinho e guardá-lo em local adequado ajuda na sua conservação e higiene.
Lençol pendurado em um varal no jardim.

É preciso tomar alguns cuidados com o lençol na hora de lavar. (Fonte: Kennerth Kullman / 123RF)

Quanto custa?

O preço vai depender do tamanho do lençol e do tecido e quantidade de fios que ele possui. Quanto maior, mais caro será o lençol. Um lençol de solteiro avulso, em malha, costuma ser mais acessível e existem marcas que custam a partir de R$ 18.

O preço de um lençol em percal, 100% algodão, que possui uma boa qualidade e durabilidade, costuma custar a partir de R$ 40 em média. O valor varia muito, dependendo da marca.

Há ainda opções mais sofisticadas, com detalhes e que vem em conjunto. É possível encontrar jogos de lençol que custam até cinco mil reais.

Quarto com janelas amplas e bem iluminado. A cama está arrumada com lençol, edredom, travesseiro e almofadas e aparece na lateral.

Os preços podem variar bastante de acordo com o tecido e tamanho do lençol. (Fonte: Pexels / Pixabay)

Onde comprar?

É muito fácil encontrar um lençol de boa qualidade e de acordo com o que você quer investir. Lojas que vendem roupas de cama, mesa e banho, como Artex, Zelo, Lojas Pernambucanas e Niazi Chofi, disponibilizam uma boa variedade.

As grandes redes de supermercado como Carrefour, Extra, dentre outras, também dedicam uma seção só para roupas de cama. Gosta de uma marca específica? A Buettner, a Trousseau, a Santista, a Lepper e a Artex, por exemplo, possuem lençóis para todos os gostos.

Além disso, você ainda tem a opção de comprar seu lençol sem sair de casa, em lojas online como Amazon, Lojas Americanas, Magazine Luiza, e todas as demais citadas acima. A vantagem de comprar online é não precisar sair de casa e receber o produto na porta.

Critérios de compra: Principais características para avaliar um lençol

Para saber qual o melhor jogo de lençol para a sua cama, importante observar as seguintes características citadas abaixo. Elas vão te ajudar a fazer uma escolha mais assertiva:

  • Tamanho
  • Tecidos
  • Elásticos
  • Número de fios

Continue lendo para saber mais sobre cada um dos itens.

Tamanho

Para o lençol ter um caimento perfeito e bom encaixe na cama é importante saber as medidas do colchão, já que existem diferentes tamanhos como: solteiro, casal, queen e king size, além do específico para berço.

Com isso em mente, atente-se a este detalhe antes de comprar seu lençol. Confira as medidas do lençol e confira se ele encaixa com as do seu colchão. Fazendo isso é mais fácil acertar na compra.

Tecido

O lençol pode ser produzido com diferentes tipos de tecidos. O mais comum no mercado é o 100% algodão, mas existem algumas variações. Estar atento ao material que o lençol é feito é importante e ajuda na sua decisão na hora da compra.

  • Lençol 100% algodão: O mais popular de todos. Este lençol é fabricado com 150 fios. Ele é macio, durável e antialérgico. Seu preço é acessível e relativamente baixo se comparado com outros modelos. A grande vantagem é que ele é fácil de lavar e passar e não esquentar no calor.
  • Lençol de percal: Este tipo de lençol é feito a partir de 180 fios. Ele pode ser 100% algodão ou então 50% algodão, 50% poliéster. Tem uma ótima durabilidade. A versão mista costuma ser mais acessível e bem fácil de passar, no entanto, pode, com o tempo de uso, criar bolinhas no tecido. Por ter poliéster em sua composição, o lençol esquenta um pouco mais naqueles dias quentes.
  • Lençol de malha: A grande diferença deste lençol, feito em 100% algodão, está na trama dos fios. Ele é macio, bem maleável e prático. Não precisa passar, após ser lavado e por ser em algodão, ele é antialérgico. Este tipo de lençol costuma ser uma boa escolha para ser usado na cama das crianças.
  • Lençol de algodão egípcio: Um lençol fino e bem elegante. Sua cama ficará com um toque de riqueza. São lençóis mais caros, mas o investimento vale, já que costumam ser bem duráveis. As características de suas fibras dificultam um pouco na hora de passar. Mas o toque de maciez e o conforto que ele proporciona compensa o esforço.
  • Lençol de flanela: A opção perfeita para aqueles dias mais frios. Ele costuma ser um lençol mais caro e um pouco mais difícil de encontrar. Tem a vantagem de ser durável e antialérgico.
  • Lençol de seda: Com textura aveludada e toque macio, a seda é um tecido bastante nobre e caro. O lençol de seda deixará sua cama um verdadeiro luxo. Se você quer investir neste tipo de lençol só fique atento aos cuidados para mantê-lo sempre bonito e evite usá-lo no calor. A seda costuma esquentar.
  • Lençol de cetim: Bem mais acessível que a seda, o lençol de cetim também tem toque macio e proporciona conforto e beleza.

Número de fios

Esta característica está diretamente ligada a qualidade do lençol. Quanto maior o número de fios que o tecido é feito, melhor e mais durável será o lençol.

A contagem costuma começar a partir de 150, indo para além de mil. O preço também vai aumentando de acordo com o número de fios. No entanto, não precisa gastar tanto para ter um bom lençol. Os modelos intermediários são ótimos e valem o investimento.

Lençol branco esticado em cama.

O número de fios indica a qualidade do lençol. (Fonte: comzeal / 123RF)

Elásticos

Além das características acima, existem dois tipos de lençol: com elástico e sem elástico.

Aqui a decisão é muito simples. Se você é daqueles que se mexe muito na cama, invista em um lençol com elástico. Ele vai ficar sempre no lugar e na hora de arrumar é bem mais prático.

É uma questão pessoal, mas que merece atenção e precisa ser pensada. Afinal, você não quer acordar no meio da noite e perceber que o lençol foi parar n chão, não é mesmo?!

A maior dificuldade do lençol com elástico é passar e dobrar ele bonitinho antes de guardar. O sem elástico neste ponto é muito mais fácil. Aprenda a dobrar o lençol com elástico com esse vídeo do canal da Carol Rosa:

(Fonte da imagem destacada: ErikaWittlieb / Pixabay)

Avalie esse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
34 Voto(s), Média: 4,00 de 5
Loading...