Ultima atualização: 10 de junho de 2021

Como escolhemos

7Produtos analisados

21Horas investidas

6Estudos avaliados

30Comentários coletados

Quem gosta de fotografar detalhes e miudezas não pode ficar sem uma lente macro. Mas esse tipo de acessório tem especificações variadas, o que pode causar certa confusão na hora da compra. Se você tem dúvidas sobre a lente macro, seja bem-vindo.

No artigo de hoje, nós vamos ajudar você a identificar qual é a melhor lente macro  e analisar a distância focal, a abertura do diafragma e o tipo de focagem que você precisa.




Primeiro, o mais importante

  • Com a lente macro, você consegue manter o foco para fotografar bem de perto e capturar desde detalhes de insetos e flores até a textura de tecidos e objetos.
  • Existem algumas variações nas lentes macro à venda, por isso, é importante analisar a ficha técnica antes de comprar a sua.
  • Não deixe também de conferir a compatibilidade da lente com a sua máquina fotográfica.

Melhores lentes macro: nossas recomendações

Para ajudar você em sua busca pela lente macro ideal, nós mostraremos a seguir uma seleção com os melhores modelos. Confira:

Guia de compra: tudo o que você precisa saber sobre a lente macro

Comprar um acessório para câmeras profissionais demanda que você tenha conhecimento sobre o seu funcionamento e aplicações. No Guia que começa agora, você vai ter uma noção dos principais aspectos da lente macro.

Mulher fotografando detalhe de fruto de uma árvore.

A lente macro é o acessório necessário para fotografar detalhes da natureza.
(Fonte: Derks24 / Pixabay)

O que é e para que serve a lente macro?

Fotografar uma borboleta, um caracol, uma flor, capturar a textura de um tecido ou dos ingredientes de uma receita gastronômica, ou ainda os detalhes que definem a pupila do olho humano.

Para conseguir fazer fotos assim, sem perder o foco e ainda garantir nitidez da formas e das cores, você precisa de uma lente macro acoplada na sua câmera.

Macrofotografia é um estilo fotográfico que captura pequenos objetos e animais, muitas vezes incapazes de serem vistos a olho nu.

A ideia é mostrar os detalhes e, por isso, a lente macro é projetada para focalizar a distâncias curtas, em escala natural. Alguns modelos, porém, conseguem fotografar provocando um aumento de até 10 vezes do tamanho natural.

No entanto, não existe uma única lente macro. As fabricantes oferecem diversas opções que permitem diversificar o alcance do foco, entre outros fatores que farão a diferença na imagem.

Qual é a distância focal da lente macro?

A distância focal é, de fato, o aspecto mais importante de uma lente macro. Para conseguir foco e nitidez em imagens fotografadas a curtas distâncias, esse acessório precisa ter uma distância focal mais curta, se comparada a outros tipos de lentes.

Por isso, não é raro que, ao tirar uma foto de um inseto, por exemplo, você perceba que apenas uma parte da antena ficou focada enquanto o resto da imagem desfocou.

Afinal, em geral, a lente macro possui uma distância focal que varia entre 40 e 200mm. A diferença entre elas é a distância mínima que você precisa ficar do objeto a ser fotografado para conseguir o foco com ampliação 1:1, em escala natural.

Borboleta sobre uma folhagem verde.

A lente macro com maior distância focal é perfeita para fotografar com detalhes uma borboleta.
(Fonte: Raphael Lovaski/ Unsplash)

Assim, uma lente macro 150mm macro é a mais recomendada para fotografar borboletas e libélulas. Afinal, com ela, você poderá manter uma certa distância e não afugentar os insetos.

Já uma lente 50mm macro permite que você fotografe bem de perto os insetos que não se assustam tão facilmente, além de flores e folhagens.

A lente macro é compatível com qualquer câmera?

Esse é outro tópico importantíssimo, que você precisa ficar atento na hora de comprar a sua melhor lente macro. Isso porque nem todas as lentes podem ser usadas em qualquer marca ou modelo de câmeras fotográficas.

Por isso, se você já tem uma máquina, é preciso comprar uma lente macro que seja compatível com ela. Então, não deixe de verificar essa informação junto ao fabricante.

Mas, na dúvida, você também terá a opção de adquirir uma lente macro universal. Esse modelo costuma ser compatível com a maioria das câmeras fotográficas disponíveis no mercado.

Você sabia que também existem lentes para smartphones?

Hoje já existem celulares que vêm com uma lente macro ou contam com o “modo macro”, um recurso de software que permite esse tipo de fotografia.

No entanto, você também poderá comprar uma lente externa para acoplar no dispositivo. Com a lente macro do smartphone, você pode fotografar a uma distância mínima de cinco centímetros.

Como usar a lente macro?

Para garantir a macro fotografia você precisa saber como usar a lente macro. Para começar, uma boa dica é sempre destacar o objeto principal da foto. Para isso, além de usar os recursos da lente, você pode, por exemplo, escolher um plano de fundo simples e neutro.

Um fundo verde, sem muitos detalhes, vai dar destaque à joaninha ou à flor. Enquanto que um prato branco, sobre uma mesa de cor neutra, também vai ajudar a fazer da receita a grande estrela da foto.

Além disso, de acordo com os especialistas, o ideal é fotografar com a lente macro em ambientes claros e abertos. Caso contrário, você pode utilizar um flash circular macro externo também.

Na tabela abaixo, você conhece outras dicas para usar a lente macro e conseguir uma fotografia perfeita.

Dicas de como usar melhor a lente macro
Foco O ideal é que o foco seja regulado manualmente, para que você consiga controlar melhor os detalhes que deseja realçar
Diafragma Para aumentar a nitidez da imagem, coloque a câmera no modo de prioridade de diafragma, com abertura mais fechada para reduzir a área do foco
Tripé A estabilidade da câmera é fundamental para captar os detalhes com nitidez. Por isso, use um tripé para evitar interferências na precisão do foco e do zoom
Luz O uso do flash é essencial para capturar as particularidades de um inseto ou de uma flor, mas prefira um flash dedicado

Critérios de compra: O que levar em conta ao comparar os tipos de lente macro

Não basta escolher bem a distância focal da lente macro e se certificar de que a lente é compatível com a sua câmera fotográfica. É preciso considerar outros fatores que podem fazer toda a diferença na hora de usar esse acessório. Sendo assim, nós recomendamos que você considere os seguintes critérios na hora de comprar a sua lente macro:

Abertura do diafragma

A letra "f" seguida de uma numeração se refere à abertura máxima do diafragma que a lente macro vai alcançar. Quanto menor for essa indicação, mais aberto ficará o diafragma da lente.

Assim, uma lente f/3.5, por exemplo, tem uma abertura maior do que uma lente f/2.8. Com isso, ela será capaz de capturar fotos mais claras, mesmo em ambientes escuros, sem que a qualidade da imagem seja comprometida.

Tipo de focagem

Nós vimos que o ideal para usar uma lente macro é que o próprio fotógrafo ajuste manualmente o foco. Dessa forma, as possibilidades de criar imagens exclusivas e com mais qualidade são maiores.

No entanto, também é possível conseguir boas imagens de detalhes com o foco automático, ainda que isso demande mais experiência do fotógrafo. Com isso em mente, é importante analisar nas configurações técnicas da lente se ela conta com as duas opções de foco, automático e manual.

Zoom ou fixa

Pode ser que você encontre anúncios de lente macro com zoom. Essa é uma estratégia desleal dos vendedores para fazer você acreditar que a lente consegue fazer um foco a curta distância.

Mas a verdade é que não existe lente macro com zoom. Como vimos, as lentes macro possuem distância focal fixa, que pode variar entre 40mm e 200mm.

Tamanho e peso

Não menos importante que os critérios que vimos acima, está o tamanho e o peso da lente macro.

Como um fotógrafo profissional ou amador, você precisa levar em conta que vai carregar e segurar a câmera, baterias, flash, tripé, a lente macro e talvez outros tipos de lente por um certo período de tempo.

Daí a importância de analisar bem o peso e também o tamanho da lente, para garantir um case apropriado para transportá-la.

Resumo

Fotografar os mínimos detalhes que não podem ser vistos com nitidez a olho nu. É exatamente isso que a lente macro é capaz de fazer quando acoplada em uma câmera. No entanto, é preciso se certificar de que a lente é compatível com a marca e os modelos da sua máquina.

Além disso, para comprar a melhor lente macro, e garantir que ela vai lhe atender, você deve escolher a distância focal, a abertura máxima do diafragma e o tipo de sistema de focagem que variam de modelo para modelo. Não deixe de considerar também as dimensões e o peso da lente macro na hora de escolher a melhor opção.

(Fonte da imagem destacada: PhotoMIX-Company/ Pixabay)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas