Imagem mostra a mão de uma pessoa segurando uma lente Canon em frente a um campo com árvores.

Seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil! Hoje vamos falar sobre lentes Canon, e como escolher o acessório certo para a sua máquina pode mudar a qualidade das suas fotografias.

Seja você um fotógrafo amador, que tenha acabado de comprar a sua primeira câmera DSLR, ou alguém experiente na área, comprar uma lente nunca é uma tarefa fácil.

Neste artigo vamos falar sobre as melhores lentes Canon disponíveis no mercado atualmente, e sobre quais são as características a se buscar para fazer a melhor escolha.

Primeiro, o mais importante

  • Uma das maiores dúvidas de quem deseja comprar lentes Canon é entre a aquisição de lentes fixas ou lentes zoom. Elas possuem muitas diferenças em relação ao peso, enquadramento e qualidade da imagem.
  • Outra questão frequente é sobre as diferenças entre as lentes Canon grandes angulares, normais, teleobjetivas e super-teleobjetivas, pois cada uma é indicada para um tipo de fotografia.
  • Analise antes de adquirir uma lente Canon se ela possui estabilizador de imagem, pois este é um item importante para evitar que as fotos fiquem tremidas.

Você também pode gostar:

Ranking: As 4 melhores lentes Canon

Diante da enorme variedade de lentes disponíveis no mercado atualmente, é natural que você fique em dúvida sobre quais são os modelos mais adequados para se comprar. Por isso fizemos o Ranking abaixo com as melhores lentes Canon disponíveis para venda atualmente:

1° – Lente Canon EF 70-200mm f/4L USM

Essa lente Canon é extremamente leve e compacta e possui um rápido motor USM e elementos de Fluorite para dar mais nitidez às imagens. Ela é adequada para diversas situações, desde fotografias de esportes até retratos.

Ao utilizar esta lente, as distorções das imagens são muito pequenas e ela é suficientemente leve para dispensar o uso de um colar de tripé.

2° – Lente Canon EF-S 55-250mm F/4-5.6 IS STM 12390

Essa lente Canon possui o revestimento Super Spectra que permite minimizar fantasmas e reflexos, além de ela possuir um elemento de vidro de dispersão ultrabaixa que reduz as franjas de cor e as aberrações cromáticas.

Outra vantagem é que ela proporciona maior contraste e neutralidade de cor quando trabalha em situações de iluminação forte.

3° – Lente Canon EF 75-300mm f/4-5.6 III

Essa lente abrange uma ampla faixa de zoom e garante imagens de alta qualidade. Ela apresenta um zoom óptico de 4x e é ideal para quem se interessa por fotografias de esportes, vida selvagem ou retratos.

Ela possui a capacidade de diminuir o campo de visão e permite diminuir a profundidade de campo, e seu sistema ótico tem uma construção refinada e exterior resistente.

4° – Lente Canon EF 50mm f/1.8 STM – Objetiva

Essa lente é compatível com todos os modelos de câmeras que possuem sensores APS-C e Full Frame, além de ser leve e compacta, o que faz com que seja uma excelente escolha para o dia-a-dia.

O uso dela pode ser feito para fazer retratos, fotografias de ação e noturnas, já que sua abertura máxima de f/1.8 ajuda a atingir a excelência em ambientes com pouca luz.

Guia de Compra

Se você acabou de comprar uma câmera DSLR, é natural que esteja em dúvida sobre qual lente deve adquirir, afinal, não é fácil entender a nomenclatura e o funcionamento de cada uma delas.

Por isso fizemos o Guia de Compras abaixo, para que você consiga solucionar as dúvidas que possui e para que faça uma boa escolha na compra de lentes Canon.

Imagem mostra uma pessoa sentada no chão tirando fotos com uma câmera DSLR.

O guia de compras abaixo vai buscar solucionar as suas dúvidas em relação às lentes Canon. (Fonte: trinhkien91 / Pixabay)

O que são as lentes Canon e quais suas vantagens?

Lentes Canon são desenvolvidas pela própria marca para serem compatíveis com suas máquinas fotográficas, sejam elas profissionais ou semi-profissionais. Existe uma variedade muito grande de lentes Canon, cada uma delas serve para uma finalidade específica – falaremos sobre elas mais adiante.

Uma grande vantagem das lentes Canon é justamente essa variedade, sendo possível que fotógrafos dos mais variados estilos encontrem a lente ideal para sua máquina e tipo de fotografia.

Isso sem falar na qualidade da marca que é uma das mais utilizadas pelos profissionais da área. Embora existam diferentes opções também em relação ao preço, e isso quer dizer que há uma lente para todos os bolsos, as melhores ainda possuem preços bastante elevados.

Vantagens
  • Vários tipos de lentes, compatível com cada estilo de fotografia
  • Marca reconhecida e de altíssima qualidade
  • Opções para todos os orçamentos
Desvantagens
  • Melhores possuem preços elevados

Qual a melhor: Lente Canon zoom ou fixa?

A diferença entre lentes Canon zoom e fixa – também conhecida como prime -, está na distância focal, pois, enquanto na primeira a distância pode variar, na fixa isso não é possível.

Um dos aspectos nos quais elas se diferenciam é em relação a qualidade da imagem, pois as lentes fixas normalmente têm maior nitidez, já que menos elementos atrapalham o caminho da luz.

Imagem mostra uma câmera DSLR da Canon em cima do teclado de um computador.

As lentes Canon são muito utilizadas por profissionais. (Fonte: alberthbq/Pixabay)

No quesito peso e tamanho, como as lentes zoom possuem mais elementos, elas costumam ser maiores e mais pesadas do que as lentes fixas.

As lentes zoom são muito boas no quesito enquadramento, já que os fotógrafos conseguem fazer boas composições sem precisar ficar se mudando de posicionamento.

Confira abaixo uma tabela com as principais diferenças entre as lentes zoom e lentes fixas (prime):

Lente zoom Lente fixa (prime)
Qualidade da imagem Qualidade da imagem é menor Imagem tem maior nitidez
Peso e tamanho Maiores e mais pesadas Compactas e mais leves
Enquadramento Melhores composições sem precisar se mexer Forçam a movimentação do fotógrafo

Quais os diferentes tipos de lentes Canon?

Uma das primeiras coisas com a qual você vai se deparar ao buscar por lentes Canon, é a distância focal, que é descrita em milímetros. Ela é dividida em grupos e são chamadas de: grandes angulares, normais, teleobjetivas e super-teleobjetivas.

As lentes grandes angulares, que são também conhecidas como olho de peixe na sua versão mais “distorcida”, são lentes que aumentam o campo de visão e que causam distorções nas laterais. São excelentes para fotografias de paisagens.

As lentes normais têm esse nome, pois são as que mais se aproximam do ângulo de visão humano, e, por isso mesmo, os tipos de fotografias para as quais elas são mais adequadas pode variar bastante.

Através das lentes teleobjetivas você conseguirá fotografar um assunto que está mais distante, e por isso elas são interessantes para fazer retratos. Através delas a imagem fica ampliada e a profundidade de campo é menor.

As super-teleobjetivas oferecem a possibilidade de que você possa fotografar um objeto muito distante como a lua ou leões em uma savana, por exemplo. Através dele os objetos parecerão bem mais próximos e por isso, necessita de tripé. Confira abaixo uma tabela com as principais diferenças entre essas distâncias focais:

Grandes angulares Normais Teleobjetivas Super-teleobjetivas
Características da imagem Aumentam o campo de visão e distorcem as laterais Resultado parecido ao que enxergamos Imagem ampliada e profundidade de campo menor Objetos ficam bem mais próximos do que o normal
Tipo de fotografia Paisagens Versáteis Retratos Fotos de astronomia, animais, etc.
Distância focal Até 50 mm Por volta de 50 mm 50 até 200 mm Mais de 200 mm

Quanto custa?

Se você acabou de começar a buscar por lentes Canon, deve ter percebido que os preços são, muitas vezes, mais altos que o da própria câmera, o que acaba sendo um dos motivos pelos quais muitas pessoas acabam não comprando câmeras profissionais.

O preço das lentes Canon pode variar entre R$ 300 e R$ 5.000, e, por ser um acessório caro, é importante que você pesquise bem o efeito que quer dar às suas fotos antes de adquiri-lo.

Onde comprar?

A forma mais fácil de comprar lentes Canon é através da Internet, buscando em sites como Amazon, Carrefour, Fastshop, dentre outros. Afinal, comprando online você receberá o produto no conforto da sua casa.

Caso deseje comprar em uma loja física, busque na Fast Shop ou em lojas especializadas em fotografia que atuem na sua cidade.

Critérios de compra: Principais fatores para avaliar as lentes Canon

Ao buscar por lentes Canon, é natural que você se sinta um pouco perdido, principalmente se é um iniciante na área da fotografia. Por isso, veja a lista a seguir com as características a se buscar nestes acessórios.

  • Abertura
  • Estabilizador de imagem
  • Tecnologia USM
  • Tamanho e peso

A seguir vamos detalhar as características mais importantes para que você consiga escolher as lentes Canon mais adequadas para você.

Abertura

A abertura das lentes Canon normalmente é demonstrada através da letra “f” seguida de um número, como, por exemplo, f/2.8, e isso quer dizer, quanto maior for a abertura, mais luz ela será capaz de capturar.

Essa característica é importante se você quer dar o efeito de desfoque no fundo das imagens, pois, quanto maior ela for, menor será a nitidez no entorno. Lembre-se de que quanto menor for o número, maior será a abertura.

Imagem com duas lentes com fotografias ao fundo.

A abertura da lente interfere na entrada de luz na lente e na qualidade da foto. (Fonte: jarmoluk / Pixabay)

Estabilizador de imagem

Os estabilizadores de imagem são conhecidos pela sigla IS (Image Stabilization), nas lentes Canon, e são um mecanismo que diminui as chances de que sua imagem saia tremida.

Por isso é muito importante buscar por lentes que possuam estabilizador de imagem, pois isso também diminuirá a necessidade de utilizar um tripé em algumas situações.

Tecnologia USM

O motor ultrassônico, conhecido como USM fica localizado internamente na lente e permite que o foco seja ajustado de forma automática e de forma muito mais rápida, possibilitando que os fotógrafos tenham mais eficiência na hora de tirar fotos.

Através deste motor ainda é possível ajustar o foco de forma manual sem que seja preciso desligar totalmente o foco automático.

Imagem mostra a parte da frente de uma câmera DSLR.

Uma lente com motor ultrassônico permite que o foco seja ajustado de forma automática. (Fonte: stux/Pixabay)

Tamanho e peso

Outro fator importante em relação às lentes Canon são o tamanho e peso delas, pois esse pode ser um fator incômodo para algumas pessoas, que podem não se sentir confortáveis para carregar um equipamento grande e pesado.

Por isso é importante que, se possível, você teste o equipamento antes de adquiri-lo, ou que leia as avaliações de outros usuários e tente obter informações a respeito disso.

(Fonte da imagem destacada: jonas-svidras / Pixabay)

Por que você pode confiar em mim?

Camila Freitas
Nômade digital, já morou em 4 países diferentes e está sempre de olho no próximo destino. Como redatora, tem experiência escrevendo sobre diversas áreas, especialmente utensílios domésticos, tecnologia, esportes e boa forma.