Imagem de pílulas de licopeno.
Ultima atualização: 4 de fevereiro de 2020

Como escolhemos

13Produtos analisados

21Horas investidas

9Estudos avaliados

73Comentários coletados

Você conhece o licopeno? Este carotenoide é a substância responsável pela cor vermelha das frutas, legumes e outros alimentos. Devido a ação antioxidante, o licopeno traz inúmeros benefícios a saúde.

Entre esses benefícios podemos mencionar o fortalecimento do sistema cardiovascular e imunológico, prevenção de alguns tipos de cânceres e inúmeros benefícios para a saúde masculina. Quer saber mais? Continue lendo este artigo.




Primeiro, o mais importante

  • O licopeno não é produzido pelo organismo, por isso é fundamental ingerir alimentos que forneçam essa substância e suplementar quando necessário.
  • Você encontra o suplemento de licopeno em cápsulas. A dose diária recomendada é de 10mg de licopeno que pode corresponder de uma a quatro cápsulas, depende do produto.
  • A matéria-prima para o licopeno é extraída de tomates. O teor de licopeno depende do amadurecimento do fruto, condições de crescimento, tipo de solo, clima e condições de armazenamento.

Você também pode gostar:

Os melhores suplementos de licopeno: Nossas recomendações

O consumo de licopeno não se resume a ingerir frutas e legumes ricos nessa substância. Os suplementos devem ser incluído para assegurar quantidades adequadas dessa substância no organismo. Conheça os melhores suplementos de licopeno abaixo:

O licopeno preferido dos consumidores

O suplemento de licopeno da marca norte americana Puritan’s Pride fornece 10mg da substância por cápsula. Dessa maneira, um frasco com 100 cápsulas fornece um pouco mais de três meses de tratamento.

Um suplemento com fonte natural

Extraído do tomate in natura, o suplemento de licopeno da Sundown Naturals é a melhor opção para quem busca um suplemento saudável e sem aditivos químicos. Cada cápsula fornece 10mg de licopeno. O frasco oferece 60 cápsulas líquidas fáceis de engolir.

Outra opção importada

Outra opção de excelente qualidade é o suplemento de licopeno da norte americana Vitgold. Você deve consumir duas cápsulas por dia para atingir a dose diária recomendada de 10mg de licopeno. O produto é livre de calorias, gorduras e sódio. O frasco vem com 100 cápsulas.

Licopeno enriquecido com selênio

Este suplemento de licopeno é enriquecido com selênio. Cada dose – quatro cápsulas – fornece 10mg de licopeno e 64mcg de selênio. O frasco contém 60 cápsulas, suficiente para 15 dias de tratamento.

Guia de Compra

Nos últimos anos, o suplemento de licopeno tem atraído o interesse de pesquisadores e consumidores, pois essas cápsulas oferecem inúmeros nutrientes que beneficiam a saúde.

O suplemento 100% natural atua como antioxidante e combate dos radicais livres, responsáveis por inúmeras doenças. Quer saber mais sobre o licopeno e seus benefícios? Continue lendo este Guia de Compra.

Imagem de uma mulher tomando uma pílula de licopeno.

O licopeno traz inúmeros benefícios para a saúde. (Fonte: Antonio Guillem/ 123RF.com)

O que é licopeno?

O licopeno é um carotenoide, ou seja, uma substância química natural responsável pela tonalidade avermelhada de frutas e vegetais como tomate, melancia, goiaba, pimentão vermelho, entre outros.

Dentro dos carotenoides, o licopeno é do grupo dos carotenos não pró-vitamínico, ou seja, não se transforma em vitamina A quando é metabolizado pelo organismo. Desse modo, a substância é um poderoso antioxidante.

O licopeno age diretamente na membrana celular, aumentando sua espessura, força e fluidez. Como a membrana é o filtro das células, ela é responsável por liberar a entrada de substâncias positivas e eliminar substâncias ruins.

O licopeno não é produzido pelo corpo, dessa forma, deve ser obtido através da alimentação reforçada ou suplementação. O suplemento em cápsulas possui maior facilidade de assimilação do que os alimentos.

Imagem de um grupo de pessoas almoçando.

O licopeno está presente em diversos alimentos. (Fonte: Fauxels/ Pexels.com)

Esse suplemento é vendido em formulação pura ou mista – com a adição de outras vitaminas ou minerais. Normalmente é comercializado na forma de cápsulas em gel a base de óleo – a gordura facilita a absorção do licopeno.

Antes de introduzir a suplementação, consulte seu médico. Mas saiba que a maioria dos especialistas incentiva o aumento do consumo de alimentos e suplementos ricos em carotenoides, incluindo o licopeno.

Quais são os benefícios do licopeno?

A principal função do licopeno no organismo é como antioxidante, neutralizando a atividade dos radicais livre, que criam estresse oxidativo no corpo – esse processo só é benéfico quando é preciso reparar tecidos danificados ou combater células cancerosas.

Mas quando o estresse oxidativo está descontrolado pode ocorrer o desenvolvimento de doenças cardiovasculares e alguns tipos de cânceres.

A ação antioxidante do licopeno ajuda a manter a atividade dos radicais livres no organismo em equilíbrio, além de regular o ciclo celular, fortalecer o sistema imunológico e regredir doenças degenerativas.

O licopeno também previne a síndrome de degeneração macular e a catarata, combate a asma, protege a pele contra queimaduras solares e combate a osteoporose.

Vantagens
  • Traz benefícios para saúde e estética
  • Fortalece o sistema cardiovascular
  • Auxilia na saúde masculina
  • Previne o desenvolvimento de alguns tipos de cânceres
Desvantagens
  • Somente versão em cápsulas
  • Mulheres gestantes e lactantes não podem consumir
  • Crianças também não devem consumir

O licopeno afasta doenças cardiovasculares?

Após muitos estudos científicos, constatou-se que o licopeno previne doenças cardiovasculares. A substância reduz os níveis de colesterol ruim e destrói as placas de gordura que obstruem os vasos sanguíneos causando doenças graves como o infarto.

A ação do licopeno é reforçada pela presenta do potássio e ácido fólico (conhecido como vitamina B9). O potássio ajuda a equilibrar a pressão sanguínea, aumenta a elasticidade das paredes arteriais e diminui a arritmia cardíaca.

O ácido fólico protege as artérias e combate a homocisteína, aminoácido que provoca entupimento arterial.

É importante mencionar que esses benefícios só são observados quando a pessoa possui uma alimentação equilibrada e pratica atividade física regularmente.

Imagem de uma mulher se exercitando.

Utilize o licopeno como um complemento aos cuidados com a saúde. (Fonte: Pixabay/ Pexels.com)

Quais são os benefícios do licopeno para a saúde masculina?

O licopeno traz muitos benefícios a saúde dos homens. O principal é atuar na prevenção do câncer de próstata e inibir a reprodução das células cancerosas, regredindo o desenvolvimento da doença.

Outro benefício associado ao consumo do licopeno é combater a queda do cabelo, através da redução do excesso de hormônio DHT.

Por fim, o licopeno melhora a qualidade do esperma, aumentando a concentração de espermatozoides e combatendo a infertilidade.

Imagem de um casal abraçado.

O licopeno aumenta a fertilidade masculina. (Fonte: Candice Picard/ Unsplash.com)

É verdade que o licopeno previne o surgimento de câncer?

Ao combater a ação dos radicais livres e diminuir o processo de estresse oxidativo, o licopeno auxilia na prevenção e tratamento de diversos tipos de cânceres – próstata, mamas, pulmão, bexiga, ovários, cólon, pâncreas e boca.

Alguns estudos observaram melhorias significativas em casos de pacientes pré-cancerosos. Também foi constatado que o licopeno serve para evitar a progressão da doença. Mas ainda é necessária a realização de mais estudos comprobatórios.

Qual é a efetividade do suplemento de licopeno?

Nas drogarias e farmácias de manipulação são encontrados frascos com cápsulas de licopeno que prometem uma série de benefícios para a saúde e estética de homens e mulheres.

O licopeno isolado não é tão eficaz.

No entanto, segundo algumas pesquisas realizadas recentemente, a ingestão do licopeno isolado não apresenta resultados tão efetivos, a não ser que seja associado a outras substâncias como fitoteno, fitoflueno e betacaroteno.

Qual é a dose diária recomendada de licopeno?

Embora não seja estabelecido uma dose diária para o suplemento de licopeno, estima-se que o consumo de 5 a 15mg por dia seja suficiente. A dosagem depende de alguns fatores como idade, sexo, estado de saúde e outras condições.

Recomendamos que você consulte um médico endocrinologista, nutricionista ou nutrólogo para certificar-se sobre a necessidade de suplementação e posologia recomendada para seu organismo.

Posso mandar manipular licopeno?

Você pode comprar um dos frascos de licopeno disponíveis nas prateleiras da farmácia ou mandar manipular o produto.

As vantagens de mandar manipular o suplemento é a possibilidade de acrescentar outros nutrientes como betacaroteno, flavonoides, vitamina C, vitamina E, zinco, Coenzima Q10 e selênio – alguns produtos vendidos em farmácias são enriquecidos com essas substâncias.

No entanto, para mandar manipular o licopeno ou qualquer outro suplemento, você deve ter uma receita médica, portanto, será necessário passar em uma consulta com profissional de saúde.

Existe alguma contraindicação ao consumo de licopeno?

Assim como qualquer outro suplemento nutricional, o licopeno só deve ser ingerido após orientação médica. Pessoas alérgicas ou sensíveis ao tomate podem ter reações alérgicas cutâneas – o tomate é a principal matéria-prima do suplemento.

Quem tem problemas estomacais também deve ingerir o suplemento com cautela. Isso vale para pessoas que utilizam medicamentos de uso contínuo, principalmente os anticoagulantes.

Suplementos antioxidantes em geral, incluindo o licopeno, não devem ser ingeridos por pessoas em tratamento de câncer – radioterapia ou quimioterapia.

Além disso, crianças, gestantes e lactantes não devem consumir nenhum suplemento sem orientação médica, pois não há indicação ou comprovação da efetividade e segurança do consumo de licopeno para este público.

Critérios de compra: Como escolher um suplemento de licopeno

Depois de conhecer tantos benefícios do licopeno, com certeza, você deve querer incluir esse suplemento em seus cuidados com a saúde, certo? Para encontrar o produto ideal, avalie as seguintes características:

Vamos detalhar esses critérios ao longo da seção. Se você gostar deste conteúdo, compartilhe com seus amigos.

Concentração de licopeno

A dose diária recomendada de licopeno é de 10mg ao dia – de acordo com a maioria dos suplementos.

A concentração de licopeno por cápsula varia.

No entanto, a concentração de licopeno fornecido por cápsula varia bastante. Alguns produtos oferecem 10 mg por cápsula, outros fornecem 5mg por cápsula alguns produtos chegam a fornecer apenas 2,5mg por cápsula.

A concentração de licopeno por cápsulas influencia na quantidade de cápsulas que você deverá ingerir por dia – varia de uma a quatro cápsulas – e na durabilidade do produto.

Quantidade de cápsulas

No momento da compra, avalie a quantidade de cápsulas que cada frasco fornece – você encontra opções com 40, 60 ou 100 cápsulas – e calcule quantas cápsulas deverão ser consumidas por porção.

Desconfie de produtos muito baratos. Geralmente, a quantidade de comprimidos por dose é muito maior, então o produto durará menos tempo e o custo acabará sendo igual ou maior do que o de um suplemento concentrado.

Imagem de uma mulher com duas cápsulas nas mãos.

Observe a concentração de licopeno por cápsula. (Fonte: Brandless/ Unsplash.com)

Outras substâncias

O suplemento de licopeno pode ser enriquecido com outras substâncias – vitaminas, minerais e antioxidantes – para reforçar seus benefícios. Confira quais são essas substâncias na tabela abaixo:

Substância Ação
Betacaroteno Aumenta a quantidade de licopeno absorvido pelo organismo. Atua na formação da melanina, substância que dá pigmento a pele
Flavonoides Aumenta a proteção contra o câncer de próstata
Vitamina E Tem ação antioxidante que bloqueia a atividade dos radicais livres
Vitamina A Protege a saúde da pele e olhos
Vitamina C Atua na formação das fibras colágenas e tem ação antioxidante
Selênio Aumenta a efetividade da vitamina E, auxilia na manutenção do sistema imunológico, protege a pele contra os raios ultravioletas, auxilia no funcionamento da tireoide e protege contra o câncer de próstata
Zinco quelato fortalece o sistema imunológico, atua no desenvolvimento do sistema reprodutivo, ajuda na recuperação de feridas na pele e atua na divisão celular
Picolinato de cromo Ajuda a reduzir o apetite, aumentar a força e energia e reduzir o peso. Também otimiza o papel da insulina

Marca

Ao comprar um suplemento de licopeno, considere a marca do produto e certifique-se que o fabricante utiliza matérias-primas de boa procedência e atende aos padrões de qualidade.

Embora a maioria dos suplementos importados ofereçam uma concentração maior de licopeno por cápsula, esses produtos não oferecem nutrientes adicionais. Observamos uma fórmula mais completa nos produtos nacionais – que são menos concentrados.

As melhores marcas nacionais são Maxinutri, Katigua, Naturalis e Fitoway. Já as marcas internacionais de maior relevância são Puritan’s Pride, Sundown Naturals e Vitgold.

Comparamos algumas características das marcas citadas para que você possa escolher a melhor opção:

Dose diária recomendada Quantidade de cápsulas por frasco Outros nutrientes
Maxinutri 4 cápsulas 60 Selênio
Katigua 2 cápsulas 60 Não
Fitoway 1 cápsula 60 Selênio e vitaminas C e E
Naturalis 2 cápsulas 40 Vitaminas A e E
Puritan’s Pride 1 cápsula 100 Não
Sundown Naturals 1 cápsula 60 Não
Vitgold 2 cápsulas 100 Não

(Fonte da imagem destacada: Apugach/ 123RF.com)

Por que você pode confiar em nós?

Gustavo Conceição Nutricionista
Na escola, Gustavo participava de todas as modalidades. Ele acabou não se tornando atleta profissional, mas manteve-se próximo do universo esportivo cursando nutrição e, depois de graduado, prestando consultoria a atletas de várias modalidades e clubes de futsal e vôlei pelo país. Pós-graduado em suplementação, compartilha online seu conhecimento sobre o que há de melhor em complementos alimentares.
Apaixonada por ler e escrever, empenha-se em produzir conteúdo relevante sobre áreas pelas quais tem muito interesse, como tecnologia, qualidade de vida, beleza e lazer.