Vários frascos de lip tints.
Ultima atualização: 1 de junho de 2020

Como escolhemos

13Produtos analisados

16Horas investidas

4Estudos avaliados

58Comentários coletados

Seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil! Se você adora maquiagem, com certeza já ouviu falar no lip tint, um produto multiuso, que garante um efeito natural e coradinho aos lábios e às maçãs do rosto.

Com a popularização desse tipo de maquiagem, as marcas mais famosas de cosméticos já comercializam o lip tint. Mas como cada uma oferece formatos, texturas e cores variadas, vamos mostrar nesse artigo como investir o seu dinheiro no melhor lip tint de todos.




Primeiro, o mais importante

  • O lip tint é o novo queridinho da beleza e pode ser usado como batom, blush e até mesmo como sombra.
  • Mas é preciso saber como usar o lip tint, já que o produto seca rápido e tem uma fixação muito duradoura.
  • Na hora de comprar o melhor lip tint é preciso considerar a fórmula do produto, além das cores e do efeito que ele proporciona, que pode variar entre o brilhoso e o matte.

Você também pode gostar:

Melhores lip tints: Nossas recomendações

O melhor lip tint como um todo

O lip tint da Tracta, na cor vermelho, possui alta fixação e garante o efeito natural. De fácil aplicação, essa opção é líquida e vem em um frasco de 7 ml, com aplicador. Além disso, esse lip tint não escorre, é feito sem álcool e ainda contém em sua formulação o ácido hialurônico e o pantenol.

O lip tint da Boca Rosa

O lip tint Payot Boca Rosa vem em uma embalagem de 10 ml. Na cor vermelho rosadinho, essa opção é líquida, vem em um frasco com aplicador, que não deixa escorrer, e sua formulação contém o famoso ácido hialurônico.

A opção que rende mais

Com nuance avermelhada, e com fragrância de frutas vermelhas, o lip tint Love Red da marca DNA vem em um frasco de 10 ml. Com textura líquida, essa opção conta com uma tecnologia que faz com que o cosmético se adapte ao tom da boca, reforçando a preferência atual de "make natural".

Guia de Compra

Quando se trata de maquiagem, é preciso atenção na hora de escolher o melhor produto, tanto para garantir o efeito desejado, quanto para combinar e tratar a sua pele. Para isso, é preciso entender como o cosmético funciona e considerar o seu gosto pessoal também.

Para ajudar você nesse processo, nós criamos esse Guia de Compra. A seguir, você descobre como funciona o lip tint, qual a forma correta de de aplicá-lo e os efeitos que esse cosmético garante, de acordo com o seu objetivo.

Mulher aplicando lip tint nos lábios.

O lip tint é um dos cosméticos mais populares atualmente. (Fonte: marctran/ 123rf.com)

O que é lip tint e qual a diferença para o batom e o gloss?

Lip tint é um produto cosmético que caiu no gosto das mulheres de todo o mundo que adoram maquiagem. O lip tint funciona como um corante de longa duração e, por isso, pode ser usado nos lábios, nas bochechas e até mesmo nas pálpebras.

Com isso em mente, você pode estar se questionando: O lip tint é, então, um batom ou um gloss? Não.

O lip tint não é batom, nem gloss, nem brilho labial. Também não é um blush nem sombra. Mas, de fato, ele é multiuso e funciona como se fosse todos esses produtos juntos.

Na prática, o lip tint age como uma pigmentação, que proporciona uma tonalidade natural e com aspecto de saudável à algumas partes do rosto.

Lip tint sobre mesa com revistas, óculos e xícara ao lado.

O lip tint é um produto que serve para colorir boca, bochechas e pálpebras. (Fonte: Kaboompics .com/ Pexels.com)

A principal diferença do lip tint para o batom por exemplo, é sua textura. Líquido ou em gel, o lip tint não chega a criar uma camada espessa nos lábios, como ocorre quando você usa um batom ou gloss.

Ainda assim, é sim possível criar um efeito parecido com o batom, dependendo da forma como você aplica o lip tint. Mas falaremos sobre isso em detalhes logo mais nesse artigo.

Outra diferença do lip tint é que ele tem alta fixação na pele e longa duração. Mas os contrapontos entre ele e os outros cosméticos vão além.

Para você entender melhor as diferenças entre o batom, o gloss e o lip tint, criamos uma tabela com as características principais de cada um. Veja:

Batom Gloss Lip Tint
Função Colore lábios de forma mais consistente e uniforme Dá brilho aos lábios, com efeito molhado Pigmenta lábios, bochecha e pálpebras de forma leve e natural
Textura Líquida ou seca Líquida Líquida ou em gel
Fixação e duração Baixa Baixa Altíssima

Como surgiu o lip tint?

Existem algumas versões para explicar a origem do lip tint. A mais popular é que a Benefit, uma marca fabricante de cosméticos da Califórnia, nos Estados Unidos, criou o lip tint por volta da década de 1970.

A criação teria ocorrido para atender ao pedido de uma dançarina exótica para ter um produto que permitisse deixar mamilos mais rosados. Com isso, a Benefit criou o primeiro lip tint, um produto feito à base de pétalas de rosa.

Outra versão aponta que o lip tint foi criado na Coréia do Sul. Mas, ainda que haja essa controvérsia na origem do lipt tint, em ambos os casos, o produto foi desenvolvido com o mesmo objetivo: Conferir um ar natural e rosado aos lábios e ainda ter a multifunção de poder ser usado em outras partes do rosto.

Como usar o lip tint?

Como vimos, você pode usar o lip tint como se fosse um batom, um blush ou uma sombra. Mas é preciso saber como aplicar o produto para garantir o efeito desejado.

Por exemplo, uma das características do lip tint é que ele seca muito rápido após ser aplicado. Assim, a forma mais eficiente de usar o lip tint é aplicar algumas gotas na pele e espalhar rapidamente.

Além disso, o lip tint também é conhecido por ser muito pigmentado. Sendo assim, os especialistas indicam que você não deve exagerar na quantidade do produto, caso contrário pode criar um efeito oposto ao da naturalidade.

Mas essas são apenas algumas dicas de como usar o lip tint. A seguir, você confere outras recomendações:

  • Lábios: Aplique o lip tint diretamente nos lábios, espalhe com os dedos e deixe secar;
  • Bochechas e pálpebras: Aplique pequenos pontinhos do produto e espalhe com os dedos;
  • Quantidade: Aplique pouco produto por vez. Acrescente novas camadas se desejar;
  • Cuidados: Espalhe rapidamente o lip tint após aplicar na pele, para que o produto não seque e fique manchado.

Quais são os efeitos que você pode criar com o lip tint?

Você não precisa ser um profissional em maquiagem para criar efeitos usando o lip tint. Nos lábios, por exemplo, você pode criar um efeito de gradiente de forma simples. Para tanto, basta aplicar o produto com mais intensidade no centro, deixando o contorno da boca mais suave.

Você também pode usar primeiramente o lip tint e, por cima dele, aplicar o seu batom. Com o tempo o batom vai sair, mas seus lábios continuarão coradinhos por conta da pigmentação do lip tint.

Além disso, se você quiser acrescentar um toque de brilho ao lábios, basta aplicar o gloss em cima do lip tint. Ou seja, o lip tint acaba servindo de base para aplicar outros produtos por cima.

Outro efeito que você pode criar com o lip tint é o de lábios maiores, conhecido como efeito plump gradient. Para dar a sensação de aumentar os lábios, você pode aplicar um pouco do lip tint nas bordas dos lábios e no centro.

O mesmo vale para as bochechas e para as pálpebras. Experimente usar o lip tint antes de aplicar o restante da maquiagem e antes do blush e da sombra. Com o passar do dia, a maquiagem irá sair naturalmente, mas o lip tint continuará a aparecer.

Em que ocasiões posso usar o lip tint?

O lip tint é mais recomendado para usar no dia a dia, justamente pelo aspecto natural e menos pesado do que uma maquiagem tradicional.

O lip tint pode e deve ser usado em qualquer situação.

Mas, também por isso, o lip tint pode e deve ser usado em qualquer situação, seja de dia, seja de noite, em eventos informais ou formais.

Você pode aplicar o lip tint para trabalhar, para festas e até para praticar exercícios físicos. Tudo vai depender da forma que você usar o lip tint.

Como remover o lip tint da pele?

Para tirar o lip tint, seja da boca, das bochechas ou das pálpebras é preciso que você utilize um demaquilante.

Afinal, como o lip tint é um produto de alta fixação na pele, apenas água não é suficiente para removê-lo.

foco

Você sabia que o lip tint pode ser usado em todos os tipos de pele?

Mas, como a maioria acaba tendo um acabamento mais seco, o produto é ainda mais indicado para quem tem uma pele mais oleosa.

Quais são os prós e contras do lip tint?

Se você chegou até aqui já percebeu que o lip tint tem muito mais vantagens do que pontos negativos.

A começar pelo fato de ser um produto multiuso, servindo para colorir a boca, as bochechas e as pálpebras. Além disso, o lip tint é um pigmento que confere uma coloração natural e suave, ideal para que não quer uma maquiagem pesada.

Outro ponto positivo é que o lip tint é de alta duração e fixação. Ou seja, você não precisa retocar a maquiagem ao longo do dia.

Detalhe de boca de mulher.

O lip tint causa um efeito natural e de longa duração nos lábios. (Fonte:
Shiny Diamond/ Pexels.com)

Por outro lado, o lip tint também tem alguns aspectos negativos. Por conter uma pigmentação alta, o lip tint precisa ser aplicado em poucas quantidades, caso contrário você terá um efeito exagerado.

Além disso, como o lip tint seca rápido, se você não espalhar o produto no tempo certo, você pode acabar manchando a sua pele.

Para resumir as vantagens e desvantagens do lip tint, criamos a tabela abaixo:

Vantagens
  • Lábios naturais, rosados e com ar de saúde
  • Serve como batom, blush e sombra
  • Tem alta fixação e duração
Desvantagens
  • Pode manchar
  • Seca rápido

Quanto custa o lip tint e onde comprar?

Dependendo da marca, textura e quantidade do produto no frasco, o preço do lip tint pode variar bastante. Mas, geralmente, você vai encontrar esse produto custando entre R$ 15 e R$ 170.

Os mais caros, de modo geral, acabam sendo kits com mais de uma unidade. Além disso, é fácil encontrar o lip tint à venda, seja em farmácias, lojas de cosméticos, de departamento e até em alguns supermercados, como Lojas Americanas e Extra.

Mas se você quer pagar menos e ter mais opções de marcas para escolher, o melhor local para comprar o lip tint é em lojas online como a Amazon Brasil.

Critérios de Compra: Como escolher o lip tint

Além de se guiar pelo preço e pela marca fabricante, é preciso levar alguns critérios em consideração se você quiser investir no melhor lip tint.

Para lhe ajuda nessa etapa, reunimos a seguir os critérios mais importantes que devem ser analisados. São eles:

Abaixo vamos mostrar como considerar esses tópicos.

Textura e formato

O primeiro fator que você deve levar em conta na hora de comprar um lip tint é a textura. Para escolher a textura ideal, leve em conta a forma de aplicação.

Você vai encontrar opções de lip tint com textura líquida, em gel e em creme. Ainda que a última opção, em creme, seja mais raro no Brasil. O lip tint líquido, o mais popular, funciona como se fosse um batom líquido.

Mulher abrindo frasco de lip tint.

O lip tint líquido vem com aplicador de esponja para você passar nos lábios. (Fonte: lubovlisitsa/ Pixabay.com)

A forma de aplicação do lip tint líquido é por meio de um pincel. Tanto que o frasco desse tipo de lip tint lembra o de um esmalte.

Já o lip tint em gel costuma ser mais prático, já que não corre o risco de escorrer. Nesse caso, o formato de aplicação mais comum é na forma de bastão, como se fosse um batom tradicional.

Fórmula

Não deixe de conferir também a lista de ingredientes do lip tint, que pode variar bastante, principalmente dependendo da marca fabricante.

Avaliar a composição de produtos cosméticos acaba sendo uma prática mais usual para quem é vegano. E, nesse caso, a boa notícia é que existem opções de lip tint veganas também.

Mas, mesmo que você não seja vegano, vale checar a lista de substâncias que compõem o lip tint. Isso porque, não raro, algumas marcas incluem componentes hidratantes em sua fórmula, o que pode ser funcional para quem costuma ter lábios mais ressecados.

Para você ter uma ideia, os componentes mais populares encontrados nas fórmulas do lip tint são o pantenol e o ácido hialurônico, que atuam como poderosos hidratantes, deixando a pele firme e lisa.

Cores

É claro que, antes de comprar um lip tint, é fundamental que você escolha bem as cores. No caso do lip tint, o mais comum é encontrar cores como laranja, cereja, vinho e vermelho.

Vale destacar que algumas fabricantes disponibilizam a venda de lip tint em kits. Pode ser uma vantagem caso você queria ter cores variadas.

Brilho ou matte

Não deixe de avaliar também qual o efeito você deseja que o lip tint crie na sua pele. Isso porque existem opções de lip tint matte ou com brilho.

O lip tint matte é ideal para quem gosta de um efeito mais leve e natural, e com acabamento aveludado. Por conferir um aspecto seco, esse tipo de lip tint é mais recomendado para o dia a dia.

Mas se a ideia é dar um toque de brilho nos lábios, é possível encontrar o lip tint brilhoso. Esse tipo de lip tint é ideal para ser usado em festas, eventos e situações mais refinadas. Observe que algumas versões também já vem com um gloss, justamente para aumentar o efeito brilhoso.

Quantidade

Outro fator importante que você deve observar antes de escolher o melhor lip tint é a quantidade que vem na embalagem.

É claro que, se você for usar o lip tint com muita frequência, o custo benefício é maior se você comprar um produto que renda mais. Nesse quesito, você poderá optar por lip tints cujo frasco contém entre 4 ml e 10 ml.

(Fonte da imagem destacada: serezniy/ 123rf.com)

Por que você pode confiar em nós?

Anna Liz Melo Personal Stylist
Formada em moda e prestes a concluir o curso de cosmetologia e estética, Anna Liz tem no currículo experiência suficiente para aconselhar qualquer pessoa sobre o look certo para qualquer ocasião. A experiência de dois anos em Paris ajudou muito, mas seu feeling é o que faz dela a pessoa certa para te ajudar a escolher a roupa, o perfume e os acessórios certos para cada compromisso.
Izabel Toscano Jornalista
Nômade digital, jornalista, leitora e questionadora compulsiva. Já trabalhou em jornais diários e sites de notícias no Brasil, e em plataformas online na Irlanda e na França. Hoje, roda o mundo escrevendo sobre temas variados, sempre atenta às novas tecnologias e a tudo que surge para trazer leveza à vida.