Liquidificador na bancada da cozinha.
Ultima atualização: 27 de junho de 2020

Como escolhemos

15Produtos analisados

17Horas investidas

4Estudos avaliados

63Comentários coletados

Um liquidificador eficiente, potente e que não faça barulho. Já imaginou? Pois essa já é uma realidade. Seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil! No artigo de hoje vamos tratar do liquidificador silenciosos.

A seguir você vai descobrir o que caracteriza um liquidificador silencioso e quais são os melhores modelos à venda. Além disso, vamos mostrar como escolher o ideal de acordo com os seus objetivos, quanto custa um eletrodoméstico como esse e onde comprá-lo.




Primeiro, o mais importante

  • O liquidificador silencioso é um eletrodoméstico que emite menos ruído durante o funcionamento, se comparado ao liquidificador tradicional.
  • O Inmetro estabelece uma classificação para esse tipo de liquidificador, que determina o nível de ruído enquanto o aparelho está trabalhando.
  • Mas também é importante considerar outros aspectos na hora de comprar o melhor liquidificador silencioso como, por exemplo, a quantidade de velocidades e a capacidade da jarra.

Você também pode gostar:

Melhores liquidificadores silenciosos: Nossas recomendações

O liquidificador silencioso mais completo

O Walita Viva Problend 6 é um liquidificador silencioso da Philips. Com seis lâminas para fatiar, cortar e triturar e com potência de 700 W, esse liquidificador possui cinco velocidades e a função de pulsar. Além disso, a jarra desse modelo possui capacidade para 2,4 litros e ainda vem com filtro.

O liquidificador silencioso com maior capacidade

O Philco Touch tem capacidade para até 2,7 litros. Além disso, esse liquidificador silencioso conta com 900 W de potência e três velocidades de funcionamento. Ele também conta com lâminas serrilhadas ultra afiadas e resistentes para você triturar até gelo com a função Ice.

O melhor liquidificador com proteção silenciosa

O liquidificador silencioso da Hamilton Beach conta com uma proteção silenciadora de duas partes articuladas que ajudam a reduzir o ruído. Além disso, esse modelo possui jarra de vidro de 1,5 litros, conta com 400 W de potência e cinco velocidades além da função pulsar. Esse liquidificador também vem com três funções para fazer smoothie, suco e gelo moído.

Guia de Compra

O liquidificador silencioso ainda é um eletrodoméstico relativamente novo para o consumidor. Por isso, é importante que você entenda como ele funciona e quais são as suas principais características.

Para lhe ajudar nessa etapa, preparamos esse Guia de Compra. A seguir, você vai encontrar respostas paras as suas dúvidas principais sobre o liquidificador silencioso como, por exemplo, o que é um liquidificador silencioso, quanto custa e onde comprar.

Mulher usando liquidificador.

Ter um liquidificador barulhento não é a melhor opção para quem usa esse eletrodoméstico com frequência. (Fonte: Chait Goli/ Pexels.com)

Existe liquidificador silencioso?

O liquidificador é um dos eletroportáteis indispensáveis em uma cozinha, certo? Afinal, com ele é possível fazer preparações e receitas simples e rápidas como sucos, vitaminas, molhos e até bolos e tortas.

Mas, ainda que seja tão útil e prático de ser usado, é um consenso que o liquidificador incomoda bastante por conta do barulho que produz ao trabalhar.

E isso pode ser especialmente problemático para quem precisa preparar sucos, por exemplo, logo cedo ou tarde da noite. O risco de incomodar outros moradores da casa e até mesmo vizinho é bem grande.

Liquidificador com acessórios.

O liquidificador silencioso minimiza o barulho alto que o aparelho produz quando está em funcionamento. (Fonte: opaye/ Pixabay.com)

Por isso, os fabricantes investiram em um modelo que está cada vez mais popular: o liquidificador silencioso.

Sim, ele existe! Mas, ainda assim esse tipo de liquidificador não é completamente silencioso. O fato é que os liquidificadores que recebem essa denominação são bem menos barulhentos que os modelos tradicionais.

Para tanto, foi criado um selo que mede e informa o nível de ruído, medido em decibéis, que o eletrodoméstico produz durante o seu funcionamento. Dessa, forma, existem liquidificadores menos e mais silenciosos, como veremos a seguir.

Como identificar um liquidificador silencioso?

Para identificar quais liquidificadores são de fato silenciosos, é preciso considerar o Selo de Ruído de cada um, uma etiqueta que deve, obrigatoriamente, vir colada no aparelho.

Esse selo é um parâmetro exigido hoje em dia pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Dependendo da potência sonora em decibéis que o liquidificador emite quando está ligado, ele recebe um selo que determina o grau de barulho que ele produz.

A escala do selo de ruído varia entre 1 a 5. O liquidificador mais silencioso de todos recebe o selo de ruído de nível 1, enquanto que o liquidificador menos silencioso tem o selo de nível 5.

Por conta dessa variação nos níveis de ruído que um liquidificador silencioso pode emitir, é importante você verificar essa informação antes de comprar o seu eletrodoméstico.

De modo geral, é possível dizer que o liquidificador mais silencioso que possui o selo de ruído de nível 1 emite até no máximo 85 decibéis (Db).

foco

Você sabia que, além do selo de ruído, existem outros mecanismos que ajudam a diminuir o barulho emitido por um liquidificador?

Alguns modelos de liquidificadores vem com uma proteção silenciadora feita em acrílico que é colocada em volta do eletrodoméstico, como se fosse uma capa. Com isso, o ruído é minimizado.

O liquidificador silencioso é tão eficiente quanto o tradicional?

De nada adianta ter um liquidificador silencioso se o aparelho não for potente o suficiente para que você faça suas preparações e receitas, certo?

Por isso, é fundamental que, na hora de escolher o melhor liquidificador silencioso você, além de verificar o nível de ruído, também observe a potência do eletrodoméstico.

Expressa em Watts, a potência é o que determina a eficiência do aparelho em triturar alimentos mais duros e que demandam mais tempo dentro do liquidificador.

Detalhe de mão colocando morango dentro da jarra do liquidificador.

Não basta ser silencioso, o liquidificador, para ser eficiente, precisa ter uma boa potência. (Fonte: Dolgachov/ 123rf.com)

Assim, um liquidificador silencioso pode ser considerado potente dependendo do seu objetivo ao usá-lo. Mas, de modo geral, um bom liquidificador silencioso deve ter, pelo menos, 500 W de potência.

É claro que, quanto maior for a potência do seu liquidificador silencioso, mais eficiente ele será para triturar e processar uma maior variedade de alimentos, de durezas variadas.

Quais as vantagens e desvantagens de um liquidificador silencioso?

Não há mais dúvidas de que vale à pena comprar um liquidificador silencioso. Isso porque, além de cumprir a mesma função de um liquidificador tradicional, esse modelo ainda tem a vantagem de apresentar menos barulho enquanto funciona.

Além disso, o liquidificador silencioso conta com vários modelos, desde os mais simples até os mais modernos, com uma boa variedade de velocidades, funções e material de fabricação.

Por outro lado, como desvantagem podemos dizer que, ainda que o liquidificador possa ter o nível 1 de ruído, que representa o ruído mais baixo de todos, ainda assim ele não será de fato completamente silencioso.

Para resumir as principais vantagens e desvantagens de um liquidificador silencioso e ajudar você a tomar a sua decisão, criamos a tabela a seguir. Veja:

Vantagens
  • É mais silencioso que o liquidificador tradicional
  • Existem cinco níveis de ruído
  • Modelos variados para todos os gostos e bolsos
Desvantagens
  • Não é totalmente silencioso

Qual o preço de um liquidificador silencioso e onde comprar?

O valor de um liquidificador silencioso vai depender da marca fabricante, das funções, material de fabricação e da capacidade da jarra. Por isso, você vai encontrar modelos custando entre R$ 200 e R$ 1,3 mil.

Além disso, você poderá escolher onde comprar esse tipo de liquidificador, seja em lojas de eletrodomésticos, de departamento ou em hipermercados, como Casas Bahia e Extra.

Mas sugerimos que você adquira seu liquidificador silencioso em lojas online, como a Amazon Brasil. Ali os preços são mais atrativos e a variedade de modelos e marcas é maior.

Critérios de Compra: Como comparar os liquidificadores silenciosos

Pronto, agora que você já conheceu melhor o liquidificador silencioso, e sabe que deve verificar o selo de ruído e a potência, é preciso considerar outros critérios antes de finalizar a compra.

Para facilitar esse processo para você, nós listamos a seguir alguns dos principais fatores que vão influenciar na sua escolha. São eles:

A partir daqui, vamos mostrar como considerar cada um desses fatores na hora de comprar o melhor liquidificador silencioso.

Velocidades e lâminas

Você vai encontrar uma boa variedade de liquidificadores silenciosos que se diferenciam em termos de número de velocidades e tipos de lâminas.

A velocidade dos liquidificadores pode variar entre duas e até 12.

A velocidade dos liquidificadores podem variar entre duas e até 12.

É claro que, quanto maior o número de velocidades do seu liquidificador silencioso, mais eficiente ele será para triturar alimentos mais duros e que demandam mais tempo para serem processados.

Com relação às lâminas, além de afiadas, elas precisam ser capazes de cortar os alimentos mais duros e resistentes também.

Por isso, sempre que possível opte pelo liquidificador que tenha lâminas mais potentes como as de ação tripla com seis lâminas, que garantem uma trituração perfeita dos alimentos.

Jarra

Outro critério que você deve levar em conta na hora de comprar o melhor liquidificador silencioso, é o material de fabricação e a capacidade da jarra.

Você vai encontrar liquidificadores cuja jarra comporta entre entre 1,5 e 3 litros. É claro que essa escolha vai depender da sua rotina e hábitos e da quantidade de pessoas que moram com você.

Observe também que os copos para liquidificador silencioso podem ter a base estreita ou larga. A base estreita permite processar os alimentos com mais agilidade. Já quando a base da jarra do liquidificador é mais larga, é possível comporta mais ingredientes.

Mulher fazendo suco de frutas no liquidificador.

O tamanho da jarra influencia na quantidade de suco você será capaz de fazer de uma só vez. (Fonte: Katarzyna BiaÅ‚asiewicz/ 123rf.com)

Além da quantidade em litros e do formato, observe que a jarra pode ser feita de diferentes materiais.

Sempre que possível, prefira a jarra de vidro que suporta altas temperaturas, além de ser mais resistente e não deixar cheiro de comida.

Mas existem outras opções que são feitas de inox ou de acrílico, que tem características variadas, além de prós e contras. Para você entender melhor a diferença entre elas, confira a tabela abaixo:

Acrílico Vidro Inox
Vantagens Material leve e resistente Mais higiênico e não interfere no sabor dos alimentos O mais resistente de todos e não interfere nos sabor e odor
Desvantagens Retém sabor e odor dos alimentos, além de manchar Pesado e frágil Não é transparente, o que dificulta a visualização

Funções extras

Na hora de escolher o melhor liquidificador silencioso também recomendamos que você leve em consideração que o eletrodoméstico pode ter funções extras interessantes.

O mais comum será encontrar liquidificadores silenciosos com a função de pulsar, de fazer smoothies, gelo e de autolimpeza.

Mas, além disso, alguns liquidificadores vem com um recipiente separado para a polpa das frutas, assim você consegue aproveitar o máximo dos nutrientes da bebida.

Já outros modelos contam com filtro para deixar o seu suco filtrado. E os liquidificadores mais modernos permitem até que você os lave na máquina de lavar-louças.

Garantia

Depois de levar em conta e comparar todos os critérios acima, é imprescindível que você observe mais um aspecto antes de finalizar a compra: A garantia.

Sempre que você comprar um eletrodoméstico certifique-se de que a fabricante oferece garantia contra defeitos e problemas técnicos, além de assistência técnica especializada na região onde você mora.

Em geral, a garantia de um liquidificador silencioso pode variar entre 1 e 2 anos e serve para consertar o aparelho ou trocar por outro novo em casos especificados no contrato.

(Fonte da imagem destacada: alexlmx/ 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?

Izabel Toscano Jornalista
Nômade digital, jornalista, leitora e questionadora compulsiva. Já trabalhou em jornais diários e sites de notícias no Brasil, e em plataformas online na Irlanda e na França. Hoje, roda o mundo escrevendo sobre temas variados, sempre atenta às novas tecnologias e a tudo que surge para trazer leveza à vida.