Imagem de um livro com uma cruz na capa sob uma superfície e duas mãos cruzadas em cima do livro.
Ultima atualização: 30 de setembro de 2019

Como escolhemos

18Produtos analisados

17Horas investidas

3Estudos avaliados

98Comentários coletados

Olá, seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil! Hoje vamos conversar sobre livros cristãos, um tema que interessa muitas pessoas. Afinal o cristianismo é uma das crenças com mais seguidores no mundo e também a mais seguida no Brasil.

Abaixo, explicaremos melhor sobre as vertentes dentro do cristianismo, a importância de entendê-las e quem são os autores considerados referência no assunto. Assim, você que busca conhecer mais sobre o tema, conseguirá ter uma visão mais clara sobre essa religião. Confira!




Primeiro, o mais importante

  • Existem várias vertentes do cristianismo, sendo assim é importante verificar em qual delas o autor do livro se encaixa.
  • Os livros cristãos são indicados para os fiéis que buscam se aprofundar na religião e para pessoas que gostam de estudar o tema.
  • Livros com muitas páginas são indicados para leitores mais experientes.

Você também pode gostar:

Os melhores livros cristãos: Os favoritos da nossa equipe

Existe uma infinidade títulos de livros cristãos, portanto se você deseja mergulhar nesse universo não terá dificuldade em encontrar um exemplar. Para te ajudar a conhecer um pouco mais sobre as opções disponíveis, mostraremos, a seguir, alguns livros que abordam o tema.

O livro ideal para entender os principais temas abordados na bíblia

Essa obra aborda termos e conceitos encontrados na Bíblia, principalmente da versão traduzida por João Ferreira de Almeida. Aqui, você que tem interesse em aprender mais profundamente sobre esse livro sagrado vai se deparar com um amplo sistema de referências bíblicas e cruzadas.

O exemplar que aborda o tema combate espiritual

No livro “Combate espiritual no dia a dia”, o padre Reginaldo Manzotti criou um manual do que fazer se você deseja estar ao lado de Deus quando as situações parecem complicadas demais. Todos os assuntos abordados no livro levam a um lugar comum, o fato de que ao lado do Senhor, a vitória é certa.

O exemplar que é um dos mais vendidos em todo o mundo

Em seu livro “Campo de batalha da mente”, a escritora e ministra Joyce Meyer fala sobre os diversos sentimentos que as pessoas enfrentam ao longo da vida, como medo, dúvidas, confusão, depressão, raiva e sentimentos de condenação. No livro ela ensinar como se livrar de todos eles e focar em Deus.

O livro que ensina como se comportar em relação a igreja católica

No livro “Pequeno manual do católico” o autor aborda questões práticas esquecidas por muitos católicos, a fim de relembrá-los a importância de todas elas. Dentre os temas escolhidos estão: como se comportar na Santa Missa e o cumprimento dos mandamentos da Igreja e demais sacramentos. Também fala sobre casamento, família, amor e devoção.

Guia de Compra

Os livros cristãos sempre chamaram muita atenção do público, tanto dos fiéis como daqueles que buscam conhecer um pouco sobre o assunto, afinal a história do cristianismo e a própria prática religiosa está associada a diversos períodos históricos.

Porém, existem alguns aspectos importantes sobre os livros cristãos que devem ser entendidos antes que você decida comprar um exemplar. Para que não reste nenhuma dúvida em relação ao tema, criamos um Guia de Compra que te ajudará a conhecer melhor o universo cristão. Entenda mais a seguir!

 Imagem de várias pessoas reunidas em círculo, sentadas em cadeiras, com livros nas mãos, enquanto sorriem e olham para o homem que está na frente explicando algo.

A história do cristianismo e a prática religiosa está associada a diversos períodos históricos. (Fonte: Andriy Popov / 123rf)

O que são livros cristãos?

Livros cristãos são textos que abordam a crença cristã, ou seja, a vertente protestante (evangélica) e católica (catolicismo romano e ortodoxo). Portanto, são livros que abordam os ensinamentos bíblicos e a prática religiosa em si.

Outros fazem uma associação entre períodos históricos e a religião ou abordam termos bíblicos e seus significados. Tem ainda aqueles livros que abordam temas como casamento, amor, amizade e depressão, por exemplo.

Imagem de três livros, um em cima do outro, sob uma superfície de madeira e ao lado dos livros um vaso laranja com pequenas e finas folhas verdes.

Livros cristãos são textos que abordam o cristianismo. (Fonte: Fifaliana-joy / Pixabay)

Quais são os tipos de livros cristãos?

Basicamente a diferença entre os livros cristãos está ligada a vertente do cristianismo na qual o livro está inserido. Isso porque, essa crença é composta por 3 vertentes, a Igreja Católica Romana, a Igreja Ortodoxa e os Protestantes (luteranos, calvinistas, anglicanos, presbiterianos, batistas e pentecostais).

Lembrando que, cada vertente do cristianismo possui semelhanças e diferenças com as demais, por isso é interessante você procurar ler livros sobre todas elas. Assim você consegue entender o cristianismo como um todo e não uma parte dele.

Igreja Católica Romana Igreja Ortodoxa Protestantes
Indicado para Fiéis e interessados no assunto Fiéis e interessados no assunto Fiéis e interessados no assunto
Escrito por Padres Especialistas ortodoxos que estudam sobre o tema Pastores, ministros, cantores e líderes em geral
Subdivisões Não tem Não tem Presbiterianos, batistas, metodistas, pentecostais, neopentecostais, anglicanos e calvinistas
Autoridade máxima da igreja Papa Santo Sínodo Ecumênico Pastor

Quem são os principais autores de livros cristãos?

Aqui no Brasil o Padre Fábio de Melo é referência quando o assunto é livro cristão da vertente católica romana. Além dele, o Padre Marcelo Rossi e o Padre Reginaldo Manzotti também merecem destaque.

Agora para entender um pouco sobre catolicismo ortodoxo é essencial ler G. K. Chesterton.

Indo para o protestantismo, a escritora a ministra Joyce Meyer é referência para os evangélicos, assim como Augustus Nicodemus (presbiteriano), C. S. Lewis (anglicano) e Billy Graham (batista).

foco

C.S.Lewis, o autor de “As crônicas de Nárnia” era cristão e lançou vários livros sobre o tema. Tanto que atualmente, ele é admirado e referência para católicos e evangélicos.

Para quem são indicados os livros cristãos?

Os livros cristãos que abordam sentimentos, temas atuais e dificuldades emocionais, por exemplo, são mais direcionados para pessoas que já frequentam a igreja ou tem interesse em ter uma vida conforme os ensinamentos da bíblia.

Esse livros ensinam como lidar com os problemas da forma que Jesus ensinou.

Esse livros ensinam como lidar com os problemas da forma que Jesus ensinou, como ter fé, como orar e até como ter um casamento de acordo com os ensinamentos bíblicos.

Agora os livros que explicam sobre temas específicos da bíblia ou fazem um estudo mais aprofundando sobre esse livro sagrado e da religião em si, são indicados tanto para os fiéis como para quem tem interesse em aprender mais sobre a religião.

Afinal, esse assunto (religião ou cristianismo) está relacionado com a história da humanidade e é objeto de interesse de muitas pessoas e profissionais. Estudantes de filosofia e sociologia, por exemplo, tendem a se interessar bastante pelo assunto.

Imagem de uma mulher sentada com a palma de uma mão encostada na outra e apenas com o corpo abaixo do pescoço aparecendo, com vários livros a sua volta.

Alguns livros cristãos são mais direcionados a pessoas que já frequentam a igreja. (Fonte: Jcomp / Freepik.com)

Quanto custa e onde comprar livros cristãos?

Em geral os livros cristãos custam em torno de R$ 20, contudo pode ocorrer uma variação conforme o número de páginas vai aumentado, assim como uma melhor qualidade da capa. Um livro grande e com capa dura pode chegar a R$ 60.

Você consegue encontrar livros cristãos em diversos estabelecimentos, como mercados, lojas de departamento e, claro, em livrarias. Além disso, é bom lembrar que em lojas online como a Amazon, sempre tem promoções bem legais.

Critérios de Compra: O que considerar antes de comprar livros cristãos

Antes de você comprar um livro cristão é importante analisar alguns pontos. São alguns critérios que te ajudarão a fazer uma escolha mais adequada, que vá de encontro com a sua necessidade.

  • Vertente
  • Tema
  • Público-alvo
  • Quantidade de páginas
  • Autor
  • Custo-benefício

Agora que você já sabe quais são os pontos que devem ser analisados antes da compra de um livro cristão, vamos explicar abaixo um pouco mais sobre cada um. Confira!

Vertente

O primeiro ponto a analisar antes de comprar um livro cristão é a qual vertente cristã ele pertence. Se você deseja aprender ou segue o catolicismo opte por autores católicos. Existem muitos livros de padres que vão te ajudar a entender melhor os ensinamentos segundo a igreja católica.

Agora se você pretende entender o mundo pela ótica protestante, opte por livros de pastores, ministros e cantores gospel. Assim, você aprenderá o que ensina essa vertente e como viver segundo seus ensinamentos.

Tema

Escolher um tema também é muito importante, pois existe uma infinidade de assuntos que são abordados nesse tipo de livro. Fé, amor, vida cristã, casamento e a vida de Cristo são apenas alguns dos temas que você encontrará.

Nos livros cristãos os autores também abordam temas como depressão, o poder da mente, o porquê orar e jejuar e vida emocional. Tem ainda aqueles exemplares que são um manual prático do que fazer em determinadas situações. Você está em busca do que? Análise e escolha com base nisso!

Imagem com duas alianças sob uma superfície de madeira.

Amor, casamento e vida cristã são alguns dos temas que você encontrará em livros cristãos. (Fonte: Freepik.com)

Público-alvo

Cada livro possui um tema, porém a forma como esse tema é abordado varia de acordo com o público alvo. Tudo muda com base neste fator, desde a escolha das palavras, até os exemplos e ilustrações citadas no livro.

Por exemplo, existem diversos livros sobre fé, casamento e oração, porém os livros cristãos para jovens têm uma abordagem completamente diferente dos livros cristãos para adultos. Por isso é importante analisar esse ponto antes da compra, para que o livro vá de encontro com a fase que você está vivendo.

View this post on Instagram

{livros} Mais uma resenha de livros pra vcs! ?❤️ Assim como o próprio nome diz, esse livro fala da batalha que travamos a nossa mente. Todas vivemos problemas e dificuldades e a maioria dessas guerras começam a ser gravadas na nossa mente. . O livro é dividido em três partes. A primeira fala da importância da mente, a segunda fala sobre as condições da nossa mente e a terceira fala sobre mentalidade de deserto. . A importância da mente: Sabemos que vivemos numa guerra contra satanás e seus demônios e que a arma de satanás é a mentira e o engano. Precisamos aprender a vigiar nossos pensamentos, devemos pensar sobre o que estamos pensando, pois muitas das vezes as nossas guerras começam exatamente porque não vigiamos nossos pensamentos. Bons pensamentos produzirão boas atitudes. . Condições da mente: Conforme vamos aprendendo a dominar nossos pensamentos, declarar palavras de bençãos e crer de fato que tudo coopera para o nosso bem, começamos a ver que existem estados em que a nossa mente pode estar que são favoráveis para o desânimo, a descrença, a depressão e assim nos tornamos alvos fáceis para o nosso inimigo. Nosso alvo é ter a mente de Cristo e com certeza Jesus não permitia que certos tipos de pensamentos ocupassem a sua mente. . Mentalidade de deserto: Quando o povo de Israel foi liberto da escravidão e saiu rumo ao deserto, muitos apenas murmuravam das dificuldades e desejavam o Egito novamente. A questão é que precisamos manter o foco na promessa de Deus e olhar para a frente e não ficar apegado a situações e problemas do passado, mesmo quando já fomos curados. . O livro nos ensina que devemos viver diariamente a renovação da nossa mente, tendo consciência do que deixamos ocupar o espaço da nossa mente e sempre buscando alcançar a mentalidade de Cristo, que mesmo como homem viveu sua vida conectado em todos momento à Deus. . . #raquelresenha #resenhasdaraquel #livros2019

A post shared by Raquel Rocha (@raquel.nr) on

Quantidade de páginas

Ler é um hábito que as pessoas adquirem aos poucos, um dia se encantam por uma história e depois por outra e por outra até que se tornam leitoras assíduas. Porém, esse hábito não é cultivado por todos e, muitas vezes, as pessoas que não leem acabam até mesmo considerando a leitura uma atividade chata e cansativa.

Por isso, sugerimos que se você faz parte desse segundo grupo, o dos que leem pouco, mas mesmo assim está buscando aprender mais sobre o cristianismo por meio da leitura, comece por livros menores e com assuntos menos complexos. Agora se você é aquele leitor que devora os livros em horas ou poucos dias, pode optar pelos livros mais densos e longos.

Livro aberto com várias páginas, sob uma superfície de madeira.

Quem lê pouco deve optar livros menores, já quem é leitor assíduo pode escolher os maiores. (Fonte: Freepik.com)

Autor

Quando alguém gosta de um livro, mais do que o tema, ela também aprecia o tipo de leitura, o ritmo da escrita e a forma como o autor usa as palavras. Ou seja, todas as características que pertencem apenas a determinado escritor.

Por isso, sugerimos que, caso você já tenha lido e gostado de algo, você leia coisas do mesmo autor, é quase certeza que você gostará dos demais livros. Outra forma de escolher os livros por meio dos autores é pesquisando quais escritores cristãos estão entre os mais vendidos, é possível encontrar muita coisa interessante dessa forma.

Custo-benefício

Ao pesquisar livros você encontrará aqueles com material mais requintado e resistente, tratam-se dos exemplares de capa dura e com folhas de qualidade. Esses livros tendem a ser bem mais caros, porém acabam durando muito tempo, inclusive, alguns chegam a durar a vida toda.

Por outro lado, tem aqueles livros mais frágeis, de brochura e folhas finas, que não duram tanto tempo, mas são bem mais acessíveis. Para você qual o melhor custo-benefício? Um livro mais caro, porém, com qualidade e que vai durar muito tempo ou um com qualidade inferior, mas com preço igualmente inferior? Análise e faça a sua escolha!

(Fonte da imagem destacada: Rawpixel.com / Freepik.com)

Por que você pode confiar em mim?

Júlia Pedroso Jornalista
Como todo jornalista que se preze, Júlia é apaixonada pelos livros. E se interessa por todos os gêneros, ainda que seus favoritos sejam os livros de história e as biografias. Além das páginas, sua outra paixão é um pouco incomum: Júlia ama presentear. E ama falar sobre presentes. No ReviewBox, ela une as duas paixões ao conversar com os leitores.