Imagem mostra um livro do autor Dan Brown, com a capa para cima, apoiado numa superfície de madeira.
Ultima atualização: 7 de abril de 2020

Como escolhemos

10Produtos analisados

15Horas investidas

3Estudos avaliados

84Comentários coletados

Oi, tudo bom? Chega mais, fique à vontade, e seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil! Hoje vamos falar sobre os livros de Dan Brown, as obras de um dos autores mais bem sucedidos da história do mercado editorial.

Se você gosta de romances repletos de mistérios, códigos, intrigas internacionais, tudo com uma narrativa de tirar o fôlego, e ainda por cima com o final surpreendente, bom, estes livros são para você.

No Guia abaixo, você terá ao seu dispor tudo o que precisa saber sobre as obras, suas histórias, seus personagens, e, é claro, sobre o autor. Tudo para que você possa escolher o livro ideal, que mais combina com seus gostos e seu tipo de leitura. Leia com atenção! Vai que você descobre um segredo…




Primeiro, o mais importante

  • Dan Brown já lançou sete livros em sua carreira, sendo o primeiro em 1998, e o sétimo em 2017.
  • Dentre essas obras, cinco pertencem à mesma série, que acompanha o protagonista Robert Langdon, e as outras duas são de narrativas únicas.
  • As edições brasileiras têm uma média de 470 páginas cada.

Você também pode gostar:

Melhores livros de Dan Brown: Nossos favoritos

Nos propusemos à elencar as três melhores obras de Dan Brown, considerando sua recepção no mercado, sua temática, até sua edição. O resultado você vê a seguir, na nossa lista exclusiva.

Lançado em 2003, “O Código Da Vinci” é um dos livros mais vendidos de todos os tempos, com mais de 80 milhões de cópias comercializadas mundo afora. Foi também o romance que deu origem ao primeiro filme da série que adapta às telonas as histórias de Dan Brown.

Nele, Robert Langdon, o protagonista, professor de simbologia na Universidade de Harvard, é chamado para auxiliar na investigação de uma morte no Museu do Louvre, em Paris, que parece estar ligada às obras do local.

O primeiro sucesso de Dan Brown

O livro que deu origem à tudo. O primeiro livro da série do simbologista Robert Langdon, que deu origem ao filme homônimo, “Anjos e Demônios”, curiosamente lançado na sequência de “Código Da Vinci”, baseado no segundo livro da série.

Nele, Dan Brown mostra seu cartão de visitas, apresentado boa parte dos elementos de sua narrativa que fazem sucesso até hoje. A trama acompanha Robert Langdon no Vaticano, que investiga um misterioso símbolo marcado no peito de um cientista assassinado.

O sucesso mais recente

“Origem” é o romance mais recente de Dan Brown, e o quinto da saga de Robert Langdon. O livro segue com os elementos de maior sucesso das outras obras, com códigos, história da arte e muita ação, mas dessa vez olhando mais para o futuro, do que para o passado.

Langdon se vê mais uma vez envolvido numa intriga internacional, dessa vez na Espanha, após atender à apresentação de um antigo aluno, que promete revelações sobre duas das perguntas mais triviais de todos os tempos: De onde viemos? Para onde vamos?

Guia de Compra

Os livros de Dan Brown não viraram filmes, tampouco movimentaram cifras milionárias entre salas de cinema e livrarias, à toa. O autor parece ter encontrado um combinação precisa entre técnicas de escrita, elementos narrativos e universos temáticos.

Suas obras atraem legiões de fãs e curiosos, por diversas maneiras. Consegue se manter em alta, posicionando seus personagens em diferentes lugares, e lidando com diferentes mistérios e ameaças. Neste Guia de Compra, vamos investigar essa “magia” para que você possa decidir qual é a obra ideal para a sua leitura.

Imagem mostra um homem sorrindo enquanto lê um livro, sentado num parque.

Dan Brown conserva a exímia habilidade de manter seus livros instigantes. (Fonte: Tamarcus Brown/ Unsplash.com)

Qual o gênero dos livros de Dan Brown?

A definição mais ampla, e clássica, do gênero dos livros de Dan Brown, é de que são Romances Policiais. Afinal, praticamente todos têm suas tramas iniciadas a partir de crimes, sejam assassinatos, tentativas de assassinatos, sequestros, etc, e se desenvolvem a partir da busca pelas suas respectivas resoluções.

Porém, um elemento narrativo muito presente nos livros são as perseguições e corridas contra o tempo, que agregam o gênero Suspense às obras, em especial os subgêneros Thriller de Mistério e Thriller Criminal.

O Thriller de Mistério acompanha o protagonista seguindo pistas, enquanto é perseguido, ou numa corrida contra o tempo, como no caso de “Código Da Vinci”; O Thriller Criminal inverte a lógica, com o protagonista perseguindo um criminoso a partir das pistas dos crimes que vai cometendo durante a trama, como em “Anjos e Demônios”.

Por que os livros de Dan Brown são best-sellers?

Dan Brown não é exatamente prestigiado por ser um escritor habilidoso, como Ernest Hemingway, ou Scott Fitzgerald, para ficar somente entre os autores estadunidenses.
Tampouco Dan criou um universo fantástico, rico em personagens, detalhes e longas tramas, como J.K Rowling, em “Harry Potter”, Tolkien em “Senhor dos Anéis”, ou George R.R. Martin, de “As Crônicas de Gelo e Fogo” (o popular “Game of Thrones”).

Por que, então, seus livros são best-sellers ? Narrativamente falando, talvez seja exatamente essa oposição que tem para com outros grandes autores, que o fazem ter tanto sucesso.

Dan Brown não aposta em palavras rebuscadas e passagens profundas, ou mundos imaginários, com jornadas épicas. Pelo contrário: seus romances tem uma trama bem amarrada, que se desenvolve rapidamente, e prende o leitor desde as primeiras páginas.

Imagem mostra uma livraria, com a sua primeira estante repleta de livros de autoria de Dan Brown. Ao fundo, um mar de livros e estantes, desfocados.

Mesmo sem a riqueza das palavras ou de mundos e personagens de outros autores, os livros de Dan Brown atraem um interesse altíssimo dos leitores. (Fonte: TEA/ 123rf.com)

Mas não é só da simplicidade narrativa que reside o apelo dos livros de Dan Brown. O autor, em contraste, torna bastante complexos os mistérios a serem resolvidos em seus romances, com pistas enigmáticas e respostas que geram mais perguntas.

Essas pistas, mistérios e enigmas, especialmente na série de “Código Da Vinci”, são construídas a partir de elementos muito populares da cultura mundial, como a história da arte e a religião. Dan cria conspirações com a Mona Lisa, com a Igreja Católica, com a Maçonaria, entre outras instituições altamente reconhecidas.

Essa transição entre real e ficcional é arte do autor, algo em que é praticamente inigualável. Além do que, esse expediente cria inevitáveis polêmicas, que só deixam os livros ainda mais visados.

Por fim, Dan Brown é um profundo conhecedor do mercado editorial, e consegue reunir em seus romances diversas estratégias de sucesso, como vilões misteriosos, intrigas internacionais, suspense, e a já citada transição entre real e ficcional.

Imagem mostra o quadro de Leonardo Da Vinci, “Monalisa”, exposto no Museu do Louvre, e parcialmente encoberto por cabeças de visitantes, desfocadas na foto..

Quem não quer ler um livro em que a Mona Lisa é a fonte de um grande mistério?. (Fonte: Eric TERRADE/ Unsplashcom)

Série Robert Langdon ou Obras Únicas?

Até aqui, Dan Brown lançou sete livros. Com relativamente o mesmo gênero, eles podem ser divididos em dois grupos, as obras da chamada “Série Robert Langdon” e os demais romances, aqui chamados de “Obras Únicas”.

Na Série Robert Langdon, que deu a projeção estratosférica à Dan Brown, acompanhamos as aventuras de Robert Langdon, um professor de Simbologia na Universidade de Harvard, nos EUA, que usa todo seu conhecimento e raciocínio rápido para resolver os mais diversos enigmas, nas mais diversas situações.

Em “Anjos e Demônios”, é chamado para o Vaticano para decifrar um símbolo marcado em um cadáver; em “Código Da Vinci”, é a vez de resolver um enigma deixado por um professor assassinado no Louvre, em Paris.

Já em “O Símbolo Perdido”, o cenário é Washington, nos EUA, onde deve atender às diversas demandas de um lunático; “Inferno” se passa em Florença, onde Langdon tem de superar uma amnésia para resolver uma série de enigmas,, enquanto foge de uma assassina. “Origem”, enfim, leva o professor à Espanha, onde persegue uma senha secreta.

As Obras Únicas são duas, somente, mas segue, de certa forma, os pontos de sucesso da Série Robert Langdon. “Fortaleza Digital” trata de uma conspiração cibernética, enquanto “Ponto de Impacto”, de uma conspiração espacial.

Série Robert Langdon Obras Únicas
Gênero Romance Policial e Suspense. Suspense e Thriller
Protagonista Robert Langdon Rachel Sexton, Susan Fletcher e David Becker
Tema Conspiração Histórica Conspiração Científica

Quem é Dan Brown?

Dan Brown é o nome artístico de Daniel Gerhard Brown, nascido em Exeter, no estado de Nova Hampshire, Estados Unidos, em 1964, filho de Constance Brown e Richard Brown. É o mais velho de três irmãos.
Dan faz parte de uma seleta lista de autores, cujos livros estão entre os mais vendidos da história. Fazem parte, por exemplo, J.K Rowling, autora da Saga Harry Pottter, e Antoine de Saint-Exupéry, que escreveu “O Pequeno Príncipe”.

Brown já figurou na lista da prestigiada revista “Times” das 100 pessoas mais influentes do mundo. Afinal, seus livros foram traduzidos para mais de cinquenta línguas.

Começou sua carreira como escritor começou em 1998, a partir do lançamento de “Fortaleza Digital”. Sua obra mais recente é “Origem”, lançado em 2017. Tem um feito incrível, de ter seus quatro primeiros livros na lista de mais vendidos do New York Times, simultaneamente.

Quanto custam e onde comprar os livros de Dan Brown?

Os livros de Dan Brown podem ter uma grande procura, mas têm também uma grande tiragem, o que acaba equilibrando seu preço. Em livrarias, você consegue encontrar exemplares de R$ 20 à R$ 100.

Esse valor vai depender da obra, e da sua edição, tanto pela data de lançamento, quanto pela presença de conteúdos extras, como versões ilustradas ou comentadas.

Como Dan Brown e seus livros seguem em alta, e o número de suas publicações não é exatamente alto, você não terá problemas para encontrar nenhum de seus romances na maioria das livrarias, sejam elas “de bairro”, ou multinacionais, como a Saraiva, por exemplo.

Dificuldade, aliás, é o que você vai passar longe, se optar pela sua compra online. Há maior variedade de edições e de preços em sites como a Amazon e o Mercado Livre, além do conforto de poder fazer a compra do sofá da sua casa.

Critérios de Compra: como comparar os livros de Dan Brown

Para te ajudar a encontrar o livro do Dan Brown, aquele mais combina com a sua leitura, montamos uma lista com critérios de escolha. Temos certeza que eles serão muito úteis na hora da sua compra!

Agora vamos falar de cada um destes itens, para que sua escolha, e a sua compra, sejam as melhores possíveis.

Tema

Como falamos lá em cima, os livros de Dan Brown têm uma espécie de “fórmula”, entre personagens e tramas, que se alteram, no fim das contas, baseado no espaço onde se desenvolve a narrativa, e de cuja cultura o livro acaba se apropriando, especialmente em seus mistérios.

Essa relação espaço-cultura é, então, o tema do livro. Assim, como as obras têm o selo de qualidade da “fórmula Brown”, basta você escolher o tema que le agrade mais: mistérios da Igreja Católica, da Maçonaria....

Imagem mostra um homem, bem agasalhado, escolhendo livros dispostos numa mesa larga, que ocupa todo o quadro da foto. Ele segura um livro em sua mão direita.

Com uma estrutura básica similar, e qualidade narrativa garantida, você pode escolher entre os temas que te agradem mais. (Fonte: Clem Onojeghuo/ Unsplashcom)

Crítica

A recepção da crítica especializada é sempre um bom critério, um norte sobre a qualidade da obra. A contextualização é também importante, comparando com outros livros, de outros autores ou do próprio autor.

Mas é muito importante que você busque um número razoável críticas, ok? É a multiplicidade de vozes que vão fornecer uma “imagem” mais clara do que é o livro.

Edição

A edição do livro é um bom ponto para se observar. Há edições ilustradas, com comentários, edições adaptadas, como a mais recente de “Código Da Vinci”, feita para, como diz a capa, “Jovens Adultos”.

Preste atenção, portanto, nas edições, e no que mais elas podem oferecer.

Adaptações que você já assistiu

Parte da fama dos livros de Dan Brown se deve às adaptações cinematográficas - a outra se deve aos seus finais mirabolantes, finais esses, repetidos nos filmes.

Se possível, então, procure os livros sem adaptações, ou os que você não tenha visto o final. Ninguém merece spoilers, né?

(Foto destacada: Engin Korkmaz/ 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?

Júlia Pedroso Jornalista
Como todo jornalista que se preze, Júlia é apaixonada pelos livros. E se interessa por todos os gêneros, ainda que seus favoritos sejam os livros de história e as biografias. Além das páginas, sua outra paixão é um pouco incomum: Júlia ama presentear. E ama falar sobre presentes. No ReviewBox, ela une as duas paixões ao conversar com os leitores.