Imagem de livros de administração empilhados.
Ultima atualização: 29 de março de 2020

Como escolhemos

24Produtos analisados

22Horas investidas

4Estudos avaliados

132Comentários coletados

Administrar uma empresa envolve mais do que esforço pessoal. É preciso conhecer os recursos disponíveis e adquirir as competências necessárias para aproveitar as oportunidades e ter sucesso nos negócios. E uma maneira de estar sempre atualizado sobre o assunto é investindo em livros de administração.

Com essas obras, é possível aprender técnicas de gestão financeira, como melhorar as relações interpessoais e desenvolver a liderança.

Esses ensinamentos são aplicáveis em empresas de diferentes portes e ramos de atuação. Se você se interessa por administração de empresas, leia este artigo que nós, da ReviewBox Brasil, preparamos sobre o assunto.



Primeiro, o mais importante

  • Os livros de administração trazem ensinamentos em diversas áreas de conhecimento como administração financeira, gestão de pessoas, liderança e produtividade.
  • Além dos livros conceituais e metodológicos, você pode aprender muito sobre administração de negócios lendo as biografias dos grandes empresários.
  • Um dos assuntos mais explorados nos livros de administração lançados em 2020 é produtividade. Esses livros ensinam como alcançar o equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

Você também pode gostar:

Ranking: Os 3 melhores livros de administração

Está interessado em livros de administração, mas não sabe quais títulos escolher? Confira nossa seleção com excelentes sugestões de compra. Os títulos irão agradar pessoas em diferentes estágios da carreira.

1º – A Estratégia do Oceano Azul, W. Chan Kim e Renée Mauborgne

A Estratégia do Oceano Azul é considerado um dos melhores livros de administração de todos os tempos, pois revela maneiras de conquistar nichos não explorados, tornando a concorrência irrelevante para o seu negócio.

O livro apresenta abordagem sistemática com os princípios e ferramentas que qualquer organização pode utilizar para “criar seus próprios oceanos azuis”. Essa nova edição inclui prefácio inédito, capítulos extras e casos de estudo atualizados.

2º – A Loja de Tudo, Brad Stone

A Loja de Tudo de Brad Stone narra a trajetória de Jeff Bezos, o fundador da Amazon, pioneira no comércio de livros pela internet e que com o passar dos anos passou a vender uma quantidade ilimitada de produtos a preços competitivos.

Com tom biográfico, a obra ganhou o prêmio de “melhor livro de negócios” no ano de lançamento (2013), por se tratar de um relato inspirador sobre a fundação de uma das maiores empresas do mundo.

3º – Blitzscaling, Reid Hoffman e Chris Yeh

Com prefácio de Bill Gates, fundador da Microsoft, Blitzcaling é uma das novidades deste ano e o livro que as startups esperavam, por trazer um conjunto de técnicas desenvolvidas para promover o crescimento da sua empresa.

Com base em suas experiências como empreendedores e investidores, os autores apresentam estratégias para enfrentar os desafios que surgem em cada estágio de crescimento uma empresa.

Guia de Compra

Um bom administrador precisa estar sempre atualizado quanto às novas práticas e ferramentas de gestão de pessoas, recursos e capital, novas leis e regulamentações, opções de crédito e investimentos disponíveis.

Para obter esses e outros conhecimentos, além de cursos, palestras e workshops, o profissional pode se manter atualizado com a leitura de livros de administração. Vamos nos aprofundar no tema neste Guia de Compra. Boa leitura!

Imagem de um homem de negócios.

Os livros de administração aliam teoria e prática. (Fonte: Bruce Mars / Pexels.com)

O que são livros de administração?

Os livros de administração tratam da ciência responsável por direcionar a gestão de recursos humanos, materiais e financeiros de uma empresa, com o objetivo de promover o melhor aproveitamento de cada um deles.

A essência desses livros é transmitir a ideia de que administrar é um processo que envolve quatro etapas: planejamento, organização, direcionamento e controle. Mas antes de aplicar essas etapas é preciso conhecer os princípios e técnicas.

Depois de conhecer a teoria é preciso adquirir conhecimentos práticos (o chamado know how de mercado) que envolvem desenvolvimento de visão estratégica, habilidades de comunicação, estratégias de gestão de pessoas e liderança.

Um bom livro de administração é capaz de unir a teoria à prática, construir e desconstruir conceitos e ser aplicável a situações cotidianas. Diante da relevância, você encontra inúmeros títulos à venda em livrarias.

Imagem de uma mulher lendo livros de administração.

Os livros de administração ajudam a desenvolver inúmeras habilidades. (Fonte: Christina Morillo / Pexels.com)

Quais são os ensinamentos dos livros de administração?

Um dos principais conhecimentos adquiridos com a leitura de livros de administração é a habilidade de planejamento, essencial para qualquer profissional que atue na área de administração de negócios.

O administrador é responsável por analisar o cenário no qual a organização se encontra no momento e traçar um plano de ação para conduzir a empresa ao patamar desejado.

Imagem de um funcionário montando o planejamento de uma empresa.

O planejamento faz parte da realização de objetivos, seja na área profissional ou pessoal. (Fonte: Bruce Mars / Pexels.com)

Com um planejamento bem estruturado é hora de seguir para a próxima etapa: organização de recursos – e pessoas. Os livros de administração ensinam técnicas de como lidar com os recursos financeiros e materiais.

Outro ensinamento é como liderar e motivar a sua equipe de funcionários. Apesar da frase soar clichê, “empresas são feitas de pessoas” e resultados expressivos só são alcançados com equipes engajadas e motivadas.

Nos livros de administração, você vai desenvolver competências relacionadas à inteligência emocional, aprimoramento da comunicação, delegação de tarefas e negociação.

Vantagens
  • Podem englobar assuntos diversos ou serem específicos sobre determinados temas
  • Os livros também podem traçar da trajetória de um grande empreendedor
  • Você encontra livros voltados a estudantes e empreendedores
  • Esses livros discutem cases reais
  • Você encontra livros no formato convencional e digital
  • Alguns livros trazem espaço para fazer anotações
Desvantagens
  • Alguns livros requerem certos conhecimentos em negócios

Posso aprender gestão financeira com livros de administração?

Um dos temas recorrentes nos livros de administração é gestão financeira, um conjunto de ações que envolvem análise, planejamento e controle das movimentações financeiras de uma empresa.

A estabilidade financeira e aumento de lucros são os principais objetivos da administração financeira. Para alcançar esses resultados é importante entender como analisar o fluxo de entrada e saída de recursos financeiros.

Imagem de um livro de administração.

Finanças é um dos principais assuntos abordados em livros de administração. (Fonte: Pixabay / Pexels.com)

Os livros de administração ensinam que a gestão financeira também envolve a análise de crédito e o mercado de investimentos. Com esses conhecimentos, o profissional é capaz de articular movimentações financeiras com segurança.

Ao desenvolver essas habilidades, o profissional garante autonomia para tomar decisões acerca do orçamento e administração do capital de giro da empresa. A administração financeira é essencial para a solidez da empresa e retorno em lucro.

O que os livros de administração ensinam sobre liderar e gerir pessoas?

Gestão de pessoas e liderança são assuntos recorrentes em livros de administração, pois há um consenso de que o talento humano é um dos recursos mais valiosos em uma empresa.

Uma equipe comprometida deve ser conduzida por bom líder. Para desenvolver a capacidade de liderar é preciso adquirir inteligência emocional e aprimorar suas relações interpessoais.

Imagem de pessoas trabalhando.

Os livros de administração também ensinam como liderar equipes. (Fonte: Moose Photos / Pexels.com)

Qual é a novidade dos livros de administração em 2020?

Uma das novidades dos livros de administração lançados em 2020 é o tema produtividade. Com jornadas de trabalho longas e exaustivas, os níveis de estresse aumentam e a produtividade diminui.

Como essa é a realidade da maioria das pessoas, é preciso conhecer técnicas e ferramentas relacionadas à gestão do tempo. Ao aplicar esses conhecimentos, você vai conseguir concluir seus projetos no prazo sem comprometer sua vida pessoal.

Nesse sentido, os livros de autoajuda também são uma boa pedida.

Quanto custa?

Os livros de administração mais acessíveis custam entre R$20 e R$30, alguns são mais caros e custam entre R$50 e R$85 e outros ultrapassam os R$100. Os livros em versão digital são mais baratos, principalmente se você for assinante do Kindle Unlimited.

Onde comprar?

Você encontra livros de administração em grandes livrarias como Saraiva e Cultura. Se preferir, dá para fazer a compra pela internet em lojas virtuais como Amazon, Fnac, Submarino, entre outros. Online, você pode optar pelas versões físicas ou virtuais, que geralmente são mais baratas.

Critérios de compra: Fatores para comparar os livros de administração

Os livros de administração ganharam popularidade pois discutem – com uma linguagem simples – conceitos e métodos que podem fazer toda a diferença na trajetória profissional do leitor.

Mas com a variedade de títulos disponíveis nas prateleiras das livrarias, definir sua próxima leitura pode ser uma tarefa difícil. Pensando nisso, selecionamos os principais critérios de compra abaixo:

  • Tema
  • Público-alvo
  • Autor
  • Formato

Vamos detalhar cada um dos itens ao longo desta seção.

Tema

Os livros de administração podem tratar de múltiplos temas ou serem específicos sobre determinados assuntos. Os principais temas específicos são gestão de pessoas, administração financeira, produtividade e empreendedorismo.

Esses livros também podem narrar a história de grandes empresários como as biografias de Elon Musk (CEO da SpaceX), Jeff Bezos (CEO da Amazon), Steve Jobs (fundador da Apple), Bill Gates (fundador da Microsoft), entre outros.

As histórias desses empresários servem de inspiração e trazem lições valiosas para novos empreendedores, que conhecem os planos de negócios originais dessas empresas, as tentativas que deram certo, as que falharam e muito mais.

 

Público-Alvo

Você encontra livros de administração para diferentes públicos-alvo: empreendedores, funcionários em cargos de liderança, estudantes de administração e pessoas que participam de concursos na área.

Imagem de uma estudante lendo um livro de administração.

Alguns títulos são voltados a estudantes de administração. (Fonte: Zun Zun / Pexels.com)

Geralmente os títulos voltados a estudantes são os livro-textos, ou seja, obras adotadas como base em determinada disciplina/curso. Esses livros tratam de conceitos de forma mais ampla.

Autor

Se você é estudante e está querendo investir em livros de administração, vai gostar bastante das obras de Idalberto Chiavenato, que ensinam conceitos gerais e específicos com uma linguagem simples.

Para empreendedores, os melhores autores são Eric Ries (startups), Tom Peters (inovação), Michael Porter (liderança), Seth Godin (marketing), Daniel Goleman (Inteligência Emocional), Christian Barbosa (administração do tempo), entre outros.

Imagem de uma estante de livros.

Você encontra livros de administração em diversos segmentos. (Fonte: Nick Fewings / Unsplash.com)

Formato

Entre as vantagens dos livros de administração em formato digital (e-Book), podemos citar a possibilidade de armazenar centenas de títulos em seu e-Reader, pois os livros são mais baratos.

Você também pode ler o primeiro capítulo desses livros gratuitamente, dessa forma você não perde dinheiro investindo em livros que não têm uma linguagem fluida ou não tratem exatamente do que você gostaria de ler.

Entretanto, os livros de administração no formato tradicional têm suas vantagens, dentre elas a leitura que não cansa os olhos e a possibilidade de colecionar os melhores exemplares em uma estante.

Formato tradicional Formato digital
Diferencial O contato com o livro Praticidade: ocupa pouco espaço e é leve
Vantagens Dá para colecionar os títulos A leitura flui mais rapidamente e os livros são mais baratos
Desvantagens É pesado, volumoso e mais caro A leitura em um dispositivo móvel pode cansar seus olhos

(Fonte da imagem destacada: Daria Nepriakhina / Unsplash.com)

Por que você pode confiar em mim?

Apaixonada por ler e escrever, empenha-se em produzir conteúdo relevante sobre áreas pelas quais tem muito interesse, como tecnologia, qualidade de vida, beleza e lazer.