Imagem de um livro Agatha Christie.
Ultima atualização: 3 de outubro de 2019

Como escolhemos

12Produtos analisados

14Horas investidas

3Estudos avaliados

87Comentários coletados

Seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil! Se ao pensar em histórias de mistério, você não lembrar dos livros de Agatha Christie, então você precisa conhecer uma de suas quase 90 obras publicadas.

Desse livros, seis são romances – publicados sob um pseudônimo – 15 são livros de contos e 66 são suspenses policiais que renderam à autora o título de romancista mais influente do mundo. Se você deseja conhecer mais sobre a vida e obra de Agatha Christie, continue lendo este artigo.




Primeiro, o mais importante

  • Os livros de Agatha Christie estão entre os mais lidos do mundo. A autora só perde para a Bíblia e William Shakespeare.
  • Embora o suspense policial fosse sua especialidade, Agatha Christie escreveu seis romances, publicados sob o pseudônimo Mary Westmacott.
  • Os livros de Agatha Christie são tão fáceis de ler que ela é uma das autoras favoritas de quem está aprendendo inglês. Além de praticar a leitura em idioma original, os leitores também aprendem sobre a cultura do povo inglês.

Você também pode gostar:

Os melhores livros de Agatha Christie: Os favoritos da redação

Se você está interessado em conhecer os livros de Agatha Christie, deve começar pelos clássicos. Dessa forma, você vai conhecer o estilo narrativo da Dama do Crime. Para ajudá-lo a encontrar um bom título, selecionamos os melhores livros da autora, segundo a crítica e o público.

O romance policial mais vendido da história

E Não Sobrou Nenhum narra a história de dez pessoas que são convidadas por anfitriões misteriosos a passar alguns dias em uma mansão localizada numa ilha deserta. No entanto, dia após dia, cada um deles é assassinado, sem saber o porquê ou por quem. Sem a ajuda de um detetive para solucionar o caso, cabe a eles descobrir o real motivo de terem sido levados àquele lugar.

O suspense mais aclamado

Em O Assassinato do Expresso do Oriente, o detetive Hercule Poirot está a bordo de um trem, quando a viagem é interrompida por uma nevasca. Na mesma noite, um dos passageiros é encontrado morto a facadas. Resta ao detetive solucionar o crime, enquanto o Expresso do Oriente não segue viagem.

Um thriller controverso

Em O Assassinato de Roger Ackroyd, o detetive Hercule Poirot precisa investigar o assassinato de um dos moradores de uma pacata vila no interior da Inglaterra. Poirot conta com o auxílio do médico local, Dr. James Shephard, para solucionar o mistério em um suspense que utiliza elementos narrativos para desviar a atenção do leitor do culpado pelo crime.

Guia de Compra

Muitos leitores são instigados pelo enredo clássico dos romances policiais – uma pessoa morre sob circunstâncias misteriosas e uma investigação é instaurada para solucionar o crime – sem saber que a fórmula narrativa não existiria da forma que conhecemos hoje, se não fosse pelos livros de Agatha Christie.

Também chamada de Rainha do Crime, Agatha Christie revolucionou a literatura policial com seus personagens carismáticos, cenas de crime surpreendentes e pistas falsas. Conheça mais sobre os livros de Agatha Christie neste Guia de Compra.

Imagem de uma jovem lendo.

Os livros de Agatha Christie prendem a atenção do leitor pela narrativa misteriosa e surpreendente. (Fonte: Austin Distel / Pexels)

Quem foi Agatha Christie?

Agatha Christie afirmou em uma entrevista, poucos anos antes de sua morte, que gostaria de ser lembrada como uma boa autora de romances policiais.

Os livros de Agatha Christie foram traduzidos em mais de 100 idiomas.

O que Agatha Mary Clarissa Christie nem sonhava, é que seria reconhecida como uma das melhores escritoras de suspense policial do mundo, com bilhões de cópias vendidas em diversos idiomas.

A jovem inglesa nasceu no final do século XIX na cidade de Torquay, no interior da Inglaterra, filha de pai norte americano e mãe inglesa. Desde criança, Agatha
demonstrou interesse pela literatura, seu hobby era escrever contos e poemas.

Em 1914, casou-se com o Coronel Inglês Archibald Christie, de quem adotou o sobrenome mundialmente conhecido, e com quem teve uma filha. Em 1917 foi desafiada pela irmã a escrever uma trama policial.

Inspirada nos venenos do hospital em que trabalha como farmacêutica durante a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), escreveu o primeiro romance: O Misterioso Caso de Styles, publicado três anos depois.

foco

Você sabia que Agatha Christie foi apelidada de Rainha do crime? A autora recebeu esse apelido, pois revolucionou os romances policiais, graças à sua habilidade de escrever tramas envolventes, com personagens marcantes e finais surpreendentes.

A consagração como escritora aconteceu em 1926, como a publicação do suspense O Assassinato de Roger Ackroyd. Nesse mesmo ano, Agatha Christie se divorciou. Quatro anos depois, se casou novamente com Max Mallowan.

As viagens em companhia do marido arqueólogo serviram como inspiração para os livros Assassinato no Expresso do Oriente (1934) – romance mais famoso da autora – Morte na Mesopotâmia (1936), Morte no Nilo (1937) e Aventura em Bagdá (1951).

Com produção literária intensa, Agatha Christie consolidou prestígio junto ao público, tornando-se autora de best-sellers. Em mais de 50 anos de carreira, escreveu dezenas de livros, sendo a maioria livros de mistério.

Agatha Christie faleceu em 1976, aos 86 anos, em decorrência de uma pneumonia. Mas continua sendo uma referência e sucesso de vendas em livros de romance policial, confira as vantagens e desvantagens dos livros da autora na tabela abaixo:

Vantagens
  • São dezenas de títulos para você escolher
  • A autora também tem romances publicados sob o pseudônimo Mary Westmacott
  • Você encontra as obras em volumes, boxes e coletâneas
  • Os livros podem ser no formato impresso, digital ou audiolivro
Desvantagens

Não há variedade de gêneros literários cross_list]

Qual é o gênero literário dos livros de Agatha Christie?

Os livros de Agatha Christie são do gênero suspense – precisamente do subgênero suspense policial. A estrutura narrativa clássica aborda um crime ou uma sequência de crimes, narrados a partir do ponto de vista do detetive.

Outro elemento importante nos livros de Christie é o acontecimento inesperado, seja no início, meio ou fim da narrativa. O leitor deve reunir as pistas para tentar compreender a totalidade dos fatos, relevada apenas no final da história.

Nem todo mundo sabe, mas os livros de Agatha Christie não foram apenas sobre histórias de crime. Sob o pseudônimo de Mary Westmacott, a autora publicou romances baseados em momentos e reflexões sobre a vida.

Imagem de um dos livros de Agatha Christie.

Os livros de Agatha Christie são do subgênero suspense policial. (Fonte: Divulgação / AgathaChristie.com)

Quais livros de Agatha Christie foram adaptados para o cinema e televisão?

Alguns livros de Agatha Christie transcenderam as páginas dos livros e ganharam adaptações cinematográficas. O novo formato, fez com que os livros da autora ganhassem ainda mais notoriedade entre o grande público.

O Assassinato no Expresso do Oriente ganhou duas adaptações, uma em 1974 e outra em 2017. O filme de 1974 é fiel à obra original, com o protagonismo compartilhado entre o detetive Poirot e os suspeitos do assassinato. No remake de 2017, o foco recai sobre os suspeitos do crime.

Conheça as diferenças entre o livro e o filme O Assassinato no Expresso do Oriente (2017), observadas por Samara Pimenta, autora do canal Hoje é Dia:

E não sobrou nenhum também foi adaptado para as telonas em dois filmes: O vingador Invisível (1945), dirigido por René Clair, e Não Sobrou Nenhum (1965), com a direção de George Pollock.

Morte no Nilo foi adaptado com o título Morte sobre o Nilo (1978), dirigido por John Guillermin. A obra vai ganhar um remake, sequência de O Assassinato no Expresso do Oriente (2017), mas ainda não há previsão de estreia.

Além desses títulos, outros livros de Agatha Christie já foram adaptados para o cinema.

Critérios de compra: Fatores para comparar os diferentes livros de Agatha Christie

Quem curte ficção policial, deve dar uma chance aos livros de Agatha Christie. Com uma bibliografia vasta, não será difícil encontrar um título interessante, você só precisa analisar as seguintes características:

  • Gênero
  • Volume, Box ou coletânea?
  • Livro impresso, e-Book ou audiolivro?
  • Editora

Vamos explicar cada um dos critérios ao longo desta seção.

Gênero

Além dos 66 livros de suspense policial, Agatha Christie também escreveu alguns romances sob o pseudônimo de Mary Westmacott, que permaneceu em segredo por mais de 20 anos, são eles:

O Gigante, Retrato Inacabado – inspirado na crise que Agatha Christie viveu após o término de seu primeiro casamento – Ausente na primavera, O Conflito, Filha é Filha – inspirado na relação de Agatha Christie com sua filha Rosalind – Entre dois amores e O Fardo.

Confira algumas sugestões de livros de suspense policial de Agatha Christie selecionadas por Natália Lins e Aline Guevara, em um vídeo do canal do Youtube Nenhuma das Alternativas.

Volume, box ou coletânea

Quem deseja comprar os livros de Agatha Christie, pode investir nas obras em volume único, box ou coletâneas. As melhores coletâneas são “Melhores Histórias de Hercule Poirot” e “Melhores Histórias de Miss Marple”, ambas da Editora Harper Collins.

A L&PM também tem algumas coletâneas como: Mistérios dos Anos 30, com os livros O Mistério Sittaford, Por que não pediram a Evans? E É Fácil Matar.

Em Mistérios dos Anos 40, você encontra os títulos: M ou N?, Hora Zero, Um Brinde de Cianureto e A Casa Torta. Em Mistérios dos Anos 50 é a vez de Aventura em Bagdá, Um Destino Ignorado, Punição para Inocência e Cavalo Amarelo.

Em Mistérios dos Anos 60 você encontra os títulos Noite sem Fim, Um Pressentimento Funesto, Passageiro para Frankfurt e Portal do Destino. Todas essas coletâneas estão disponíveis na versão impressa e digital.

Imagem de livros empilhados e xícara de café.

Os livros de Agatha Christie são um sucesso entre o público e a crítica. (Fonte: wamsler / 123RF)

A Editora Harper Collins lançou a coleção Box Agatha Christie em oito volumes com três livros em cada, em capa dura e ilustração exclusiva:

  • Vol.1: Morte no Nilo, Um Corpo na Biblioteca e O Assassinato no Expresso do Oriente.
  • Vol.2: Morte na Mesopotâmia, Os Elefantes não Esquecem e Mansão Hollow.
  • Vol.3: O Mistério dos Sete Relógios, Os Crimes ABC e Os Trabalhos de Hércules.
  • Vol.4: A Maldição do Espelho, Cem gramas de Centeio e Nêmesis.
  • Vol.5: Convite para um Homicídio, M ou N? e A Casa do Penhasco.
  • Vol.6: Hora Zero, O Natal de Poirot e Treze à Mesa.
  • Vol.7: A Casa Torta, Um Pressentimento Funesto e Assassinato na Casa do Pastor.
  • Vol.8: Cai o pano, A Extravagância do Morto e Poirot Perde uma Cliente.

Livro impresso, e-Book ou Audiolivro

Os livros de Agatha Christie podem ser lidos de maneira convencional – livro impresso, com encadernação simples ou edição especial – livro digital para tablet ou e-Reader, ou audiolivro.

O livro impresso é ideal colecionadores, o e-book é uma opção mais econômica –mesmo que você precise investir em um e-Reader, como o Kindle – e o audiolivro é ideal para deficientes visuais ou para quem não tem muito tempo para a leitura.

Editora

Os livros de Agatha Christie foram publicados por diferentes editoras aqui no Brasil, como Globo Livros, L&PM, Harper Collins e Nova Fronteira. A Globo Livros oferece 11 títulos em capas com ilustrações modernas. A Nova Fronteira traz edições de luxo em capa dura.

A Harper Collins é a melhor opção para quem prefere comprar coletâneas ou boxes com os livros em capa dura. Para comprar livros em encadernação comum, em tamanho convencional, pocket ou em formato digital, a L&PM é uma ótima opção.

(Fonte da imagem destacada: Katerina Solovyeva / 123RF)

Por que você pode confiar em mim?

Apaixonada por ler e escrever, empenha-se em produzir conteúdo relevante sobre áreas pelas quais tem muito interesse, como tecnologia, qualidade de vida, beleza e lazer.