Mãos segurando livro e xícara de café na mesa.
Ultima atualização: 5 de outubro de 2019

Como escolhemos

6Produtos analisados

15Horas investidas

3Estudos avaliados

41Comentários coletados

Seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil! Hoje vamos falar dos livros do poeta e cordelista Bráulio Bessa. Famoso por seu quadro no programa de Fátima Bernardes, Bráulio Bessa foi além e registrou suas rimas transformadoras em livros.

Nesse artigo, você vai conhecer um pouco sobre a vida e as influências que marcam os livros de Bráulio Bessa, além de descobrir quais critérios você deve analisar para escolher a melhor obra e começar a ler agora mesmo.




Primeiro, o mais importante

  • O cearense Bráulio Bessa ficou famoso por divulgar o Nordeste, o cordel e a poesia através de rimas.
  • Tratando de temas universais e atuais, os livros de Bráulio Bessa são sucesso absoluto entre os leitores.
  • Vamos mostrar para você como escolher e comprar os melhores livros de Bráulio Bessa.

Você também pode gostar:

Os melhores livros de Bráulio Bessa: os favoritos da nossa equipe

Não que você precise escolher apenas um dos livros de Bráulio Bessa para ler. Afinal, quanto mais melhor. Mas, para ajudar você a iniciar essa jornada pelas rimas do poeta, listamos a seguir as melhores obras já lançadas. Confira:

O melhor da poesia de todos os cantos do Brasil

‘Poesia que Transforma’ é o segundo livro de Bráulio Bessa. Na versão impressa, contém 192 páginas; no kindle são 186. São mais de 30 poemas sobre sua história, além de depoimentos de fãs. O livro tem ilustrações do artista baiano Elano Passos.

O melhor livro sobre afetos e cotidiano

Uma compilação de poemas conhecidos pelo público através das telas de TV, e tantos outros inéditos, ‘Poesia com rapadura’ tem 152 páginas. Esse livro de Bráulio Bessa trata de temas que envolvem o Nordeste, o amor, a fé, e a vida em geral.

O livro que vai além do cordel tradicional

‘Um carinho na alma’ é ilustrado pelo artista cearense André Nódoa. Aqui, Bráulio Bessa faz rimas sobre amor, esperança, amizade, a seca, a injustiça e a falsidade. Na versão impressa são 160 páginas e no ebook são 159.

Guia de Compra

Escolher um livro é realmente algo muito pessoal. Mas a escolha certamente passa pela análise da vida e obra do autor. Por isso, criamos esse Guia de Compra com as informações mais relevantes sobre os livros de Bráulio Bessa, sua história de vida e influências.

Quem é Bráulio Bessa e por que você deve ler seus livros?

É muito provável que você já tenha visto ou ouvido Bráulio Bessa. Afinal, ele se tornou famoso em todo o Brasil ao declamar seus versos no programa “Encontro com Fátima Bernardes”, da Rede Globo.

Bráulio Bessa é poeta, cordelista, contador de histórias, declamador e palestrante.

Bráulio Bessa é poeta, cordelista, contador de histórias, declamador e palestrante. Mas antes de chegar à TV, Bráulio percorreu uma longa jornada que marcou seus poemas mais famosos.

Nascido em Alto Santo, interior do Ceará, aos 14 anos Bráulio teve um encontro arrebatador com a poesia e nunca mais parou de criar versos sobre a vida no sertão, os afetos, as mazelas e as alegrias da vida.

Em 2012, ele viu uma oportunidade de compartilhar suas rimas, que resgatavam a tradicional literatura de cordel, em vídeos na internet. Com isso, chegou a ultrapassar a marca de 100 milhões de visualizações em seus vídeos.

Tendo como marcas registradas o sotaque, o inseparável chapéu e o domínio das palavras que transformam quem as escuta, Bráulio então chamou a atenção da TV.

E foi então que ele ganhou um quadro semanal no programa da jornalista e apresentadora Fátima Bernardes.

Fátima BernardesJornalista e apresentadora de TV

“O Bráulio mexe com nossas memórias, nossos sentimentos, faz aflorar o melhor da gente.”

Ali, Bráulio passou a divulgar e apresentar a cultura do Nordeste sob um olhar poético. O poeta foi além e conquistou os telespectadores com rimas sobre os mais diversos assuntos: desde depressão e desigualdade até esperança e amor.

Inspirado pelo retorno positivo dos telespectadores, em abril de 2017 Bráulio lançou seu primeiro livro, intitulado “Poesia com Rapadura”.

E daí em dia diante não parou mais, se tornando o primeiro escritor de literatura de cordel a atingir o topo da lista de mais vendidos da Amazon.

Quais as influências presentes nos livros de Bráulio Bessa?

As duas principais influências presentes nos livros de Bráulio Bessa estão intimamente ligadas: os poemas de Patativa Assaré e a Literatura de Cordel.

O poeta e repentista Patativa do Assaré (1909-2002) é um dos principais representantes da arte popular nordestina do século XX, com livros traduzidos em diversos idiomas.

Tanto que um de seus poemas mais conhecidos, ‘A triste partida’, foi cantado por Luiz Gonzaga, o rei do baião.

O primeiro contato de Bráulio Bessa com as palavras de Patativa aconteceu quando Bráulio precisou fazer um trabalho escolar, ainda na adolescência.

Ele mesmo conta em entrevistas que, se antes era um menino que sonhava em ter apenas um videogame e roupas de marcas, após ler as palavras de Patativa, decidiu ser escritor.

Isso porque, Patativa falava de temas como saudade e amor, além da vida sofrida do sertão, e sempre com um forte apelo social abordando temas como corrupção, seca e desigualdade. Temas transformadores, com linguagem poética, que são a base dos livros de Bráulio Bessa.

foco

Você sabia que a Literatura de Cordel é uma manifestação literária tradicional da cultura popular brasileira, mais precisamente do interior nordestino?

E tem como principais caraterísticas a oralidade e a presença de elementos da cultura brasileira, além da função social de informar divertindo.

Quais os livros publicados de Bráulio Bessa?

De 2017 até 2019, já foram lançados quatro livros de Bráulio Bessa. O sucesso entre os leitores é tão grande que, em 2018, o livro ‘Poesia que Transforma’ permaneceu por 18 semanas consecutivas na lista de mais vendidos do Brasil.

A seguir, você conhece um pouco sobre cada um dos livros de Bráulio Bessa:

  • Poesia com Rapadura (2017): Primeiro livro de ficção do cordelista, inspirado na poesia de Patativa do Assaré. Trata de uma compilação de poemas conhecidos e inéditos de Bráulio Bessa.
  • Poesia que transforma (2018): O segundo livro do autor foi o sétimo mais vendido na Festa Literária Internacional de Paraty, posicionando a obra na 4ª posição dos mais vendidos do Brasil em julho daquele ano.
  • Recomece (2018): Nesse livro o autor propõe, por meio de perguntas, que a partir do poema ‘Recomece’ o leitor escreva sua própria história.
  • Um carinho na alma (2019): No mais recente lançamento, Bráulio Bessa mistura o cordel tradicional com rimas inspiradas em temas do cotidiano e também de sua história no Ceará.
Braulio BessaPoeta

“Quando a vida bater forte e sua alma sangrar, quando esse mundo pesado lhe ferir, lhe esmagar… É hora do recomeço. Recomece a LUTAR.”

Quais as vantagens dos livros de Bráulio Bessa?

A grande vantagem dos livros de Bráulio Bessa é, de fato, o impacto que suas palavras tem ao fazer o leitor refletir sobre si mesmo e sua atuação no mundo.

Dotado de lirismo, os poemas de Bráulio Bessa vão além da beleza e encantamento. Prova do poder transformador dos livros de Bráulio Bessa são os depoimentos de seus leitores, registrados em uma de suas obras.

Outra vantagem é que, como os livros de Bráulio Bessa tem como base a literatura de cordel, é possível adquirir ainda mais intimidade e conhecimento com esse tipo de narrativa.

View this post on Instagram

Dê livros de presente neste Natal! ❤️

A post shared by Bráulio Bessa (@brauliobessa) on

Por outro lado, vale mencionar que, até o momento, dentre os livros de Bráulio Bessa já publicados, apenas uma minoria conta com a versão digital.

A seguir, você confere as principais vantagens e desvantagens os livros de Bráulio Bessa:

Vantagens
  • Poesia que transforma
  • Temáticas sensíveis, atuais e variadas
  • Uma aula sobre o cordel
  • Preço superacessível
Desvantagens
  • Poucos títulos na versão digital

Quanto custa e onde comprar os livros de Braulio Bessa?

Itens como formato, número de páginas e qualidade da edição podem influenciar no preço dos livros. Os livros de Bráulio Bessa custam entre R$12 e R$35.

Você pode adquirir as obras em livrarias e até em lojas de departamento e hipermercados, como Lojas Americanas e Carrefour.

Mas, a maneira mais prática ainda é comprar pela internet. Em sites como a Amazon Brasil, por exemplo, você ainda consegue descontos promocionais.

Critérios de compra: Como escolher o livro de Bráulio Bessa ideal

Na hora de escolher um título de um determinado autor, vale observar alguns fatores que podem atrair mais a sua atenção. Para ajudar você, nós listamos a seguir alguns dos principais critérios que você deve levar em conta antes de comprar livros de Bráulio Bessa. Veja:

  • Versão impressa ou Kindle
  • Temática
  • Ilustrações
  • Extras

Confira abaixo como analisar cada um desses fatores.

Versão impressa ou Kindle

Antes de tudo, você precisa decidir entre livros de Bráulio Bessa impressos e os de formato ebook, que são lidos no Kindle, por exemplo.

Aqui você deve levar em consideração a forma de leitura que melhor lhe agrada, a praticidade, mobilidade e, é claro, o preço.

Os livros de Bráulio Bessa na versão impressa estão disponíveis em capa comum e o número de páginas varia entre 80 e 192.

Os adeptos da versão impressa gostam de folhear as páginas e de ter o livro sempre à vista e à mão, na prateleira.

Já os ebooks, por serem lidos em um aparelho leve e compacto, garantem mais mobilidade e praticidade. Outra vantagem é poder adquirir obras recém lançadas instantaneamente.

Mulher lendo no kindle.

Você pode ler livros de Bráulio Bessa na versão impressa ou digital. (Fonte: Perfecto Capucine / Pexels)

Temática

Suas obras são fundamentadas na poesia e no cordel.

Em seguida, analise as temáticas dos livros de Bráulio Bessa. Todas as suas obras são fundamentadas na poesia e no cordel, mas ainda assim cada título tem um enfoque mais voltado para certos temas.

Um exemplo são os temas sensíveis e atuais, como depressão, suicídio, homofobia e racismo. Você também vai encontrar temas que envolvem inclusive depoimentos de leitores do autor, que tiveram suas vidas transformadas por meio de seus poemas.

Outras temáticas que você vai encontrar nos livros de Bráulio Bessa são: medo, preconceito, amor, depressão, identidade, Nordeste, seca, superação e etc.

Ilustração

Se você gosta de livros que contêm ilustração, leve em conta esse fator também. Alguns livros de Bráulio Bessa contam com ilustrações belíssimas e significativas.

‘Poesia com rapadura’, por exemplo, possui ilustrações assinadas pelo artista Perron Ramos, de Caruaru. A estética remete às xilogravuras, mas com toques de muita cor.

Extras

Por fim, fique atento na hora de comprar os livros de Bráulio Bessa, especialmente em sites da internet. Mas, calma, porque a notícia aqui é boa.

Não raro, além de promoções, você também pode encontrar kits no qual além do livro você recebe alguns brindes extras. Um bom exemplo é o livro que vem acompanhado de livretos de cordéis.

(Fonte da imagem destacada: Thought Catalog / Pexels)

Por que você pode confiar em mim?

Izabel Toscano Jornalista
Nômade digital, jornalista, leitora e questionadora compulsiva. Já trabalhou em jornais diários e sites de notícias no Brasil, e em plataformas online na Irlanda e na França. Hoje, roda o mundo escrevendo sobre temas variados, sempre atenta às novas tecnologias e a tudo que surge para trazer leveza à vida.