Ultima atualização: 2 de setembro de 2021

Como escolhemos

13Produtos analisados

23Horas investidas

5Estudos avaliados

81Comentários coletados

A história é a ciência social do conhecimento através da indagação. Seu estudo, quando você tem os livros certos, pode se tornar uma emocionante viagem do mundo. Este ramo do conhecimento é muito mais do que datas e nomes. Entender a história nos ajuda a entender o presente e porque as coisas são como são.

Embora muitas pessoas decidam ficar com o conhecimento adquirido na escola, nunca é demais contrastar e complementar essas sessões em sala de aula com novo aprendizado. Escrever história é uma atividade, embora científica, com um alto nível de subjetividade, pois se presta a leituras e interpretações por parte da pessoa que faz a pesquisa.

Por esta razão, neste artigo nós lhe daremos todas as ferramentas e conselhos que você precisa para escolher o melhor livro de história do mercado.




O mais importante

  • Um livro de história é um texto que compila informações sobre um evento ou personagem importante em um lugar e hora específicos. É a principal ferramenta para o estudo desta disciplina e suas ramificações.
  • Através deles, podemos conhecer e entender nosso passado e presente.
  • O mercado oferece um grande número de categorias, coleções e títulos relacionados com o estudo da história.
  • A principal segmentação está na diferenciação entre livros acadêmicos (para públicos especializados) e livros populares (para o público em geral), além do subgênero literário conhecido como o romance histórico.
  • Ao caminhar pela seção de história e não-ficção das livrarias, muitas vezes somos superados por um sentimento de curiosidade, incerteza e até mesmo ceticismo.
  • Se você está prestes a comprar um livro de história, leve em consideração fatores como perfil do leitor, tom, categoria, assunto e duração.

Livros de história: nossa recomendação dos melhores produtos

Guia de compras: O que você precisa saber sobre os livros de história

A história como disciplina é extremamente ampla, por isso é freqüentemente dividida em períodos, áreas geográficas ou eventos específicos. Para ajudá-lo a fazer a compra certa e obter as informações que você precisa, aqui está um breve guia para tudo que você precisa saber sobre os livros de história.

Um livro de história é uma visão panorâmica do tempo e do espaço. (Foto: alphaspirit / 123rf)

O que é um livro de história e quais são suas vantagens?

Um livro de história é um texto que compila informações verificadas e confiáveis sobre eventos relevantes para um país ou região. Dependendo do tipo de abordagem, ela pode incluir interpretações do autor ou anotações adicionais.

Deve ser sempre explicitado se o texto é objetivo ou subjetivo. Os livros de história são frequentemente muito diversos e cobrem diferentes aspectos ou episódios importantes. Eles também oferecem perspectivas diferentes sobre o mesmo tópico, permitindo ao leitor enriquecer seu conhecimento e fazer seus próprios juízos de valor.

A desvantagem, em contraste, está na dificuldade de proporcionar homogeneidade na entrega de informações. A história, como sabemos, pode ser contada de muitas maneiras diferentes. Portanto, é comum que haja variações no discurso dependendo da editora e de seus interesses comerciais ou ideológicos.

Vantagens
  • Eles ajudam a entender a realidade
  • Podem ser gerais ou especializados
  • Oferecem uma pluralidade de idéias
  • Enfocam as causas dos eventos
  • A maioria é acessível e formativa
Desvantagens
  • As informações podem ser tendenciosas ou tendenciosas
  • Nem todas são confiáveis
  • Pode haver variações nas informações
  • Podem ser bastante extensas
  • Podem ter caído em desuso

Livros acadêmicos ou de história popular?

Uma das diferenças substanciais entre os livros de história reside em seu público-alvo. Isto irá determinar a linha narrativa, a linguagem, os recursos e o tom com o qual os tópicos serão abordados. Podemos apontar duas categorias principais que segmentam o mercado com base no conteúdo.

  • Acadêmico. Isto inclui todos os textos científicos. Os livros acadêmicos são aqueles usados para fins de treinamento ou pesquisa e que, por sua vez, obedecem a rígidos padrões metodológicos. Isto inclui outros ramos da disciplina, como historiografia e historiologia.
  • Popular. Estes são todos os livros de história que eliminam os aspectos técnicos ou conceitos acadêmicos, a fim de oferecer um conteúdo muito mais acessível. Eles são caracterizados pelo uso de linguagem semi-formal e aprofundam tópicos e aspectos relevantes para garantir a compreensão dos assuntos.
Académico Popular
Linguagem Formal, técnico Semi-formal
Valor académico Sim Nem sempre
Público-alvo Estudantes especializados, investigadores, professores Público em geral
Distribuição Livrarias especializadas, bibliotecas Livrarias gerais físicas e on-line

O que são romances históricos?

São textos que utilizam um ou mais eventos, lugares ou personagens reais para contar uma história inventada. Deve-se enfatizar que os romances históricos são sempre ficção, pois incluem elementos fantásticos que não são necessariamente baseados em estudos históricos aprofundados.

Embora estes tipos de textos não devam ser usados como referência ou estudo da história formal, eles são um grande complemento para entender alguns aspectos da história, especialmente no espectro social. Os romances históricos podem testemunhar a história através da voz dos esquecidos, como O Diário de Anne Frank.

Quem disse que a história tem que ser enfadonha? (Foto: bowie15 / 123rf)

Quanto custam os livros de história?

O principal fator que pode mudar o preço de um livro de história é o material adicional: fotos, apêndices e referências. Uma cópia média pode variar entre 40 e 130 BRL, o que dependerá destes e de outros fatores, como questões editoriais ou o suporte do texto. Quando se trata de livros populares ou de cultura geral, os suplementos são normalmente reduzidos.

Nesses casos, entende-se que os leitores precisam ser informados através de textos que incluam citações, referências e intertextualidade. Os livros de história com essas características custam entre  40 e 80 MXN.

Quando se trata de públicos mais receptivos ao conteúdo visual, como crianças, os livros de história podem incluir imagens ou mesmo desenhos animados que relacionam os fatos. A inclusão destes e outros elementos ilustrativos e lúdicos coloca os preços entre 90 BRL e 130 BRL.

Critérios de compra

Aprender história é entender o mundo ao nosso redor e começar a olhar para ele com olhos diferentes. Os livros que escolhemos para aprender podem ser decisivos na forma como reagimos ao passado. Para garantir que seu julgamento não seja obscurecido pela miríade de títulos disponíveis, considere os seguintes aspectos:

Perfil do leitor

Como mencionado acima, é importante entender o tipo de público que os livros terão. O estudo da história pode ser uma atividade muito valiosa quando é executada da maneira correta e com os meios certos. Se você vai comprar um livro de história, pense no perfil do leitor.

  • Crianças com menos de 12 anos de idade. Como sabemos, as crianças têm necessidades e interesses específicos quando se trata de consumir produtos culturais. A maneira ideal de ensinar história a uma criança é usar livros com materiais didáticos, ilustrações e conteúdos que usem linguagem apropriada para sua compreensão.
  • Adolescentes e adultos (geral). Isto inclui todas as pessoas que não estão envolvidas no estudo formal da história, mas que têm interesses relacionados a ela. O nível de cultura ou familiaridade da pessoa com os tópicos a serem cobertos deve ser levado em consideração, pois isso determinará o quão avançadas as leituras podem ser.
  • Especialistas adultos. Isto é especificamente destinado a pessoas cujo interesse profissional se inclina para a história. Neste caso, são recomendados livros que aprofundam tópicos particulares, levando em conta que o leitor já tem um histórico anterior ao conhecimento especializado.

Tom

História é uma disciplina de interpretações. Embora seja necessário seguir procedimentos científicos para seu estudo e divulgação, cada autor ou editora geralmente tem sua própria visão dos fatos. É essencial que você entenda o tipo de informação que você está recebendo e o tom em que ela é apresentada a você.

  • Objetivo. Um tom objetivo é quando o foco está em fatos e relatos que são universalmente aceitos pela comunidade historiadora. Isto inclui livros acadêmicos, assim como livros populares que lidam com informações gerais sobre tempos ou lugares. A melhor opção se você estiver procurando por fontes de informação confiáveis.
  • Subjetivo. Textos escritos por figuras proeminentes na vida política de qualquer país, assim como pensadores e líderes de opinião. Geralmente há um preconceito ideológico por parte do autor. Estes livros são muito úteis se você procura entender a postura política e as opiniões sobre a historiografia do escritor.
  • Sátira. Toma aspectos da história e os transforma em interpretações críticas de certos personagens ou eventos. A sátira é expressa em um tom burlesco e explicitamente com o propósito de entretenimento. Este tipo de texto é destinado a pessoas com conhecimento prévio de história que gostam de humor ácido ou negro.

Categoria

Os livros de história podem lidar com um número inimaginável de assuntos, pois eles são um registro de todos os eventos importantes do mundo ao longo do tempo. Para ajudar você a começar a segmentar sua leitura, comece perguntando-se que tipo de foco você está procurando. Aqui estão nossas principais sugestões:

  • Universal. Estes lidam com os eventos mais relevantes de uma ou todas as eras ao redor do mundo. Embora alguns livros tendem a focar mais no mundo ocidental, esta é uma ótima opção se você estiver procurando colocar eventos em diferentes regiões e culturas em perspectiva cronológica.
  • Por país. Isto é uma redução considerável no fluxo de informações. Os livros de história de uma nação dão conta dos eventos mais relevantes, desde o surgimento das primeiras culturas até os dias de hoje. Eles geralmente fornecem respostas para a maioria das coisas que tomamos como garantidas na sociedade contemporânea.
  • Por período. Outra maneira de segmentar o estudo da história é por período. Isto pode envolver, por sua vez, a categorização por região ou por cultura. Grandes exemplos incluem os livros de história da Grécia Antiga, da Segunda Guerra Mundial ou do período colonial na Mesoamérica.

Assunto de estudo

Toda história tem um protagonista. O estudo e disseminação desta ciência social geralmente estabelece eixos de narrativa e pesquisa baseados em um ou mais objetos de estudo. Para que você não fique confuso com os títulos, estes são alguns dos eixos temáticos que você pode encontrar como parte dos livros de história.

  • Personagem. Há pessoas cuja passagem por este mundo deixou uma marca indelével. Ao contrário das autobiografias, os textos históricos focados em um personagem específico geralmente olham para o trabalho do protagonista e sua contribuição para o mundo tanto durante sua vida quanto após sua morte.
  • Objeto. O estudo historiográfico também trata da gênese, evolução e declínio de certos objetos ou produtos que deixaram sua marca na humanidade. Estes textos são de particular importância para compreender a forma como as sociedades atuais têm vindo a desenvolver os avanços técnicos, tecnológicos ou teóricos.
  • Fluxo de pensamento. É comum que diferentes disciplinas dediquem parte de seus estudos para documentar sua história. Alguns ramos do conhecimento como física, química, filosofia e arte dão um peso importante para o estudo e compreensão de seus teóricos e postulados passados. O mesmo é válido para filmes, robótica e física. Considerando o tamanho dos livros antes de comprá-los não é pouca coisa. Em áreas tão amplas como a abordada neste artigo, pode ser ambíguo falar simplesmente de "história". Portanto, a extensão dos livros deve ser entendida como uma continuação de narrativas que não podem ser facilmente condensadas. Algumas editoras optam por lançar vários volumes ou coleções de livros para discutir um assunto tão amplo e complexo. Em outros casos, é especificado no início que o assunto em questão é simplesmente um guia introdutório. O importante é ter certeza de que o livro contém as informações que o leitor precisa.

(Foto da imagem em destaque: sondem / 123rf)

Por que você pode confiar em nós?

Resenhas