Ultima atualização: 2 de setembro de 2021

Como escolhemos

12Produtos analisados

26Horas investidas

4Estudos avaliados

68Comentários coletados

Há um número infinito de livros de matemática, de diferentes níveis de complexidade e tópicos. Atualmente também é possível encontrar boas cópias em versões para Kindle ou qualquer outro dispositivo de leitura eletrônica. Isto facilita levá-los com você a todos os lugares para que você nunca pare de estudar.

Nós queremos ajudá-lo a tomar a melhor decisão e é por isso que oferecemos este guia completo para que você tenha todas as ferramentas que você precisa. Estamos certos de que ao final deste artigo você estará pronto para tirar o máximo proveito do seu livro de matemática.




O mais importante

  • Um livro de matemática é um texto que trata de uma das várias áreas da matemática que existem hoje. Eles são projetados para fornecer uma compreensão profunda de diferentes tópicos por meio de gráficos, exercícios ou mesmo ilustrações.
  • Todos eles usam um sistema de linguagem formal para apresentar problemas junto com sua solução.
  • Os livros de matemática podem ser apresentados tanto em formato físico quanto eletrônico.
  • Os livros físicos permitem que você resolva os exercícios diretamente, enquanto os livros digitais exigem que você use um notebook ou teclado.
  • Por outro lado, os dispositivos eletrônicos economizam muito peso e espaço em sua mochila.
  • Nós encontramos alguns fatores de compra que consideramos importantes ao escolher um livro de matemática.
  • Alguns deles são o nível, as diferentes áreas da matemática, a qualidade da ligação ou os exercícios que você vai precisar. Mais sobre isso depois.

Livros de matemática: nossa recomendação dos melhores produtos

Guia de compras: o que você precisa saber sobre livros de matemática

Escolher seu livro de matemática não é uma questão de 5 minutos, especialmente se você for um iniciante e não souber onde procurar. É por isso que queremos ajudá-lo a esclarecer todas as suas dúvidas, para que quando você terminar de ler este artigo, você tenha todas as ferramentas necessárias para tomar a melhor decisão de compra.

É importante procurar um livro de matemática de acordo com o seu nível. (Foto: Evgeny Atamanenko
/123RF)

Quais são as vantagens de um livro de matemática?

Um livro de matemática é um título especializado no estudo e disseminação de novas descobertas nesta ciência cotidiana. Todos nós na escola lutamos com este tipo de livro em um momento ou outro, alguns de nós acabamos ficando aterrorizados enquanto outros estão inclinados a aprofundar no assunto.

A realidade é que a matemática é maravilhosa quando é explicada corretamente. Um bom livro de matemática pode ser útil para uma criança da escola primária, bem como para professores universitários que procuram por exercícios para mantê-los atualizados. Um mau livro, como um mau professor, pode aterrorizá-lo para sempre.

A matemática tem sido uma causa de fascínio e estudo desde os tempos antigos, e graças a ela podemos entender melhor o mundo em que vivemos. Não importa quão específico seja o assunto, qualquer livro de matemática utiliza um conjunto de idiomas formais para formular problemas, bem como as ferramentas para resolvê-los de forma lógica.

Vantagens
  • Esclarecimento de tópicos complexos
  • Contém múltiplos exercícios
  • Apoio ao estudo escolar
  • Há livros para todos os níveis
  • Versões físicas e digitais disponíveis
Desvantagens
  • Pode ser enfadonho
  • Em muitos casos é necessário o acompanhamento de um professor
  • Muitos títulos não são traduzidos
  • Se você não estiver no nível certo, nunca entenderá certos tópicos

Livros de matemática física ou eletrônica - A que você deve prestar atenção?

Nestes dias de e-books, também é possível encontrar livros de matemática em formatos digitais para iBook, Kindle ou PDF. No entanto, os livros físicos ainda têm vantagens interessantes que vale a pena considerar. Embora também seja possível obter seu próprio livro físico e também ter a versão eletrônica como suporte.

  • Livros físicos. A forma tradicional de estudar matemática ainda pode ser a mais fácil. Apesar do grande tamanho de algumas cópias, é muito útil resolver os exercícios diretamente no livro, assim como fazer suas próprias anotações com sua própria caligrafia. Alguns exercícios deixam espaço suficiente para tais notas. Outra grande vantagem desses livros é o tamanho, pois você pode ter bastante espaço para ver vários exercícios ao mesmo tempo. Ao mesmo tempo, é sempre útil folhear e ir direto ao tópico que você está procurando, assim como marcar as páginas para facilitar o acesso às suas anotações.
  • E-books. A grande vantagem dos e-books é que você pode carregar milhares de livros em um único dispositivo, assim você pode estudar vários títulos ao mesmo tempo. Isso facilita levá-los de um lugar para outro sem quebrar as costas na tentativa, além de que você pode fazer todas as anotações que quiser, mesmo que elas não estejam em sua própria caligrafia. Uma das principais desvantagens de ter e-books interativos é que eles nem sempre permitem que você resolva os exercícios diretamente no livro. Além disso, você estará sempre limitado ao tamanho da tela do seu dispositivo, e isso pode ser contraproducente. Há muitos exercícios que são projetados para serem vistos em um determinado formato.
Físico Electrónico
Peso Até 2 kg, dependendo da edição Qualquer que seja o peso do seu dispositivo
Personalize o tamanho da fonte e o tipo de letra Não Sim
Responda aos exercícios directamente no livro Sim Não
Tamanho Até ao tamanho da letra Qualquer que seja o tamanho do ecrã do seu dispositivo

É possível consultar conteúdo matemático online?

Há alguns portais que fornecem consultas sobre vários tópicos matemáticos, assim como exercícios e diagramas para explicá-los. Além disso, muitos deles têm fóruns de discussão onde eles podem ajudá-lo a esclarecer quaisquer dúvidas que você possa ter, bem como participar de discussões sobre tópicos de matemática em geral.

A coisa mais interessante que estes sites oferecem são os exercícios interativos que você pode resolver lá. Alguns deles são emuladores de exames de ingresso em universidades e isso pode ser uma grande ajuda para prepará-lo melhor. Se você respondeu uma pergunta errada, você verá a resposta correta com todo o processo para que possa entendê-la melhor e tentar novamente.

Uma das principais vantagens desses sites é que a maioria deles mantém o conteúdo atualizado, o que você não pode fazer diariamente em livros. Por outro lado, eles podem se emprestar a apresentar informações incorretas ou alteradas. Nós recomendamos o uso desses sites como um suporte educacional, mas não como um substituto para livros.

Quanto custa um livro de matemática?

O custo dos livros de matemática dependerá em grande parte da editora, da qualidade da encadernação e da completude do conteúdo. Um livro de matemática básico custará cerca de 100 BRL enquanto um livro de capa dura mais abrangente com conteúdo mais avançado pode custar até 500 BRL.

E-books, por outro lado, são muito mais baratos. Você pode baixar alguns livros simples de matemática completamente grátis através dos vários portais com lojas online. Por outro lado, se você está procurando um livro mais completo e avançado, você não pagará mais de 70 BRL para o download.

Critérios de compra

Nós sempre procuramos os critérios de compra mais importantes para que você possa tomar a melhor decisão ao comprar seus produtos. Aqui está uma lista de fatores que o ajudarão a obter o máximo do seu livro de matemática.

Nível

Estes níveis nem sempre podem ser medidos por idade, pois sempre houve crianças geniais que entenderão conceitos avançados de matemática. Por outro lado, você pode ser um adulto mais velho que esqueceu tudo o que você aprendeu na escola e quer voltar para a matemática. A escolha do nível dependerá de suas necessidades.

  • Básico. Estes livros de matemática são projetados para crianças que estão apenas começando a se desenvolver na escola. Estes são livros com tópicos simples, muitas ilustrações e espaço para resolver problemas simples. Nós recomendamos que você procure por livros básicos para seus filhos, mas sempre acompanhado por um bom tutor que possa orientá-los.
  • Médio. Este tipo de livro foi desenvolvido para estudantes que já têm alguma formação em matemática. Nesses livros, as ilustrações são geralmente reduzidas ou eliminadas, mas os exercícios são mantidos. Nós recomendamos este nível se você ou seu filho está no ensino médio ou se você está interessado em melhorar seus conhecimentos de matemática.
  • Avançado. Este tipo de livro com conteúdo especializado só pode ser entendido por pessoas que estão estudando matemática em nível universitário. Se você está procurando por uma carreira em matemática ou se você ensina matemática, estes livros são para você. Nós recomendamos este nível se você é um matemático hardcore procurando por material de apoio.

Um bom livro de matemática é uma obrigação para seus estudos. (Foto: Elnur Amikishiyev / 123RF)

Áreas

Há uma grande variedade de áreas de estudo em matemática, e sua escolha de livro dependerá de qual você decidir aprender. Deixando de lado a matemática básica, nós podemos dividir a matemática moderna nas categorias mais comuns descritas abaixo.

  • Aritmética. Historicamente, a aritmética foi uma das primeiras áreas da matemática a ser estudada. É também conhecida como teoria dos números, e é amplamente dedicada ao estudo dos números inteiros. Nós recomendamos livros sobre aritmética se você estiver interessado no estudo de problemas não resolvidos na matemática moderna.
  • Álgebra. Enquanto o estudo dos números naturais é considerado álgebra elementar, os métodos para resolver equações pertencem à álgebra abstrata. Entre outras coisas, ele se aprofunda no estudo de polinômios, anéis e campos, assim como espaços vetoriais. Recomendado se você estiver interessado em campos como animação ou astronomia.
  • Análise. Este é o campo do cálculo, e é um ramo da matemática que é aplicado desde a criptografia até a astrofísica. Isto inclui o estudo de derivados e integrais, assim como equações diferenciais ordinárias e parciais. Nós recomendamos esta área da matemática se você estiver interessado em biologia, física ou química.
  • Geometria. Esta área lida com relações espaciais usando qualidades e axiomas fundamentais. Ele é usado para tirar conclusões lógicas de pontos, linhas retas, curvas, superfícies e sólidos. É comum que a geometria seja combinada com cálculo e levantamento topográfico. Nós recomendamos esta área se você estiver interessado em arquitetura.
  • Probabilidade e estatísticas. Essas categorias se enquadram na área de matemática aplicada. Estudos de probabilidade como um evento é dado para ocorrer, e estatísticas estudam a variabilidade e o processo aleatório de probabilidade. Nós recomendamos que você estude esta área com mais profundidade se você estiver interessado em engenharia de sistemas.
  • Ciências físicas. Esta área matemática lida com o estudo das várias áreas da mecânica. Isto inclui a mecânica das partículas, sólidos deformáveis e fluidos, tais como termodinâmica, relatividade e teoria gravitacional. Nós recomendamos esta área de estudo se você estiver interessado em física ou engenharia mecânica.

Capa

Obviamente este ponto se aplica apenas aos livros de matemática física, mas é importante notar. Embora o conteúdo possa ser o mesmo, a qualidade da capa, assim como o tipo de papel e a qualidade dos gráficos e exercícios, varia de edição para edição.

  • Capa dura. Este tipo de capa é mais cara, mas oferece vantagens como melhor proteção para as páginas. Eles são mais resistentes, mas também mais pesados. Geralmente uma capa de luxo de capa dura também significa um melhor design editorial e possivelmente melhores gráficos. Nós recomendamos hardback para sua estante.
  • Capa macia. Por outro lado, uma capa macia é menos resistente e facilmente dobrável. Eles também não ajudam a proteger as páginas e é comum que as páginas se dobrem quando carregam o livro em mochilas. A qualidade do papel também não será a melhor, mas é a opção recomendada se você estiver procurando por um livro mais barato. Uma das formas mais comuns de encadernação de livros sempre foi a encadernação. Isto é obtido ao se tirar fotocópias do livro e colocar o anel ao redor dele junto com pastas plásticas. Isto pode ser prático e vai lhe poupar algum dinheiro, mas lembre-se de não violar direitos autorais, se houver algum.

Gráficos

Muitos livros de matemática têm ilustrações e gráficos que embelezam a edição de maneiras interessantes. Uma coisa boa sobre este recurso é que ele pode ser encontrado tanto em livros físicos quanto em livros digitais. Embora a importância da cor deva ser considerada, e em alguns dispositivos não será possível visualizá-los.

Além disso, estes gráficos podem ser indispensáveis para a compreensão de certos assuntos, como a geometria. Isto é possível através da leitura de referências de outras pessoas. Nós recomendamos que você procure bons gráficos na edição que lhe interessa se você quiser complementar seu aprendizado ou simplesmente fazer consultas mais eficazes.

Exercícios

Em alguns livros de matemática, especialmente aqueles de nível básico, é necessário ter bons exercícios para entender os tópicos. Como mencionado acima, é mais fácil resolver esses exercícios fisicamente, mas também há sites que oferecem exercícios interativos úteis.

  • Ensino primário. Estes problemas incluem exercícios de geometria básica, frações, problemas elementares e operações matemáticas básicas. Você geralmente encontrará livros de acordo com cada um dos níveis do ensino primário. Nós recomendamos que você verifique o currículo escolar para que você possa comprar um livro adequado para seu filho ou filha.
  • Ensino secundário. Neste nível de educação é onde as coisas começam a ficar um pouco mais complicadas. Você começa a estudar tópicos como equações, sistemas, progressões, trigonometria e integrais. Você precisa até mesmo aprender a usar uma calculadora científica. Nós recomendamos que seu livro de nível intermediário tenha muitos exercícios deste tipo.
  • Ensino médio. Os tópicos cobertos neste nível são números reais, radicais, logaritmos, polinômios e vetores. Estes livros já adquirem um nível interessante de complexidade, e podem ajudar os estudantes a quererem seguir alguma área da matemática. Nós recomendamos exercícios para complementar as aulas escolares.
  • Exames universitários. Os exames de admissão para universidades como a UNAM são geralmente muito abrangentes e exaustivos. Para estar bem preparado, você precisará praticar álgebra, trigonometria, equações e exercícios de geometria euclidiana. Para isso, recomendamos que você procure um guia completo para estudar os livros necessários.

(Foto em destaque: Jozef Polc/ 123rf.com)

Por que você pode confiar em nós?

Resenhas