Ultima atualização: 2 de setembro de 2021

Como escolhemos

11Produtos analisados

27Horas investidas

7Estudos avaliados

95Comentários coletados

Um livro é uma janela direta para a sabedoria, nos ajuda a relaxar e é uma fonte confiável de informação que nunca sairá de moda. No artigo seguinte apresentaremos livros de medicina. Quando se trata de livros especializados, pode ser difícil escolher o melhor.

Para um estudante ou qualquer outra pessoa, é importante saber do que se trata, a fim de saber exatamente como fazer uma compra sensata. Abaixo, você descobrirá todas as chaves para escolher o melhor livro de medicina do mercado.




O mais importante

  • Um livro de medicina é um recurso escrito correspondente à área técnico-científica. Eles têm o objetivo de nos ajudar a divulgar informações universalmente aceitas, aprender sobre o corpo humano, doenças, diagnósticos e tratamentos em diferentes disciplinas. É uma excelente fonte de informação confiável e confiável.
  • É muito importante que você considere o seu nível de conhecimento para escolher o livro de medicina certo.
  • Então você pode escolher o tipo que melhor se adapta ao seu propósito, seja ele básico, intermediário ou avançado.
  • Acredite ou não, saber o seu nível é apenas a primeira parte.
  • O que realmente lhe garantirá uma boa compra é considerar fatores como a organização das informações na apresentação do livro, os recursos que ele oferece, o formato e o tamanho do livro em geral.

Livros de medicina: nossa recomendação dos melhores produtos

Guia de compra: o que você precisa saber sobre livros de medicina

Aqui estão as dicas e orientações mais úteis se você estiver procurando por um bom livro de medicina. Nesta seção nós entraremos em definições, vantagens, desvantagens, tipos de livros médicos, preços e pontos de venda. Se você quer fazer uma escolha informada, continue lendo!

Embora seja um trabalho duro, os livros médicos são a melhor fonte de informação para o estudo do corpo humano (Foto: budabar / 123rf.com)

O que é um livro de medicina e quais são suas vantagens?

Eles são um tipo de literatura especializada que dissemina o conhecimento na área médica. Este gênero é composto de várias disciplinas que nos ajudam a aprender sobre o corpo humano, as doenças e o tratamento que pode ser implementado para curá-las.

Os livros ce medicina são adequados para todos os tipos de público, desde pessoas que não estão familiarizadas com o assunto até aqueles que possuem sólidos conhecimentos. São especialmente úteis para estudantes de medicina em geral e profissionais que desejam se especializar em uma área relacionada a uma formação técnico-científica.

Vantagens
  • Informação confiável e baseada em evidências
  • Disponibilidade para todos os tipos de usuários
  • Variedade de disciplinas e sub-disciplinas
  • Variedade de formatos e apresentações
Desvantagens
  • Dificuldade em processar conteúdo altamente técnico
  • Uso de terminologia específica
  • Preços altos em geral

Livros de medicina em nível básico, intermédio ou avançado - A que você deve prestar atenção?

Como sabemos, os livros médicos cobrem muitas disciplinas e sub-disciplinas, por isso vamos focar em diferenciá-las de acordo com o nível de especialização ou conhecimento que você precisa ter para ser um usuário potencial deste material.

  • Básico. Estes são os livros médicos iniciais que são destinados a qualquer pessoa que queira internalizar ou começar a aprender sobre este assunto. Seu assunto é explicado de forma simples para que o leitor se familiarize e aprenda conceitos básicos de baixa complexidade.
  • Intermédio. Eles são direcionados a um público que tem conhecimento prévio ou que quer ir mais fundo em um assunto específico. Eles incorporam termos técnicos e exemplos para facilitar a compreensão e introduzir novos conceitos.
  • Avançado. Estes são ideais para profissionais que possuem sólidos conhecimentos técnicos em uma área específica. Eles são caracterizados pelo uso de terminologia especializada que é difícil de entender sem conhecimento prévio, e são muito concisos e precisos nas informações que apresentam.
Básico Intermediário Avançado
Público Geral Estudantes Estudantes avançados e profissionais especializados
Linguagem Simples Mistura de simples e técnico Técnico
Objectivo Introdução a uma área específica ou geral Ampliar conhecimentos numa área Informar sobre tópicos muito específicos
Preços Económico Acessível Caro

Quanto custa um livro de medicina?

Uma das variáveis mais comuns nos preços dos livros de medicina é seu formato de apresentação. As versões eletrônicas podem até ser gratuitas, dependendo do provedor que você tiver. Entretanto, como os textos especializados variam de 20 BRL a 180 BRL.

Apesar de seus preços acessíveis, os favoritos ainda são os livros impressos. Estes diferem na qualidade de sua ligação. Os mais baratos são de capa mole e podem ser encontrados a partir de 180 BRL e 380 BRL. Os livros de capa dura são mais caros e podem facilmente exceder 770 BRL e 1.300 BRL, dependendo do assunto.

Critérios de compra

Para escolher um livro de medicina corretamente, há certos fatores que podem melhorar ou piorar substancialmente sua experiência de compra. Se você quiser fazer a melhor compra você pode olhar para os seguintes fatores e aplicá-los à sua situação pessoal. Desta forma você evita uma compra subjetiva e, pelo contrário, uma compra que é feita sob medida apenas para você.

Organização da informação

Como os livros de medicina fazem parte de textos técnico-científicos, eles devem ter uma estrutura fixa que os torne fáceis de ler. Isto se reflete na forma como as informações são organizadas e aqui estão as referências que você deve procurar.

  • Introdução. Nesta seção, o autor do livro deve ser mencionado juntamente com uma breve descrição. Posteriormente, deve incluir um prólogo onde o assunto do texto é apresentado e também deve conter uma chamada de atenção para manter o leitor interessado. Isto é recomendado para dar uma idéia geral do que se pode esperar do texto.
  • Desenvolvimento. Deve apresentar as atualizações em relação à versão anterior ou atual para a melhoria do texto. Também inclui o índice e a organização do texto, o título, subtítulo e informações gerais. Recomenda-se prestar atenção a esta parte, pois ela tem o conteúdo mais informativo.
  • Conclusão. Contém as considerações finais para encerrar a leitura e deve incluir uma bibliografia do material utilizado. Recomendamos o uso desta parte do livro para aprofundar seu conhecimento e conhecer outros autores relacionados ao assunto.

Escolha um livro que contenha recursos visuais que facilitem a compreensão (Foto da imagem em destaque: Muhamad Arsyad/123rf.com)

Recursos

Pode ser complicado entender um livro de medicina, especialmente se for especializado. Se você quiser aprofundar este conhecimento e fazê-lo ficar na sua memória, recomendamos que você preste atenção aos recursos que ele inclui e aos benefícios que ele pode trazer.

  • Ilustrações. Este é um tipo de linguagem que complementa o uso de texto e imagens. Ele facilita o aprendizado, a compreensão e a memorização de conceitos. Um livro com ilustrações é recomendado para tornar a leitura mais didática ou baseada inteiramente em ilustrações ou flashcards para estudantes da área médica.
  • Recursos multimídia. Isto se refere a outros tipos de recursos que podem ser incluídos nos livros didáticos de medicina. Estes podem ser, por exemplo, um CD ou acesso a um website onde você pode encontrar diferentes recursos para ajudá-lo a aprender. É recomendado preferir recursos multimídia em textos básicos e intermediários para entender os conceitos.
  • Outros. Os outros recursos mais populares são atividades de auto-avaliação, resumos e glossários. É recomendado que estes recursos sejam considerados para textos avançados ou estudantes que estão lutando com um tópico específico e precisam reforçar um assunto em particular.

Formato

A fim de escolher de acordo com seu orçamento e estilo de vida, é importante prestar atenção aos dois tipos de formatos nos quais os livros de medicina podem ser encontrados. Isto o ajudará a aprender, ler e/ou estudar de uma maneira confortável.

  • Eletrônico. Esta apresentação serve a todos os propósitos. Nós podemos encontrar um número infinito de livros em formato digital que podem ser gratuitos ou por uma pequena taxa. Considere que é necessário um leitor de livros digitais ou dispositivo para evitar a fadiga. É recomendado para viagens leves e com uma maior quantidade de recursos.
  • Paper. A impressão ainda é a apresentação mais popular. Embora possam ser grandes ou pesados, eles estão disponíveis a preços diferentes, com recursos diferentes e não causam desconforto ou fadiga quando consultados. Seu preço varia de acordo com o tipo de preenchimento e a qualidade de impressão. Nós o recomendamos em salas de estudo para consultas esporádicas.

Certifique-se de escolher um livro adequado ao seu nível de conhecimento do assunto (Foto da imagem em destaque: olegdudko/ 123rf.com)

Tamanho

Dependendo da finalidade para a qual você está comprando o livro, você vai querer saber quais tamanhos estão disponíveis. Se você precisar carregá-los por aí, um pequeno pode ser mais útil; também, considere a qualidade de sua visão e seu desempenho de leitura. Aqui estão os tamanhos de referência.

  • Pequeno. Eles são perfeitos para transportar o dia todo sem desconforto, embora você deva ter uma boa visão. Infelizmente, eles não contêm todas as informações que uma versão normal contém, mas eles são um excelente recurso que recomendamos para referência rápida. As medidas de referência são 13-18 cm x 13-18 cm quadrados.
  • Médio. Este é o livro de tamanho normal que estamos acostumados a ver em qualquer livraria. Geralmente os livros de medicina contêm muitas informações e tendem a estar um pouco acima da média. As medidas são de 15-20 cm x 25 cm. É recomendado para qualquer tipo de uso por ser um tamanho confortável e padrão.
  • Grande. O melhor tamanho para desfrutar de ilustrações e impressão clara. Eles são geralmente duros e não são a melhor escolha para carregar por aí. Eles ficam ótimos em uma estante sempre pronta para você usar. Recomendado para referência ocasional, como enciclopédias e para flashcards, glossários, etc.

(Foto em destaque: olegdudko/ 123rf.com)

Por que você pode confiar em nós?

Resenhas