Livros empilhados com uma lupa na frente
Ultima atualização: 25 de junho de 2021

Como escolhemos

25Produtos analisados

15Horas investidas

3Estudos avaliados

72Comentários coletados

Se você é fã de livros instigantes que te prendem devido aos diversos enigmas para desvendar, então você vai amar as histórias dos livros de mistério. Neles, sempre existe um segredo para ser descoberto.

Esse gênero ficou muito conhecido por narrativas de autores como Agatha Christie ou Arthur Conan Doyle. Quer conhecer mais sobre os livros dessa categoria? Então, leia o nosso artigo a seguir!




Primeiro, o mais importante

  • Os livros de mistério são histórias ficcionais que têm um crime como foco. O desenrolar do enredo gira em torno da resolução desse caso a partir de suspeitos e pistas apresentadas pelo escritor.
  • Os personagens principais quase sempre são detetives que conduzem a investigação. Os mais conhecidos são Sherlock Holmes de Arthur Conan Doyle e Hercule Poirot de Agatha Christie.
  • Leve sempre em consideração o enredo, edição e formato do livro antes de escolher um mistério para sua lista de leitura. Também atente-se às opiniões de outros leitores acerca da obra.

Melhores livros de mistério: nossas recomendações

Os livros de mistério sempre fizeram parte da literatura de vários países. Com tantos exemplares, é difícil selecionar as melhores histórias para conhecer. Por isso, montamos o ranking abaixo com as obras mais bem avaliadas desse gênero:

Guia de compra: tudo o que você precisa saber sobre livros de mistério

Suspense, enigmas e crimes instigam as pessoas, por isso os livros de mistério são tão populares. O desejo de desvendar a história completa e a adrenalina de descobrir os fatos aos poucos são os grandes responsáveis por essa fama.

Menina e menino lendo livros em uma cabana infantil

A adrenalina é o que mais incentiva a leitura dos livros de mistério. (Foto: Yaroslav Shuraev/ Pexels)

O que caracteriza um livro de mistério?

A literatura de mistério é um tipo específico de suspense. Também é conhecida por novela ou ficção policial. O enredo quase sempre acontece ao redor de crimes, apresentando pistas e suspeitos ao decorrer do livro.

Os personagens dessas histórias, em sua maioria, são detetives. Embora seja possível livros de mistério de não-ficção, é mais comum que esses enredos ficcionais.

O leitor será orientado na trajetória da resolução do crime durante a leitura. Para isso, os autores podem ou não apresentar informações relevantes. Ao final do livro, sempre é apresentada a solução do caso.

Neil ArmstrongEngenheiro Aeroespacial
"O mistério gera curiosidade, sendo ela a base do desejo humano para compreender."

Quem são os principais autores dos livros de mistério?

As histórias de mistério sempre fizeram parte da literatura mundial. Por isso, seus exemplares vão de clássicos a versões modernas. Para você conhecer mais sobre esse universo, reunimos indicações dos principais autores desse gênero:

Agatha Christie Edgar Allan Poe Arthur Conan Doyle Raymond Chandler
Histórico Conhecida como "Rainha do Crime", suas obras estão entre as mais traduzidos e lidas da literatura É considerado um dos criadores do gênero Inventou o personagem mais famoso do gênero Inovou os romances policiais
Principais livros Assassinato no Expresso Oriente, Não sobrou nenhum e Morte no Nilo Os assassinatos da rua Morgue, A carta roubada e O mistério de Marie Rogêt Coleção Sherlock Holmes O sono eterno e O longo adeus

Mistério x suspense x thriller: existem diferenças entre eles?

Mesmo que se assemelhem, existem diferenciações entre livros de suspense, mistério e thrillers. Para você identificar cada um desses tipos, leia as descrições abaixo:

  • Mistério: São histórias de revelação com um crime, quase sempre assassinatos, como ponto central, que são explicados no livro. É o menos violento dos tipos.
  • Suspense: O foco desse gênero é evitar que um crime aconteça. Os vilões são conhecidos e os leitores acompanham a expectativa dos personagens de conseguirem se salvar desse perigo.
  • Thriller: É o mais emocional, porque são focados no medo e na dúvida dos personagens. Podem combinar aspectos dos livros de terror e mistério.

É melhor comprar um livro avulso ou o box da coleção?

É comum encontrar livros de mistério reunidos em box, deixando dúvidas nos leitores se é melhor comprar um exemplar avulso ou a coleção completa. Uma questão relativa que envolve diversos fatores.

O box de livros é ideal para quem lê com frequência. Geralmente, são edições especiais feitas em materiais resistentes. O preço também costuma compensar. Mas, se seu ritmo de leitura não é assíduo, prefira os livros avulsos.

Pessoa colocando livros na caixa de papelão

É comum encontrar os livros de mistério em box com a coleção completa de um autor. (Foto: Karolina Grabowska/Pexels)

Critérios de compra: O que levar em conta ao comparar os livros de mistério

Ao adquirir um livro de mistério, você pode ficar perdido com tantas opções de histórias e autores. Por isso, selecionamos aspectos que te ajudarão a chegar numa boa escolha de forma rápida e simples:

Formato

Qualquer livro atualmente, seja clássico ou não, é encontrado em versões digitais. Isso gera ainda mais dúvidas ao escolher uma história para ler. Por isso, pense bem na experiência que pretende ter durante a leitura.

Na sequência, listamos pontos relevantes de cada um dos formatos para que você avalie com profundidade essa questão. Confira:

  • Livros físicos: Ideais para colecionadores ou quem pretende compartilhar as leituras com outras pessoas. Entretanto, são mais caros e pesados para carregar.
  • Livros digitais: São versões práticas levadas para qualquer lugar. Além disso, o acesso à obra é imediato após a compra. O grande problema é que os dispositivos nem sempre funcionam por longos períodos.

Enredo

Ao escolher uma história, leia a sinopse que acompanha as informações do livro. Quase sempre elas trazem informações principais do enredo que podem ou não prender sua atenção durante a leitura.

Hoje, você ainda conta com resumos disponibilizados na internet pelas editoras, sites especializados e até redes sociais voltadas à leitura. Canais no Youtube também oferecem bastante conteúdo.

Edição

O tipo de edição afeta diretamente no modo como a história será contada, especialmente na linguagem usada na obra. Se você é fã de clássicos, opte por ler os exemplares originais.

Mas, se você prefere uma leitura mais fácil, então escolha versões atuais. A questão da edição também vai influenciar no preço da obra, principalmente se for um modelo exclusivo e ilustrado.

Mulher na banheira lendo livro

Escolher a edição adequada fará com que você tenha uma boa desenvoltura na leitura. (Foto: cottonbro/Pexels)

Críticas

Quer saber os detalhes de um livro? Pesquise na internet e encontre comentários de outros leitores acerca da história. Isso pode ser essencial ao definir uma nova leitura. Essas observações são disponibilizadas nos próprios sites de vendas.

Ainda é possível descobrir sobre as histórias em páginas ou redes sociais sobre leitura. A opinião de especialistas, emitida em meios de comunicação especializados, também é muito relevante.

Resumo

Os livros de mistério são sobre crimes desvendados durante a história por meio de pistas oferecidas pelos autores. Quase sempre os personagens são detetives que acompanharão o leitor nessa trajetória.

Eles chamam a atenção por proporcionarem experiências literárias repletas de adrenalina e suspense. Não é a toa que as obras desse gênero são tão consagradas no universo da leitura.

(Fonte da imagem destacada: Kichigin Aleksandr/123rf)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas