Livros de Paulo Coelho.
Ultima atualização: 11 de abril de 2020

Como escolhemos

10Produtos analisados

17Horas investidas

4Estudos avaliados

73Comentários coletados

Seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil! Hoje vamos falar sobre os livros de Paulo Coelho, um dos mais famosos autores dos últimos tempos.

Considerado o escritor brasileiro que mais tem obras traduzidas no mundo, Paulo Coelho coleciona livros que tratam de magia, espiritualidade e autoconhecimento.

Em meio a tanto livros de Paulo Coelho, vamos mostrar neste artigo o que você deve levar em conta antes de comprar o ideal para você.




Primeiro, o mais importante

  • Os livros de Paulo Coelho já venderam mais de 200 milhões de cópias e já foram traduzidos em mais de 80 idiomas.
  • Ainda assim, são muitas as críticas quanto ao estilo de escrita do autor.
  • Vamos mostrar para você porque há tanta polêmica em torno dos livros de Paulo Coelho e as vantagens e desvantagens em ler suas obras.

Você também pode gostar:

Ranking: Os 3 melhores livros de Paulo Coelho

Os livros de Paulo Coelho têm enredos diversos, mas temáticas que sempre estimulam a abertura da consciência. Não à toa, o autor continua escrevendo e lançando novidades a cada ano. Por isso, a seguir, nós vamos apresentar para você os melhores livros de Paulo Coelho.

1º - O Alquimista

Publicado originalmente em 1988, ‘O Alquimista’ trata de um jovem pastor que viaja de sua cidade natal na Espanha para o deserto do Egito em busca de um tesouro escondido perto das pirâmides.

Ao longo do caminho, ele encontra uma cigana, um homem que se diz rei e um alquimista, que lhe indicam a direção para a sua busca. Com 208 páginas, essa é uma edição da Paralela e mede 21 x 13,8 x 1,4 cm.

2º - O Diário de um mago

‘O Diário de um mago’ é um dos livros de Paulo Coelho que trata de sua peregrinação a Santiago de Compostela. Nesse livro, o autor constrói uma fascinante parábola que trata da necessidade de encontrar o próprio caminho.

Lançado originalmente em 1987, essa versão impressa é da editora Paralela, conta com 288 páginas e tem as seguintes medidas: 21 x 13,8 x 1,8 cm.

3º - Hippie

Em ‘Hippie’, Paulo Coelho nos leva a reviver o sonho transformador e pacifista da geração hippie. O casal protagonista do livro vive uma história de amor, passa por transformações e abraça novos valores para suas vidas.

‘Hippie’ é o vigésimo da lista de livros de Paulo Coelho, publicado pela Paralela. Além disso conta com 288 páginas e mede 21 x 13,8 x 1,6 cm.

Guia de Compra

Pode parecer tarefa simples escolher um dos livros de Paulo Coelho. Mas a verdade é que são tantos os títulos que é preciso entender um pouco sobre sua vida e obra para acertar na escolha.

Por isso, criamos este Guia de Compra com as informações que você precisará para tomar a melhor decisão ao comprar os livros desse autor.

Homem lendo livro.

Os livros de Paulo Coelho já foram traduzidos para 80 idiomas. (Fonte: Pexels / Pixabay)

Por que os livros de Paulo Coelho são tão famosos?

A resposta para essa pergunta certamente passa pela história de vida de Paulo Coelho, mas também pelo conteúdo de suas histórias.

Antes de se dedicar inteiramente à literatura, Paulo Coelho, que nasceu em 24 de agosto de 1947, no Rio de Janeiro, trabalhou como diretor e autor de teatro, jornalista e compositor.

Mas ele é mesmo conhecido por ser o escritor brasileiro que mais vendeu livros no mundo, ultrapassando a marca de 200 milhões de exemplares. Além disso, suas obras foram editadas em mais de 168 países, com traduções em 80 idiomas.

Livros de Paulo Coelho e xícara de café.

Paulo Coelho já vendeu mais de 200 milhões de livros no mundo. (Fonte: Vandan Patel / Unsplash)

Por suas obras literárias, Paulo Coelho também recebeu inúmeros prêmios no Brasil e exterior. Tamanha sua importância que Paulo Coelho é o oitavo ocupante da cadeira n° 21, da Academia Brasileira de Letras.

Mas o que torna os livros de Paulo Coelho tão famosos? Bem, o fascínio espiritual é marca constante em sua obra e isso teve grande alcance entre os seus leitores.

Essa marca mística vem da época em que o autor viajava pelo mundo como hippie. Em 1986, em uma peregrinação pelo Caminho de Santiago, ele escreveu ‘O Diário de um Mago’, que se tornou seu primeiro livro de sucesso.

Paulo CoelhoEscritor

"É preciso correr riscos. Só entendemos direito o milagre da vida quando deixamos que o inesperado aconteça."

Mas foi com o fenômeno de vendas do romance ‘O Alquimista’, publicado em 1990, que Paulo Coelho se tornaria uma espécie de guru do desenvolvimento espiritual. ‘O Alquimista’ vendeu mais de 65 milhões de cópias.

Dessa forma, podemos dizer que a receita para o sucesso dos livros de Paulo Coelho é simples: ele se baseia em histórias de grande alcance, com linguagem acessível, que oferecem ao leitor lições para sua vida pessoal.

Quais são os livros de Paulo Coelho mais vendidos?

São inúmeros os livros e coletâneas que Paulo Coelho escreveu.

'O vencedor está só' é o primeiro suspense de Paulo Coelho

Em sua maioria, são enredos que tem como base a magia, a religiosidade e o autoconhecimento.

Mas Paulo Coelho também se aventurou por outros gêneros literários. Em 2008, por exemplo, o autor lançou ‘O Vencedor está Só’, que é primeiro livro que sai do tema místico e adentra o mundo do suspense policial.

Nós reunimos para você os 20 livros de Paulo Coelho mais vendidos até hoje. Confira a seguir:

Título Ano
O Diário de um mago 1987
O Alquimista 1988
Brida 1990
As Valkírias 1992
Na margem do Rio Piedra eu Sentei e Chorei 1994
Maktub 1994
O Monte Cinco 1996
Manual do Guerreiro da Luz 1997
Veronika Decide Morrer 1998
O Demônio e a Srta. Prym 2000
Onze Minutos 2003
O Zahir 2005
Ser como o rio que flui 2006
A Bruxa de Portobello 2006
O Vencedor está Só 2008
O Aleph 2010
Manuscrito encontrado em Accra 2012
Adultério 2014
A Espiã 2016
Hippie 2018

Por que há tanta polêmica sobre os livros de Paulo Coelho?

Apesar de mundialmente conhecido, o fato é que Paulo Coelho é um autor polêmico. Isso porque, para os críticos mais ácidos, os livros de Paulo Coelho têm uma escrita repleta de contradições, sem coerência, com erros linguísticos e, principalmente, uma linguagem infantil.

Paulo CoelhoEscritor

"Quem deseja ver o arco-íris, precisa aprender a gostar da chuva."

Além disso, os que são contrários ao sucesso dos livros de Paulo Coelho, argumentam que suas obras também são cheias de falhas em relação à verossimilhança dos locais nos quais ele ambienta suas histórias.

No entanto, para os fãs é justamente a simplicidade e suas incoerências que o fizeram sucesso mundo a fora.

Para além dos livros: qual a influência de Paulo Coelho?

Apesar da fama dos livros de Paulo Coelho, sua obra escrita não é o único feito do autor. O escritor também é membro do Instituto Shimon Peres para a Paz e Conselheiro Especial da UNESCO, para ‘Diálogos Interculturais e convergências espirituais’.

View this post on Instagram

Photo session, Le Parisien.

A post shared by Writer (@paulocoelho) on

Sem contar que Paulo Coelho ainda escreveu letras de músicas para artistas como Elis Regina e Rita Lee.

E, é claro, teve destaque na parceria com Raul Seixas, resultando em sucessos como ‘Eu nasci há dez mil anos atrás’ e ‘Gita’, além de outras 60 composições.

Quais as vantagens dos livros de Paulo Coelho?

Ler os livros de Paulo Coelho tem vantagens e desvantagens. Entre as vantagens está o fato de a escrita do autor ser simples e direta. Além disso, os livros de Paulo Coelho trazem um tom místico que ajuda a inspirar e a olhar a vida sob outros pontos de vista.

Além disso, como existem muitas traduções para outras línguas é possível escolher em qual idioma você deseja ler os livros de Paulo Coelho.

Imagem de livro aberto sobre mesa com xícara de café ao lado e óculos.

Os livros de Paulo Coelho são de fácil leitura. (Fonte: Fernando Hernandez / Unsplash)

Por outro lado, as mesmas vantagens podem ser vistas como pontos negativos. Os livros de Paulo Coelho acabam tendo uma estrutura linguística pobre e personagens pouco complexos, o que pode desagradar leitores mais exigentes.

A seguir, você confere as principais vantagens e desvantagens dos livros de Paulo Coelho:

Vantagens
  • Temática com mensagens de sabedoria e mística
  • Escrita simples e direta
  • Livros em vários idiomas
Desvantagens
  • Ausência de estrutura, personagens e estilos complexos

Quanto custam os livros de Paulo Coelho?

O preço dos livros de Paulo varia em função do ano de edição e da editora. Por isso, você vai encontrar os livros do autor custando entre R$12 e R$100.

É claro que você não precisa comprar o mais caro de todos. Em geral, os livros mais caros são editados em outros idiomas ou são coletâneas.

Onde comprar os livros de Paulo Coelho?

Você poderá comprar os livros de Paulo Coelho em livrarias e lojas de departamento como Lojas Americanas.

Mas nós recomendamos que você realize a sua compra em lojas online como a Amazon Brasil. Assim, você não apenas garante mais opções de títulos como ainda adquire os livros de Paulo Coelho do conforto da sua casa.

Critérios de compra: O que observar antes de comprar os livros de Paulo Coelho

Depois de conhecer um pouco sobre a história e a trajetória de Paulo Coelho, é preciso que você entenda o que diferencia um livro de outro em meio a tantos já publicados pelo autor.

Por isso, selecionamos para você os fatores que devem ser verificados antes de comprar os livros de Paulo Coelho:

  • Tema
  • Forma de leitura
  • Editoração
  • Traduções

A seguir, nós vamos explicar esses fatores para que você tome a melhor decisão ao comprar os livros de Paulo Coelho.

Tema

O primeiro fator que você deve considerar antes de comprar livros de Paulo Coelho é a temática. Você vai encontrar histórias como a de um pastor que, depois de um sonho, sai em busca de um tesouro escondido nas pirâmides do Egito.

Ou da irlandesa Brida que, ao conhecer o mago de Folk, decide se tornar uma bruxa. Além disso, existem temas sobre uma jovem que luta pela vida, sobre o preconceito e ainda enredos que se passam na Europa, Ásia e África.

Forma de leitura

Avalie também como você deseja ler os livros de Paulo Coelho, seja em livro impresso ou digital.

Ao optar pelo impresso, observe o tipo de capa, que pode ser dura ou comum. Os livros de Paulo Coelho de capa dura são mais caros, mas também duram mais.

Já os livros digitais são mais práticos para transportar, já que ficam armazenados em dispositivos como o kindle ou E-reader. Além disso, são mais baratos e podem ser consumidos imediatamente.

Ou seja, se você tiver acabado de ler um dos livros de Paulo Coelho e quiser iniciar a leitura de outro, basta comprá-lo online. Veja a seguir as diferenças entre os livros de Paulo Coelho impresso e digital:

Impresso Digital
Preço Mais caro Mais barato
Durabilidade Depende Alta
Disponibilidade de leitura Depende Imediata

Editoração

Leve em conta também a forma como os livros de Paulo Coelho são editados. Isso vai depender, em geral, da editora que publicou as obras.

No Brasil você vai encontrar, pelo menos, quatro editoras diferentes dos livros de Paulo Coelho. E o fato é que cada editora possui um projeto gráfico, diagramação, revisão para a impressão diferentes.

Traduções

Por fim, caso você decida se aventurar pelos livros de Paulo Coelho em outros idiomas, recomendamos que você leve em conta o currículo do tradutor. Em geral, um bom tradutor tem outros livros do mesmo autor em seu currículo.

(Fonte da imagem destacada: 63303247 / 123rf)

Por que você pode confiar em mim?

Izabel Toscano Jornalista
Nômade digital, jornalista, leitora e questionadora compulsiva. Já trabalhou em jornais diários e sites de notícias no Brasil, e em plataformas online na Irlanda e na França. Hoje, roda o mundo escrevendo sobre temas variados, sempre atenta às novas tecnologias e a tudo que surge para trazer leveza à vida.