Imagem de livros.
Ultima atualização: 21 de agosto de 2019

Como escolhemos

15Produtos analisados

17Horas investidas

3Estudos avaliados

76Comentários coletados

Seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil. Hoje vamos falar sobre livros de suspense, um gênero literário caracterizado pelo apelo à curiosidade do leitor, que deseja desvendar os mistérios da trama.

O suspense se divide em subgêneros: policial, sobrenatural, jurídico, médico, psicológico, político, conspiratório, entre outros. Com certeza, um desses temas vai agradar você.

Se você gosta de livros de suspense, aproveite este artigo com todas as informações que você precisa saber sobre o gênero, além de algumas sugestões de títulos que você pode gostar. Boa leitura!




Primeiro, o mais importante

  • O gênero suspense pode abordar narrativas ficcionais, baseadas em fatos ou histórias reais. A temática varia de acordo com o subgênero da obra. Há suspense para todos os gostos.
  • Nos últimos anos, muitos livros de suspense foram adaptados ao cinema e televisão. Geralmente, quando isso ocorre, o livro ganha uma nova edição, com prefácio e capa diferentes.
  • Diferente de outros gêneros literários, é mais difícil encontrar séries de suspense, geralmente a narrativa tem começo, meio e fim em um único volume, exceto quando acompanha as aventuras de um personagem.

Você também pode gostar:

Ranking: Os 4 melhores livros de suspense

Se você atualizar a sua estante com livros de suspense, mas não sabe quais títulos escolher, confira a nossa seleção com os melhores livros de suspense de 2020. Entre as opções, certamente você vai encontrar sua próxima leitura.

1º - O Homem de Giz, C. J. Tudor

O Homem de Giz narra a história de um grupo de crianças que se divertia andando de bicicleta pela pacata vizinhança e trocando códigos secretos desenhados a giz, até que um desses códigos os leva a um corpo desmembrado no bosque.

Trinta anos depois, o líder do grupo volta à cidade em busca de superar o passado com a ajuda dos amigos. Tudo vai bem até que eles recebem um desenho a giz de um homem enforcado e encontram um dos amigos morto.

2º - Caixa de pássaros: Não abra os olhos, Josh Malerman

Em a Caixa de pássaros, a humanidade enfrenta uma situação apocalíptica quando, inexplicavelmente, as pessoas passam a sentir um impulso violento que as levam a cometer suicídio.

Uma das sobreviventes a onda de suicídios, precisa garantir a segurança de duas crianças, quando os três precisam viajar em busca de um local seguro para viver. O grande problema é que essa viagem deve ser feita de olhos vendados.

3º - IT A coisa, Stephen King

It, a Coisa, é uma das obras do mestre do terror Stephen King. A história é sobre um grupo de amigos que vivem em uma pacata cidade que passa a ser atormentada por uma criatura sobrenatural denominada “A Coisa”.

Trinta anos depois de terem enfrentado e vencido a criatura, uma onda de terror volta a assolar os moradores da cidade e os amigos são forçados a retornar ao local para derrotarem a Coisa de uma vez por todas.

4º - A garota no Trem, Paula Hawkins

A Garota no Trem é um suspense psicológico que narra a história de Rachel, uma mulher alcoólatra que pega o trem para Londres diariamente às 8h. Rachel observa a vida de um casal apaixonado e os chamada de Jess e Jason.

Infeliz com a própria vida, Rachel se torna obcecada pelo casal até que um dia vê uma cena chocante pela janela da locomotiva. Poucos dias depois ela descobre que “Jess” está desaparecida e resolve contar à polícia o que viu, sem saber que acabaria se tornando parte dos acontecimentos e das vidas dos envolvidos.

Guia de Compra

Um dos gêneros literários de maior prestígio, o suspense provoca uma sensação de tensão da primeira à última página. Se você gosta de ler essas histórias, aproveite para conhecer mais sobre o tema neste Guia de Compra.

Imagem de uma jovem lendo.

Livros de suspense mantêm o interesse do leitor da primeira à última página. (Fonte: Thought Catalog / Unsplash)

Qual é a origem do gênero suspense?

O suspense tem sua origem relacionada aos textos jornalísticos de publicações inglesas do século XIX, que abordavam crimes não solucionados. Essa estrutura foi aprimorada pelos norte-americanos, que incluíram as figuras de “personagens”.

Mas foi com o escritor Edgar Allan Poe que as narrativas de suspense ganharam contornos literários. Em suas histórias, o autor tinha como protagonista o detetive, que conduzia o leitor por um labirinto de mistérios.

Quais são as características dos livros de suspense?

O suspense ou thriller é um gênero que tem como principais elementos o mistério, tensão e excitação. Nesse gênero, é comum que o autor esconda informações importantes do leitor a fim de instigá-lo a continuar lendo.

O inesperado é o principal elemento norteador do suspense, por essa razão o enredo é estruturado a partir de cortes repentinos que provocam surpresa. A totalidade dos fatos só é revelada ao final da narrativa.

Quando se trata de uma obra de suspense, o conceito de um bom livro é bem claro: o leitor precisa reunir as pistas para tentar desvendar o final da história e ficar tenso do início ao fim.

Vantagens
  • Disponível nas versões impressa e digital
  • É um item colecionável
  • A versão impressa pode ter capa mole ou dura
  • Os livros adaptados para o cinema ou televisão ganham edições especiais
Desvantagens
  • O livro de capa mole é mais frágil
  • Livro físico ocupa espaço em casa
  • Para ler e-books, você vai precisar investir em um e-reader

Quais são os subgêneros dos livros de suspense?

Na literatura, o suspense se divide em eixos temáticos denominados subgêneros. Para ajudá-lo a escolher o tema com o qual você mais se identifica, vamos apresentar os principais ao longo desta seção.

Imagem de uma moça lendo.

O suspense policial pode ser baseado em fatos. (Fonte: Aziz Acharki / Unsplash)

O suspense policial aborda um crime (ou uma sequência deles), que pode ser contado do ponto de vista da vítima, do detetive ou do criminoso. Em alguns casos, o livro conta com mais de um ponto de vista.

O suspense jurídico é bem parecido com o policial, mas a trama se passa em um tribunal e muitas vezes é protagonizado por advogados.

No suspense psicológico, o protagonista possui alguma desordem mental, que pode ser perda de memória, múltiplas identidades, loucura ou dificuldade para distinguir o que é real ou imaginário.

Os flashbacks são recursos utilizados para apresentar acontecimentos que influenciaram os comportamentos dos personagens e que levaram a narrativa até aquele ponto. Geralmente é narrado em primeira pessoa.

Se você gosta de histórias de terror, vai adorar o suspense sobrenatural em que a narrativa dos personagens se mistura com a de seres sobrenaturais como espíritos e demônios.

O suspense médico tem como trama principal uma doença misteriosa, epidemia, erros médicos ou até experimentos ilegais.

No suspense de conspiração o protagonista coloca sua vida em risco ao descobrir uma grande conspiração. Geralmente, essas narrativas utilizam fatos históricos para aumentar a complexidade da trama.

O suspense político aborda os bastidores da disputa por poder. Essas narrativas envolvem cenários políticos nacionais e internacionais e têm como principais temas a corrupção, terrorismo e guerra.

Embora os subgêneros listados acima sejam os principais, o suspense se divide em muitos outros temas como espionagem, questões religiosas, desastres naturais, romance, entre outros.

Quais são os melhores autores dos livros de suspense?

Quem gosta de suspense sobrenatural, deve dar uma chance para as obras do renomado Stephen King. Entre as principais podemos destacar It- A coisa, O Iluminado, Sob a redoma e O cemitério maldito. Todos esses livros foram adaptados ao cinema/televisão.

Se você gosta de suspense policial, vai adorar os contos de Edgar Allan Poe. Os romances de Agatha Christie também vão surpreender com suas inúmeras reviravoltas. Nossa sugestão é Assassinato no Expresso do Oriente.

Quem gosta de suspense de conspiração, vai se identificar com a saga de Dan Brown: O código da Vinci, Anjos e Demônios e Inferno, ambos adaptados para o cinema e estrelados por Tom Hanks.

Nos últimos anos, novos autores caíram no gosto do público com seus suspenses familiares, cheios de intrigas e reviravoltas, são eles: Harlan Coben, Gillian Flinn, Jo Nesbo e C.J Tudor, ambos com livros adaptados para o cinema.

Veja uma breve review do livro O Homem de Giz, de C. J. Tudor, no vídeo abaixo:

Quanto custa?

Alguns fatores influenciam no preço de um livro, como quantidade de páginas, qualidade da capa, edição, entre outros fatores. Em média, um exemplar novo custa em torno de R$ 30.

Onde comprar?

Você pode comprar livros de suspense em livrarias como Cultura e Saraiva. Se preferir, dá para comprar os títulos pela internet e recebê-los pelo correio. Nossas sugestões são: Amazon e Submarino.

Imagem de uma menina lendo.

Com um bom livro de suspense você não vai querer parar de ler. (Fonte: Zun Zun / Pexels)

Critérios de compra: Fatores para comparar os livros de suspense

Agora que você conheceu um pouco mais sobre a história do suspense e seus subgêneros, vamos detalhar quais características você deve analisar no momento da compra:

  • Livro impresso ou digital
  • Capa
  • Livro novo ou usado
  • Edição

Vamos explicar cada um dos itens ao longo desta seção.

Livro impresso ou digital

Quando for comprar um livro de suspense, você pode escolher se vai preferir lê-lo na versão física (impressa) ou digital (e-book). Para ajudá-lo a escolher a versão ideal, preparamos uma tabela comparativa:

Livro impresso E-book
Diferencial Você pode colecionar os livros Você pode reunir centenas de títulos no seu e-reader
Desvantagens Ocupa espaço, é mais caro, pode danificar se exposto a umidade Demanda um investimento inicial em um e-reader
Preço Os livros seminovos e usados são mais baratos do que os livros novos Após o investimento inicial, você pode adquirir os títulos de graça ou a um valor baixo

Capa

Se você optar pela versão impressa, pode escolher se prefere o livro em capa mole ou dura. O livro de capa mole tem como diferencial o preço mais acessível. Entretanto, é importante tomar cuidado, pois é mais frágil.

O livro de capa dura é uma excelente opção por causa da resistência. A capa dura é mais resistente à umidade, não amassa e nem rasga. Entretanto, os livros de capa dura costumam ser mais caros.

Edição

Nos últimos anos, muitos livros de suspense vêm sendo adaptados para o cinema e televisão. Quando um livro é adaptado, ele ganha uma nova edição, em que a capa exibe os rostos dos protagonistas da adaptação.

Os clássicos também costumam ser remodelados em edições comemorativas, com novas ilustrações, novo prefácio, conteúdos extras ou em box que reúna a coletânea daquele autor.

Imagem de uma menina lendo.

Best-sellers costumam ganhar inúmeras edições. (Fonte: Georgii Dolgykh / 123RF)

Livro novo ou usado

Você pode optar por comprar um livro novo ou usado. Embora algumas pessoas tenham certo receio, você pode encontrar livros seminovos em excelente estado de conservação e por um preço muito mais acessível.

Mas é inegável que comprar um livro novo tem suas vantagens: você não vai encontrar nenhum defeito no exemplar e o cheirinho das páginas recém-impressas é uma delícia.

(Fonte da imagem destacada: Filios Sazeides / Unsplash)

Por que você pode confiar em mim?

Apaixonada por ler e escrever, empenha-se em produzir conteúdo relevante sobre áreas pelas quais tem muito interesse, como tecnologia, qualidade de vida, beleza e lazer.