
Como escolhemos
Seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil, o seu site de análises da internet. No texto de hoje iremos falar sobre os livros espíritas, objetos de consumo de adeptos à religião e também estudiosos e simpatizantes da doutrina.
Nos parágrafos que compõem este artigo iremos falar sobre autores, algumas das obras mais importantes, além do espiritismo em si e parte de sua história.
Índice
Primeiro, o mais importante
- Livros espíritas começaram a ser escritos no século XIX, pelo francês Allan Kardec, codificador do espiritismo.
- Os livros espíritas podem ser de romance ou de estudo da doutrina.
- Chico Xavier, Bezerra de Menezes, Divaldo Franco e Yvonne do Amaral Pereira são alguns dos autores brasileiros de livros espíritas.
Você também pode gostar:
- Livros de Paulo Coelho: Como escolher o melhor em 2021
- Biografias: Como escolher as melhores em 2021
- Livros de História: Como encontrar os melhores de 2021?
Os melhores livros espíritas: Os favoritos da nossa redação
A redação do ReviewBox Brasil montou para você uma lista especial com as melhores opções de livros espíritas. Cheque-as abaixo.
- O livro introdutório ao espiritismo
- O livro espírita mais vendido
- Um romance espírita
- Um livro sobre espiritismo na cultura negra
O livro introdutório ao espiritismo
Publicado em 1857, O Livro dos Espíritos, de Allan Kardec, traz os Espíritos explicando, em forma de perguntas e respostas, tudo o que a humanidade estava pronta para saber, jogando luz em cima de vários questionamentos, como de onde viemos, nossa função aqui e para onde iremos. Ele é o primeiro registro da doutrina do espiritismo.
O livro espírita mais vendido
Psicografado e escrito pelo brasileiro Chico Xavier, o autor conta a história do espírito de André Luiz, seus primeiros anos como médico e sua desencarnação em uma colônia espiritual chamada Nosso Lar. A obra fala sobre questões acerca da lei da causa e efeito, o valor do trabalho e dignidade. Desde sua publicação, em 1944, o livro vendeu mais de 2 milhões de cópias e foi traduzido em 10 línguas.
Um romance espírita
Escrito por Vera Lúcia Marinzeck de Carvalho, ditado pelo espírito Antônio Carlos, este romance narra a história de um casal que acaba de ganhar seu primeiro filho, um menino. Porém, algo inesperado acontece: a criança nasce com Síndrome de Down e os pais começam a se questionar por que isso aconteceu com eles. O livro trabalha questões relacionadas à reencarnação, lei do retorno, lei do amor e da caridade.
Um livro sobre espiritismo na cultura negra
O livro do médium brasileiro Robson Pinheiro acompanha pretos-velhos, caboclos e guardiões para explorar assuntos controversos envolvendo tabus e preconceitos de práticas espíritas de matriz negra, como magia negra, os elementais, espíritos da natureza citadas na obra de Kardec. O livro traz detalhes do que acontece em cultos, terreiros de candomblé e umbanda, por exemplo, e também a vida no plano extrafísico.
Guia de Compra
Os livros espíritas estão sempre em alta no Brasil, já que o país possui uma grande comunidade que segue a doutrina. Este guia pretende trazer informações que lhe ajudem na hora de adquirir seu exemplar.
O que são os livros espíritas?
O espiritismo surgiu no século XIX, com o pedagogo francês Hippolyte Leon Denizard Rivail, que mais tarde assumiria o pseudônimo de Allan Kardec. A proposta do espiritismo é unir a ciência com a religião, além de ter caráter filosófico.
A doutrina busca aprimorar moralmente o indivíduo por meio de ensinamentos de espíritos e almas desencarnadas. A comunicação deles com os vivos é efetuada por intermédio de médiuns.
Sob a ótica do espiritismo, a reencarnação é real, sendo a morte apenas uma etapa da evolução do espírito presente em cada um. A morte não deve ser encarada de modo negativo, mas sim como o encerramento da missão daquele espírito no mundo dos vivos.
A doutrina também acredita que existe vida em outros planetas, além de afirmar que Jesus Cristo não é o filho de Deus na Terra, mas sim um espírito mais evoluído, que serve de guia para a humanidade.
Quais são as obras fundamentais dos livros espíritas?
Os cinco livros fundamentais do espiritismo são O Livro dos Espíritos (1857), O Livro dos Médiuns (1859), O Evangelho Segundo o Espiritismo (1863), O Céu e o Inferno (1865) e A Gênese (1868).
Tudo se deu início quando, em Paris, mesas girantes chamaram a atenção de algumas pessoas, incluindo a de Kardec. Adepto de rigorosos métodos científicos, ele teve dificuldade em aceitar os fenômenos no início.
Kardec, no entanto, passou a estudar atentamente e se deparou com uma força inteligente, a responsável pelos fenômenos. Eram os “espíritos dos homens”.
O pedagogo então buscou por médiuns que passaram a conversar com os espíritos, obtendo informações, e as filtrando pelo crivo da razão. Através de sua codificação, nasceu O Livro dos Espíritos. E a partir disso Kardec passou a adotar o pseudônimo pelo qual é conhecido até hoje.
Quais as diferenças entre livros espíritas e livros espiritualistas?
Já o espiritualismo é um termo que serve para denominar religiões e doutrinas filosóficas que têm em comum a crença da sobrevivência do espírito, que ele segue, não acabando com a morte, em oposição ao materialismo.
O próprio espiritismo se encaixa dentro do espiritualismo, mas o contrário não se aplica. Outros exemplos de espiritualismo são a umbanda, o budismo e o chacra.
Portanto, livros espíritas são exclusivamente sobre espiritismo, enquanto os livros espiritualistas incluem o próprio espiritismo e outras religiões, crenças e doutrinas baseadas na crença de que a alma do homem é imortal, indo além da matéria.
Quais os filmes recomendados baseados em livros espíritas?
O Filme dos Espíritos (2011)
Um homem pensa em tirar sua vida depois da morte da esposa e a perda do trabalho. Porém, ele se depara com O Livro dos Espíritos e começa uma jornada de transformação em sua vida.
O filme é inspirado em O Livro dos Espíritos, de Allan Kardec, e foi lançado nos cinemas no mês de outubro em celebração ao aniversário do autor.
As Mães de Chico Xavier (2011)
Neste filme, três mães desesperadas com os desafios da maternidade buscam o aconselhamento do médium Chico Xavier.
O longa-metragem é baseado no livro Por Trás do Véu de Ísis, lançado em 2004 e escrito pelo jornalista brasileiro Marcel Souto Maior.
Nosso Lar (2010)
Ciente da morte, ainda que sinta fome e sede, André Luiz passa pelo sofrimento do purgatório e depois é levado para a cidade de Nosso Lar, onde entra em contato com novos conhecimentos e aprende sobre a vida em outra dimensão.
Baseado no livro homônimo, esta é a primeira obra psicografada por Chico Xavier sob a influência do espírito de André Luiz. O livro foi lançado em 1944.
Por sua vez, o filme foi um grande sucesso de bilheteria, levando mais de 4 milhões de pessoas aos cinemas e arrecadando mais de R$ 36 milhões.
Critérios de Compra: O que considerar antes de comprar livros espíritas
Se você está decidido a adquirir livros espíritas, trazemos esta última lista com alguns itens que podem te ajudar a fazer uma escolha melhor. Eles são:
- Autores
- Romance ou estudo da religião
- Lançamento ou clássico
- Coleções
Nas próximas linhas iremos destrinchar cada um dos itens citados.
Autores
Existem vários autores de livros espíritas, mas alguns são os que ganham mais destaque. Apostar em autores consagrados é sempre uma boa alternativa na hora de escolher o seu livro.
Nomes como Allan Kardec, Chico Xavier, Bezerra de Menezes, Divaldo Pereira Franco, Ernesto Bozzano, Léon Denis, Amalia Domingo Soler e Yvonne do Amaral Pereira são alguns dos mais notórios.
Enquanto parte deles eram teóricos, pesquisadores e estudiosos sobre o espiritismo, alguns eram médiuns e escreviam sob a influência do espírito de terceiros, a exemplo de Xavier.
Na tabela abaixo, listamos uma das obras de cada um dos autores citados:
Nacionalidade | Principais obras | |
---|---|---|
Allan Kardec (1804-1869) | Francês | O Livro dos Espíritos |
Chico Xavier (1910-2002) | Brasileiro | Nosso Lar |
Bezerra de Menezes (1831-1900) | Brasileiro | A Loucura Sob Novo Prisma |
Divaldo Pereira Franco (1927) | Brasileiro | Transição Planetária |
Ernesto Bozzano (1862-1943) | Italiano | A Crise da Morte |
Léon Denis (1846-1927) | Francês | Cristianismo e Espiritismo |
Amalia Domingo Soler (1835-1909) | Espanhola | Memórias do Padre Germano |
Yvonne do Amaral Pereira (1900-1984) | Brasileira | Recordações da Mediunidade |
Romance ou estudo da religião
Entre os livros espíritas, existem tantos os romances espíritas quanto os livros de estudo da religião. Mas como diferenciá-los?
Os romances contam uma história de maneira lúdica, se preocupando com uma narrativa cronológica de ações e fatos. Eles trazem conhecimento, porém de modo mais superficial.
Enquanto isso, livros de estudos focam-se no conhecimento, abordando mais a fundo a parte técnica e teórica.
Nosso Lar, de Chico Xavier, e Vivendo no Mundo dos Espíritos, de Vera Lúcia Marinzeck de Carvalho, são exemplos de livros espíritas de romance.
Os Exilados da Capela, de Edgard Armond, e as cincos obras fundamentais do espiritismo escritas por Allan Kardec são exemplos de livros espíritas de estudo.
Lançamento ou clássico
Existem livros espíritas escritos ainda no século XIX e alguns se tornaram clássicos da literatura ao ajudar a consolidar a doutrina.
Não tem como deixar para trás os ensinamentos de Allan Kardec ou os romances espíritas de Chico Xavier. Entretanto, você não precisa se restringir somente a esses autores.
O espiritismo continua sendo pauta de vários autores e estudiosos, incluindo obras contemporâneas de Vera Lúcia Marinzeck de Carvalho, Robson Pinheiro, Alexandre Caldini Neto e Elizabeth Pereira.
Opções de qualidade não faltam, basta você definir se prefere ler algo mais recente, ficando atualizado com os lançamentos, ou mergulhar nas obras obrigatórias para quem é adepto ao espiritismo e seus valores.
Coleção
Para presentear alguém ou para sua própria coletânea de livros espíritas, você pode recorrer às coleções.
Autores como Chico Xavier, Allan Kardec e Robson Pinheiro são alguns autores cujas obras estão compiladas em determinados boxes. Além de padronização das cópias, ainda tendem a ser mais baratas do que na compra individual deles.
(Fonte da imagem destacada: Rahul Shah / Pexels)