Foto de dicionario de ingles.
Ultima atualização: 21 de setembro de 2019

Como escolhemos

14Produtos analisados

16Horas investidas

3Estudos avaliados

72Comentários coletados

Os livros são materiais ricos para o aprendizado de idiomas. Na língua inglesa não é diferente, os livros para aprender inglês – sejam didáticos ou paradidáticos – são fundamentais para quem deseja iniciar os estudos ou continuar a aprender.

Encontrar bons livros para aprender inglês é uma excelente alternativa para quem deseja estudar sozinho. Neste artigo, nós da ReviewBox Brasil, reunimos informações sobre o assunto para ajudá-lo a encontrar os melhores materiais para o seu nível de conhecimento.




Primeiro, o mais importante

  • Os livros para aprender inglês são classificados de acordo com o nível de conhecimento do estudante.
  • Estudantes em nível básico devem escolher livros nas categorias A1, A2 ou B1, os de nível intermediário devem optar pelos livros em categoria B2 ou C1 e os de nível avançado na categoria C2.
  • Os livros para aprender inglês podem acompanhar caderno de exercícios e CD-ROM com atividades em áudio, vídeo e imagem.

Você também pode gostar:

Os melhores livros para aprender inglês: Nossas sugestões

Selecionamos algumas sugestões de livros para aprender inglês que vão ajudá-lo a dominar o idioma mais falado no mundo. O segredo é escolher um livro compatível com o seu nível de conhecimento.

O clássico para os iniciantes

Se você é estudante de inglês em nível básico, este livro é ideal para aprender as estruturas gramaticais fundamentais de uma maneira mais fácil, graças à clareza dos exemplos e à variedade de exercícios.

A melhor referência nacional

Este livro é indicado para estudantes em nível intermediário, pois aborda tópicos avançados: Como combinar palavras em inglês corretamente, como usar phrasal verbs, que preposição usar em cada contexto e como falar com naturalidade.

Para treinar interpretação e compreensão auditiva

Com a leitura de sete contos sobre diferentes temas – também disponíveis em áudio – você melhora as suas habilidades de leitura, pronúncia e compreensão auditiva. Este livro é ideal para estudantes em nível básico ou intermediário.

Livro de inglês para viagens

Este livro é ideal para quem está planejando a primeira viagem internacional, pois ensina como se expressar com clareza em diferentes situações como primeiros contatos, meios de transporte, hospedagem, alimentação, turismo, compras e saúde além de trazer informações culturais sobre os países de língua inglesa.

Guia de Compra

Ler é fundamental para quem busca aperfeiçoamento na língua inglesa, pois enriquece o vocabulário, ajuda a conhecer expressões idiomáticas e a compreender as estruturas gramaticais.

Embora existam muitas opções de leitura, a escolha dos livros para aprender inglês deve ser feita com cuidado. Pensando nisso, preparamos um Guia de Compra com informações importantes sobre o assunto. Boa leitura!

Imagem de um rapaz lendo.

Os livros para aprender inglês devem ser escolhidos de acordo com o perfil do estudante. (Fonte: Geralt / Pixabay.com)

Qual é a importância dos livros para aprender inglês?

Os livros para aprender inglês são fundamentais para quem deseja estudar o idioma, pois ajudam a compreender e memorizar as estruturas gramaticais, aumentar o vocabulário e aprender um pouco mais todos os dias.

O mercado de livros para aprender inglês é enorme. Você encontra dicionários, livros de gramática, livros para aprender inglês corporativo e até para se preparar para viagens internacionais.

Em meio a tantas opções, é preciso levar em consideração o seu nível de conhecimento no idioma, a necessidade de aprendizado e com quais ferramentas você aprende melhor.

Vantagens
  • Livros em diferentes níveis de conhecimento
  • Você encontra livros didáticos e paradidáticos
  • Acompanha exercícios
  • Alguns livros acompanham CD-ROM com atividades
Desvantagens
  • Não haverá um professor para esclarecer as suas dúvidas
  • Você pode ter um pouco de dificuldade para aprender a pronúncia das palavras

Quais são os livros para um estudante em nível básico aprender inglês?

Um estudante de inglês em nível básico deve aprender as principais estruturas gramaticais, adquirir vocabulário, conhecer expressões, aprender a montar frases básicas e usuais e memorizar a pronúncia das palavras.

Para alcançar esses objetivos, devem adquirir um dicionário de inglês bilíngue – Learners Dictionary – um livro de gramática básica e um phrasebook.

foco

Você sabia que 95% da população brasileira não fala inglês?

Quais são os livros para aprender inglês em nível intermediário e avançado?

Alunos em nível intermediário e avançado devem investir em um dicionário monolíngue – Advanced Dictionary – e livros voltados ao aperfeiçoamento da língua inglesa.

Os principais conteúdos que devem buscar são phrasal verbs, preposições, colocações, expressões idiomáticas e gírias. Também devem aprender como pensar em inglês e como falar de modo natural para alcançar a fluência.

Estudantes em nível avançado devem se acostumar a ler, escutar e falar em inglês. Ou seja, devem ir além dos livros para aprender inglês e incluir leituras diversas, assistir filmes e séries em inglês e participar de grupos de conversação.

Imagem de uma garota estudando.

Os livros para aprender inglês são uma excelente alternativa para quem não tempo ou dinheiro para fazer um curso. (Fonte: Nastya_gepp / Pixabay.com)

Mas independentemente do seu nível de conhecimento ou da escolha dos livros para aprender inglês, é importante adquirir o hábito de estudar, realizar as atividades propostas, anotar as dúvidas e informações adicionais.

Quais são os melhores livros para aprender inglês gramatical?

Além dos livros didáticos, é importante investir em um livro de gramática para auxiliar em seus estudos. A escolha deve ser feita de acordo com seu nível de conhecimento.

Procure livros que abordem tópicos estruturais complexos de modo simples. Também é bacana escolher um livro que ensine a gramática usada no cotidiano, para que você não fique apenas na teoria.

Os livros de gramática também devem contar com um encarte com exercícios, para você praticar aquilo que aprendeu com a leitura.

Quais são os melhores livros para aprender inglês corporativo?

Aprender inglês é um pré-requisito para quem procura uma boa colocação profissional. Não é por acaso, que há uma infinidade de livros para aprender inglês no segmento comercial.

Imagem de um homem e uma mulher em ambiente coorporativo.

Saber falar inglês é fundamental se você busca uma boa posição profissional. (Fonte: Rebrand Cities / Pexels.com)

Os livros para aprender inglês corporativo exigem conhecimento em inglês em nível intermediário ou avançado, pois é preciso ter uma base para aprender o inglês de negócios.

No entanto, não é tão difícil aprendê-lo. Tenha em mente, que você precisa aprender o estilo de linguagem utilizado no mundo dos negócios e como aplicá-lo em documentos, e-mails, reuniões, entre outros.

Quais são os melhores livros para aprender inglês para viajar?

Não é só de uma mala ou travesseiro de pescoço que você precisa para suas viagens. Se você estiver planejando uma viagem de férias ou intercâmbio, vale a pena investir em livros para aprender inglês de viagens. Quando for escolher um título, verifique se o livro aborda os seguintes tópicos:

  • Saudações
  • Diálogos comuns em aeroportos
  • Meios de transporte – principalmente transporte público e aluguel de veículos
  • Acomodação e hospedagem – como fazer reserva, pedir indicação de trajeto, fazer check-in e out etc.
  • Alimentação: Como ler um cardápio e fazer o pedido em um restaurante.
  • Atrações turísticas
  • Como fazer compras
  • Saúde e emergência – como se consultar com um médico ou dentista.

Vale a pena procurar um livro conciso, mas que ensine um pouco de tudo, utilizando recursos como exemplos de diálogos. O inglês é fundamental em viagens internacionais, mesmo em países onde essa não é a língua oficial.

Critérios de Compra: Fatores para comparar os livros para aprender inglês

É preciso escolher bons livros para aprender inglês, senão o contato com a leitura pode desestimular o aluno ao invés de ajudá-lo a aprender o idioma. Para escolher os livros adequados, analise os seguintes fatores:

  • Classificação pelo nível de conhecimento
  • Livro ou curso completo?
  • Necessidades de aprendizado
  • Recursos

Ao seguir essas dicas, certamente, você vai encontrar os melhores livros para aprender inglês. Bons estudos!

Classificação pelo nível de conhecimento

Quando for escolher um livro para estudar inglês, verifique o nível de conhecimento exigido para a leitura e escolha títulos compatíveis com o seu nível de conhecimento – você pode realizar um teste online para verificar qual é o seu.

O nível de inglês exigido em cada livro é estabelecido pelo código CEFR (Common European Framework), que também estipula os objetivos que o estudante deve conquistar após a leitura. Os níveis são divididos da seguinte forma:

Classificação Ideal para
A1/ Starter Traz frases básicas para a comunicação em inglês
A2/ Beginner Traz frases essenciais para a comunicação
B1/ Elementary Traz frases que o auxiliam a explicar de maneira breve opiniões pessoais e planos futuros
B2/ Pre-Intermediate Ideal para estudantes que conseguem entender as principais ideias presentes em textos mais complexos
C1/ Intermediate Ideal para estudantes que consegue compreender textos mais longos e complexos, além de contextualizar as ideias presentes nas frases
C2/ Upper Ideal para estudantes que conseguem compreender com facilidade tudo aquilo que leem e escutam

Portanto, antes de escolher um livro para aprender inglês, preste atenção nessa informação, para aproveitar ao máximo a leitura. Você encontra essa classificação na contracapa dos livros.

Livros para aprender inglês ou cursos?

O mais legal dos cursos é a qualidade do material.

Além dos livros para aprender inglês, você encontra os cursos completos. O mais bacana desses cursos é a qualidade do material, são livros com conteúdo para leitura, caderno de exercícios e até CD-ROM multimídia.

Ou seja, com o curso você consegue desenvolver a habilidade para entender o inglês falado (listening), aperfeiçoar a pronúncia das palavras (speaking) e realizar exercícios escritos (writing).

Necessidade de aprendizado

É importante encontrar livros que satisfaçam às suas necessidades de aprendizado com o idioma. Em outras palavras, você deseja apenas aprender o básico em inglês, quer aperfeiçoar conhecimentos prévios ou se tornar fluente?

Você também encontra livros para se preparar para uma viagem a uma país de língua inglesa, para estudar fora do país ou até para aperfeiçoar seu inglês de negócios.

Imagem de uma mulher lendo um livro de viagens.

Os livros para aprender inglês também podem ajudá-lo a se preparar para uma viagem para o exterior. (Fonte: Lonely Planet / Unsplash.com)

Recursos

Você encontra livros para aprender inglês com diferentes recursos. Um deles é o caderno com atividades para praticar o que você está aprendendo e acompanhar seu progresso. Mas procure um livro que ofereça as respostas dos exercícios.

Alguns trazem um CD-ROM com atividades extras de áudio, ideal para quem deseja compreender a pronúncia das palavras e praticar o listening. Esses CDs também podem contar com vídeos, jogos e outras atividades para treinar a escrita e a fala.

Alguns livros oferecem todos os recursos, mas alguns não oferecem nenhum. Portanto, considere quais recursos considera mais importantes e concentre-se em encontrar um livro que supra as suas necessidades de aprendizado.

(Fonte da imagem destacada: Pixabay / Pexels)

Por que você pode confiar em mim?

Apaixonada por ler e escrever, empenha-se em produzir conteúdo relevante sobre áreas pelas quais tem muito interesse, como tecnologia, qualidade de vida, beleza e lazer.