Ultima atualização: 1 de setembro de 2021

Como escolhemos

13Produtos analisados

19Horas investidas

6Estudos avaliados

86Comentários coletados

Como sabemos, as crianças estão em constante desenvolvimento físico, mas também psicológico, por isso é importante fornecer-lhes certas facilidades de aprendizado que as ajudem a entender seu ambiente e a si mesmas, como uma escola e livros para crianças que contenham tópicos relevantes, fáceis de explicar e de digerir.

Os livros infantis são geralmente projetados com uma linguagem adequada para certas idades, como 3 a 6 anos de idade ou 9 a 12 anos de idade, e também podem apresentar tópicos muito básicos como cores, letras e números, assim como romances mais elaborados e complexos.

Para adquirir o melhor livro para crianças, é importante que você conheça as necessidades, desejos, preocupações ou gostos do usuário final, assim como escolher lotes atraentes de acordo com o ponto de desenvolvimento em que a criança se encontra. Você pode levar em conta o tamanho da fonte, a quantidade de texto ou o número de ilustrações.




Primeiro o mais importante

  • Os livros para crianças são coleções de folhas que integram diferentes temas, que vão de acordo com as diferentes idades, de 1 a 12 anos de idade.
  • Esses itens podem ser feitos de diferentes materiais, como papelão duro, papel, tecido, plástico e até madeira.
  • Embora os livros infantis sejam destinados ao entretenimento, eles podem ser feitos para diferentes fins secundários, então você deve saber que o livro que é recomendado para uma criança de 10 anos não será ideal para uma criança de 2 anos.
  • Escolher o livro para crianças ideal não é uma tarefa complicada, no entanto, você deve estar ciente de certos fatores como os materiais utilizados, as narrativas e sua composição interna para tomar a melhor decisão de compra.

Livros para crianças: nossa recomendação dos melhores produtos

Guia de compras: O que você precisa saber sobre livros para crianças

Escolher o livro para crianças certo não é uma tarefa complexa, pois hoje em dia a variedade de textos voltados para crianças é tão grande que você pode encontrá-los sobre quase qualquer assunto. Aqui estão algumas seções com informações relevantes sobre esses produtos.

Ajudá-los a aprender de uma forma saudável e divertida. Foto: Oksana Kuzmina /123rf.com)

O que são livros para crianças e quais são suas vantagens?

Os livros para crianças são uma compilação de folhas ou páginas que podem ser feitas de diferentes materiais e contêm tópicos relevantes para crianças de aproximadamente 1 a 12 anos de idade. Através destes itens, as crianças têm a oportunidade de desenvolver suas habilidades de leitura e aprender uma variedade de informações.

Os livros para crianças são geralmente vestidos com ilustrações coloridas, contêm letras de tamanho apropriado para a faixa etária a que se destinam e têm poucas páginas e uma quantidade moderada de texto em cada página, tornando-os mais fáceis de ler e entender.

Eles também podem ser complementados com sons, texturas e até mesmo cheiros, permitindo que outros sentidos se desenvolvam e que as crianças cresçam com um gosto especial pela leitura. Embora os livros infantis possam ter muitas vantagens, também há desvantagens a considerar antes de comprar um.

Vantagens
  • Eles incentivam o hábito da leitura
  • Fornecem informações relevantes sobre diferentes tópicos
  • Permitem o desenvolvimento de diferentes sentidos e habilidades
  • Podem ser divertidos e até dinâmicos
Desvantagens
  • Se não contiverem um tópico interessante, podem ser chatos
  • Sugerem uma idade mínima
  • Podem desgastar-se rapidamente
  • Se forem feitos de papel ou materiais frágeis, serão facilmente danificados

Como comparar livros infantis para diferentes estágios?

Embora um pai possa ler livros para seus filhos, eles também devem ler para eles individualmente para aperfeiçoar seus hábitos de leitura. É óbvio que o texto ou fotos lidas por uma criança de 1 ano não serão as mesmas que as lidas por uma criança de 12 anos, portanto o texto deve ser escolhido corretamente.

  • Livros para crianças de 1 a 3 anos de idade. Quando uma criança está nesta fase da vida, é recomendado que ela receba livros que incluam apenas fotos ilustrativas sobre tópicos que estão ao seu alcance, como cores, animais ou uma introdução a letras e números.
  • Livros para crianças de 4-6 anos. Como o nível de desenvolvimento das crianças na faixa etária de 4-6 anos é um pouco maior, é recomendado que elas possam ler livros com poucas palavras e muitas fotos que as ajudem a entender tópicos um pouco mais complexos, tais como emoções e certos conceitos cotidianos.
  • Livros para crianças de 7-9 anos. Nesta idade, as crianças já deveriam ter desenvolvido o hábito e a capacidade de leitura, portanto, os livros podem incluir conteúdos mais extensos e tópicos mais complexos. Podem ser na forma de contos ou romances.
  • Livros para crianças de 10-12 anos. Entre os 10 e 12 anos, as crianças estão prontas para ler textos mais complexos, de modo que serão expostas a poemas, literatura de fantasia ou livros informativos, o que as ajudará a se tornarem mais cultas e expandir seu vocabulário.
Livros para crianças de 1-3 anos Livros para crianças de 4-6 anos Livros para crianças de 7-9 anos Livros para crianças de 10-12 anos
Materiais Plástico, cartão duro e papel Plástico, cartão duro e papel Cartão duro e papel Cartão duro e papel Cartão duro e papel
Comprimento aproximado 5 a 10 páginas 10 a 20 páginas 20 a 30 páginas Mais de 30 páginas
Ilustrações/gráficas Página inteira Até 10 por página 1 a 2 por página Até 1 por página
Tempo de leitura recomendado 10 a 15 minutos 15 a 20 minutos 20 a 30 minutos Acima de 30 minutos

Quanto custam os livros para crianças?

O preço de um livro para crianças dependerá de seus materiais, bem como de sua extensão e dos recursos extras que utiliza. Um livro de prancha dura, de 5 a 10 páginas com elementos táteis, custará entre 50 BRL e 150 BRL.

Por outro lado, um livro com folhas de papel e um comprimento de 50 a 100 páginas custará entre 40 e 80 BRL. Da mesma forma, um livro para crianças mais simples, sem recursos extras, com capa macia e folhas de papel, custará entre 10 BRL e 40 BRL. É importante notar que o custo estará intimamente relacionado à editora e à popularidade do livro.

Critérios de compra: fatores que permitem comparar e classificar os diferentes modelos de livros para crianças

Escolher o livro para crianças ideal para o seu pequeno não será nada difícil se você souber o suficiente sobre os fatores mais importantes destes artigos, portanto, abaixo você pode ler sobre características que influenciarão positivamente sua decisão de compra.

Materiais

Para comprar o livro para crianças ideal, você deve prestar atenção aos materiais de que cada um deles é feito, pois dependendo da idade da criança, a durabilidade dos elementos que compõem cada um dos livros dependerá da idade da criança.

  • Papelão duro. O papelão é um material usado nestes artigos com o propósito de proporcionar-lhes maior durabilidade. Este elemento está normalmente presente na capa e na contracapa, embora também possa ser encontrado nas páginas internas.
  • Papel. O papel é extremamente comum no interior dos livros, já que as páginas habituais são feitas deste material. Embora não garanta longa durabilidade, ele promete fácil manuseio e se presta à coloração e manipulação.
  • Plástico. O plástico é um material altamente resistente, que normalmente inclui adições como materiais sensíveis ao som ou ao toque no interior. Pode estar presente no exterior do livro, mas também no interior.
  • Pano. Embora não tão comuns, os livros feitos de tecido são projetados para uma durabilidade média. Graças aos seus compósitos, eles podem ser manuseados sem serem muito danificados. Além disso, eles têm uma textura agradável ao toque, que irá sensibilizar os bebês.

Escolha o livro ideal para o seu filho. (Oksana Kuzmina/ 123rf.com)

Narrativas

  • Temas básicos. Estes temas incluem situações da vida cotidiana que, por sua vez, incluem fatores como cores, números, vogais ou certos tipos de animais, tais como elefantes, dinossauros e várias aves. Com estes temas, as crianças entenderão um pouco melhor seu entorno.
  • Fantásticas narrativas. Essas histórias geralmente incluem histórias relacionadas àquelas que uma criança pode viver, pois elas visam fazer com que a criança se identifique com elas e aprenda de uma maneira prática e rápida. Narrações fantásticas envolvem um maior número de personagens e situações complexas.
  • Livros informativos. Por outro lado, livros informativos visam ensinar às crianças sobre diferentes tópicos, tais como os sentidos, emoções, operações matemáticas, a construção de sentenças ou a vida de diferentes espécies animais. São ideais para crianças que têm mais experiência em leitura e compreensão.

Composição

Os livros, além de terem uma composição material, têm uma composição essencial, que é o que os distingue de acordo com seu tamanho de fonte, quantidade de gráficos, qualidade de cores e recursos extras, que podem ser sons, cheiros ou materiais sensíveis ao toque.

  • Tamanho da fonte. Não há um tamanho de fonte padrão, pois geralmente é adaptado à idade da criança à qual o livro se destina. Em outras palavras, a fonte em um livro para crianças de 4 anos provavelmente será muito maior do que em um livro para crianças de 12 anos.
  • Gráficos. Os gráficos são muito importantes nestes produtos, pois eles tornam a leitura mais eficiente e divertida. Os gráficos são divididos em desenhos animados, fotografias, tabelas, entre outros elementos que podem fornecer informações valiosas. Quanto mais jovem a criança, mais gráficos o livro vai precisar.
  • Recursos extras. Nem todos os livros contêm esses elementos, entretanto, eles ajudam a fazer da leitura uma atividade divertida. Estes recursos podem ser expressos em botões com som, texturas, cheiros, cores, marcadores, aquarelas, DVD's ou CD's complementares.

(Foto da imagem em destaque: Anna Bizoń / 123rf.com)

Por que você pode confiar em nós?

Resenhas