Imagem mostra uma jovem mulher lendo um livro.
Ultima atualização: 20 de agosto de 2020

Como escolhemos

18Produtos analisados

17Horas investidas

3Estudos avaliados

77Comentários coletados

Bem-vindo ao ReviewBox Brasil! A leitura é um dos hábitos mais fundamentais para crianças e adolescentes, ajudando um desenvolvimento mental completo e ainda proporcionando muita diversão. Hoje vamos falar sobre os melhores livros para jovens, facilitando o seu trabalho na hora de escolher bons presentes!

Os jovens brasileiros têm hábitos de leitura abaixo da média, mas é possível mudar isso! Obras dedicadas a eles possuem grande qualidade. Seja para alguém que não costuma ler, seja para quem já devora livros, traremos a seguir todas as informações que você precisa para acertar nas compras.




Primeiro, o mais importante

  • A leitura é uma atividade extremamente benéfica para jovens. Melhora a capacidade de concentração, a cognição, a imaginação, o vocabulário e muitas outras características.
  • Os jovens gostam de livros de gêneros variados e têm buscado principalmente a leitura de sagas. Séries já estabelecidas podem ser excelentes escolhas.
  • Existem livros mais leves, dedicados a pessoas mais novas e sem tantos temas espinhosos, e outros que já abordam questões como sexualidade e drogas, indicados para os adolescentes.

Você também pode gostar:

Os melhores livros para jovens: Nossas recomendações

Entre os mais vendidos e títulos premiados, selecionamos alguns dos livros que mais têm agradado aos jovens ultimamente. Assim, você já tem uma boa ideia de onde começar a sua busca!

Um sucesso de crítica e público

“Eleanor & Park”, de Rainbow Rowell, já conquistou jovens do mundo inteiro. Essa história bonita e delicada é capaz de emocionar a pessoas de todas as idades e ganhou elogios rasgados da crítica e do público. Com 398 páginas, proporciona um longo engajamento tanto na versão de papel, como na digital.

Para os fãs de fantasia

Fantasia é um dos gêneros mais adorados pelos jovens ultimamente. “A Rainha Vermelha”, de Victoria Aveyard, traz também romance e aventura. O livro é um dos mais vendidos do mundo desde seu lançamento em 2015 e é capaz de gerar muito engajamento com suas 424 páginas.

A saga clássica de livros para jovens

A saga Harry Potter se transformou na mais absoluta referência quando o assunto é livros para jovens. Que tal, então, uma versão especial com todos os sete livros, mais um pôster e um marcador de páginas? É possível até mesmo escolher entre capa dura, capa comum ou versão digital. Diversão garantida para jovens de todas as idades!

Guia de compra

Será que livros são realmente um bom presente para jovens? O que eles mais lêem atualmente? É possível entender o que determinado adolescente deseja ler?

Em nosso guia de compra, trazemos as respostas para todas essas perguntas comuns!

Imagem mostra uma mulher lendo "Harry Potter".

Sagas como "Harry Potter" fazem grande sucesso entre os jovens. (Fonte: pasja1000 / Pixabay.com)

Por que incentivar a leitura para jovens?

Quem já tem o hábito de ler sabe o quanto ele pode ser divertido: É capaz de nos transportar para novos mundos, trazer todos os tipos de emoções, aguçar nossa inteligência e ainda ser um incrível passatempo. Mas infelizmente, muitos jovens ainda vêem a leitura como algo chato ou desinteressante.

Incentivar a leitura entre jovens é importantíssimo. Atualmente, eles têm baixíssima capacidade de concentração e o foco em um livro pode ser um bom passo para a melhora desse aspecto. A capacidade cognitiva e o desempenho escolar também tendem a melhorar com o hábito de ler.

Contato frequente com palavras faz com que o repertório linguístico cresça bastante, e com isso o jovem automaticamente se torna mais natural ao falar e escrever. O desenvolvimento cerebral é facilitado como um todo com a leitura, já que o raciocínio e a criatividade também são estimulados.

Interpretação de texto, capacidade de linhas simultâneas de pensamento, visão crítica do mundo e noções sociais, outras características também deficientes em muitos adultos, são aguçadas pelo hábito da leitura.

foco

Você sabia que são muitos os prêmios no mundo dedicados à literatura infanto-juvenil? A ABL (Associação Brasileira de Letras) tem um dos mais importantes do Brasil, enquanto o Hans Christian Andersen é internacionalmente reconhecido.

Quais as vantagens de dar livros para jovens?

Já mencionamos diversos benefícios dos livros para jovens, como aumento da capacidade de concentração, desenvolvimento de repertório linguístico e melhoras de raciocínio e criatividade. Mas não é apenas por isso que dar livros para jovens é uma boa ideia!

Livros permitem que jovens tenham mais contato com mídias não digitais, descansando os olhos de olhar diretamente para telas o tempo todo. Eles conseguem, assim, desacelerar o cérebro e diminuir possíveis problemas como ansiedade e insônia.

Também é possível proporcionar muita diversão a um jovem com livros. Se ele já tem o hábito da leitura, isso se torna potencializado, já que provavelmente já existe uma afinidade com determinado autor ou, ao menos, gênero.

É importante mencionar também que livros não costumam ser caros, e comprá-los pesa menos no bolso do que muitas roupas ou aparelhos eletrônicos.

Preparamos uma tabela com as principais vantagens e desvantagens de dar livros para jovens:

Vantagens
  • Livros ajudam no desenvolvimento de muitas habilidades entre jovens
  • Diminui o contato do jovem com telas e aparelhos digitais
  • Pode proporcionar muita diversão e emoção
  • É mais barato do que comprar roupas ou eletrônicos
Desvantagens
  • Pode ser difícil conhecer quais livros um jovem específico gostaria de ler

Que tipos de livros os jovens mais lêem atualmente?

Você tem dúvidas sobre quais tipos de livros são os preferidos dos jovens? Não se preocupe! Fizemos uma lista com o que eles mais têm consumido atualmente!

  • Fantasia: Os livros de fantasia são os que mais despertam a emoção dos jovens. Eles gostam da imaginação e de serem transportados para outros mundos, além da grande quantidade de aventura que o gênero proporciona. Costumam ser leituras mais fáceis e dinâmicas.
  • Romance: Entre garotos e garotas, os romances, principalmente com um tom mais “alternativo”, fazem bastante sucesso. É por isso que autores como John Green e Meg Cabot dominam o mercado literário.
  • Grandes sagas: Desde sagas mais conhecidas, como “Harry Potter” e “Crepúsculo”, até outras que ainda não chegaram a um sucesso tão grandes, jovens gostam de se sentirem engajados com histórias longas e que ocupam vários livros com personagens queridos e situações misteriosas.

É claro que conhecer bem o que cada um prefere ajuda a dar o presente ideal, porém!

Como entender qual tipo de livro um jovem prefere?

Acertar nos presentes é uma sensação sempre agradável. Para isso, você precisa conhecer bem a pessoa que os receberá. Como saber de que tipo de livros um jovem específico gosta?

Busque livros de gêneros e estilos similares aos que a pessoa gosta.

Se você é uma pessoa próxima ao jovem em questão, pode observar as estantes, conversar com amigos ou com os pais, até mesmo verificar os hábitos de leitura. A partir daí, basta buscar livros de gêneros e estilos similares ao que tiver notado.

Mas caso você não tenha tanto contato com a pessoa em questão, informações podem ser mais difíceis. É possível também conversar com pessoas mais próximas, recebendo assim informações seguras. Outra opção é observar nas redes sociais se há referências a livros ou determinados gêneros.

De toda forma, busque se informar e conhecer algo sobre a pessoa que receberá os livros! Com conhecimento, as chances de satisfação se tornam maiores!

Quais as diferenças entre livros para adolescentes e pré-adolescentes?

Não existe uma regra que obrigue as pessoas a lerem livros para determinadas idades. Isso depende da maturidade e dos gostos de cada um. Ainda assim, existem alguns selos para dividir as leituras, como “juvenil” e “Young Adult”.

  • Livros juvenis: Costumam ter mais foco nas aventuras e na ação do que nos personagens em si. Normalmente evitam tocar em temas muito espinhosos e servem como uma diversão que ajuda a fixar os hábitos de leitura.
  • Literatura Young Adult: É aquela que introduz em seus temas assuntos como sexualidade, consumo de drogas, sentimentos e transformações típicas da adolescência. Normalmente, é recomendada para pessoas entre 12 e 18 anos, mas tem adeptos de todas as idades.

Também existem livros mais universais, como é o caso das grandes sagas de fantasia, capazes de serem apreciados por toda uma gama de idades.

Veja na tabela a seguir os principais tipos de livros para jovens:

Literatura juvenil Literatura young adult
Recomendação de idade De 10 a 14 anos De 12 a 18 anos
Características Foco maior em ação e fantasia, poucos temas espinhosos Adiciona temas como sexualidade, drogas e bullying
Exemplos Os primeiros livros de “Harry Potter”, “As Crônicas de Nárnia” Livros de John Green, Meg Cabot, Rainbow Rowell

Quanto custa e onde comprar um livro para jovens?

A edição, os itens especiais, o autor e ser ou não parte de uma saga são fatores que ajudam na variação preços de livros para jovens. Falando apenas de títulos individuais, sem serem parte de boxes, você pode encontrar ótimos exemplares por entre R$ 20 e R$ 60.

Livrarias são excelentes opções para comprar livros para jovens, mas você também pode fazer a aquisição pela internet. A Amazon brasileira oferece todos os títulos possivelmente desejados, e Amazon internacional e Mercado Livre são outros e-commerces com ricos acervos.

Critérios de compra: Fatores para a escolha de livros para jovens

Existem várias características importantes que também podem fazer a diferença no momento de escolher um livro. Nós selecionamos quatro para discussão:

A seguir, você encontra mais informações sobre cada uma delas!

Papel ou ebook

Os ebooks, livros virtuais para plataformas como o kindle, já são muito comuns e disputam espaço com as versões em papel. Você pode fazer uma escolha nessa categoria em praticamente todos os títulos.

Os colecionadores sempre preferem livros em mídia física.

Se a sua ideia é afastar um pouco mais o jovem de telas e permitir que ele tenha o contato com o papel, algo que para muitos faz parte da leitura, opte pelos livros físicos. Essa também é a escolha preferida dos colecionadores.

Mas caso esse não seja um problema e a pessoa em questão tem o hábito de ler com frequência em mídias digitais, você pode comprar o ebook sem qualquer problema! Os preços não costumam ser muito divergentes entre si.

Edição

Caso a sua escolha seja por livro em papel, existe mais uma questão a ser definida: A edição.

Livros são lançados por diferentes editoras em versões variadas. Algumas têm capa dura, outras não. Algumas têm ilustrações especiais, outras não. Algumas têm mapas, prefácios e comentários detalhados, outras não.

Para escolher a edição, é importante pensar se quem vai ganhar o livro é ou não colecionador e se gosta de versões com mais detalhes e características especiais como capa dura. O preço também é uma questão importante, já que quanto mais trabalhado, mais caro o livro.

Imagem mostra um jovem concentrado olhando para um notebook.

Os jovens podem ler tanto em mídias físicas como digitais. (Fonte: tortugadatacorp/ Pixabay.com)

Nacionalidade

A maior parte dos livros mais vendidos para jovens é norte-americana ou inglesa. Porém, ótimos exemplares também são produzidos por aqui. Você pode prestigiar autores brasileiros e espalhar o hábito de ler histórias escritas no nosso país!

Não existe qualidade inferior, já que alguns dos melhores livros para jovens são escritos por brasileiros.

Livros de lugares mais distantes também são uma opção, já que podem permitir que os jovens adquiram novos conhecimentos culturais e geográficos.

Parte de saga

A moda das sagas chegou para ficar. Os jovens preferem ler histórias grandes e cheias de ganchos, que engajam por muito tempo com seus desenvolvimentos e personagens. Independente do gênero, essas séries chegaram para ficar.

Se você sabe que a pessoa que ganhará um livro é fã de uma saga e existe um título recém-lançado, essa pode ser uma ótima opção! Ou caso queira, introduzi-la a uma série de um gênero que ela aprecia também pode funcionar muito bem.

(Fonte da imagem destacada: 455992 / Pixabay.com)

Por que você pode confiar em mim?

Carlos Massari Jornalista
Jornalista especializado em esportes e podcaster. Apaixonado por cinema, literatura e artes em geral. Curioso nato, pesquisa e escreve sobre diversas áreas, principalmente tecnologia, ferramentas, artigos esportivos e objetos que tornam a vida e o cotidiano mais fáceis.