Foto de uma lixa elétrica cinza apoiada em um suporte da mesma cor.
Ultima atualização: 29 de abril de 2020

Como escolhemos

8Produtos analisados

15Horas investidas

3Estudos avaliados

39Comentários coletados

Olá! Seja bem vindo ao Review Box Brasil! Hoje nós vamos conversar sobre a lixa elétrica de unha, ferramenta usada para polir, lixar e modelar unhas naturais ou artificiais.

O ideal é que este tipo de lixa seja manuseada por uma manicure, uma vez que ela possui brocas que exigem bastante cuidado ao serem utilizadas.

No entanto, trata-se de uma maneira prática e eficiente de limpar e retirar os excessos das unhas, dando a elas um acabamento impecável.

No guia abaixo iremos conversar um pouco melhor sobre o produto, de forma a te explicar sua finalidade e melhor forma de uso.




Primeiro, o mais importante

  • A lixa elétrica de unha possui formato de caneta e funciona através da rotação de uma broca, conectada à sua ponta. Ela lixa, pole, dá acabamento, molda a curvatura das unhas artificiais e remove cutículas.
  • Trata-se de um produto que exige cuidado no manuseio, e preferencialmente, experiência.
  • Além de ser muito mais rápida, a lixa elétrica garante resultado impecável e acabamento perfeito às unhas.

Você também pode gostar:

Melhores lixas elétricas para unha: Nossas favoritas

Lixa elétrica de linha profissional

A lixa elétrica de unha Santa Clara faz parte da linha profissional da marca. Trata-se de um produto que pode ser usado em unhas naturais, em gel ou acrigel, sendo capaz de modelar, lixar, polir e ainda remover cutícula.

Sem a necessidade de esforços, ela é fácil de usar, proporcionando excelente acabamento às unhas tanto dos pés quanto das mãos. A lixa possui controle de velocidade que garante a segurança no trabalho, e é bivolt.

Ela ainda companha seis brocas de diferentes formatos, e uma fonte de energia.

Lixa elétrica para todos os tipos de unha

Esse modelo de lixa elétrica da marca Haiz pode ser usado tanto por manicures e pedicures quando para uso doméstico. Bivolt, o modelo é muito fácil de usar, é compacto e leve. Pode ser usado em unhas naturais, de procelana, gel ou acrygel. O controle de velocidade – de 3 a 20 mil RPM – é outro diferencial do modelo.

Guia de compra

As lixas elétricas ainda não são muito populares no mercado, mas garantem um resultado único no design de unha. Abaixo, iremos te apontar todas as características e vantagens deste produto:

Foto de uma manicure de luvas azuis, usando uma lixa elétrica de unha para fazer as unhas de sua cliente.

A lixa elétrica de unha é capaz de polir, lixar, moldar e remover cutículas. (Fonte: Sergiy Domashenko/ 123RF)

O que é a lixa elétrica de unha?

A lixa elétrica de unha é uma ferramenta elétrica em formato de caneta, cuja finalidade é lixar, polir e moldar unhas naturais ou artificiais, além de auxiliar na cuticulagem.

Ela possui um encaixe em sua ponta onde deve ser colocada a broca, ponteira escolhida pela manicure para o procedimento.

Existem diversos tamanhos, tipos e formatos de brocas, sendo que cada uma delas deve ser usada para um fim específico.

O movimento de rotação da broca é o responsável pelo polimento das unhas, funcionando como uma lixa tradicional, mas mais potente, rápida e eficiente.

A lixa pode funcionar a base de pilha, ou ser conectada diretamente à uma fonte de energia, de acordo com o modelo e marca.

Quais as vantagens e desvantagens da lixa elétrica de unha?

Apesar de ainda não ser um produto muito conhecido no mercado, a lixa elétrica de unha tem ganhado muita popularidade nos salões de beleza, principalmente quando o assunto são as unhas artificiais, como o gel ou acrigel.

Sua principal vantagem é que ela é não deixa dúvidas quanto à sua eficiência, uma vez que promove um resultado impecável em poucos minutos, podendo ser usada também em unhas naturais.

Além disso, a lixa elétrica de unha vai muito além do ato de lixar, e pode ser usada para polir, moldar a curvatura de unhas artificiais e retirar a cutícula. Cada uma dessas funções deve ser feita com um tipo específico de broca.

Para o seu uso perfeito, além das brocas você precisará apenas de pilhas ou de uma fonte de energia, de acordo com o seu modelo comprado.

Apesar de ser super prática, rápida e apresentar bons resultados, é também uma ferramenta que deve ser usada com muito cuidado, preferencialmente por uma profissional experiente.

Esta lixa, se usada de forma errada, pode acabar machucando, pois sua movimento de rotação é bastante rápido.

É importante citar também que ela não é muito barata, no entanto esta é uma questão que acaba valendo a pena se você a usar com frequência.

Em resumo, trata-se de uma excelente escolha para profissionais da área. Quanto ao uso doméstico, deve-se redobrar o cuidado, ok?

Vantagens
  • Pode ser usada em unhas artificiais e naturais
  • Resultado impecável
  • Lixa, pole, molda a curvatura e retira a cutícula
  • Resultado em poucos minutos
Desvantagens
  • O uso doméstico não é recomendado
  • É necessário cuidado ao utilizá-la, pois você pode machucar
  • É cara

Lixa elétrica ou lixa comum: Qual a melhor?

A lixa elétrica nada mais é do que uma versão super moderna e tecnológica da lixa comum, que também é capaz de lixar e ajustar o tamanho das unhas.

O modelo elétrico, como já dissemos, é capaz também de polir, moldar a curvatura de unhas artificiais e retirar a cutícula. Ela é rápida e eficiente, no entanto, de mais complexo manuseio, além de ser maior e necessitar de uma fonte de energia.

Já a lixa comum é bem simples, ela é fina e não é capaz de moldar a curvatura de unhas artificiais ou muito menos retirar a cutícula. Pelo contrário, em casos de mulheres com unhas em gel e acrigel, a lixa comum não é suficiente, pois são materiais muito grossos.

Apesar disso, a lixa comum é bem mais leve, menor e pode ser carregada até mesmo nas bolsas pequenas. Com relação ao preço, ela também sai na frente, pois as lixas elétricas são bem mais caras, afinal, são mais completas.

Abaixo, te apresentamos uma tabela comparativa com os dois produtos:

Lixa elétrica Lixa comum
Funções Lixa, pole, molda a curvatura de unhas artificiais e remove a cutícula Lixa
Em quais unhas usar Naturais e artificiais Naturais
Quem pode manuseá-la Pessoas com experiência, preferencialmente manicures Qualquer pessoa
Tamanho relativamente grande Pequena
Preço Médio a alto Muito baixo

Quanto custa uma lixa elétrica de unha?

Uma lixa elétrica de unha não é barata, mas também não é super cara.É possível encontrar opções em valores mais em conta, de acordo com a marca escolhida.

É um produto que custa, em média, entre R$50 e R$100, sendo que dificilmente será mais barato ou ultrapassará este valor.

Onde comprar uma lixa elétrica de unha?

Por não ser um produto super popular ainda, não é em toda lojas que você encontra uma lixa elétrica de unha para compra.

O mais comum é que você ache este produto em lojas especializadas em produtos para salões de beleza, no entanto, também é possível encontrá-lo em lojas de departamento, como nas Americanas.

Além disso, as lojas onlines são excelentes opções, como Amazon, Mercado Livre, Buscapé e Submarino.

Foto de uma mão com unha de pontas arredondadas e esmalte rosa claro.

As lixas elétricas podem ser usadas tanto no processo de limpeza de unhas naturais, quanto de unhas artificiais. (Fonte: Valeria Boltneva/ Pexels)

Critérios da compra: como comparar as opções de lixa de unha elétrica

Como todo produto elétrico, esta lixa possui alguns detalhes bem específicos, e é justamente para não te restar dúvidas sobre o assunto, que iremos conversar sobre eles antes da sua compra.

A seguir, vamos te explicar o que deve ser observado em cada um desses pontos.

Brocas

A maioria das lixas já acompanha algumas brocas para uso básico. Cada uma delas tem um formato: algumas são mais largas, para polimento e molde de curvatura, e outras possuem pontas mais finas, para lidar com cantinhos e cutículas.

As mais comuns e mais baratas são as brocas de diamante, que possuem opções que fazem praticamente tudo: elas lixam, polem e garantem o design acentuado da curvatura.

Já as brocas de tungstênio são as mais caras. Elas são excelentes e super indicadas para manutenção e retirada de unhas artificiais, como o gel o acrigel.

A broca de cerâmica possui a mesma função dos modelos de tungstênio e é tão cara quanto, no entanto, esquenta bem menos e oferece menos perigo durante o manuseio.

Por fim, há a broca mineral, perfeita para acabamento e retirada de cutícula.

Antes de comprar suas brocas, pode ser interessante fazer uma pesquisa mais profunda sobre os seus formatos, que são inúmeros.

Fonte de energia

Como já dissemos por aqui, algumas lixas precisam de pilhas para funcionar e outras de uma tomada, pois são ligadas diretamente na energia.

Esta é uma escolha que não interfere na qualidade do produto, no entanto, os modelos à pilha podem acabar te pegando de surpresa em um momento de necessidade, e por isso, caso você opte por esta, é imprescindível que sempre tenha pilhas extras à sua disposição.

No caso das lixas ligadas à energia , é importante que sempre as utilize em um ambiente que tenha tomadas disponíveis.

Voltagem

No caso dos modelos que se conectam à tomada, é importante citar que você deve checar a voltagem. A maioria é bivolt e você deve preferir estas, pois são facilmente ligadas em qualquer ambiente.

Velocidade

As lixas possuem cerca de três níveis de velocidade, do mais devagar para o mais rápido, e você deve ser bastante cautelosa com este fator.

Caso seja inexperiente, prefira sempre usar sua lixa elétrica de unha em velocidade baixa, pois ela irá girar mais devagar e esquentar menos, diminuindo a chance de acidentes.

Caso já tenha total conhecimento do produto, se divirta entre as três velocidades, de forma a conseguir realizar um bom trabalho em pouco tempo.

(Fonte da imagem destacada: Sergiy Domashenko/ 123RF.com)

Por que você pode confiar em mim?

Jaqueline Aguiar Esteticista
Cuidar das outras pessoas é o que Jaqueline mais ama fazer. E ela faz isso de duas maneiras: em sua clínica, através de procedimentos estéticos, e pela internet, aconselhando mulheres e homens sobre os melhores produtos do ramo. Com o tempo que sobra, ela também gosta de compartilhar conhecimento sobre seu outro hobby: o apimentado universo dos sex shops.