Ultima atualização: 30 de agosto de 2021

Como escolhemos

13Produtos analisados

19Horas investidas

7Estudos avaliados

66Comentários coletados

Desta vez vamos falar sobre loções adstringentes, especialmente adequadas para pele oleosa e mista, pois reduzem o tamanho dos poros, reduzem a acne e os cravos e eliminam o excesso de sebo na pele. As loções adstringentes também apaziguam o brilho excessivo da pele, dão luminosidade e são extremamente eficazes para remover a maquiagem do rosto.

Elas podem vir em diferentes formatos e intensidades, de acordo com cada tipo de pele e necessidade específica. Ao longo do artigo nós lhe falaremos sobre as principais características das loções adstringentes, incluindo os produtos mais cotados e mais vendidos na internet, os diferentes preços no mercado e as diferentes lojas onde você pode comprá-los.




As mais importantes

  • As loções adstringentes limpam e melhoram a pele, removendo os restos de sujeira.
  • Elas são especialmente adequadas para pele oleosa e mista, pois reduzem a acne e os cravos, eliminam o brilho excessivo do rosto e reduzem o tamanho dos poros.
  • As loções adstringentes podem ser divididas em loções vegetais, químicas e caseiras (feitas à mão), que diferem umas das outras principalmente por seus compostos, funções e eficácia, entre outras particularidades significativas.
  • Antes de selecionar a loção adstringente perfeita para você, é necessário levar em conta certos fatores, como seus diferentes formatos, variedades, diferenças e modos de uso, entre outros aspectos relevantes.

Loção adstringente: nossa recomendação dos melhores produtos

Guia de compras: O que você precisa saber sobre a loção adstringente

O principal objetivo deste guia de compras é que você conheça os aspectos mais importantes do produto que você está interessado em comprar. Portanto, vamos discutir as principais características das loções adstringentes, incluindo suas vantagens e desvantagens.

As loções adstringentes removem o óleo da pele. (Foto: kboyd / pixabay.com)

O que são loções adstringentes e quais são suas vantagens?

As loções adstringentes são substâncias aplicadas topicamente, especialmente adequadas para pele oleosa e mista, pois regulam a aparência de acne e pontos negros e reduzem o tamanho dos poros, dando à pele uma aparência mais fresca e uniforme.

Essas loções são principalmente responsáveis por manter a compleição limpa e livre de impurezas, pois reduzem as secreções sebáceas e de suor que geram pontos negros inestéticos. Eles também equilibram o brilho natural da pele, que muitas vezes é exagerado devido à oleosidade.

Por outro lado, loções adstringentes também são muito eficazes para remover traços de maquiagem e para aliviar irritações, devido às suas propriedades anti-inflamatórias, cicatrizantes e anti-hemorrágicas. Vários benefícios para a pele em um só produto.

Vantagens
  • Reduzir a acne
  • Limpar a pele
  • Desinflamar
  • Remover resíduos de maquiagem
Desvantagens
  • Pode secar ainda mais a pele seca
  • Loção inadequada pode ser contraproducente para a pele
  • Pode causar alergia (em casos isolados)

Loção para a pele seca, química ou adstringente caseira - O que ter cuidado?

As loções adstringentes podem ser vegetais, químicas ou caseiras. Abaixo detalharemos as principais características de cada uma delas para que você possa compará-las e escolher a mais adequada para você, dependendo de suas necessidades e preferências.

  • Loção adstringente de legumes. As loções adstringentes vegetais, como seu nome sugere, vêm de substâncias naturais, tais como extratos de cipreste, gerânio, camomila, dióspiro, etc. Eles têm ácido tânico que é derivado de fenólico não nitrogênico.
  • Loção adstringente química. Loções adstringentes químicas são feitas com sais de metais pesados, como chumbo, zinco, cobre, nitrato de prata, etc. Eles são sempre usados topicamente e têm uma função anti-séptica muito eficaz em casos de acne e outros problemas sebáceos.
  • Loção adstringente caseira. Essas loções são caseiras ou artesanais, com produtos totalmente naturais, como camomila, dióspiro, moringa, óleo de cipreste, algumas variedades de chá, etc. Eles não têm nenhum componente adicionado ou externo.
Vegetais Químico Caseiro
Eficácia Curto ou médio prazo Curto prazo Médio ou longo prazo
Função Anti-inflamatório, anti-acne, limpeza Antiséptico, anti-acne, anti-inflamatório Limpeza, anti-acne, anti-inflamatório
Locais de venda Lojas comerciais, lojas de produtos alimentares saudáveis Farmácias, lojas comerciais Lojas de produtos alimentares saudáveis, feiras

Loção adstringente ou tônico facial?

Muitas pessoas se perguntam qual é a diferença entre loção adstringente e tônico facial. Abaixo detalharemos as características de cada um para que você conheça suas diferenças e escolha o mais apropriado para você, dependendo do seu tipo de pele e preferências pessoais.

  • Tônico facial. Os toners são mais suaves que os adstringentes, e geralmente não contêm álcool. Sua principal função é limpar, hidratar, amaciar e restaurar a pele através de ingredientes naturais, tais como extrato de aloe vera, água de rosas e outras substâncias que ocorrem naturalmente.
  • Loção adstringente. Os adstringentes geralmente têm propriedades anti-sépticas, então eles ajudam a remover as bactérias da pele. Elas quase sempre contêm álcool, e são recomendadas principalmente para peles oleosas ou mistas, que abrigam uma quantidade maior de sebo, acne, pontos negros, etc. Os adstringentes também limpam e desengorduram a pele. Você também pode preparar tônicos adstringentes naturais, como a camomila, que tem propriedades anti-inflamatórias e anti-acne, embora seus efeitos sejam mais duradouros do que produtos com compostos químicos.

Quanto custa uma loção adstringente?

Os preços das loções adstringentes variam de acordo com seus componentes, tamanhos, formatos e, principalmente, marcas. No parágrafo seguinte nós lhe daremos os custos aproximados deste produto, para que você tenha uma referência estimada dos valores comerciais.

No mercado você pode obter loções adstringentes de 50 BRL a 250 BRL, embora também haja produtos mais caros. Entretanto, há também marcas premium a preços entre 75 BRL e 130 BRL.

Há diferentes formatos, modelos e desenhos de loções adstringentes. (Foto: Olena Kachmar/ 123rf.com)

Critérios de compra

Nesta última seção discutiremos os critérios de compra que você deve levar em conta ao comprar loções adstringentes, pois há certos fatores que você não deve perder de vista ao selecionar o produto perfeito para você.

Tipo de pele

Como mencionado ao longo do artigo, loções adstringentes são especialmente recomendadas para peles oleosas ou combinadas, pois possuem componentes anti-sépticos que ajudam a combater o excesso de óleo. Entretanto, eles também podem ser usados em peles mais secas.

  • Pele oleosa ou mista. A pele oleosa gera um acúmulo excessivo de sebo por causa de sua própria oleosidade, e a pele mista produz oleosidade na zona T (testa, nariz e pêra). Loções adstringentes equilibram o pH da pele e reduzem os poros abertos. Se você tem pele oleosa e prefere produtos naturais, extratos de flor de lótus, moringa e jasmim, entre muitos outros, são uma boa escolha, pois eliminam a acne ao mesmo tempo em que suavizam, abrilhantam, limpam e protegem a pele.
  • Pele seca. Loções adstringentes geralmente não são recomendadas para pele seca, pois elas podem secá-la ainda mais. Entretanto, alguns adstringentes naturais, como extratos de amêndoa, lavanda ou mel, também têm propriedades hidratantes, e também ajudam a reduzir o inchaço e a clarear a tez.

A água de rosas é uma excelente loção adstringente. (Foto: sirah / 123rf.com)

Formato

As loções adstringentes são geralmente líquidas em textura, e vêm em formatos que as tornam fáceis de aplicar. Abaixo nós falaremos sobre eles e lhe diremos quais são os mais recomendados, embora você deva escolher aquele que é mais conveniente e prático para você.

  • Spray. Embora o spray seja uma alternativa muito prática e funcional ao aplicar loção adstringente, ele não é o formato mais adequado em termos de preservação da umidade na pele, pois a névoa que ele emite evapora mais facilmente do que outros sistemas de aplicação.
  • Pote. Os potes de loção adstringente podem vir em diferentes designs, tamanhos e formatos, mas o método de aplicação é o mesmo. Embora não sejam tão convenientes como um spray, eles penetram melhor na pele e retêm a umidade por um período maior de tempo devido à sua consistência mais espessa.

Como utilizar

Aplicar os toners adstringentes é muito simples; no entanto, você precisa seguir os passos apropriados para otimizar os efeitos dessas substâncias poderosas. Aqui estão os passos a seguir:

  • Maquiagem. A primeira coisa que você precisa fazer é ter certeza de que seu rosto está limpo, então o primeiro passo é remover qualquer maquiagem restante com uma almofada de algodão umedecida com loção adstringente. Você verá que removerá qualquer tinta cosmética restante rapidamente, não deixando nenhum vestígio de sujeira para trás.
  • Enxaguar. Uma vez que você tenha retirado sua maquiagem, você deve enxaguar seu rosto com sabão neutro, ou uma espuma ou creme adequado, para que sua tez esteja fresca e completamente livre de impurezas. Então a pele está pronta para aplicar a loção adstringente.
  • Aplicar. A maneira correta de aplicar a loção adstringente é umedecê-la em uma almofada de algodão e aplicá-la nas diferentes áreas, exceto para o contorno dos olhos e pálpebras, já que estas áreas são mais sensíveis e propensas à irritação e secura. Então você pode aplicar seu creme diário.
  • Repita. Se sua pele é muito oleosa, é aconselhável repetir esta rotina todos os dias, mas se sua pele não for muito oleosa, recomendamos que você a faça dia sim, dia não. Para pele mista, a loção adstringente deve ser sempre aplicada somente na área oleosa, pois pode secar as outras áreas.

Loção adstringente limpa e refresca a tez. (Foto: lightfieldstudios / 123rf.com)

Toxicidade

Embora loções adstringentes normalmente não tenham efeitos colaterais, às vezes podem ocorrer reações colaterais devido aos seus ingredientes. Aqui estão algumas das contra-indicações que podem ocorrer com estes produtos.

  • Alergia. Embora não seja o mais comum, algumas pessoas podem ser alérgicas a certos componentes de loções adstringentes, especialmente as químicas. As reações mais comuns, na maioria dos casos, são prurido, ardor, inflamação, vermelhidão, etc.
  • Hipersensibilidade. Algumas pessoas também podem ser hipersensíveis a certos componentes contidos em loções adstringentes (quase sempre de origem química). Isto é especialmente verdadeiro para peles mais brancas, finas e secas.
  • Irritação. Para tornar o efeito de loções adstringentes mais rápido e eficaz, o ácido retinóico ou outras substâncias que são abrasivas para a pele são freqüentemente usadas, causando irritação ou ardor em algumas pessoas. Se você tem pele sensível, é recomendado que você teste o produto em seu pulso primeiro.

(Fonte da imagem em destaque: Dolgachov/ 123rf.com)

Por que você pode confiar em nós?

Resenhas