Sala e corredor com luminárias de piso.
Ultima atualização: 18 de julho de 2019

Como escolhemos

12Produtos analisados

14Horas investidas

2Estudos avaliados

53Comentários coletados

Seja bem-vindo ao ReviewBox! Hoje vamos falar de um item que transforma a decoração e a iluminação de qualquer espaço: a luminária de chão.

Versátil e funcional, a luminária de chão serve tanto para iluminar aquele cantinho de leitura quanto para dar um up na decoração, seja da sala, do quarto ou do escritório.

Hoje existem diversos modelos, do clássico, passando pelo rústico até o mais contemporâneo. Neste artigo, vamos mostrar o que você deve levar em conta antes de comprar a sua luminária de chão.




Primeiro, o mais importante

  • A luminária de chão é um item versátil, que ilumina e compõem a decoração do ambiente.
  • Os modelos variam em termos de material de fabricação, design e tipo de iluminação gerada no ambiente.
  • Antes de comprar a luminária de chão ideal é preciso considerar o objetivo de uso e o espaço disponível.

Você também pode gostar:

Ranking: As 5 melhores luminárias de chão

Quem busca uma luminária de chão quer funcionalidade e beleza em uma única peça. Sabendo disso, os fabricantes investem cada vez mais na variedade desse produto. A seguir, vamos apresentar os melhores tipos de luminária de chão, para os mais variados gostos e objetivos.

1º - Luminária de chão Coluna Bella Bobe

A Coluna Bella Bobe é uma luminária de piso feita em metal. Sua cúpula, que mede 51 cm de diâmetro, possui desenhos geométricos.

Com altura de 1,62 metros e diâmetro da base de 46 cm, esta luminária de chão possui LED integrado de 23W e é bivolt.

2º - Luminária de chão Sun House Art

A Sun House Art é uma luminária de chão com três hastes de apoio feita em madeira natural com 1,65 metros de altura.

A cúpula desta peça é fabricada em tecido e possui 40 cm de diâmetro. Além disso, é uma luminária bivolt e compatível com lâmpada E27 de até 40W.

3º - Luminária de chão Bella Cine

A Bella Cine é uma luminária fabricada em metal, madeira e vidro. Os pés são ajustáveis e a cúpula é direcionável.

Com 60 cm de altura e 25 cm de diâmetro, este modelo é bivolt e tem potência de 3W, compatível com lâmpada de rosca E27.

4º - Luminária de chão Vivare Tripé

A luminária Vivare Tripé, possui altura de 1,70 metros e cúpula com diâmetro de 40 cm. A base é feita em madeira e a cúpula em tecido.

Além disso, este é um produto bivolt e compatível com lâmpada LED de até 16W ou lâmpada eletrônica de até 25W.

5º - Luminária de chão Sun House Pluie

A Sun House Pluie é uma luminária de piso feita em metal com acabamento cromado. Este modelo possui 1,65 metros de altura e 20 cm de profundidade.

Fabricada para lâmpadas do tipo E27 de no máximo 40W de potência, esta luminária de chão é bivolt.

Guia de Compra

A escolha da luminária de chão para o seu ambiente não pode ser baseada apenas no seu gosto pessoal e no preço. É preciso considerar o objetivo de uso, o espaço disponível e a decoração existente.

Para ajudar você nessa missão, criamos este Guia de Compra. Aqui você vai encontrar todas as informações para adquirir a luminária de chão ideal.

Homem no sofá com notebook e luminária de chão.

A luminária de chão é versátil: ilumina e decora. (Fonte: NeONBRAND / Unsplash)

O que é uma luminária de chão?

A iluminação é um dos elementos mais importantes da decoração, seja da sala, do quarto ou do escritório.

A ideia é aliar beleza, estilo e conforto visual. Para isso, os decoradores investem em luminárias. Entre as várias opções estão as de chão.

Também conhecida como luminária de piso ou abajur de chão, esta peça se caracteriza pela sua altura e, como o próprio nome diz, por ser colocada diretamente no chão.

Por ser composta de uma haste longa e um suporte para piso, a luminária de chão ilumina uma área maior do que o abajur de mesa ou de parede. Além disso, dependo da cúpula e da lâmpada utilizada, a luminária de chão cria diferentes efeitos de iluminação.

Luminária de chão marrom em cômodo de casa.

A luminária de piso tem o poder de iluminar mais o ambiente. (Fonte: StockSnap / Pixabay)

Em geral, as luminárias de chão são utilizadas para complementar a iluminação principal do cômodo. Mas esta peça pode tanto iluminar um ponto único quanto criar uma iluminação intimista e aconchegante em todo o ambiente.

Além dos diferentes efeitos de iluminação, a luminária de chão também é tratada como peça decorativa. Por isso, cada vez mais os fabricantes investem em designs exclusivos.

Onde e como usar a luminária de chão?

A luminária de piso pode ser utilizada em praticamente qualquer cômodo da casa ou escritório. Como vimos, a peça pode ser usada tanto como foco de iluminação para o trabalho ou leitura, quanto para criar uma iluminação aconchegante.

Por isso, é importante definir o objetivo de uso e o local em que você deseja colocar a peça.

Dependendo do objetivo, é possível escolher uma luminária mais funcional, com haste ajustável, por exemplo. Ou, dependendo do espaço disponível, talvez seja preciso optar por uma peça com dimensões menores.

A seguir, nós reunimos algumas recomendações de especialistas de como usar a sua luminária de chão de acordo com o cômodo.

Sala de estar

Na sala de estar, a luminária de chão é geralmente utilizada como peça de destaque, em um canto da sala. Assim, a peça não prejudica a circulação de pessoas e ilumina de forma uniforme todo o ambiente.

A luminária de chão na sala também pode ter uma lâmpada de baixa intensidade para criar uma atmosfera mais acolhedora. Você ainda pode optar por usar a luminária de chão com uma luz mais intensa.

Próxima a uma poltrona ou uma chaise long, a peça cria um ambiente de descanso e de leitura.

Quarto de dormir

No quarto, a luminária de piso pode ter destaque substituindo a função do abajur. Dessa forma, a peça pode ser colocada ao lado da cama ou de uma poltrona.

Assim, a luminária de chão cria um espaço de leitura, sem que você precise utilizar a iluminação central do quarto.

Luminária de chão com haste de madeira em quarto de criança.

A luminária de chão no quarto deixa o ambiente mais moderno. (Fonte: Katarzyna BiaÅ‚asiewicz / 123RF)

Escritório

Cada vez mais a luminária de chão é encontrada também em escritórios. O antigo o conceito de escritório formal e clean deu lugar ao de um espaço acolhedor.

No escritório, a luminária pode tanto criar uma iluminação mais suave como funcional. É possível usar a criatividade e colocar a peça em cantos ou próxima a poltronas e mesa de trabalho.

Varanda

Outro local recomendado para o uso da luminária de chão é a varanda e sacadas. Em áreas externas, a peça garante ainda mais charme e conforto visual.

Como combinar a decoração com a luminária de chão?

Para tornar a sua luminária uma peça que faça parte da decoração você terá duas opções: manter-se tradicional ou ousar e misturar materiais, cores e estilos.

Selecionamos as principais dicas de decoradores, para você combinar a sua decoração com a luminária de chão.

Decoração neutra

Se o ambiente tem um decor neutro, você poderá inserir uma luminária de chão com uma cor diferente. Por exemplo, em um cômodo de cores monocromáticas, a luminária com cúpula colorida ganha destaque. Mas se você quiser manter o ar sóbrio, vale adicionar uma luminária de chão igualmente neutra, com a mesma cor do restante do cômodo.

Decoração clássica

Para quem tem um estilo clássico, a tendência é manter o tom e optar por uma luminária tradicional, de madeira e tecido, por exemplo. Para ousar e dar mais destaque à luminária, você pode escolher uma peça rústica feita em cobre ou madeira de demolição.

Decoração moderna

Para ambientes contemporâneos, sugerimos que você escolha uma luminária de piso com design moderno. Metálica ou colorida, a luminária de chão moderna pode dispensar até as cúpulas.

Alguns modelos utilizam a lâmpada filamento de carbono que, além de iluminar, confere um charme ainda maior à peça.

Quais as vantagens da luminária de chão?

Como vimos, a luminária de chão é versátil, porque ilumina e compõe a decoração do cômodo.

Hoje em dia, existem diversos modelos com diferentes designs, material de fabricação, funcionalidades e cores. Sem contar que a luminária de chão é um item prático. Você pode transportá-la para qualquer lugar da casa, de acordo com a sua necessidade.

Além disso, a peça dispensa um móvel de apoio, como uma mesa lateral, por exemplo. E, por ficar no piso, também não precisa de ponto de furação, como ocorre com luminárias de teto e parede.

Quarto de dormir e luminária de chão.

A luminária de chão pode ser transportada para qualquer cômodo. (Fonte: Ali Inay / Unsplash)

O grande inconveniente da luminária de chão é que a poeira se acumula sobre as cúpulas sem que percebamos. Por isso, é importante que você limpe a superfície, com um pano úmido, regularmente.

Outra desvantagem é que, dependendo da dimensão da base, a luminária pode ocupar mais espaço do que o desejado.

Se você optar por uma luminária de chão única e exclusiva, esta peça poderá ter um custo muito alto. Confira abaixo as vantagens e desvantagens da luminária de chão:

Vantagens
  • Iluminação pontual ou aconchegante
  • Peça de decoração
  • Prática para transportar
  • Dispensa móvel de apoio
  • Dispensa instalação
Desvantagens
  • Requer limpeza regular
  • Pode ocupar espaço

Quanto custa?

O custo de uma luminária de chão pode variar de acordo com o material de fabricação, a dimensão da peça e, é claro, do quão exclusivo é o design. Hoje em dia, o preço da luminária de piso varia entre R$ 100 e R$ 4.000.

Você não precisar comprar a mais cara. É possível encontrar uma luminária de chão de qualidade e com design inovador por preços acessíveis.

Onde comprar?

Você vai encontrar a luminária de chão à venda em lojas especializadas, de departamento e hipermercados como Leroy Merlyn, Etna e Extra.

Ainda assim, nós recomendamos que você realize sua compra em lojas online como a Amazon. Ao comprar online, você encontra mais opções de modelos, preços competitivos e ainda o faz do conforto da sua casa.

Critérios de compra: O que levar em conta ao escolher a luminária de chão

Como existem diversos modelos de luminária de chão é preciso que você entenda o que os fatores que os tornam diferentes uns dos outros.

Dependendo do espaço que você tem à disposição, uma luminária muito alta ou muita larga pode não ser a melhor opção. Por outro lado, de acordo com o seu objetivo de uso, o tipo de cúpula e a capacidade de iluminação da luminária terá efeito positivo ou negativo.

Para ajudar você a tomar a melhor decisão na hora de comprar a luminária de chão, selecionamos a seguir os principais fatores que você deve observar antes de comprar a sua peça.

  • Material de fabricação
  • Haste
  • Cúpula
  • Base
  • Iluminação

A seguir, vamos detalhar cada uma desses fatores para você comprar a luminária que atenda às suas necessidades e expectativas.

Material de fabricação

É importante que você observe o material de fabricação da luminária de chão porque este fator vai influenciar na durabilidade da peça e também na decoração do seu ambiente.

É possível encontrar luminárias feitas de metal; com base de madeira e cúpula de tecido; e ainda de papel, seda ou linho.

Em geral, as feitas com metal são mais resistentes e recomendadas a espaços com qualquer tipo de decoração. As de madeira são mais utilizadas em ambientes tradicionais. E, as que têm a cúpula de tecido, em cômodos de decoração neutra.

Sala de estar com decoração em madeira e tons de marrom com poltrona, luminária de chão e mesinha lateral.

É possível encontrar luminárias de chão dos mais diversos materiais. (Fonte: Paolo De Santis / 123RF)

Hastes

Você deve considerar o formato, a altura e a funcionalidade das hastes da sua luminária de chão. O formato varia, mas, em geral, pode ser do tipo reto, articulado, tripé ou curvado.

Este fator vai influenciar não apenas na decoração, mas no objetivo de uso da sua peça. Em geral, a luminária de chão com haste curvada favorece a iluminação focal, ideal para leitura.

Por outro lado, as do tipo reto e tripé costumam proporcionar uma iluminação mais uniforme. Essas, porém, ocupam mais espaço na base.

Existem ainda os modelos de luminária de chão que são mais baixos e a iluminação é feita quase que diretamente do chão, muito comum em jardins e áreas externas.

Por isso, também é fundamental que você cheque a altura da haste da luminária de chão. Em geral, a altura varia entre 60 cm e 1,70 metros. Quanto mais alta for a haste, maior será a difusão de luz por todo o ambiente.

Outro ponto importante é checar se a haste é ajustável. Alguns modelos permitem que você aumente ou diminua o tamanho da haste de acordo com a sua necessidade de uso.

Cúpula

A cúpula é outro fator que você deve levar em contar antes de comprar a luminária de chão. Junto com a haste, a cúpula também vai refletir no conceito de decoração e no tipo de iluminação gerada.

Em geral, o diâmetro da cúpula varia entre 20 cm e 50 cm. Dessa forma, podemos categorizar os diferentes tipos de luminária de piso de acordo com o formato de sua cúpula.

  • Estilo japonês ou coluna: A cúpula cobre totalmente a haste, pode ser retangular, quadrada ou cilíndrica e gera uma iluminação suave em todo o ambiente.
  • Estilo cônico: A cúpula é direcionada para cima e cria a famosa iluminação indireta.
  • Estilo tambor: A cúpula tem a mesma abertura em cima e embaixo. Por isso, a luz é distribuída uniformemente.
  • Estilo flexível ou articuladas: Ideal para os espaços de leitura ou de trabalho porque direciona a luz para o ponto desejado.

Base

Nem sempre a base e a cúpula possuem o mesmo diâmetro. Por isso é importante checar esta dimensão. É ela que vai garantir que você não será pego de surpresa com uma base muito maior do que o seu ambiente pode comportar.

Em geral, você vai encontrar bases da luminária de chão com diâmetro que variam entre 20 cm a 80 cm.

Imagem de luminária branca em sala de estar.

A base da luminária pode variar de 20 a 80 cm. (Fonte: Katarzyna BiaÅ‚asiewicz / 123RF)

Iluminação

A capacidade de iluminação da luminária de chão vai definir o seu uso: seja como luz indireta e aconchegante, seja para leitura e trabalho. E isso vai depender, além do formato da cúpula como já vimos, da lâmpada utilizada na luminária.

Aqui é preciso uma ressalva: a grande maioria das luminárias de piso não vem acompanhadas da lâmpada. Ainda assim, é preciso que você observe o tipo de lâmpada e a potência que a luminária comporta.

Em geral, os modelos de luminária de chão são compatíveis com o tipo E27. Além disso, cada luminária é fabricada para suportar uma quantidade específica de watts. Em geral, a potência das luminárias varia entre 3W e 40W.

A maioria das luminárias de piso é feita para lâmpadas fluorescentes ou halógenas. Mas, já é possível encontrar modelos feitos para lâmpadas de LED, que são mais econômicas, duráveis e não aquecem.

(Fonte da imagem destacada: StockSnap / Pixabay)

Por que você pode confiar em mim?

Izabel Toscano Jornalista
Nômade digital, jornalista, leitora e questionadora compulsiva. Já trabalhou em jornais diários e sites de notícias no Brasil, e em plataformas online na Irlanda e na França. Hoje, roda o mundo escrevendo sobre temas variados, sempre atenta às novas tecnologias e a tudo que surge para trazer leveza à vida.