
Como escolhemos
Seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil! Vamos falar hoje de um item especial para os exploradores do universo e das galáxias, a luneta. Se você já olhou para o céu e se perguntou o que existe lá, você não está sozinho.
Todos os dias, milhares de astrônomos profissionais e amadores agarram seu telescópio e apontam para o céu aberto. E nunca faltam coisas legais para se ver!
Mas para isso, é necessário ter uma boa luneta. Por isso, confira nosso artigo e conheça todos os melhores modelos, vantagens e desvantagens e comece a observar o espaço.
Índice
Primeiro, o mais importante
- A luneta é um modelo de telescópio chamado de telescópio refrator.
- Você deve comprar uma luneta de acordo com o que você deseja observar.
- Nunca acredite plenamente no poder de ampliação de uma luneta descrito em um anúncio.
Você também pode gostar:
- Telescópio: Aprenda tudo sobre os melhores modelos de 2021
- Binóculo: Escolha o melhor de 2021
- Microscópio: Como escolher o melhor em 2021?
Os melhores modelos de luneta do mercado: Nossas escolhas
Os melhores telescópios são ótimos para detectar estrelas muito distantes, mas não são tão úteis para observar planetas. Por isso, escolha uma luneta, que você estará bem servido na hora de ver astros mais próximos.
O único problema é que a astronomia pode ser bastante complexa, o que dificulta sua busca. Por isso, separamos alguns modelos de luneta para facilitar sua vida.
- Luneta Terrestre Tasco 60 mm
- Telescópio Refratário Tasco
- Telescópio Refratário Luneta Constellation Greika
- Telescópio Refrator Lorben
Luneta Terrestre Tasco 60 mm
Esta luneta foi construída para atividades esportivas ou de lazer, sendo ideal para observação a longa distância. É ótima para observar animais e muito utilizada em estande de tiros em lugares abertos ou fechados.
A abertura de 60 mm do telescópio pode oferecer o que você precisa em termos de contraste e resolução. Tem aumento de 20 a 60 vezes e pesa cerca de 900 g.
Telescópio Refratário Tasco
O telescópio refrator Tasco Spacestation 60x700mm é o modelo mais indicado para os iniciantes da astronomia, já é fácil de utilizar. Ela conta com aumento máximo de 525 vezes e é possível ver astros que você nunca viu antes.
Possui lentes de 25 mm (28x), 1 0mm (70x) e 4 mm (175x), e seu tripé de alumínio é totalmente ajustável. Essa luneta vem com filtro lunar para que você possa observar a lua cheia.
Telescópio Refratário Luneta Constellation Greika
A abertura de 80 mm deste modelo de luneta pode fornecer a versatilidade que você precisa ao olhar para seus objetos celestes favoritos. O modelo é construído para ser sólido e leve, o que torna mais fácil observar as estrelas de qualquer lugar.
O focalizador com o qual esta unidade foi equipada pode fazer com que a focagem seja excelente. Para completar, ele conta com um ótimo custo-benefício.
Telescópio Refrator Lorben
Esta é uma das alternativas mais razoáveis do mercado em questão de custo-benefício. Ela possui lentes intercambiáveis de 50x e 100x de aumento. É ótima para observações durante o dia ou à noite.
Feita de material leve e durável, ela é de fácil montagem. Um tripé ajustável de alumínio acompanha o produto.
Guia de Compra
A luneta é um objeto complicado que deve ser comprado com cuidado e atenção. Por isso, preparamos este Guia de Compras especial com todas as informações que você precisa saber antes de escolher a sua.
O que é uma luneta?
Os primeiros telescópios refratores práticos apareceram na Holanda por volta de 1608, e foram creditados a três indivíduos, Hans Lippershey e Zacharias Janssen, fabricantes de espetáculos em Middelburg, e Jacob Metius de Alkmaar.
Galileu Galilei, que estava em Veneza por volta do mês de maio de 1609, ouviu falar da invenção e construiu uma versão própria.
Quais as vantagens e desvantagens de comprar uma luneta?
Apesar disso, ainda há muitas vantagens em possuir uma luneta. Elas são excelentes para observar as estrelas lunares, planetárias e binárias. Além disso, é um objeto que precisa de pouquíssima manutenção e é muito robusto, o que pode ser uma desvantagem se você procura um item leve.
O que é possível observar com a luneta?
Então, é importante decidir de que tipo de observação você irá fazer com maior frequência. Dependendo do que você for observar, pode ser até mesmo interessante optar por um telescópio refletor. A luneta é indicada para observar:
- Planetas
- Lua
- Astros próximos
- Meteoros
- Estrelas cadentes
No entanto, dependendo do local onde você esteja e da precisão das lentes de sua luneta, você poderá ver mais ou menos objetos, sendo possível até mesmo enxergar objetos celestes mais distantes.
Qual a diferença entre luneta e telescópio refletor?
Assim como o telescópio, a luneta é outro item que permite observar objetos celestes. No entanto, ela é um tipo de telescópio específico. A luneta é o que podemos chamar de telescópio refrator, que utilizam lentes objetivas. Já os telescópios comuns, os refletores, utilizam espelhos.
A desvantagem da luneta em relação ao telescópio refletor é que ela pode gerar uma distorção de cores, fazendo com que a imagem não seja tão bem definida, além de ser um item um pouco menos potente em relação a distâncias que podem ser observadas.
Luneta | Telescópio refletor | |
---|---|---|
Lentes | Objetivas | Espelhos |
Cores | Maior distorção de cores | Cores mais vivas |
O que observar | Planetas e lua | Objetos mais distantes |
Quanto custa?
Onde comprar?
Outra opção é apostar em sites de vendas online como a Amazon, que possuem uma variedade bem grande de lunetas com um preço mais acessível. Além desses, o Mercado Livre é outra opção para quem deseja gastar menos e prefere comprar uma peça usada, já que lunetas podem ser itens bastante caros.
Critérios de compra: Fatores que lhe permitem comparar diferentes tipos de luneta
Se você está pesquisando para comprar sua primeira luneta ou apenas buscando saber o que está disponível no mercado, aqui estão algumas considerações simples e critérios para ajudá-lo na hora de escolher este equipamento.
O equipamento óptico e a terminologia da área são assuntos um tanto complicados, por isso vamos ajudar você a entender cada ponto importante na hora de escolher uma luneta de forma simples e direta. Confira os principais critérios:
- Tamanho da lente
- Capacidade de ampliar
- Qualidade
- Tamanho do telescópio
Então, vamos detalhar cada um desses itens para que você possa escolher a melhor luneta para suas observações.
Tamanho da lente
Quanto maior a lente objetiva, mais você poderá ampliar claramente a imagem quando estiver olhando o céu. Quanto maior o tamanho da lente da luneta, mais pesada fica e mais difícil é de se mover. Além disso, o item se torna mais caro.
Os tamanhos de lentes mais comuns ficam em torno de 70 mm a 90 mm, mas há lentes com até mesmo mais de 180 mm disponíveis no mercado. Tudo depende do seu orçamento.
Capacidade de ampliar
Não escolha um telescópio apenas por sua capacidade de ampliação anunciada. A maneira de correta de comprar uma luneta é pela abertura. Isto é, o tamanho da lente objetiva ou espelho. Como regra geral, poucas lunetas podem fornecer mais de 50 x por polegada de lente.
Qualidade
Há uma abundância de lunetas baratas por aí, com lentes inferiores, materiais baratos e estrutura fraca que só irão decepcionar quando você usá-las e provavelmente acabarão em um armário. Uma luneta de qualidade poderá ser usada por muito anos, por isso, esqueça as de qualidade baixa.
Procure uma luneta com um período de garantia decente e de uma marca respeitável. Você pode precisar de reparos, por isso, opte por marcas que fornecem suporte, assistência técnica e consultoria.
Tamanho do telescópio
Quanto menor o tamanho da luneta, mais frequentemente ela será usada. Seja para observação terrestre ou astronomia, se você pode pegar sua pequena luneta e levá-la facilmente para qualquer lugar, você a usará com muito mais frequência do que se precisar preparar e mover uma grande e complexa peça.
Por outro lado, lunetas maiores podem ter uma capacidade bem melhor que os modelos mais portáteis. Então, se você procura por performance ao invés de portabilidade, fique tranquilo em escolher uma luneta grande.
(Fonte da imagem destacada: susan-lu4esm / Pixabay)