Pessoas usando luneta para ver estrelas.
Ultima atualização: 17 de julho de 2019

Como escolhemos

10Produtos analisados

16Horas investidas

3Estudos avaliados

54Comentários coletados

Seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil! Vamos falar hoje de um item especial para os exploradores do universo e das galáxias, a luneta. Se você já olhou para o céu e se perguntou o que existe lá, você não está sozinho.

Todos os dias, milhares de astrônomos profissionais e amadores agarram seu telescópio e apontam para o céu aberto. E nunca faltam coisas legais para se ver!

Mas para isso, é necessário ter uma boa luneta. Por isso, confira nosso artigo e conheça todos os melhores modelos, vantagens e desvantagens e comece a observar o espaço.




Primeiro, o mais importante

  • A luneta é um modelo de telescópio chamado de telescópio refrator.
  • Você deve comprar uma luneta de acordo com o que você deseja observar.
  • Nunca acredite plenamente no poder de ampliação de uma luneta descrito em um anúncio.

Você também pode gostar:

Ranking: Os 4 melhores modelos de luneta

Os melhores telescópios são ótimos para detectar estrelas muito distantes, mas não são tão úteis para observar planetas. Por isso, escolha uma luneta, que você estará bem servido na hora de ver astros mais próximos.

O único problema é que a astronomia pode ser bastante complexa, o que dificulta sua busca. Por isso, separamos alguns modelos de luneta para facilitar sua vida.

1º - Luneta Terrestre Tasco 60 mm

Esta luneta foi construída para atividades esportivas ou de lazer, sendo ideal para observação a longa distância. É ótima para observar animais e muito utilizada em estande de tiros em lugares abertos ou fechados.

A abertura de 60 mm do telescópio pode oferecer o que você precisa em termos de contraste e resolução. Tem aumento de 20 a 60 vezes e pesa cerca de 900 g.

2º - Telescópio Refratário Tasco

O telescópio refrator Tasco Spacestation 60x700mm é o modelo mais indicado para os iniciantes da astronomia, já é fácil de utilizar. Ela conta com aumento máximo de 525 vezes e é possível ver astros que você nunca viu antes.

Possui lentes de 25 mm (28x), 1 0mm (70x) e 4 mm (175x), e seu tripé de alumínio é totalmente ajustável. Essa luneta vem com filtro lunar para que você possa observar a lua cheia.

3º - Telescópio Refratário Luneta Constellation Greika

A abertura de 80 mm deste modelo de luneta pode fornecer a versatilidade que você precisa ao olhar para seus objetos celestes favoritos. O modelo é construído para ser sólido e leve, o que torna mais fácil observar as estrelas de qualquer lugar.

O focalizador com o qual esta unidade foi equipada pode fazer com que a focagem seja excelente. Para completar, ele conta com um ótimo custo-benefício.

4º - Telescópio Refrator Lorben

Esta é uma das alternativas mais razoáveis do mercado em questão de custo-benefício. Ela possui lentes intercambiáveis de 50x e 100x de aumento. É ótima para observações durante o dia ou à noite.

Feita de material leve e durável, ela é de fácil montagem. Um tripé ajustável de alumínio acompanha o produto.

Guia de Compra

A luneta é um objeto complicado que deve ser comprado com cuidado e atenção. Por isso, preparamos este Guia de Compras especial com todas as informações que você precisa saber antes de escolher a sua.

Pessoa olhando pela luneta de dia.

A luneta é um tipo de telescópio que possui lentes objetivas. (Fonte: coyot / Pixabay)

O que é uma luneta?

Um telescópio refrator, também conhecido como luneta, é um tipo de telescópio óptico que usa uma lente como objeto para formar uma imagem. O design do telescópio refrator foi originalmente usado em óculos de espionagem e telescópios astronômicos, mas também é usado para lentes de câmera de longo alcance.

foco

Você sabia que as lunetas foram o primeiro tipo de telescópio óptico?

Os primeiros telescópios refratores práticos apareceram na Holanda por volta de 1608, e foram creditados a três indivíduos, Hans Lippershey e Zacharias Janssen, fabricantes de espetáculos em Middelburg, e Jacob Metius de Alkmaar.

Galileu Galilei, que estava em Veneza por volta do mês de maio de 1609, ouviu falar da invenção e construiu uma versão própria.

Quais as vantagens e desvantagens de comprar uma luneta?

Embora grandes lunetas fossem muito populares na segunda metade do século XIX, o telescópio de refração foi substituído pelo telescópio refletor que permite aberturas maiores de lentes e é mais barato.

Apesar disso, ainda há muitas vantagens em possuir uma luneta. Elas são excelentes para observar as estrelas lunares, planetárias e binárias. Além disso, é um objeto que precisa de pouquíssima manutenção e é muito robusto, o que pode ser uma desvantagem se você procura um item leve.

Vantagens
  • Fácil de usar e consistente devido à simplicidade do design
  • Excelente para as estrelas lunares, planetárias e binárias, especialmente com aberturas maiores
  • O tubo selado protege a ótica e reduz as correntes de ar que degradam a imagem
  • Robusto, precisa de pouca ou nenhuma manutenção
  • Seu tubo vedado protege a ótica da degradação da imagem
Desvantagens
  • Geralmente possuem pequenas aberturas, de 3 a 5’
  • Aberturas menores significam menor visualização de galáxias e nebulosas distantes
  • Mais pesado, mais comprido e mais volumoso que os telescópios refletores
  • Refratores de boa qualidade custam mais por polegada de abertura

O que é possível observar com a luneta?

A maioria das pessoas que compram sua primeira luneta deseja que ela seja perfeita para ver tanto objetos terrestres quanto astronômicos. A verdade é que, por mais atraente que seja o pensamento de uma luneta universal, normalmente, as terrestres são ruins para astronomia, o mesmo se aplica a lunetas para observação dos astros.

Então, é importante decidir de que tipo de observação você irá fazer com maior frequência. Dependendo do que você for observar, pode ser até mesmo interessante optar por um telescópio refletor. A luneta é indicada para observar:

  • Planetas
  • Lua
  • Astros próximos
  • Meteoros
  • Estrelas cadentes

No entanto, dependendo do local onde você esteja e da precisão das lentes de sua luneta, você poderá ver mais ou menos objetos, sendo possível até mesmo enxergar objetos celestes mais distantes.

Homem olhando pela luneta.

Com uma luneta é possível observar astros celestes. (Fonte: shepardhumphries / Pixabay)

Qual a diferença entre luneta e telescópio refletor?

Uma das maiores dúvidas de quem vai comprar uma luneta é se ela é realmente diferente do telescópico. Os dois objetos são bem parecidos. No entanto, elas se diferenciam em alguns aspectos que veremos a seguir.

Fernando RoigDoutor em Astronomia e Pesquisador do Observatório Nacional

"O telescópio permite captar uma quantidade de luz maior do que a pupila humana e, portanto, permite enxergar objetos com brilho muito fraco, que não são visíveis a olho nu."

Assim como o telescópio, a luneta é outro item que permite observar objetos celestes. No entanto, ela é um tipo de telescópio específico. A luneta é o que podemos chamar de telescópio refrator, que utilizam lentes objetivas. Já os telescópios comuns, os refletores, utilizam espelhos.

A desvantagem da luneta em relação ao telescópio refletor é que ela pode gerar uma distorção de cores, fazendo com que a imagem não seja tão bem definida, além de ser um item um pouco menos potente em relação a distâncias que podem ser observadas.

Luneta Telescópio refletor
Lentes Objetivas Espelhos
Cores Maior distorção de cores Cores mais vivas
O que observar Planetas e lua Objetos mais distantes

Quanto custa?

Lunetas são caras. Identificar seu orçamento ajuda a escolher as mais adequadas para você. No entanto, como qualquer outro produto, quanto maior o preço, maior a qualidade. Por exemplo, você não pode comparar a qualidade dos resultados de uma câmera de R$ 200 a uma câmera de R$ 10 mil. O mesmo se aplica às lunetas.

Onde comprar?

Comprar uma luneta pode ser complicado, pois você precisará recorrer aos sites específicos que vendem este tipo de produto e que pode ser muito caro.

Outra opção é apostar em sites de vendas online como a Amazon, que possuem uma variedade bem grande de lunetas com um preço mais acessível. Além desses, o Mercado Livre é outra opção para quem deseja gastar menos e prefere comprar uma peça usada, já que lunetas podem ser itens bastante caros.

Menino brincando com telescópio.

O telescópio é um objeto muito difícil de se comprar e deve ser escolhido e manuseado com cuidado. (Fonte: PublicDomainPictures / Pixabay)

Critérios de compra: Fatores que lhe permitem comparar diferentes tipos de luneta

Se você está pesquisando para comprar sua primeira luneta ou apenas buscando saber o que está disponível no mercado, aqui estão algumas considerações simples e critérios para ajudá-lo na hora de escolher este equipamento.

O equipamento óptico e a terminologia da área são assuntos um tanto complicados, por isso vamos ajudar você a entender cada ponto importante na hora de escolher uma luneta de forma simples e direta. Confira os principais critérios:

  • Tamanho da lente
  • Capacidade de ampliar
  • Qualidade
  • Tamanho do telescópio

Então, vamos detalhar cada um desses itens para que você possa escolher a melhor luneta para suas observações.

Tamanho da lente

Quanto maior a lente objetiva, mais você poderá ampliar claramente a imagem quando estiver olhando o céu. Quanto maior o tamanho da lente da luneta, mais pesada fica e mais difícil é de se mover. Além disso, o item se torna mais caro.

Os tamanhos de lentes mais comuns ficam em torno de 70 mm a 90 mm, mas há lentes com até mesmo mais de 180 mm disponíveis no mercado. Tudo depende do seu orçamento.

Capacidade de ampliar

Não escolha um telescópio apenas por sua capacidade de ampliação anunciada. A maneira de correta de comprar uma luneta é pela abertura. Isto é, o tamanho da lente objetiva ou espelho. Como regra geral, poucas lunetas podem fornecer mais de 50 x por polegada de lente.

Luneta montada em espaço aberto.

A capacidade de visão de uma luneta depende muito do local onde ela foi montada. (Fonte: picjumbo_com / Pixabay)

Qualidade

Há uma abundância de lunetas baratas por aí, com lentes inferiores, materiais baratos e estrutura fraca que só irão decepcionar quando você usá-las e provavelmente acabarão em um armário. Uma luneta de qualidade poderá ser usada por muito anos, por isso, esqueça as de qualidade baixa.

Procure uma luneta com um período de garantia decente e de uma marca respeitável. Você pode precisar de reparos, por isso, opte por marcas que fornecem suporte, assistência técnica e consultoria.

Tamanho do telescópio

Quanto menor o tamanho da luneta, mais frequentemente ela será usada. Seja para observação terrestre ou astronomia, se você pode pegar sua pequena luneta e levá-la facilmente para qualquer lugar, você a usará com muito mais frequência do que se precisar preparar e mover uma grande e complexa peça.

Por outro lado, lunetas maiores podem ter uma capacidade bem melhor que os modelos mais portáteis. Então, se você procura por performance ao invés de portabilidade, fique tranquilo em escolher uma luneta grande.

(Fonte da imagem destacada: susan-lu4esm / Pixabay)

Por que você pode confiar em mim?

Henrique Torres Técnico em Eletrônicos/Fotógrafo por Hobby
Henrique entrou na faculdade de jornalismo, mas logo no segundo período, percebeu, na aula de fotografia, que as câmeras eram sua grande paixão. Da dedicação às lentes, surgiu o interesse por outros eletrônicos, e hoje ele passa seu tempo consertando gadgets e fotografando por hobby.