Seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil, seu portal de resenhas na internet. Se você está mobiliando sua casa ou escritório, por que não dar um toque personalizado e elegante com um belo lustre?

Com uma infinidade de modelos e estilos, você poderá compor a decoração que você quiser para sua casa, escritório ou ambiente de trabalho. Do moderno ao retrô, não faltam opções para agradar aos mais diversos gostos.

Um belo lustre sobre a mesa de jantar chama a atenção e pode tornar o ambiente mais acolhedor. E se a infinidade de modelos e estilos confunde você, confira a seleção que fizemos abaixo. Ao longo desse Guia você receberá todas as informações que precisa para saber escolher o melhor modelo.

Primeiro, o mais importante

  • O mercado de decoração está cada vez mais acessível, mas consultoria pode custar caro. No final de sua avaliação, considere seu gosto e estilo.
  • Observe a proporção do lustre com o espaço que você tem disponível. Afinal, o principal objetivo de um lustre é dar um toque de estilo ao ambiente, portanto é preciso algum destaque.
  • Lustres, de forma geral, não proporcionam uma iluminação intensa e geralmente são escolhidos mais por sua beleza do que por seu poder de iluminação em si.

Ranking: Os 7 melhores lustres do mercado

Você já chegou em algum lugar que o que chamou a atenção foi um lindo lustre? Nós queremos que mostrar opções para que você transforme seus ambientes. Confira a lista abaixo:

1º – Lustre Pendente Aramado Pirâmide – Mundial Luz

O lustre pendente aramado, com formato de diamante, da Mundial Luz é uma opção elegante e minimalista, com várias opções de cores.

Feito de aço e revestido com uma pintura eletrostática, ele possuiu um cabo de um metro com regulagem e pode ser usado com lâmpadas incandescentes ou de LED.

2º – Spot No Trilho Para 04 Lâmpadas – Lustres Amandini

O modelo de spot em trilhos é a escolha ideal para espaços mais estreitos ou quando se deseja dar destaque a pontos específicos da decoração, já que trilho da Lustres Amandini oferece uma opção com 4 lâmpadas que podem ser direcionadas individualmente.

Produzido em alumínio escovado e possuindo 65cm de largura por 15,5 de altura, ele é ideal para seu corredor ou escritório. Pesando aproximadamente dois quilos, ele pode ser instalado em forros de gesso, laje, madeira ou PVC.

3º – Lustre Plafon de Cristal Legítimo – Debby Artes

Se você deseja um modelo mais elegante e adora cristais, o Lustre de Plafon da Debby Artes pode ser a opção para compor sua decoração.

Com uma base espelhada de 30 cm x 30 cm, ele possui 49 pêndulos com 49 esferas de 30 mm e aproximadamente 230 castanhas de 14 mm, todos em cristal legítimo. Ele possui cerca de 60 cm da base até a última esfera e funciona com 4 lâmpadas GU10 (dicroicas, em led ou superled).

4º – Lustre Pendente Cristal e Vidro Cromado – Paris Luz

Esse modelo em cúpula de vidro da Paris Luz promete trazer qualidade e sofisticação para seus ambientes. Quando acesa, a cúpula com interior de cristal se torna espelhada, refletindo a luz da lâmpada. Apagada, ela mostra uma superfície espelhada.

Com base de metal e um cabo de eletricidade de um metro, totalmente ajustável, ela utiliza até seis lâmpadas adaptadas para os soquetes G9, e o fabricante recomenda que sejam utilizadas lâmpadas de luz quente para aproveitar toda a beleza do produto.

5º – Lustre Acrílico Sintra 38 – Hunter Trade

O lustre piramidal Sintra 38 da Hunter Trade é opção ideal para sala de jantar ou sala de estar, com uma opção mais moderna e despojada que utiliza do acrílico ao invés do cristal.

Sua base é feita de aço inox com 38 x 30 cm e ele possui uma altura de 51 cm e ele funciona com lâmpadas dicroicas adaptadas para soquetes GU10. Esse lustre também oferece a opção de ser bivolt, facilitando sua instalação.

6º – Lustre Espiral de Cristal – Debby Artes

Também da Debby Artes, esse modelo em espiral é produzido em cristal verdadeiro vai trazer luxo e sofisticação para sua sala de estar, jantar ou dormitório.

Ele conta com uma base em inox espelhado de 20 cm e uma base de sobrepor de alumínio. Com um comprimento total de 100 cm, ele possui 32 esferas de 30 mm e 222 castanhas de 14 mm presas por cabos e argolas de aço inox. Funciona com uma lâmpada dicroica de led ou superled para soquetes GU10.

7º – Lustre Acrilico Plafon Mito/30 – Hunter Trade

Novamente explorando a versatilidade do cristal acrílico, esse modelo quadrado da Hunter e Trade é perfeito para compor a decoração de seus ambientes.

Com uma base de aço inox com 30 cm x 30 cm e altura de 16 cm, ele funciona com quatro lâmpadas compatíveis com o soquete G9, possuindo a opção de ser bivolt e contando com fácil instalação.

Guia de Compra

Gostou das opções do nosso ranking? Fica até difícil escolher não é mesmo? Mas não se preocupe porque nós queremos te ajudar nessa escolha, trazendo dados importantes para você considerar antes de tomar sua decisão. Continue com a gente para decidir pelo lustre certo para seu espaço!

Casal em uma loja de iluminação escolhendo um lustre.

Escolher o lustre da sua casa requer atenção em critérios como dimensões, montagem e tipos de lâmpada. (Fonte: Iakov Filimonov / 123RF)

O que é um lustre?

Um lustre é uma espécie de luminária suspensa. No começo eles eram peças majestosas, caras, reservadas para a nobreza e para as altas classes da sociedade, desenvolvido na idade média e usado inicialmente com velas.

Com o passar do tempo e com o avanço da tecnologia, as velas deram lugar as lâmpadas elétricas e, nos dias de hoje, é possível usar até mesmo ao LED. O cristal também deu lugar ao acrílico e novas técnicas permitiram o uso vidros translúcidos, espelhados e decorados.

O tempo dos reis e rainhas pode estar longe de seus dias mais gloriosos, mas os lustres ainda são sinais de luxo e sofisticação, mesmo com modelos e preços muito mais acessíveis a todos nós, pobres mortais.

Por que comprar um lustre?

Sinal de status e posição social, os lustres percorreram um longo caminho desde que iluminavam as cortes nos palácios ou os salões de jantares suntuosos de hotéis cinco estrelas. Então, por que eles ainda são relevantes hoje em dia?

Com o advento das novas tecnologias, os lustres se popularizaram e hoje é possível encontrar modelos que cabem em todos os bolsos.

Seja em modelos de design mais moderno ou optando por aqueles que trazem o requinte dos séculos passados, quem não gostaria de ter um belo lustre para compor sua decoração?

Quais as vantagens e desvantagens de ter um lustre?

Lustres não costumam ser exatamente baratos se comprados com outras modalidades de iluminação que temos hoje, então antes de realizar a compra, é importante avaliar algumas vantagens e desvantagens.

Lustres representam peças de decoração e estilo que podem dar um toque especial em um ambiente. De modernos a clássicos, eles podem dar um “tchan” a mais e renovar o design de um cômodo.

Além disso, os lustres podem auxiliar na sensação de conforto em um determinado local. Seja em uma sala de estudos ou no quarto, a iluminação é peça chave para que você possa aproveitar um ambiente ao máximo, independentemente do horário.

Porém, a compra de um lustre não é feita apenas de coisas boas, e é preciso atenção com alguns cuidados antes de realizar a compra.

Por ser um acessório elétrico que é ligado diretamente na rede elétrica do ambiente, é preciso uma atenção especial em sua instalação e na maioria das vezes, é preciso contar com um eletricista para instalar seu novo lustre.

É preciso verificar ainda se o peso do lustre é compatível com o tipo de forro de seu ambiente. Peças mais pesadas não podem ser instaladas em forro de PCV, já que esse não possui grande resistência, sendo preciso um forro de gesso ou laje.

Outro cuidado necessário é com a manutenção do lustre. Em alguns casos, para que seja realizada a limpeza adequada, é preciso desinstalar e reinstalar a peça, algo que demanda bastante trabalho.

Veja abaixo essa tabela comparativa de vantagens e desvantagens antes de comprar seu lustre:

Benefícios
  • Ótima peça de decoração
  • Ideal para dar destaque a ambientes ou em detalhes
  • Pode auxiliar na sensação de conforto e bem-estar
Desvantagens
  • Os valores podem ser elevados
  • A iluminação pode ser insuficiente para alguns ambientes
  • É preciso um profissional especializado para a instalação

Vale a pena comprar um lustre?

Atualmente há uma infinidade de modelos, mas o objetivo de ter um lustre continua o mesmo: criar um foco de luz centralizado sobre uma peça de decoração ou cômodo, dando um charme especial para uma sala de jantar, um bar ou um salão de jogos.

Alguns modelos atuais sequer precisam receber iluminação, servindo como uma peça de decoração por si só, portanto, podem ser extremamente úteis caso você queira algo a mais em sua decoração.

Outro ponto é a sensação de conforto que a iluminação gerada pelo lustre pode trazer. Em ambientes de leitura ou em quartos, pode ser a diferença para uma noite de sono proveitosa.

Então se você quer trazer um charme com um toque de luxo e suntuosidade do passado, um lustre é a opção ideal para você.

Imagem de lustre em estilo clássico, com lâmpadas amareladas.

Lustres podem adicionar um toque de estilo e sofisticação em sua decoração (Fonte: Lum3n.com / Pexels)

Em relação a montagem e instalação, no que devo prestar atenção?

Quando se pensa em um lustre moderno, o primeiro ponto a ser considerado é a necessidade de instalação elétrica, afinal é preciso ligá-los diretamente na rede da casa para que possam ser acionados via interruptor.

Por isso, na maioria das vezes, é preciso contar com o auxílio de um eletricista para realizar a correta instalação do lustre na rede elétrica de sua casa ou escritório.

Além disso, é preciso considerar a montagem do lustre em si. Algumas peças podem ser transportadas inteiras, porém em muitos casos, será preciso montar o lustre para a instalação.

Com peças delicadas como cristal, se você não for muito bom com a montagem desse tipo de produtos, talvez seja adequado contratar ajuda especializada.

Os lustres tradicionais, de pendurar no teto, costumam ter cabos com altura ajustável, permitindo que eles fiquem pendurados na altura desejada. Nesse caso, é importante observar bem o peso do produto e o local onde ele será instalado.

Esses cabos então são ligados na rede elétrica. Embora modelos atuais costumem já vir com opção bivolt, modelos mais antigos podem vir em modelos de 110V ou 220V, então vale a pena consultar sua rede elétrica antes de comprar um determinado modelo.

Confira abaixo as dicas do canal “Guia Constrular”, que poderão auxiliar você na missão de instalar um lustre em sua casa.

É difícil manter um lustre?

Pode não ser uma tarefa fácil limpar o seu lustre. Embora os modelos mais simples não demandem muitos esforços, os mais elaborados requerem atenção especial.

Modelos com peças de cristal ou de acrílico podem demandar um trabalho meticuloso de limpeza, por isso podem precisar serem até desinstalados do teto para que haja a correta limpeza.

Dependendo do tipo de material do corpo do lustre, você também precisará considerar o tipo ideal de manutenção. Em peças de prata, é preciso realizar uma limpeza e polimento específicos, que demanda um certo cuidado para a manutenção da beleza da peça.

Lustres mais elaborados vão demandar mais cuidados e mais manutenção, então esteja pronto para considerar isso antes de sua compra. Mas existem lustres mais simples que são extremamente fáceis de limpar. É uma questão de escolha, especialmente no que diz respeito ao design e material.

Quanto custa?

Por se tratar de um item de luxo, o preço pode variar bastante. Por exemplo, os modelos avaliados nesse review são bem mais acessíveis, variando de R$ 75 até R$ 500.

No entanto, no setor de artigos de luxo, você pode encontrar lustres que podem custar bem mais caro, dependendo do tipo de cristal, da suntuosidade, do fabricante, da quantidade de peças, etc.

foco

Em 2011 um lustre da Givenchy Royal Hanover Gemany de prata, feito para 8 velas e produzido por Willian Kent em 1736 teve um valor estimado de quatro a oito milhões de dólares e existem uma infinidade de outros modelos que estão na casa dos milhões ou milhares.

Onde comprar?

Com uma variedade tão grande de modelos e preços, talvez você tenha que fazer uma busca mais especializada dependendo do quanto está disposto a pagar.

Lustres mais simples e mais baratos que buscam aliar beleza à praticidade podem ser encontrados em grandes lojas de departamentos e lojas especializadas em decoração. No entanto, se você deseja opções mais antigas e luxuosas, você pode buscar em antiquários.

Hoje há uma variedade de marcas que tem site próprio na internet e ainda vendem através de parceiros como Submarino, Mercado Livre e na Amazon.com.br, onde você pode encontrar todos os modelos disponíveis nesse artigo.

Critérios de compra: Fatores para considerar antes de comprar um lustre

Está procurando o lustre que vai se encaixar perfeitamente na sua decoração de casa ou do escritório? Não se preocupe, você não precisa ser um milionário ou entender tudo sobre decoração.

Antes de começar a pesquisar e fazer a sua compra, separamos para você alguns benefícios, considerações e dicas para ajudar a encontrar o modelo que mais te agradar.

  • Dimensões
  • Tipo de materiais
  • Tipo de lâmpada
  • Tipo de soquete
  • Área de iluminação
  • Estilo
  • Ambiente a ser instalado

Confira com atenção cada um desses itens e o que eles significam para que você possa tomar a melhor decisão quando for comprar um lustre.

Dimensões

Antes de comprar um lustre, fique atento as suas dimensões e ao seu peso. Lustres são basicamente afixados ao teto, então se o forro de sua casa não suportar seu peso, você terá problemas enormes. Ninguém quer que o lustre desabe sobre a mesa de jantar, não é mesmo?

As dimensões também podem influenciar em quanta luz ou como ele será distribuída sobre algum outro objeto ou no ambiente. Alguns modelos oferecem alturas ajustáveis, outros tem bases fixas.

Analise bem a altura do pé direito da sua casa e escolha seu lustre de acordo com sua vontade ou necessidade. Você quer um lustre mais alto? Mais próximo da mesa? Nesse ponto, as dimensões devem influenciar sua escolha.

Tipo de materiais

Existem lustres feitos com os mais variados materiais, que podem agradar a todo tipo de consumidor e compor todo tipo de decoração. Você pode encontrar desde modelos de prata de lei com cristais de marcas prestigiadas até modelos que oferecem materiais sustentáveis.

O acrílico é um bom exemplo de como os lustres se tornaram mais acessíveis, já que substitui o cristal com qualidade. A prata, o ouro e os cristais deram lugar ao aço, ao alumínio, ao latão, ao quartzo ou mesmo a vidros decorados.

Quando se trata de lustres com cobertura, encontramos modelos revestidos de plástico e materiais como vime, natural ou sintético.

Porém, a variedade de materiais implica em uma grande variedade de preço. Por isso, compare os materiais de seu futuro lustre e verifique se o custo da peça é compatível com a matéria-prima utilizada.

Tipo de lâmpada

Nos produtos mais antigos ou retro, ainda é possível encontrar até modelos que ainda se utilizam de velas ou de pequenas lâmpadas que imitam velas, mas via de regra, os lustres possuem compatibilidade com vários tipos de lâmpada.

Alguns modelos recomendam especialmente o uso de lâmpadas de luz quente para aproveitar todo seu potencial e criar um ambiente mais relaxante, com uma luz mais aconchegante.

Modelos mais modernos já se adaptaram ao uso do LED ou do superled, capazes de criar uma luz mais intensa e que possuem uma vida útil muito maior que lâmpadas tradicionais, diminuindo assim a necessidade de manutenção da peça.

É importante que você escolha a lâmpada pensando no visual do seu lustre, nos materiais em que ele é produzido e em como você deseja utilizar a luz para criar o clima mais agradável em sua decoração.

Tipo de soquete

Assim como é importante escolher o tipo certo de lâmpada para seu lustre e para seu ambiente, também é essencial entender que diferentes lâmpadas exigem diferentes soquetes de encaixe. Então avalie bem o modelo do seu lustre para comprar lâmpadas compatíveis.

Modelos mais atuais costumam funcionar com modelos de soquete G9, GU10 e o E14. O GU10 é comumente usado em lâmpadas de luz quente, as chamadas Dicroicas, e é o bocal mais conhecido do mercado.

Já o G9 é usado para os modelos de LED e superled, que estão se popularizando cada vez mais por ter um melhor rendimento a longo prazo, porém que possuem um custo mais elevado.

Os modelos que se utilizam do E14 são aqueles adaptados para usarem lâmpadas que simulam velas, sendo elas dicroicas ou de LED, o que contribuiu para dar um charme antigo com um toque moderno ao seu lustre.

Imagem de lustre em estilo tradicional fixado em teto de madeira.

Os lustres podem ter diferentes bocais, conforme o tipo de lâmpada ideal para a sua estrutura. (Fonte: Brett Sayles / Pexels)

Área de iluminação

Desde que foram criados na idade média com iluminação a vela, os lustres foram criados para iluminar os salões de jantar, dando enfoque para as mesas.

Lustres costumam ser escolhidos por seu valor decorativo e por proporcionarem uma iluminação mais focada, especialmente os modelos que são designados para pairar acima de uma mesa.

No entanto, existem modelos projetados para espalhar a luz, principalmente os modelos com cristais. Existem ainda modelos de trilho, capazes de criar a mesma sensação de intimidade em uma área mais abrangente, inclusive com spots direcionáveis.

Avalie bem o espaço que você tem disponível e qual efeito você quer causar antes de comprar o seu lustre.

Estilo

Esse talvez seja o tópico mais subjetivo na hora de escolher o seu lustre. Cada modelo tem um estilo próprio, assim como cada comprador e cada ambiente tem suas próprias peculiaridades.

Hoje existem profissionais que podem auxiliar na escolha da decoração de ambientes, tanto residenciais quanto comerciais. Então, depois de todos os pontos anteriores sendo considerados, cabe a você decidir a melhor opção que o fará feliz.

Vale lembrar que é completamente possível ter, por exemplo, um lustre mais suntuoso em uma decoração mais moderna. Seja ele de lâmpada de calor quente, de LED ou ainda de velas, com tantos fabricantes e modelos, garimpando um pouco você poderá conseguir o lustre ideal para sua decoração.

Ambiente a ser instalado

Talvez esse seja o mais importante, é preciso avaliar com cuidado o ambiente onde você vai colocar o seu lustre e qual o efeito você deseja criar.

Você deve olhar para o ambiente e pensar em todos os pontos que foram considerados até agora, analisar seu espaço, a utilidade que o lustre vai ter, o tipo de instalação elétrica disponível, o tipo de lâmpada, etc.

Se você tem um corredor ou cômodo apertado, um modelo de trilho será a melhor opção para você. Quer criar um ambiente elegante, retro e aconchegante? Um lustre mais tradicional pode ser preferível.

Avalie todos esses critérios de compra e alinhe-os com seu ambiente, pois todos os modelos têm variações de tamanho, de estilo e capacidade de iluminação. Assim você vai achar o lustre certo que se encaixe em seu estilo e que seja ideal para atender a todas as suas expectativas trazendo uma possibilidade de iluminação que está além do trivial.

(Fonte da imagem destacada: Ashwin Alok / Pexels)

Avalie esse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
49 Voto(s), Média: 5,00 de 5
Loading...
REVIEWBOX

Postado por REVIEWBOX